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Projeto de Produção de Árvores do Cerrado - PPAC
Sobre a Ação
202203001036
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
27/09/2024
27/09/2025
Dados do Coordenador
sergio macedo silva
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Meio Ambiente
Saúde
Questões ambientais
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Membros
O Projeto de Produção de Árvores do Cerrado (PPAC) visa produzir mudas de árvores nativas do cerrado e promover a educação ambiental entre alunos das escolas municipais locais. Por meio de oficinas práticas, o projeto ensinará sobre o cultivo de mudas e a importância da preservação do cerrado, incentivando a conscientização ambiental e a adoção de práticas sustentáveis.
Extensão universitária. Educação ambiental. Consciência ambiental. Produção de mudas. Cerrado.
Diante das crescentes ameaças das mudanças climáticas, a preservação dos biomas nativos torna-se essencial para a mitigação dos impactos ambientais e a manutenção da biodiversidade. O cerrado, um dos mais importantes biomas brasileiros, enfrenta desafios significativos devido ao desmatamento e às mudanças no uso da terra, o que destaca a necessidade urgente de ações voltadas à sua conservação e recuperação. Nesse contexto, a extensão universitária desempenha um papel fundamental, promovendo a integração entre o conhecimento acadêmico e a prática comunitária para fomentar soluções sustentáveis. A ação de extensão do "Projeto de Produção de Árvores do Cerrado (PPAC)" surge como uma iniciativa estratégica, desenvolvida pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFVJM, com o objetivo de produzir mudas de árvores nativas do cerrado e envolver os alunos das escolas municipais locais em atividades de cultivo e conscientização ambiental. Ao oferecer oficinas práticas e educativas, o projeto visa não apenas a formação de futuros cidadãos conscientes, mas também o fortalecimento dos princípios da extensão universitária, que busca a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e prática social. Através da participação ativa dos alunos, o PPAC promove a transformação da comunidade ao estimular a valorização do bioma cerrado e a adoção de práticas sustentáveis. A iniciativa pretende cultivar uma nova geração de líderes ambientais, engajados na proteção e recuperação do meio ambiente, contribuindo assim para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente às mudanças climáticas.
O município de Unaí, situado no estado de Minas Gerais, destaca-se como o 21º no Brasil e o 1º em Minas Gerais em valor de produção agrícola, refletindo sua importância econômica na agricultura (Portal do agronegócio, 2023). No entanto, o município enfrenta desafios significativos no que tange ao desenvolvimento sustentável, apresentando um índice de desenvolvimento abaixo da média nacional (OLIVEIRA et al., 2009). Esta realidade revela a necessidade de ações que promovam a integração entre a produção agrícola e a preservação ambiental, de modo a garantir a sustentabilidade a longo prazo. Neste cenário, o Projeto de Produção de Árvores do Cerrado (PPAC) se apresenta como uma resposta estratégica e urgente. A produção de mudas de árvores nativas do cerrado e a inclusão de alunos das escolas municipais locais nas atividades práticas e educativas são fundamentais para enfrentar os desafios ambientais enfrentados por Unaí. O projeto visa não apenas produzir mudas, mas também educar as novas gerações sobre a importância da preservação do cerrado e das práticas sustentáveis. A extensão universitária desempenha um papel fundamental ao conectar o conhecimento acadêmico com a realidade local (OLIVEIRA, 2024). Ao envolver os alunos do ensino básico em atividades práticas de cultivo e plantio de mudas e conscientização ambiental, o PPAC proporciona uma experiência educacional enriquecedora que transcende o ambiente escolar. Essa abordagem permite a transmissão de conhecimentos técnicos e científicos, promovendo a formação de cidadãos mais informados e engajados na proteção do meio ambiente (OLIVEIRA, 2024). Além disso, ao fomentar a colaboração entre a universidade e a comunidade, o projeto contribui para a transformação social e ambiental de Unaí, preparando a comunidade para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável e aprimorar a qualidade de vida local. A participação ativa dos alunos em projetos de extensão fortalece a relação entre o conhecimento acadêmico e as práticas cotidianas, criando um impacto positivo duradouro na formação de futuros líderes e na construção de um futuro mais sustentável para o município (OLIVEIRA, 2024).
Os objetivos da ação de extensão "Projeto de Produção de Árvores do Cerrado (PPAC)" são: i) Produzir e cultivar mudas de árvores nativas do cerrado: Estabelecer um viveiro no Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM para promover a recuperação e preservação do bioma local. ii) Educar e engajar alunos das escolas municipais: Realizar oficinas práticas para ensinar técnicas de cultivo de mudas e destacar a importância ambiental do cerrado, promovendo a conscientização e a responsabilidade ambiental entre os estudantes. iii) Fortalecer a colaboração entre a universidade e a comunidade: Criar uma conexão duradoura entre o ICA e as escolas locais, incentivando a participação ativa da comunidade na conservação ambiental e na implementação de práticas sustentáveis.
As metas do "Projeto de Produção de Árvores do Cerrado (PPAC)" são: i) Produzir e cultivar 1.000 mudas de árvores nativas do cerrado: Estabelecer e manter um viveiro, nas instalações da Fazenda Experimental Santa Paula, pertencente à UFVJM, no Campus de Unaí, com o objetivo de cultivar pelo menos 1.000 mudas de árvores nativas até o final do projeto. ii) Envolver alunos de pelo menos 2 escolas municipais: Organizar e realizar oficinas práticas de cultivo de mudas e atividades educativas com estudantes de pelo menos duas escolas locais, promovendo a participação de no mínimo 100 alunos. iii) Realizar 2 campanhas de conscientização ambiental: Conduzir duas campanhas de conscientização, incluindo eventos de plantio e atividades educativas, para aumentar a sensibilização sobre a importância do cerrado e práticas ambientais sustentáveis, envolvendo a comunidade escolar e local.
O Projeto de Produção de Árvores do Cerrado (PPAC) será implementado em quatro fases distintas, cada uma com objetivos e atividades específicas. Abaixo está a descrição detalhada de cada fase: Fase 1: Fase de Preparação e Implantação: Estabelecimento do Viveiro: Seleção e preparação da área na Fazenda Experimental Santa Paula, pertencente ao Instituto de Ciências Agrárias para o viveiro, montagem das estruturas necessárias e aquisição de sementes nativas do cerrado. Produção das Mudas: Semear e cuidar das mudas até que estejam prontas para o plantio. Fase 2: Fase de Engajamento Escolar e Capacitação: Parcerias com Escolas: Firmar parcerias com pelo menos duas escolas municipais e planejar o cronograma de oficinas. Realização das Oficinas: Conduzir oficinas práticas sobre cultivo de mudas e a importância do cerrado, envolvendo alunos diretamente nas atividades do viveiro. Fase 3: Fase de Conscientização e Educação Ambiental: Desenvolvimento de Materiais Educativos: Criar materiais sobre o cerrado e práticas sustentáveis (conforme metodologia de MOLINA, 2004) Campanhas de Conscientização: Organizar e realizar eventos de sensibilização para a comunidade escolar e local. Fase 4: Fase de Monitoramento e Avaliação: Acompanhamento das Mudas: Monitorar o crescimento e a sobrevivência das mudas. Avaliação dos Resultados e planejamento futuro: Avaliar o impacto das oficinas e campanhas, ajustando as estratégias conforme necessário.
DUARTE, T .E. P. N. et al. Reflexões sobre arborização urbana: desafios a serem superados para o incremento da arborização urbana no Brasil. Rev Agro. Meio Amb., v.11, n.1, p.327-341, 2018. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/article/view/5022. DANTAS, C.I.; SOUZA, C.M.C. Arborização urbana na cidade de Campina Grande - PB: Inventário e suas espécies. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Campina Grande, v. 4, n. 2, 2004, n/p. FARIA,J.L.G;MONTEIRO,E.A.;FISCH,T.V. Arborização de vias públicas do município de Jacareí –SP. SBAU,v2,n.4,p 20-33, 2007. MOLINA, M.C.; JESUS, S.M.S.A.; (Org.) Contribuições para a construção de um Projeto de Educação do campo. Brasília, DF. Pronera, 2004, 130p. Portal do Agronegócio, 2023. Unaí é o município mais rico de Minas no agronegócio. Acesso em08 de julho de 2024; Disponível em: https://www.portaldoagronegocio.com.br/agricultura/milho-e-sorgo/noticias/unai-e-o-municipio-mais-rico-de-minas-no-agronegocio#google_vignette OLIVEIRA, M.N.; XAVIER, J.H.V.; ALMEIDA, S.C.R.; SCOPEL, E.; Projeto Unaí: pesquisa e desenvolvimento em assentamentos de reforma agrária. Embrapa Informação Tecnológica, 2009, 264p. OLIVEIRA, I.C. G. A importância das ações de extensão na formação dos estudantes de direito da faculdade serra da mesa: uma análise das ações do projeto promotores legais populares no ano de 2023. Contemporary Journal Vol. 4 N°. 7: p. 01-16, 2024 YUHONG TIAN, C.Y. JIM, YAN TAO, TAO SHI, Landscape ecological assessment of green space fragmentation in Hong Kong. Urban Forestry & Urban Greening, v. 10, p.79-86. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ufug.2010.11.002.
O Projeto de Produção de Árvores do Cerrado (PPAC) está alinhado com a diretriz da "Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade" ao promover um diálogo contínuo e construtivo entre o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFVJM e a comunidade local de Unaí. O projeto estabelece uma ponte entre o conhecimento acadêmico e as necessidades da comunidade, ao envolver os alunos das escolas municipais em atividades práticas de cultivo de mudas e em oficinas educativas. Essa interação permite a transferência de conhecimentos técnicos e científicos de forma acessível e aplicável, contribuindo para a conscientização sobre a importância do cerrado e a adoção de práticas sustentáveis. Além disso, o PPAC promove a participação ativa da comunidade escolar e local, incentivando-os a se envolver diretamente no processo de produção e plantio de mudas. Esse engajamento gera um senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada pela preservação ambiental. As atividades do projeto, como as oficinas e campanhas de conscientização, são projetadas para estimular o diálogo e a reflexão sobre questões ambientais, permitindo que a comunidade contribua ativamente para a proteção do meio ambiente. A metodologia do projeto inclui a coleta de feedback dos participantes e a avaliação contínua das atividades, o que garante que as ações permaneçam alinhadas com as necessidades e sugestões da comunidade local. Esse processo de feedback e adaptação assegura que o projeto se mantenha relevante e eficaz. Ao estabelecer parcerias duradouras com as escolas e com a comunidade, o PPAC contribui para a criação de relacionamentos produtivos e sustentáveis, reforçando a interação dialógica entre a academia e a sociedade e promovendo uma colaboração mútua e contínua.
O Projeto de Produção de Árvores do Cerrado (PPAC) está profundamente alinhado com a diretriz de "Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade" das ações de extensão universitária, promovendo uma abordagem integrada e multifacetada que une diferentes áreas de conhecimento e profissionais. Esta diretriz enfatiza que a extensão universitária deve ser um espaço de atividades acadêmicas que envolvem múltiplas, inter e transdisciplinaridades, facilitando a interação e inter-relação entre instituições, profissionais e estudantes. No PPAC, a integração de áreas de conhecimento é evidente na equipe envolvida. Docentes com formação em Ciências Agrárias lideram o cultivo e manejo das mudas, aplicando conhecimentos técnicos sobre botânica e práticas de cultivo. Paralelamente, profissionais de Ciências Sociais Aplicadas contribuem para as campanhas de conscientização e a gestão do processo de inscrição das escolas públicas, empregando métodos de comunicação e engajamento comunitário para assegurar a participação efetiva dos alunos e promover a importância da manutenção de espécies do cerrado. Além disso, os técnicos também envolvidos na equipe estão encarregados de elaborar materiais informativos e conduzir palestras educativas, fornecendo a capacitação necessária para o manejo e conservação das mudas. O projeto promove uma colaboração intensa entre diferentes departamentos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, garantindo que todas as fases do PPAC sejam executadas com um alto nível de integração e eficácia. Docentes, discentes voluntários e técnicos trabalham em conjunto, trazendo suas expertises complementares para abordar a complexidade do cultivo, manutenção e educação comunitária. Essa abordagem integrada reflete a complexidade da realidade ambiental e social, exigindo a integração de diversos conhecimentos para enfrentar as múltiplas dimensões do projeto. Ao tratar não apenas do plantio e cultivo das mudas, mas também da educação e conscientização dos estudantes de escolas públicas, o PPAC exemplifica uma nova forma de tratar, produzir e socializar o conhecimento, transcendente as barreiras tradicionais entre disciplinas e áreas de atuação.
O Projeto de Produção de Árvores do Cerrado (PPAC) ilustra claramente a diretriz de "Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão", um princípio fundamental que caracteriza a verdadeira extensão universitária. Este projeto demonstra como ensino, pesquisa e extensão podem interagir e se complementar, promovendo a transformação social e enriquecendo a experiência acadêmica. Primeiramente, o projeto proporciona uma plataforma para que os discentes da universidade, como sujeitos ativos do processo de aprendizado, se envolvam diretamente na prática do plantio de mudas. Durante a fase de cultivo das mudas e na implementação das campanhas de conscientização, os estudantes têm a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula em um contexto prático. Esse envolvimento reforça a construção do aprendizado por meio da experiência direta. Além disso, o projeto integra a pesquisa acadêmica ao aplicar diretamente o conhecimento sobre melhores práticas para o cultivo e manejo das mudas. A produção de conhecimento sobre os benefícios ambientais e sociais das mudas do cerrado contribui para a eficácia do projeto e para a transformação da sociedade. O monitoramento contínuo das mudas e a avaliação de seu impacto ambiental são realizados como parte da pesquisa aplicada, permitindo que os resultados da pesquisa informem e melhorem as práticas de extensão. O projeto também proporciona uma oportunidade para que os alunos realizem pesquisas sobre diferentes tipos de cultivo de mudas de árvores do cerrado. A colaboração entre docentes e discentes na pesquisa sobre espécies adequadas, técnicas de plantio e impactos sociais e ambientais reforça a importância da pesquisa aplicada no contexto do ensino e da extensão. As descobertas da pesquisa ajudam a moldar as estratégias do projeto e a educação prática oferecida aos participantes. Por fim, a extensão, por meio do PPAC, funciona como um elo essencial entre a teoria acadêmica e a prática comunitária. O projeto não apenas leva o conhecimento acadêmico para as escolas municipais, mas também traz os alunos das escolas públicos para dentro da universidade. Isso garante que a teoria acadêmica seja testada e aplicada de maneira concreta, promovendo a interação e a melhoria contínua das práticas ambientais. Logo, o PPAC demonstra a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, mostrando como essas atividades podem se complementar e interagir para promover um impacto significativo na comunidade e enriquecer a experiência educacional dos envolvidos.
O Projeto de Produção de Árvores do Cerrado (PPAC) está fortemente alinhado com a diretriz "Impacto na Formação do Estudante" ao proporcionar uma experiência prática e integrada que complementa a formação acadêmica dos graduandos. Participar do PPAC permite que os alunos apliquem o conhecimento teórico adquirido em suas disciplinas, como botânica, ecologia e manejo ambiental, em um contexto prático e real. A experiência direta no viveiro, envolvendo o cultivo e manejo de mudas, proporciona uma aplicação concreta dos conceitos estudados, facilitando uma compreensão mais profunda e prática dos conteúdos curriculares. Além disso, os graduandos desenvolvem habilidades técnicas e profissionais valiosas, aprendendo técnicas de cultivo e manejo sustentável de recursos naturais. A participação em oficinas educativas e campanhas de conscientização permite que eles aprimorem suas habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, além de proporcionar uma visão prática sobre como transmitir conhecimento e engajar diferentes públicos em ações de preservação ambiental. O PPAC também oferece aos alunos a oportunidade de experimentar o impacto direto de suas ações na comunidade, contribuindo para a transformação social e ambiental. Essa vivência ajuda os graduandos a entender o papel da universidade na promoção de mudanças sociais e ambientais, alinhando sua formação acadêmica com a responsabilidade social. Adicionalmente, o projeto proporciona experiência prática em gestão de projetos, incluindo planejamento, execução e avaliação, desenvolvendo habilidades de organização e coordenação que são essenciais para suas futuras carreiras profissionais. Em resumo, o PPAC enriquece a formação dos graduandos, integrando teoria e prática, desenvolvendo habilidades técnicas e profissionais, e fortalecendo a capacidade dos alunos de impactar positivamente a comunidade e o meio ambiente.
O Projeto de Produção de Árvores do Cerrado (PPAC) está alinhado com a diretriz de Impacto e Transformação Social ao implementar uma abordagem integrada que promove mudanças significativas tanto no meio ambiente quanto na formação de jovens cidadãos. O projeto contribui diretamente para a recuperação e preservação do bioma cerrado, um dos mais ameaçados do Brasil, ao cultivar e plantar mudas de árvores nativas. Isso não só ajuda na conservação da biodiversidade local, mas também melhora a qualidade ambiental, promovendo a mitigação das mudanças climáticas e a conservação dos recursos naturais. Além disso, o PPAC promove a educação e conscientização ambiental entre alunos de escolas públicas locais, oferecendo-lhes uma experiência prática no cultivo de mudas e na compreensão da importância da preservação do cerrado. As oficinas e campanhas educativas proporcionam aos jovens conhecimentos práticos e teóricos sobre o manejo sustentável e a relevância das espécies nativas, incentivando uma mentalidade responsável e sustentável. O projeto também fortalece a relação entre a universidade e a comunidade local, estabelecendo parcerias com escolas e envolvendo alunos em atividades que vão além do ambiente acadêmico. Esse engajamento cria oportunidades para a troca de conhecimento e para o desenvolvimento de soluções colaborativas para os desafios ambientais enfrentados pela região. Ao capacitar os alunos com habilidades práticas e conhecimentos sobre cultivo e preservação ambiental, o PPAC empodera os jovens para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades. Essa abordagem não só contribui para o desenvolvimento sustentável local, mas também para a formação de futuros líderes comprometidos com a proteção ambiental. Dessa forma, o projeto alinha-se plenamente com a diretriz de Impacto e Transformação Social, gerando benefícios diretos para o meio ambiente e promovendo a educação e a participação ativa da comunidade.
A divulgação será realizada por meio de redes sociais oficiais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Unai e dos Centros Acadêmicos. Além disso, na fase 2 a divulgação ocorrerá via rádio local e sindicatos.
Público-alvo
Alunos de escolas da rede municipal da cidade de Unaí
Municípios Atendidos
Unaí - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 550 h
- Manhã;
- Tarde;
Fase de Preparação e Implantação: Estabelecimento do Viveiro: Seleção e preparação da área na Fazenda Experimental Santa Paula, pertencente ao Instituto de Ciências Agrárias para o viveiro, montagem das estruturas necessárias e aquisição de sementes nativas do cerrado. Produção das Mudas: Semear e cuidar das mudas até que estejam prontas para o plantio.
- Manhã;
- Tarde;
Fase de Engajamento Escolar e Capacitação: Parcerias com Escolas: Firmar parcerias com pelo menos duas escolas municipais e planejar o cronograma de oficinas. Realização das Oficinas: Conduzir oficinas práticas sobre cultivo de mudas e a importância do cerrado, envolvendo alunos diretamente nas atividades do viveiro.
- Manhã;
- Tarde;
Fase de Conscientização e Educação Ambiental: Desenvolvimento de Materiais Educativos: Criar materiais sobre o cerrado e práticas sustentáveis. Campanhas de Conscientização: Organizar e realizar eventos de sensibilização para a comunidade escolar e local.
- Manhã;
- Tarde;
Fase de Monitoramento e Avaliação: Acompanhamento das Mudas: Monitorar o crescimento e a sobrevivência das mudas. Avaliação dos Resultados e planejamento futuro: Avaliar o impacto das oficinas e campanhas, ajustando as estratégias conforme necessário.