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Ciclo de Debates sobre Pedagogia da Alternância na Pós-Graduação
Sobre a Ação
202203001033
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Com Relatório Final
23/09/2024
10/10/2024
202104000010 - Campo, Saberes e Conexões
Dados do Coordenador
andrey lopes de souza
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Trabalho
Espaços de ciência
Nacional
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Noite
Não
Membros
O Ciclo de Debate sobre Pedagogia da Alternância na Pós-Graduação visa promover um espaço de reflexão e troca de experiências entre acadêmicos, docentes e o público externo sobre a pedagogia da alternância, uma abordagem educacional que integra teoria e prática. O evento será realizado em formato virtual via lives, com o objetivo de capacitar 60 pessoas, incluindo estudantes de pós-graduação, docentes e demais interessados. O ciclo será composto por três temas principais, abordando práticas e ex
Pedagogia da Alternância, Formação Acadêmica, Ensino Superior, Experiências Educacionais, Inclusão Universitária
A pedagogia da alternância é uma abordagem educacional que visa integrar a formação teórica com a prática, permitindo aos estudantes vivenciar e aplicar conhecimentos em contextos reais. Segundo Silva (2018), a pedagogia da alternância oferece uma oportunidade única para a formação de competências práticas alinhadas às exigências do mercado de trabalho. De acordo com Freire (2017), essa metodologia promove uma educação mais engajada e contextualizada, contribuindo para a formação integral do indivíduo. Já Antunes (2016) destaca que a alternância pode ser uma ferramenta poderosa para a inclusão e permanência de estudantes em instituições de ensino superior, especialmente em contextos de educação técnica e profissionalizante.
A necessidade de promover debates sobre a pedagogia da alternância se justifica pelo seu potencial transformador na educação superior. A integração entre teoria e prática, característica dessa abordagem, é fundamental para a formação de profissionais capacitados e preparados para os desafios do mercado de trabalho, a partir e com elementos de suas práticas e realidades regionalizadas. Além disso, a pedagogia da alternância pode contribuir para a inclusão de diferentes perfis de estudantes, oferecendo alternativas educacionais que atendam às suas necessidades específicas. O ciclo de debate proporcionará uma plataforma para compartilhar experiências e práticas bem-sucedidas, promovendo a troca de conhecimentos e a formação de uma rede de apoio entre os participantes.
O principal objetivo do evento é capacitar 60 pessoas, entre estudantes de pós-graduação, docentes e público externo, por meio de um ciclo de debates sobre a pedagogia da alternância. Pretende-se promover a troca de experiências e práticas, além de explorar as potencialidades e desafios dessa abordagem educacional na formação acadêmica e profissional.
Capacitar 60 pessoas, abrangendo estudantes de pós-graduação, docentes e público externo, através da participação ativa em todas as sessões organizadas no ciclo de debates.
O ciclo de debates será realizado em formato virtual, utilizando a plataforma de transmissões ao vivo via página do Youtube do PPGER. O cronograma das atividades será dividido em três temas principais, conforme descrito abaixo: Tema 1: Partilha das Experiências da UNESP e da AMEFA Data: 23 de setembro de 2024 Horário: 16h às 18h Convidados: Silvia Aparecida de Sousa Fernandes – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL (IPPRI/UNESP) João Begnami – Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas - AMEFA Tema 2: Formação em Alternância: Experiências e Vivências Data: 03/10 Convidados: João Begnami – AMEFA INCRA – Perspectivas de apoio e financiamento Estudantes de UNB, UNESP e Universidade Federal do Recôncavo Baiano que vivenciaram alternância na pós-graduação Tema 3: A Pedagogia da Alternância como Estratégia de Inclusão e Permanência na Universidade Pública Data: Evento no SINTEGRA 2024. 10/10. Convidados: Ana Teresa Reis da Silva – UNB Maria de Fátima Almeida Martins – UFMG João Batista Begnami – AMEFA Inscrições: Serão realizadas via formulário Google. Lista de Presença: Será disponibilizada durante os dias do evento. Certificados: Serão concedidos certificados para participantes que comprovarem uma presença mínima de 75%.
ANTUNES, C. (2016). Educação e Inclusão: Novos Olhares para a Prática Pedagógica. Editora XYZ. FREIRE, P. (2017). Pedagogia do Oprimido. Editora ABC. SILVA, A. T. R. (2018). Pedagogia da Alternância: Práticas e Perspectivas. Editora DEF.
O curso será ofertada para a comunidade acadêmica da UFVJM (docentes, discentes - acadêmicos e pósgraduandos - e egressos) e comunidade que queira conhecer mais sobre a temática. Serão divulgados para as Instituições de Ensino Superior e comunidade que tenha interesse no tema.
O curso aborda aspectos vinculados a pedagogia da alternância, educação, cultura e metodologias de ensino. Sendo assim, há a interação entre diversas disciplinas, bem como consegue envolver todos os diversos cursos da UFVJM
O curso é resultado de pesquisas e experiências de pedagogia da alternância na pós-graduação no Brasil, o que remete a reflexões sobre o ensino, o investimento e incentivo em pesquisas na área e a levar essa discussão adiante o que possibilitará implementar e metodologia na pós-graduação. Todas essas informações estão presentes no evento, aberto tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo.
A participação dos discentes como ouvintes e debatedores nos dois dias do curso é o objetivo principal do evento. Portanto, o discente é dos públicos-alvo do processo, estimulando no discente uma leitura crítica e reflexiva sobre a alternância na pós-graduação.
O curso apresenta importantes resultados de pesquisas e experiência realizadas por professores de Universidades do Brasil, informações que reforçam o papel da Universidade pública como instrumento de práticas democráticas e seu potencial reflexivo e crítico acerca da sociedade contemporânea.
Redes sociais da UFVJM (intagran) e PPGER, site UFVJM e emails dos docentes, professores e egressos.
Programação do Evento
Youtube
23/09/2024
16:00
18:00
Tema 1: Partilha das Experiências da UNESP e da AMEFA Data: 23 de setembro de 2024 Horário: 16h às 18h Convidados: Silvia Aparecida de Sousa Fernandes – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL (IPPRI/UNESP) João Begnami – Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas - AMEFA
Youtube
03/10/2024
16:00
18:00
Tema 2: Formação em Alternância: Experiências e Vivências Data: 03/10 Convidados: João Begnami – AMEFA INCRA – Perspectivas de apoio e financiamento Estudantes de UNB, UNESP e Universidade Federal do Recôncavo Baiano que vivenciaram alternância na pós-graduação
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10/10/2024
16:00
18:00
Tema 3: A Pedagogia da Alternância como Estratégia de Inclusão e Permanência na Universidade Pública Data: Evento no SINTEGRA 2024. 10/10 Convidados: Ana Teresa Reis da Silva – UNB Maria de Fátima Almeida Martins – UFMG João Batista Begnami – AMEFA
Público-alvo
Pós-graduandos, acadêmicos, docentes UFVJM e interessados no tema.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 6 h
- Tarde;
Partilha das Experiências da UNESP e da AMEFA
- Tarde;
Formação em Alternância: Experiências e Vivências
- Tarde;
A Pedagogia da Alternância como Estratégia de Inclusão e Permanência na Universidade Pública