Detalhes da ação

Oficina da Tonalidade de Ré Maior

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001028

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

21/10/2024

Data Fim

31/10/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

cleube andrade boari

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Música

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 2 h
Resumo

A presente ação, parte do projeto Tramas com Música (SIEXC N° 202203000766), será conduzida com o objetivo de se promover e estimular o estudo individual e coletivo dos participantes da oficina no contexto da tonalidade de Ré Maior, envolvendo o estudo da escala, de exercícios, bem como temas e músicas nesta tonalidade. Esta oficina será aberta para inscrições de membros da comunidade interna da UFVJM e da comunidade externa. Sua duração é estimada de 12 meses, a partir de outubro de 2024.


Palavras-chave

música; instrumentos musicais; escalas musicais


Introdução

O projeto “TRAMAS com Músicas” busca contemplar as demandas apresentadas pela comunidade acadêmica no tocante ao fomento de espaços formativos e atividades culturais, assim como ampliar o diálogo com a comunidade externa e fortalecer parcerias. Nesse sentido, também atende a demanda de regularização do empréstimo de instrumentos pertencentes a UFVJM e que se encontram sob a salvaguarda da Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes. Este projeto é proposto pela Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, de forma articulada a membros da comunidade interna e externa, e busca promover ações artísticas e culturais com viés formativo e extensionista nas territorialidades de abrangência da nossa universidade.


Justificativa

A Política Cultural da UFVJM, aprovada pela Resolução CONSEPE 26/2021, tem por preceito a ação sistemática, institucionalizada e contínua que visa contribuir para o fortalecimento de grupos culturais e artísticos e viabilizar, por meio de projetos e de parcerias, a promoção da arte e da cultura na UFVJM e nas regiões de sua abrangência, por meio da interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência e arte. De forma a reafirmar e ampliar o alcance desse compromisso, o presente projeto busca avançar na promoção e fomento de atividades artísticas e culturais realizadas por grupos da comunidade acadêmica e, também, na consolidação de parceria com instituições e agentes culturais da comunidade externa. A atual gestão da PROEXC-UFVJM, alinhada ao disposto na proposta apresentada pelo Reitor Heron Laiber Bonadiman e a Vice-Reitora Flaviana Tavares, compreende as artes e as culturas como dimensões transversais, essenciais para a formação humana considerada em sua perspectiva integral. Também apostamos na importância dessas dimensões para construção de laços de pertencimento e fortalecimento identitário, sendo a cultura compreendida aqui de forma ampla, como espaço de manifestação democrática de identidades plurais. Por fim, destacamos nosso compromisso de, por meio desse projeto, consolidarmos caminhos e construirmos as pontes necessárias aos efetivos diálogo Universidade-Comunidade, que, em nossa perspectiva, podem ser potencializados pelas linguagens artísticas e pela valorização das manifestações culturais em suas múltiplas linhas e tonalidades.


Objetivos

Geral: Articular, fomentar e promover ações artísticas e culturais com viés formativo e extensionista em parceria com a Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes. Específicos: 1) Formar e consolidar uma Banda Universitária, como espaço de integração, fruição artística e formação humana integral; 2) Fortalecer e promover a UFVJM no campo artístico e cultural; 3) Promover encontros formativos e apresentações culturais em parceria com a Escola de Artes e Música; 4) Contribuir para popularização das artes e o debate sobre culturais e saberes dos Vales do Jequitinhonha; 5) Incentivar o desenvolvimento de novos talentos musicais no âmbito da UFVJM.


Metas

METAS - para 2024/2025 Formação e Consolidação da Banda Universitária, com expectativa de pelo menos 2 apresentações em 2024 e 3 em 2025; Realizar, pelo menos, 8 ações culturais em parceria com a Escola de Artes e Música; Mapear demandas da comunidade interna e externa a UFVJM e propor, para 2025, pelo menos 6 cursos livres no campo das artes e da cultura (curta duração); Ampliar o acesso a arte a cultura na UFVJM e territórios de abrangência, com qualificação do debate e democratização do acesso e das expressões culturais. Promover e ampliar a formação de público para apreciação de eventos culturais.


Metodologia

A oficina da Tonalidade de Ré Maior será organizada por membros do Núcleo de Estudos em Música da UFVJM (NEMUS). O NEMUS esta ligado ao projeto ‘Tramas com Música: interfaces com a Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes’ (Inscrição SIEXC N° 202203000766), da Diretoria de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, do Campus JK, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A realização da oficina se baseará nas seguintes etapas: 1) Divulgação da oficina, tanto na comunidade interna e externa da UFVJM; 2) Inscrição dos interessados mediante preenchimento de formulário eletrônico do Google. Pré-requisito: o oficineiro deve dispor de instrumento, bem como de conhecimentos básicos sobre a sua utilização; 3) Abertura da oficina, na qual haverá reunião dos oficineiros inscritos para a apresentação do trabalho e esclarecimento de dúvidas; 4) Distribuição de apostila e rotina de estudos para os oficineiros, com orientações sobre o estudo individual e coletivo; 5) Apresentações públicas voluntárias; 6) Conclusão da oficina. No Campus JK da UFVJM haverá lugares reservados, em diferentes horários, para o estudo dos oficineiros. Os oficineiros serão orientados a interagirem entre si e com diferentes instrumentos para aprimorar seus conhecimentos. Haverá praticas coletivas, em datas previamente agendadas. Os oficineiros poderão, por sua vontade, participar de apresentações públicas.


Referências Bibliográficas

Metas do Plano Nacional de Cultura 2013. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/conferencias/IIICNCultura/metas-do-plano-nacional-de-cultura.pdf CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFVJM. Resolução Nº. 26 - CONSEPE, de 19 de outubro de 2012. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/formularios/cat_view/430-/479-/487-/350-.html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10 BRASIL. Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura. Plano Nacional de Cultura. 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A Diretriz Interação Dialógica presente na Política Nacional de Extensão, trata da produção de conhecimento junto à sociedade, de forma a contribuir para a superação da desigualdade e da exclusão social, em busca de uma sociedade mais justa, ética e democrática. Para tanto, as ações promovidas no contexto do “TRAMAS e Música” partem do mapeamento de demandas junto à comunidade interna e externa à UFVJM, e tem por princípio a valorização, promoção e divulgação da música e das artes, em um perspectiva formativa e dialógica.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O campo das culturais e das artes é por natureza interdisciplinar e interprofissional. As etapas de planejamento, preparo, realização e avaliação das atividades culturais envolvem diferentes sujeitos e saberes, fomentando uma formação ampla e plural. Ademais, o projeto envolverá discentes, servidores técnicos e docentes, além dos agentes culturais da comunidade externa envolvidos em atividades de gestão, educação, música, produção cultural, dentre outros.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

De acordo com Paulo Freire (2014, p.28) "Ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do seu conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível." Nesse sentido, compreendemos que qualquer formação profissional implica a mobilização de saberes plurais, impregnados das diferentes experiências e vivências cumulativas e angariadas em múltiplos espaços. Essa reflexão embasa a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão que constitui-se como base do projeto aqui apresentado - que mobiliza a dimensão do ensino na formação cultural em música; da pesquisa, ao fomentar a problematização sobre as artes e a cultura na UFVJM e territórios de abrangência; extensão, porarticular comunidade interna e externa na promoção de atividades artísticas e culturais, configurando as fronteiras até então estabelecidas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A ação fomenta e depende da participação dos estudantes em diferentes metas propostas e em diálogo com variados campos e saberes. Os mesmos estarão envolvidos desde a articulação da banda universitária, passando pela produção das atividades e eventos previstos, elaboração dos conteúdos para a divulgação, interlocução com a comunidade externa, acompanhamento da execução e finalização, com a elaboração de novos produtos de divulgação e registro.


Impacto e Transformação Social

O fomento a ações culturais e artísticas de natureza extensionista, ou seja, de forma dialógica e envolvendo diferentes sujeitos, tem por objetivo gerar reflexões e impactos de transformação social no curto, médio e longo prazos. No curto prazo por atender a demandas colocadas de forma rotineira no campo das artes e da cultura na UFVJM; no médio prazo por acolher e fomentar diálogos e aproximações que possam resultar eles mesmos em projetos de pesquisa-ensino-extensão em interface com as artes e a cultura, possibilitando a captação de recursos e a consolidação de pontes entre as demandas e anseios da comunidade interna e externa à UFVJM em seus diferentes campi; e no longo prazo, por assumir e consolidar estratégias que valorizem a importância das atividades culturais e artísticas no âmbito de uma formação humana integral do doo profissional que, no futuro, atuará em sociedade.


Divulgação

E-mail institucional e grupos de whatsapp


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

120

Conteúdo Programático

Estudo teórico e prático da Escala de Ré Maior; Estudo teórico e prático de temas e músicas na tonalidade de Ré Maior.

Atividades Específicas

Estudo individual e coletivo;

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Acompanhamento da evolução do músico no conteúdo desta oficina

Estratégias para avaliação da realização do curso

Participação, assiduidade, proatividade e desenvolvimento no instrumento/ canto. Formulário de avaliação a ser preenchido pelos oficineiros com suas críticas à condução do trabalho.

Público-alvo

Descrição

Músicos e estudantes de música da comunidade interna da UFVJM e da comunidade externa.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Conforme projeto Tramas com Música

Participação da Instituição Parceira

Conforme projeto Tramas com Música

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 100 h

Carga Horária 100 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Estudo individual e coletivo da apostila e das rotinas de estudo propostas pelos organizadores da oficina