Detalhes da ação

Ciclo de Debates sobre Pedagogia da Alternância na Pós-Graduação

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001033

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

23/09/2024

Data Fim

10/10/2024


Programa Vínculado

202104000010 - Campo, Saberes e Conexões


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

andrey lopes de souza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

O Ciclo de Debate sobre Pedagogia da Alternância na Pós-Graduação visa promover um espaço de reflexão e troca de experiências entre acadêmicos, docentes e o público externo sobre a pedagogia da alternância, uma abordagem educacional que integra teoria e prática. O evento será realizado em formato virtual via lives, com o objetivo de capacitar 60 pessoas, incluindo estudantes de pós-graduação, docentes e demais interessados. O ciclo será composto por três temas principais, abordando práticas e ex


Palavras-chave

Pedagogia da Alternância, Formação Acadêmica, Ensino Superior, Experiências Educacionais, Inclusão Universitária


Introdução

A pedagogia da alternância é uma abordagem educacional que visa integrar a formação teórica com a prática, permitindo aos estudantes vivenciar e aplicar conhecimentos em contextos reais. Segundo Silva (2018), a pedagogia da alternância oferece uma oportunidade única para a formação de competências práticas alinhadas às exigências do mercado de trabalho. De acordo com Freire (2017), essa metodologia promove uma educação mais engajada e contextualizada, contribuindo para a formação integral do indivíduo. Já Antunes (2016) destaca que a alternância pode ser uma ferramenta poderosa para a inclusão e permanência de estudantes em instituições de ensino superior, especialmente em contextos de educação técnica e profissionalizante.


Justificativa

A necessidade de promover debates sobre a pedagogia da alternância se justifica pelo seu potencial transformador na educação superior. A integração entre teoria e prática, característica dessa abordagem, é fundamental para a formação de profissionais capacitados e preparados para os desafios do mercado de trabalho, a partir e com elementos de suas práticas e realidades regionalizadas. Além disso, a pedagogia da alternância pode contribuir para a inclusão de diferentes perfis de estudantes, oferecendo alternativas educacionais que atendam às suas necessidades específicas. O ciclo de debate proporcionará uma plataforma para compartilhar experiências e práticas bem-sucedidas, promovendo a troca de conhecimentos e a formação de uma rede de apoio entre os participantes.


Objetivos

O principal objetivo do evento é capacitar 60 pessoas, entre estudantes de pós-graduação, docentes e público externo, por meio de um ciclo de debates sobre a pedagogia da alternância. Pretende-se promover a troca de experiências e práticas, além de explorar as potencialidades e desafios dessa abordagem educacional na formação acadêmica e profissional.


Metas

Capacitar 60 pessoas, abrangendo estudantes de pós-graduação, docentes e público externo, através da participação ativa em todas as sessões organizadas no ciclo de debates.


Metodologia

O ciclo de debates será realizado em formato virtual, utilizando a plataforma de transmissões ao vivo via página do Youtube do PPGER. O cronograma das atividades será dividido em três temas principais, conforme descrito abaixo: Tema 1: Partilha das Experiências da UNESP e da AMEFA Data: 23 de setembro de 2024 Horário: 16h às 18h Convidados: Silvia Aparecida de Sousa Fernandes – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL (IPPRI/UNESP) João Begnami – Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas - AMEFA Tema 2: Formação em Alternância: Experiências e Vivências Data: 03/10 Convidados: João Begnami – AMEFA INCRA – Perspectivas de apoio e financiamento Estudantes de UNB, UNESP e Universidade Federal do Recôncavo Baiano que vivenciaram alternância na pós-graduação Tema 3: A Pedagogia da Alternância como Estratégia de Inclusão e Permanência na Universidade Pública Data: Evento no SINTEGRA 2024. 10/10. Convidados: Ana Teresa Reis da Silva – UNB Maria de Fátima Almeida Martins – UFMG João Batista Begnami – AMEFA Inscrições: Serão realizadas via formulário Google. Lista de Presença: Será disponibilizada durante os dias do evento. Certificados: Serão concedidos certificados para participantes que comprovarem uma presença mínima de 75%.


Referências Bibliográficas

ANTUNES, C. (2016). Educação e Inclusão: Novos Olhares para a Prática Pedagógica. Editora XYZ. FREIRE, P. (2017). Pedagogia do Oprimido. Editora ABC. SILVA, A. T. R. (2018). Pedagogia da Alternância: Práticas e Perspectivas. Editora DEF.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O curso será ofertada para a comunidade acadêmica da UFVJM (docentes, discentes - acadêmicos e pósgraduandos - e egressos) e comunidade que queira conhecer mais sobre a temática. Serão divulgados para as Instituições de Ensino Superior e comunidade que tenha interesse no tema.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O curso aborda aspectos vinculados a pedagogia da alternância, educação, cultura e metodologias de ensino. Sendo assim, há a interação entre diversas disciplinas, bem como consegue envolver todos os diversos cursos da UFVJM


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O curso é resultado de pesquisas e experiências de pedagogia da alternância na pós-graduação no Brasil, o que remete a reflexões sobre o ensino, o investimento e incentivo em pesquisas na área e a levar essa discussão adiante o que possibilitará implementar e metodologia na pós-graduação. Todas essas informações estão presentes no evento, aberto tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos discentes como ouvintes e debatedores nos dois dias do curso é o objetivo principal do evento. Portanto, o discente é dos públicos-alvo do processo, estimulando no discente uma leitura crítica e reflexiva sobre a alternância na pós-graduação.


Impacto e Transformação Social

O curso apresenta importantes resultados de pesquisas e experiência realizadas por professores de Universidades do Brasil, informações que reforçam o papel da Universidade pública como instrumento de práticas democráticas e seu potencial reflexivo e crítico acerca da sociedade contemporânea.


Divulgação

Redes sociais da UFVJM (intagran) e PPGER, site UFVJM e emails dos docentes, professores e egressos.


Programação do Evento

Local

Youtube

Data

23/09/2024

Horário de Início

16:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Tema 1: Partilha das Experiências da UNESP e da AMEFA Data: 23 de setembro de 2024 Horário: 16h às 18h Convidados: Silvia Aparecida de Sousa Fernandes – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL (IPPRI/UNESP) João Begnami – Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas - AMEFA

Local

Youtube

Data

03/10/2024

Horário de Início

16:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Tema 2: Formação em Alternância: Experiências e Vivências Data: 03/10 Convidados: João Begnami – AMEFA INCRA – Perspectivas de apoio e financiamento Estudantes de UNB, UNESP e Universidade Federal do Recôncavo Baiano que vivenciaram alternância na pós-graduação

Local

Youtube

Data

10/10/2024

Horário de Início

16:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Tema 3: A Pedagogia da Alternância como Estratégia de Inclusão e Permanência na Universidade Pública Data: Evento no SINTEGRA 2024. 10/10 Convidados: Ana Teresa Reis da Silva – UNB Maria de Fátima Almeida Martins – UFMG João Batista Begnami – AMEFA

Público-alvo

Descrição

Pós-graduandos, acadêmicos, docentes UFVJM e interessados no tema.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 6 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Partilha das Experiências da UNESP e da AMEFA

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Formação em Alternância: Experiências e Vivências

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A Pedagogia da Alternância como Estratégia de Inclusão e Permanência na Universidade Pública