Detalhes da ação

PAPSaúde Digital

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000115

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

15/07/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

marcos flavio de souza sampaio junior

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Terceira Idade

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

Link Youtube PAPSaúde: https://www.youtube.com/channel/UCxPPpHYj3Ecw8UWosUfhHkg/featured Link Twitter PAPSaúde: https://twitter.com/Papsaude

Membros

Tipo de Membro Externo
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Resumo

Este projeto propõe uma interação entre o saber científico e o saber popular buscando mobilizar a comunidade através de um plano de ação de educação em saúde para a adoção de técnicas viáveis que favoreçam a qualidade de vida da comunidade com foco voltado para população idosa. Através de uma equipe multi-funcional de gestão e saúde o projeto desenvolverá postagens de orientações de saúde criadas e organizadas para atender ao público alvo.


Palavras-chave

Política de Saúde, Saúde do Idoso, Prevenção de Doenças, Educação em Saúde.


Introdução

A extensão universitária é um processo social e científico de interação interdisciplinar e educativo que permite comunicação e vivência por meio da troca de saberes entre a Universidade e a Sociedade. Essa troca de saberes permite que a extensão tenha três funções: a acadêmica, pautada por conhecimento teórico-metodológico; a social, permitindo a organização e a construção de cidadania; e a articuladora, através das ações (SERRANO, 2006). Assim, Melo Neto (2003) nos informa que a experiência da extensão universitária pode ser vista como um trabalho social, em que se produz conhecimento a partir de uma realidade com o objetivo de transformação social. Essa comunicação com a sociedade faz com que os resultados das ações sejam de mutuo conhecimento, tendo em vista a troca de experiências e de conhecimento entre o saber formal, intramuros, e o saber popular. Dessa forma este projeto propõe uma interação entre o saber científico e a população buscando mobilizar a comunidade através de um plano de ação de educação em saúde com a adoção de técnicas viáveis de acordo com a realidade vivida e que favoreçam a qualidade de vida da comunidade. O atual cenário em que o mundo se encontra, onde a pandemia de covid-19 já matou mais de 3 milhões de pessoas fez com que o distanciamento social fosse obrigatório visando à diminuição da propagação da doença. Como consequência, diversas instituições tiveram que interromper as aulas, os atendimentos e atuações de projetos de forma presencial. Assim, durante todo o período de distanciamento, as mídias sociais tornaram-se uma importante ferramenta de aproximação, oferecendo possibilidade de continuidade desses atendimentos e projetos. Isso possibilitou a continuidade de atendimentos dos profissionais de saúde e pacientes de um projeto social voltado ao público de idosos que tem como eixo norteador as políticas de Prevenção, Atenção integral e Participação popular em saúde (PapSaúde). O projeto desenvolverá postagens criadas e organizadas pelos integrantes baseadas em evidências científicas e no saber popular, com orientações relevantes ao público atendido. Dessa forma, busca se ampliar o acesso à promoção, prevenção e reabilitação do público alvo do projeto de extensão. Para isso, ações extensionistas serão apoiadas por metodologias de divulgação virtual. Para tanto, uma equipe compostas por estudantes e profissionais da saúde e profissionais da educação irão realizar a seleção e/ou confecção de material informativo e divulgação em redes de conexão virtual. Por esse motivo, a extensão universitária na área da saúde é de grande valia. As ações podem ter como objetivo diminuir as lacunas encontradas na saúde pública e maximizar o acesso à promoção, prevenção e reabilitação, por meio de projetos interdisciplinares. O projeto busca sensibilizar o indivíduo à possibilidade de uso de técnicas que favorecem a qualidade de vida, além de adicionar conhecimento sobre os cuidados relacionados ao idoso e com o idoso em sua comunidade.


Justificativa

O Projeto de Extensão denominado PapSaúde (prevenção, atenção integral e participação popular em saúde) surgiu na quadra de esportes do bairro Palmital em Santa Luzia em 2018 atendendo cerca de 80 idosos com grupos de intervenção em dores crônicas por meio da fisioterapia, dança, bate papo e palestras, aulas de tecnologias e aconselhamento familiar sobre o processo de envelhecimento. A equipe é composta por especialistas da área do envelhecimento e membros da comunidade. O atendimento especializado era ofertado aos idosos da comunidade sem custo algum de duas a três vezes por semana em sessões de 50 min. No entanto, com a pandemia de COVID-19 fez com que os projetos sociais voltados para a terceira idade tivessem que suspender as suas atividades presenciais para diminuir a evolução de contágio do vírus. Dessa maneira, foi necessário reinventar e optar por novas alternativas de atendimento, pesquisa e extensão. Ações à distância se tornaram uma opção durante o período de isolamento social para sensibilizar o público em geral e as famílias que fazem parte deste projeto para as “necessidades dos idosos”, através de ferramentas como as redes sociais, tornando as famílias aliadas nas atividades de extensão. Este trabalho torna-se relevante dado o crescimento populacional das pessoas consideradas idosas. De acordo com Santos (2018), dados da OMS informam que os idosos representarão um quinto da população mundial até 2050 e segundo dados do Ministério da Saúde o Brasil tinha a quinta maior população idosa do mundo em 2016 e em 2030 o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. Ao passo que aumenta o numero de idosos no mundo e em especial no Brasil, cresce também o número dessas pessoas conectadas a rede mundial de dados. Segundo pesquisa realizada em 2021 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, nos últimos anos, houve forte avanço do número de idosos com acesso à internet e o percentual de pessoas com mais de 60 anos no Brasil utilizando a internet cresceu de 68% em 2018 para 97% em 2021. Afim de não parar as atividades de prevenção que o projeto realiza há dois anos de forma presencial, a modalidade virtual se tornou uma opção viável de transmissão de conhecimento em saúde. Dessa ação surgirão demandas como: saúde emocional, segurança alimentar, fraqueza muscular além dos sequelas de covid-19 dentre outras orientações em que a equipe achar importante. Assim surgiu o projeto PAPSaúde digital.


Objetivos

Objetivo geral: Estabelecer um plano com ações de educação em saúde de forma a divulgar informações sobre saúde e qualidade de vida do idoso, buscando mobilizar a população para o desenvolvimento de práticas racionais contra diversas patologias. Para atender ao objetivo geral serão realizadas as seguintes ações participativas: Objetivos específicos: a) Estudar a criação de dicas de saúde; b) Criar informativos com imagens, vídeos ou textos sobre o tema, em uma linguagem simples e de fácil compreensão; c) Divulgar os informativos criados nas redes sociais; d) Capacitar sujeitos em relação ao tema com práticas simples visando à prevenção de diversas patologias;


Metas

Produzir: * 6 chamadas para live (card ou vídeos de até 15seg); • Live abordando o tema do mês Julho ** Síndrome da imobilidade; • Live abordando o tema do mês Agosto **Instabilidade postural; • Live abordando o tema do mês Setembro **Incapacidade cognitiva; • Live abordando o tema do mês Outubro **Incapacidade comunicativa; • Live abordando o tema do mês Novembro **Incontinência urinária e esfincteriana; • Live abordando o tema do mês Dezembro **Insuficiência familiar; * 6 lives ou bate papo pelo zoom (até 60min); • Live abordando o tema do mês Julho ** Síndrome da imobilidade; • Live abordando o tema do mês Agosto **Instabilidade postural; • Live abordando o tema do mês Setembro **Incapacidade cognitiva; • Live abordando o tema do mês Outubro **Incapacidade comunicativa; • Live abordando o tema do mês Novembro **Incontinência urinária e esfincteriana; • Live abordando o tema do mês Dezembro **Insuficiência familiar; * 11 series de dicas de saúde em card (até 10 cards); • 1° Série de dica de saúde do mês de Julho ** Síndrome da imobilidade; • 1° Série de dica de saúde do mês de Agosto **Instabilidade Postural; • 2° Série de dica de saúde do mês de Agosto (breaking news) *Odontologia Preventiva; • 1° Série de dica de saúde do mês de Setembro **Incapacidade Cognitiva; • 2° Série de dica de saúde do mês de Setembro (breaking news) *Segurança Alimentar e Nutricional; • 1° Série de dica de saúde do mês de Outubro **Incapacidade Comunicativa; • 2° Série de dica de saúde do mês de Outubro (breaking news) *Sequelas Covid-19; • 1° Série de dica de saúde do mês de Novembro **Incontinência Urinária e Esfincteriana; • 2° Série de dica de saúde do mês de Novembro (breaking news) *Reabilitação Funcional; • 1° Série de dica de saúde do mês de Dezembro **Insuficiência Familiar; • 2° Série de dica de saúde do mês de Dezembro (breaking news) *Perda de Memória; * 6 vídeos curtos (até 2 min); • Vídeo curto dica do mês Julho ** Síndrome da imobilidade; • Vídeo curto dica do mês Agosto **Instabilidade postural; • Vídeo curto dica do mês Setembro **Incapacidade cognitiva; • Vídeo curto dica do mês Outubro **Incapacidade comunicativa; • Vídeo curto dica do mês Novembro **Incontinência urinária e esfincteriana; • Vídeo curto dica do mês Dezembro **Insuficiência familiar; * Compartilhamento de stories com temas de Saúde (enquetes, divulgações, citações, links). Previsão de (72 cards). • Síndrome da imobilidade; • Instabilidade Postural; • Odontologia Preventiva; • Incapacidade Cognitiva; • Segurança Alimentar e Nutricional; • Incapacidade Comunicativa; • Sequelas Covid-19; • Incontinência Urinária e Esfincteriana; • Reabilitação Funcional; • Insuficiência Familiar; • Perda de Memória; • Outros temas em que a equipe achar pertinente; * Acolher e atender ao público nas redes sociais PAPSaúde; - Instagram 1000 seguidores; - Facebook página 2000 seguidores; - Facebook perfil 2500 seguidores; - Twitter 100 seguidores; - Youtube 1000 seguidores; * Reuniões de equipe; • Reuniões quinzenais (previsão de 12 reuniões).


Metodologia

O projeto será executado por uma equipe multiprofissional composta por servidores e alunos da UFVJM, além de pessoas externas. Esta equipe conta com profissionais e discentes de diversas áreas da saúde e educação a fim de haver uma troca de saberes e experiências para atingir os objetivos do projeto. Os alunos que participarão do projeto são de cursos distintos da saúde sendo eles dos cursos de enfermagem, odontologia, nutrição, medicina, fisioterapia e educação física. Quanto aos profissionais, estes são das áreas de ciências do esporte, comunicação social, direito, educação, enfermagem, filosofia, gerontologia, medicinas alternativas, nutrição, podologia e psicologia. O grupo será dividido por temas onde alguns integrantes serão responsáveis pela elaboração dos textos, outros integrantes pela revisão e adequação do material e outros serão responsáveis pelo desenvolvimento da arte/gravação/transmissão dos informativos. Dessa forma, o projeto acontecerá de acordo com as seguintes etapas: 1– Reuniões quinzenais: Serão feitas reuniões online quinzenais para definir as estratégias e discussão dos temas proposto para atender aos objetivos do projeto. Nessas reuniões serão discutidos sobre a revisão de literatura e organização dos materiais de divulgação. Cada responsável ou grupo responsável por um tema que será utilizado para a realização das ações extensionistas (série de dicas, live, vídeo curto e stories) realizará o levantamento bibliográfico em periódicos e sites especializados de informações científicas e levará para discussão e apontamentos pela equipe na reunião. Serão utilizados para levantamento bibliográfico, os portais de periódicos como CAPES, Scielo, Medline e revistas especializadas em extensão. Não havendo revistas/publicações, sites como, OMS, MS, OPAS também serão utilizadas como fontes. Além disso, nas reuniões será discutido, também, como está o alcance aos objetivos e os resultados esperados (impacto), a fim de avaliar a participação dos membros e da comunidade, apontando desvios, necessidade de ajustes, identificando experiências exitosas e lições aprendidas de forma a permitir aprimoramento do processo da ação extensionista. As características desta avaliação são: a) monitorar os desvios do programado - tomar ações corretivas para harmonizar o executado com o programado e b) avaliar as solicitações de alteração do projeto que envolva escopo, prazo e custo. c) os dados obtidos neste projeto poderão subsidiar novos projetos como a criação de informativos que auxiliem o cotidiano da população que estão em distanciamento e isolamento social, como criação e informativos sobre cuidados na saúde de portadores de comorbidades como diabetes, hipertensão, depressão, etc. As reuniões ocorrerão nas seguintes datas: 20/07; 31/07; 13/08; 28/08; 13/09; 25/09; 15/10; 30/10; 13/11; 30/11; 11/12; 28/12. 2– Confecção dos informativos Na confecção dos informativos o grupo responsável pelo tema do mês irá realizar o levantamento bibliográfico e munido do material irá levar para discussão nas reuniões. Após a discussão e troca de experiências, o texto será repassado para os integrantes que executarão a revisão e adequação do texto para linguagem simples, clara e objetiva de forma que fique de fácil entendimento. Finalizado a revisão e adequação, o texto será encaminhado para equipe de desenvolvimento do design da arte e/ou gravação e transmissão dos informativos. As series de dicas poderão conter textos e/ou registros fotográficos e imagens. Os vídeos serão de curta duração com até 2 minutos. As lives ao vivo serão de no máximo 60 minutos. Serão desenvolvidos também breaking news com o intuito de trazer dicas de saúde diversas aos temas que não sejam os relacionados para o mês. Conforme especificado nas metas serão desenvolvidos em todos os meses de duração do projeto 6 chamadas de lives, 6 lives, 6 vídeos curtos e 6 series referentes aos temas mensais, além de 5 breaking news de temas diversos. Serão elaborados também por volta de 75 stories (enquetes, divulgações, citações, links) sendo 3 por semana, com intuito de interação com a comunidade. Devido à segurança dos participantes, material impresso será evitado. Os temas principais do projeto serão: Síndrome da imobilidade; Instabilidade Postural; Odontologia Preventiva; Incapacidade Cognitiva; Segurança Alimentar e Nutricional; Incapacidade Comunicativa; Sequelas Covid-19; Incontinência Urinária e Esfincteriana; Reabilitação Funcional; Insuficiência Familiar; Perda de Memória; Outros temas em que a equipe achar pertinente; 3– Divulgação dos informativos Após o processo de desenvolvimento e confecção dos informativos a equipe do projeto irá divulgar o material criado nas redes sociais (Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e Twitter) do projeto. Todos os informativos ficarão abertos ao público para interação e envio de perguntas. No decorrer do projeto haverá publicações diversas de stories com temas de saúde, além de alguns stories para chamar o público para os eventos e também para incentivar a interação. Será feito também, stories do tipo enquete para avaliação da percepção do público quanto aos impactos que o projeto está gerando na vida das pessoas que acompanham o projeto. Nas lives terá o momento de apresentação de informações relativa ao tema do mês e posteriormente será aberta para comunidade para tirar dúvidas e troca de saberes e experiências. 4– Organização dos dados obtidos para divulgação em eventos Nesse etapa o estudante irá organizar os dados obtidos por meio de registros fotográficos e relatórios das ações desenvolvidas para divulgação em eventos de caráter regional e na nacional. Além disso, com os resultados discutidos o estudante irá elaborar o seu relatório final, conforme previsto no edital. Cronograma / Plano de trabalho: Julho 14/07- Post chamada da live sobre o tema do mês **Síndrome da imobilidade; 15/07- Live abordando o tema do mês ** Síndrome da imobilidade (Cléber Rodrigues; Felipe Branco); 20/07 - Reunião da equipe; 23/07- 1° Série de dica de saúde do mês de Julho ** Síndrome da imobilidade (Cléber Rodrigues); 26/07- Vídeo curto dica do mês ** Síndrome da imobilidade (Cléber Rodrigues; Felipe Branco); 31/07 - Reunião da equipe; - Equipe de revisão e adequação: Ana Cláudia e Afrânio Souza; - Equipe Arte/Post, Gravação e Publicação: Milena, Denise e Cleber; Agosto 05/08- 1° Série de dica de saúde do mês de Agosto *Instabilidade postural (Patrícia Prado e Patrícia Gomes); 11/08- Post chamada da live sobre o tema do mês ** Instabilidade postural; 12/08- Live abordando o tema do mês **Instabilidade postural (Patrícia Prado e Patrícia Gomes; Loren); 13/08- Reunião da equipe; 19/08- 2° Série de dica de saúde do mês de Agosto (breaking news) **Odontologia Preventiva (Loren; Marcos) 28/08- Reunião da equipe; 30/08- Vídeo curto dica do mês **Instabilidade postural (Patrícia Prado e Patrícia Gomes); - Equipe de revisão e adequação: Juçara Brites e Henrique Silva; - Equipe Arte/Post, Gravação e Publicação: Milena, Denise e Cleber; Setembro 02/09- 1° Série de dica de saúde do mês de Setembro *Incapacidade Cognitiva (Raquel Romano; Cássia Cruz); 13/09- Reunião da equipe; 16/09- 2° Série de dica de saúde do mês de Setembro (breaking news) **Segurança Alimentar e Nutricional (Gabriel; Marcos); 22/09- Post chamada da live sobre o tema do mês **Incapacidade cognitiva; 23/09- Live abordando o tema do mês **Incapacidade cognitiva (Raquel Romano; Cassia Cruz; Gabriel); 25/09- Reunião da equipe; 27/09- Vídeo curto dica do mês **Incapacidade cognitiva (Raquel Romano; Cassia Cruz; Gabriel); - Equipe de revisão e adequação: Elzir Custódio e Ana Ferreira; - Equipe Arte/Post, Gravação e Publicação: Milena, Denise e Cleber; Outubro 01/10 1° Série de dica de saúde do mês de outubro *Incapacidade Comunicativa (Felipe Marden); 14/10- 2° Série de dica de saúde do mês de outubro (breaking news) ** Sequelas Covid-19 (Nathalya; Marcos); 15/10- Reunião da equipe; 20/10- Post chamada da live sobre o tema do mês **Incapacidade comunicativa; 21/10- Live abordando o tema do mês **Incapacidade comunicativa (Felipe Marden; Nathalya); 28/10- Vídeo curto dica do mês **Incapacidade comunicativa (Felipe Marden; Nathalya); 30/10- Reunião da equipe; - Equipe de revisão e adequação: Ana Cláudia e Afrânio Souza; - Equipe Arte/Post, Gravação e Publicação: Milena, Denise e Cleber; Novembro 01/11- 1° Série de dica de saúde do mês de novembro *Incontinência Urinária e Esfincteriana (Cléber Rodrigues e Ana Paula Ferreira) 11/11-2° Série de dica de saúde do mês de novembro (breaking news) **Reabilitação Funcional (Milena; Marcos); 13/11- Reunião da equipe; 17/11- Post chamada da live sobre o tema do mês **Incontinência urinária e esfincteriana; 18/11- Live abordando o tema do mês **Incontinência urinária e esfincteriana (Cléber Rodrigues; Ana Paula Ferreira; Milena); 25/11- Vídeo curto dica do mês **Incontinência urinária e esfincteriana (Cléber Rodrigues; Ana Paula Ferreira; Milena); 30/11- Reunião da equipe; - Equipe de revisão e adequação: Juçara Brites e Henrique Silva; - Equipe Arte/Post, Gravação e Publicação: Milena, Denise e Cleber; Dezembro 01/12- Post chamada da live sobre o tema do mês **Insuficiência familiar; 02/12- Live abordando o tema do mês **Insuficiência familiar (Mário Santos; Lauriane Silva; Thiago); 09/12- 1° Série de dica de saúde do mês de dezembro *Insuficiência Familiar (Mário Santos; Lauriane Silva); 11/12- Reunião da equipe; 23/12- 2° Série de dica de saúde do mês de dezembro **Perda de Memória (Thiago; Marcos) 27/12- Vídeo curto dica do mês **Insuficiência familiar (Mário Santos; Lauriane Silva; Thiago); 28/12- Reunião da equipe; - Equipe de revisão e adequação: Elzir Custódio e Ana Ferreira; - Equipe Arte/Post, Gravação e Publicação: Milena, Denise e Cleber; Nos intervalos entre de cada atividade apresentada acima serão publicados os stories que serão elaborados pela equipe responsável do mês.


Referências Bibliográficas

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS (CNDL). 97% dos idosos acessam a internet, aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil. 2021. Disponível em: https://cndl.org.br/varejosa/numero-de-idosos-que-acessam-a-internet-cresce-de-68-para-97-aponta-pesquisa-cndl-spc-brasil/. Acesso em: jun 2021. MELO NETO, J. F. de. Extensão universitária e produção do conhecimento. [João Pessoa]: Ed. Universitária UFPB, 2003; SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. 2006. Pró-reitoria de extensão e assuntos comunitários–PRAC. João Pessoa. Disponível em: https://bit.ly/3ikGxYp. Acesso em: jun 2021. SANTOS, Milton. A população idosa no Brasil aumenta progressivamente a cada ano, mas será que as políticas públicas acompanham o ritmo? 2018. Disponível em <https://www.ufjf.br/ladem/2018/10/11/a-populacao-idosa-no-brasilaumenta-progressivamente-a-cada-ano-mas-sera-que-as-politicas-publicas-acompanham-o-ritmo/. Acesso em: jun 2021.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto possibilitará o dialogo com a sociedade, pois as postagens serão divulgadas através dos perfis do projeto nas redes socais. Além disso, os alunos dos cursos da saúde da UFVJM terão contato com os demais integrantes do projeto que são profissionais das diversas áreas da também da saúde. As postagens serão de livre acesso para comunidade em geral.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto apresenta um perfil interdisciplinar e interprofissional uma vez que os membros são compostos por alunos e profissionais de diversas áreas do conhecimento. Assim, a colaboração do grupo possibilitará apresentar produtos que abrangem as diversas áreas mas com foco principal nas dicas de qualidade de vida e saúde do idoso. Os alunos que participarão do projeto são de cursos distintos da saúde sendo eles dos cursos de enfermagem, odontologia, nutrição, medicina, fisioterapia e educação física. Quanto aos profissionais, estes são das áreas de ciências do esporte, comunicação social, direito, educação, enfermagem, filosofia, gerontologia, medicinas alternativas, nutrição, podologia e psicologia. O grupo será dividido por temas onde alguns integrantes serão responsáveis pela elaboração dos textos, outros integrantes pela revisão e adequação do material e outros serão responsáveis pelo desenvolvimento da arte/gravação/transmissão dos informativos. Para execução, das tarefas sempre ira ocorrer as discussões do grupo em que terá a troca de saberes e experiências tornando o projeto interdisciplinar e interprofissional.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As atividades desse projeto proporcionarão a oportunidade para confrontar realidades e discutir resultados, baseado nas experiências proporcionadas pelo projeto, favorecendo não só a sua formação profissional (ensino), mas também como pesquisador a partir de atividades extensionistas. No tocante a formação, algo interessante a ser observado, é a relação ensinar-aprender onde os discentes universitários têm a oportunidade de auxiliarem a comunidade durante o desenvolvimento do projeto. Ressalta se também a importância da aproximação da UFVJM junto à comunidade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Como o projeto irá discutir os diversos temas • Síndrome da imobilidade;• Instabilidade Postural; • Odontologia Preventiva; • Incapacidade Cognitiva; • Segurança Alimentar e Nutricional; • Incapacidade Comunicativa; • Sequelas Covid-19; • Incontinência Urinária e Esfincteriana; • Reabilitação Funcional; • Insuficiência Familiar; • Perda de Memória; • Outros temas em que a equipe achar pertinente; isso possibilitará ao estudante o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Com a participação no projeto os estudantes terão a oportunidade de busca de conhecimento além do programa de ensino do curso em que esta matriculado. No projeto participarão 5 alunos de cursos distintos da saúde da UFVJM e um aluno de outra instituição, os graduandos irão contribuir de acordo com os aprendizados em sala de aula, das buscas bibliográficas, além da troca de experiências que o grupo de participantes poderá proporcionar durante a execução do projeto. Estes serão também responsáveis pelo desenvolvimento dos informativos, o que busca impactar na formação do estudante.


Impacto e Transformação Social

O projeto tem grande impacto e transformação social uma vez que ele surgiu na comunidade Palmital em Santa Luzia e esta se ampliando para comunidade de Diamantina. O projeto não será direcionado somente para essas comunidades, qualquer pessoa com acesso a internet poderá ter acesso aos conteúdos produzidos. Além disso, o projeto busca levar o conhecimento cientifico para melhoria da qualidade de vida não só das pessoas idosas mas também das pessoas que estão inseridos neste contexto social. Assim, o projeto busca promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas que participarão e acompanharão o projeto.


Divulgação

Serão produzidos diversos informativos a respeito da qualidade de vida e saúde do idoso, objetivando promover educação em saúde e consequentemente mobilizar a população para o desenvolvimento de práticas de prevenção contra diversas enfermidades. Estes informativos serão divulgados em redes sociais, ou seja, não serão impressos. 2- Relatório técnico: será elaborado um relatórios técnico com a descrição das atividades realizadas que poderá subsidiar novos projetos ou mesmo, promover melhorias neste.


Informações Complementares

Link Youtube PAPSaúde: https://www.youtube.com/channel/UCxPPpHYj3Ecw8UWosUfhHkg/featured Link Twitter PAPSaúde: https://twitter.com/Papsaude


Público-alvo

Descrição

Pessoas com mais de 60 anos; Pessoas que convivem com pessoas com mais de 60 anos;

Descrição

Docentes, Técnicos-Administrativos e Terceirizados com mais de 60 anos; Docentes, Técnicos-Administrativos, Terceirizados e Discentes que convivem com pessoas com idade acima de 60 anos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Santa Luzia - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 173 h

Carga Horária 12 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reuniões quinzenais: Serão feitas reuniões online quinzenais para definir as estratégias e discussão dos temas proposto para atender aos objetivos do projeto. Nessas reuniões serão discutidos sobre a revisão de literatura e organização dos materiais de divulgação. Cada responsável ou grupo responsável por um tema que será utilizado para a realização das ações extensionistas (série de dicas, live, vídeo curto e stories) realizará o levantamento bibliográfico em periódicos e sites especializados de informações científicas e levará para discussão e apontamentos pela equipe na reunião. Serão utilizados para levantamento bibliográfico, os portais de periódicos como CAPES, Scielo, Medline e revistas especializadas em extensão. Não havendo revistas/publicações, sites como, OMS, MS, OPAS também serão utilizadas como fontes. Além disso, nas reuniões será discutido, também, como está o alcance aos objetivos e os resultados esperados (impacto), a fim de avaliar a participação dos membros e da comunidade, apontando desvios, necessidade de ajustes, identificando experiências exitosas e lições aprendidas de forma a permitir aprimoramento do processo da ação extensionista. As características desta avaliação são: a) monitorar os desvios do programado - tomar ações corretivas para harmonizar o executado com o programado e b) avaliar as solicitações de alteração do projeto que envolva escopo, prazo e custo. c) os dados obtidos neste projeto poderão subsidiar novos projetos como a criação de informativos que auxiliem o cotidiano da população que estão em distanciamento e isolamento social, como criação e informativos sobre cuidados na saúde de portadores de comorbidades como diabetes, hipertensão, depressão, etc. As reuniões ocorrerão nas seguintes datas: 20/07; 31/07; 13/08; 28/08; 13/09; 25/09; 15/10; 30/10; 13/11; 30/11; 11/12; 28/12. Cada reunião terá duração de aproximadamente 1 hora, totalizando uma carga horária de 12 horas.

Carga Horária 93 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Na confecção dos informativos o grupo responsável pelo tema do mês irá realizar o levantamento bibliográfico e munido do material irá levar para discussão nas reuniões. Após a discussão e troca de experiências, o texto será repassado para os integrantes que executarão a revisão e adequação do texto para linguagem simples, clara e objetiva de forma que fique de fácil entendimento. Finalizado a revisão e adequação, o texto será encaminhado para equipe de desenvolvimento do design da arte e/ou gravação e transmissão dos informativos. As series de dicas poderão conter textos e/ou registros fotográficos e imagens. Os vídeos serão de curta duração com até 2 minutos. As lives ao vivo serão de no máximo 60 minutos. Serão desenvolvidos também breaking news com o intuito de trazer dicas de saúde diversas aos temas que não sejam os relacionados para o mês. Conforme especificado nas metas serão desenvolvidos em todos os meses de duração do projeto 6 chamadas de lives, 6 lives, 6 vídeos curtos e 6 series referentes aos temas mensais, além de 5 breaking news de temas diversos. Serão elaborados também por volta de 75 stories (enquetes, divulgações, citações, links) sendo 3 por semana, com intuito de interação com a comunidade. Devido à segurança dos participantes, material impresso será evitado. Os temas principais do projeto serão: Síndrome da imobilidade; Instabilidade Postural; Odontologia Preventiva; Incapacidade Cognitiva; Segurança Alimentar e Nutricional; Incapacidade Comunicativa; Sequelas Covid-19; Incontinência Urinária e Esfincteriana; Reabilitação Funcional; Insuficiência Familiar; Perda de Memória; Outros temas em que a equipe achar pertinente; A carga horária total estimada para elaboração de cada tipo de informativo será de: Chamada para live: 3 horas; Live: 18 horas; Video curto: 12 horas; Serie de dicas: 12 horas; Breaking News: 10 horas; Stories: 38 horas; Total de horas para esta atividade 93 horas. Para obter esse valor foram considerados os tempos para pesquisa, elaboração do texto, revisão do texto e preparação da arte (post) e/ou gravação de vídeos.

Carga Horária 56 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Após o processo de desenvolvimento e confecção dos informativos a equipe do projeto irá divulgar o material criado nas redes sociais (Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e Twitter) do projeto. Todos os informativos ficarão abertos ao público para interação e envio de perguntas. No decorrer do projeto haverá publicações diversas de stories com temas de saúde, além de alguns stories para chamar o público para os eventos e também para incentivar a interação. Será feito também, stories do tipo enquete para avaliação da percepção do público quanto aos impactos que o projeto está gerando na vida das pessoas que acompanham o projeto. Nas lives terá o momento de apresentação de informações relativa ao tema do mês e posteriormente será aberta para comunidade para tirar dúvidas e troca de saberes e experiências. As publicações seguirão o seguinte cronograma: Julho 14/07- Post chamada da live sobre o tema do mês **Síndrome da imobilidade; 15/07- Live abordando o tema do mês ** Síndrome da imobilidade; 23/07- 1° Série de dica de saúde do mês de Julho ** Síndrome da imobilidade; 26/07- Vídeo curto dica do mês ** Síndrome da imobilidade; Agosto 05/08- 1° Série de dica de saúde do mês de Agosto *Instabilidade Postural; 11/08- Post chamada da live sobre o tema do mês ** Instabilidade postural; 12/08- Live abordando o tema do mês **Instabilidade postural; 19/08- 2° Série de dica de saúde do mês de Agosto (breaking news) **Odontologia Preventiva; 30/08- Vídeo curto dica do mês **Instabilidade postural; Setembro 02/09- 1° Série de dica de saúde do mês de Setembro *Incapacidade Cognitiva; 16/09- 2° Série de dica de saúde do mês de Setembro (breaking news) **Segurança Alimentar e Nutricional; 22/09- Post chamada da live sobre o tema do mês **Incapacidade cognitiva; 23/09- Live abordando o tema do mês **Incapacidade cognitiva; 27/09- Vídeo curto dica do mês **Incapacidade cognitiva; Outubro 01/10 1° Série de dica de saúde do mês de outubro *Incapacidade Comunicativa; 14/10- 2° Série de dica de saúde do mês de outubro (breaking news) ** Sequelas Covid-19; 20/10- Post chamada da live sobre o tema do mês **Incapacidade comunicativa; 21/10- Live abordando o tema do mês **Incapacidade comunicativa; 28/10- Vídeo curto dica do mês **Incapacidade comunicativa; Novembro 01/11- 1° Série de dica de saúde do mês de novembro *Incontinência Urinária e Esfincteriana; 11/11-2° Série de dica de saúde do mês de novembro (breaking news) **Reabilitação Funcional; 17/11- Post chamada da live sobre o tema do mês **Incontinência urinária e esfincteriana; 18/11- Live abordando o tema do mês **Incontinência urinária e esfincteriana; 25/11- Vídeo curto dica do mês **Incontinência urinária e esfincteriana; Dezembro 01/12- Post chamada da live sobre o tema do mês **Insuficiência familiar; 02/12- Live abordando o tema do mês **Insuficiência familiar; 09/12- 1° Série de dica de saúde do mês de dezembro *Insuficiência Familiar; 23/12- 2° Série de dica de saúde do mês de dezembro **Perda de Memória; 27/12- Vídeo curto dica do mês **Insuficiência familiar; Nos intervalos entre de cada atividade apresentada acima serão publicados os stories. A carga horária total estimada para elaboração de cada tipo de informativo será de: Chamada para live: 3 horas; Live: 6 horas; Video curto: 3 horas; Serie de dicas: 3 horas; Breaking News: 3 horas; Stories: 38 horas; Total de horas para esta atividade 56 horas. Para obter esse valor foram considerados os tempos para acesso, postagem (posts, stories e vídeos) e transmissão das lives nas 4 redes sociais do projeto.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Será elaborado o Relatório Final para envio à PROEXC. Foi considerado para elaboração do relatório 3 horas semanais com duração de 4 semanas, totalizando 12 horas.