Detalhes da ação

Construindo Pontes: orientação universitária e saúde mental nas escolas

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001048

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

15/10/2024

Data Fim

31/07/2025


Programa Vínculado

202104000012 - Programa de Educação Tutorial - PET - Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

lázaro silva queiroz

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 135 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 135 h
Resumo

Este trabalho aborda e estimula a participação do discente de curso superior na construção de espaços para o cuidado da saúde mental e de reflexão sobre o projeto de vida de estudantes do ensino médio, destacando a importância desses espaços para uma escolha de carreira profissional mais coerente com os desejos e projetos desses estudantes. Por meio de rodas de conversa, busca-se realizar uma reflexão também sobre oportunidades, meios e obstáculos acerca do ingresso na Universidade dos Vales do


Palavras-chave

Estudantes, saúde mental, projeto de vida, ensino médio, ensino superior, evasão e retenção.


Introdução

O Vale do Jequitinhonha, uma região de beleza natural e rica cultura, situada em Minas Gerais, apresenta paradoxalmente baixos índices de desenvolvimento (UFMG, 2018). Um exemplo é a acolhedora cidade de Diamantina, lar de aproximadamente 47.702 pessoas (IBGE, 2023). Ao observar as escolas estaduais, como a Escola Estadual Leopoldo Miranda, é possível identificar os determinantes sociais locais - fatores socioeconômicos, culturais, étnicos, psicológicos e comportamentais - que moldam a saúde e a educação de uma parcela da população. Nesse contexto, a escola não só é um espaço de aprendizado, mas também um ambiente propício para a reflexão sobre diversas áreas da vida, incluindo o cuidado com a saúde mental e com o projeto de vida de cada aluno. Evidenciam-se, na atualidade, graves problemas associados ao adoecimento mental de adolescentes destacando-se a depressão, a ansiedade, os transtornos alimentares e o suicídio. Esse cenário é cada vez mais comum, potencializado pela intensa disseminação de informações negativas, pela dependência das tecnologias virtuais e pelo comportamento imediatista da pós-modernidade (França et. al, 2022). De acordo com o Ministério da Saúde (2021), metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticado e muito menos tratado contribuindo para o acontecimento de eventos precoces relacionados a esses quadros como dificuldade em relacionamentos, abuso de substâncias, comportamentos autolesivos e de risco. Esses eventos são favorecidos pelo fato de que, em termos da carga de doenças entre adolescentes, a depressão é a terceira causa principal (OPAS, [s. d.]). Diante disso, estabelecer espaços de cuidado com a saúde mental para esses jovens é crucial a fim de melhorar sua qualidade de vida e mitigar os altos índices de evasão e retenção acadêmica durante a graduação. Em contrapartida, mais da metade dos estudantes aprovados no vestibular 2023 da Universidade de São Paulo (USP) são oriundos de escolas públicas (Yamamoto, 2023). Embora esses números indiquem um avanço significativo, é imperativo implementar intervenções que promovam autoconhecimento e saúde mental para que esses estudantes possam ocupar cada vez mais o espaço acadêmico. Dessa forma, a atuação dos discentes da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) pode desempenhar um papel importante na orientação universitária e desenvolvimento social e pessoal dos estudantes. Sendo assim, é pertinente aos discentes do ensino superior, por meio de metodologias participativas, como rodas de conversa, auxiliar os estudantes do ensino médio na reflexão acerca do seu projeto de vida e definição de carreira uma vez que é essencial promover um processo de reflexão e autoavaliação por parte do estudante, visando evitar futuras desistências do curso escolhido (Paula e Pestana, 2018). Adjuvante a isso, a escuta ativa das questões psicossociais vividas por esses estudantes ajudará na elaboração de intervenções mais efetivas no cuidado em relação à sua saúde mental. Por fim, por meio das questões aqui expostas, esta ação de extensão pretende provocar nos estudantes da Escola Estadual Leopoldo Miranda e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), reflexões sobre projetos de vida, incluindo as oportunidades, meios e obstáculos advindos do ingresso na UFVJM, e quais suas perspectivas diante do futuro acadêmico. Ademais, busca-se construir espaços para o cuidado com a saúde mental, com o auxílio de psicólogos voluntários, visando indiretamente reduzir os índices de evasão e retenção presentes e futuras por meio do engajamento nessas iniciativas.


Justificativa

As escolas públicas são majoritariamente frequentadas por crianças, jovens e adultos de classes populares. A falta de informação sobre as instituições de ensino superior somada à ausência de perspectiva e estímulo para os estudos são os principais fatores que levam ao abandono escolar ou à não continuidade em cursos de graduação (Moraes et al., 2019). Dessa maneira, conhecer as diversas formas de assistência estudantil é crucial para que os alunos do Ensino Médio em escolas públicas decidam avançar em sua trajetória educacional. O adoecimento mental é um processo vivenciado por muitos estudantes, gerando inseguranças em relação ao futuro. É crucial destacar que o tratamento e a prevenção dos diversos transtornos mentais exigem atenção especial, pois muitas vezes os jovens podem não receber informações adequadas sobre este processo dificultando a adesão a um possível tratamento. Portanto, é importante oferecer a esses jovens espaços de cuidado com a própria saúde mental ajudando-os a refletir sobre os problemas que têm vivenciado em seu cotidiano e que podem ser adoecedores. Nesse contexto, este projeto incluirá orientações sobre a relevância do cuidado com a própria saúde mental e a participação na construção de um ambiente escolar mais saudável, além de informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial do município para que alunos e familiares possam buscar ajuda quando necessário. Tais orientações podem desempenhar um papel preponderante na promoção da saúde mental dos estudantes, atenuando os impactos adversos de problemas como a ansiedade e a depressão em seu bem-estar e desempenho acadêmico, tanto no ensino fundamental e médio quanto, eventualmente, no âmbito universitário, caso desejem prosseguir com seus estudos. Concomitante a isso, acredita-se que ocorrerá uma diminuição dos índices de retenção e evasão devido ao adoecimento mental.


Objetivos

OBJETIVO GERAL Oferecer espaços de cuidado com a saúde mental e reflexão acerca do próprio projeto de vida, inclusive em relação a um possível ingresso na universidade, aos estudantes do ensino médio da Escola Estadual Leopoldo Miranda. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Proporcionar orientações sobre a escolha da carreira profissional, visando contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida e redução dos índices de desistência no ensino superior; Realizar uma troca de experiências entre estudantes de ensino médio da cidade de Diamantina/MG e discentes do campus JK da UFVJM acerca da construção de possíveis projetos de vida, bem como uma reflexão sobre as expectativas e desafios do ensino superior; Auxiliar na futura qualificação profissional, por meio de informações coletadas na UFVJM; Conhecer os desejos dos alunos quanto ao seu projeto de vida, sanando possíveis dúvidas; Realizar rodas de conversa com os estudantes, a fim de entender mais sobre seus sofrimentos, desafios e perspectivas; Em parceria com psicólogos, construir espaços de cuidado com a saúde mental, através da realização de rodas de conversa onde sejam discutidas as principais dificuldades vivenciadas pelos estudantes; Proporcionar espaços de diálogo e troca de experiências com alunos da UFVJM, permitindo aos estudantes conhecer os desafios e oportunidades do ensino superior na instituição, e que os discentes entendam mais sobre a atual dinâmica estudantil; Criar materiais informativos sobre os cursos oferecidos pela UFVJM, destacando suas características e possibilidades de carreira, para auxiliar os estudantes na tomada de decisão. Promover estratégias para reduzir índices presentes e futuros de evasão e retenção da UFVJM. Apresentar as oportunidades de assistência estudantil e dos diversos tipos de bolsas que podem ajudar o estudante em seu custeio durante a graduação.


Metas

Realizar 6 rodas de conversa; Capacitar 90 estudantes.


Metodologia

O presente projeto de extensão será realizado através das seguintes etapas, que serão de grande valia para o melhor alcance dos objetivos almejados e promover maiores resultados: Seleção dos voluntários: Nesta etapa, será desenvolvido um edital com todas as informações e responsabilidades dos voluntários para ingresso no projeto. Será disponibilizado um questionário por meio do Google forms para preenchimento e manifestação de interesse destinado a toda comunidade acadêmica do campus JK da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Convite a psicólogos: Serão convidados psicólogos voluntários para colaboração na execução do projeto, via e-mail. Agendamento das intervenções na Escola Estadual Leopoldo Miranda: Nesta etapa, através de e-mail, serão realizados todos os trâmites para se alcançar as melhores datas e horários a serem realizadas as intervenções. Elaboração de materiais informativos: Serão elaborados materiais impressos e digitais contendo informações detalhadas sobre os cursos ofertados pela UFVJM, depoimentos de alunos e egressos, além de dicas para uma transição bem-sucedida para o ensino superior e a continuação do mesmo, visando diminuir os níveis de evasão e retenção acadêmica presentes e futuras. Rodas de conversa: Serão realizadas duas rodas de conversa abertas com cada turma, conduzidas por psicólogos com o auxílio de discentes bolsistas e/ou voluntários. Esses encontros envolverão discentes da UFVJM e estudantes de ensino médio da Escola Estadual Leopoldo Miranda, com o objetivo de promover uma reflexão colaborativa sobre o ensino superior. A intenção é criar um espaço para a discussão das expectativas e desafios, estimulando a participação e o diálogo entre todos os presentes. A primeira terá a discussão pautada nas dificuldades vivenciadas pelos adolescentes e, conjuntamente, soluções serão sugeridas. Já a segunda roda abordará a temática sobre projeto de vida, nesse momento serão oferecidas orientações sobre o ingresso na graduação. Avaliação: A eficácia do projeto será avaliada por meio de questionários de satisfação aplicados aos participantes. Os resultados serão utilizados para aprimorar e ajustar as atividades e estratégias do projeto. Adicionalmente, vale destacar que os dados obtidos serão apresentados tanto em eventos científicos locais, como o Congresso de Ciências da Saúde da UFVJM, quanto em congressos de abrangência nacional. Essas oportunidades de exposição não apenas facilitam a disseminação dos resultados do projeto entre a comunidade acadêmica e profissional, mas também sublinham a importância dos dados coletados. É pertinente ressaltar que os dados em questão possuem potencial para serem aplicados tanto em atividades de pesquisa quanto de ensino, em que os participantes voluntários do projeto serão incentivados a explorar e aplicar esses dados conforme sua criatividade e interesse, o que contribuirá para ampliar o impacto e a relevância do projeto para além de seus objetivos iniciais.


Referências Bibliográficas

FRANÇA, E. O. et al. Fatores de risco para depressão na adolescência: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria, v. 26, n. 1, 2022. Disponível em: <https://rbnp.emnuvens.com.br/rbnp/article/view/877> Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo Demográfico Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/datas/panorama>. Acesso em: 16 abr. 2024. MORAES, T.V.P.; et al. Universidade vai à escola: uma nova perspectiva sobre o futuro. Rev. Ciência em Extensão, São Paulo, v.15, n.1, p.83-92, 2019. Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS. Saúde Mental dos Adolescentes. [s.d.]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes. Acesso em: 16 abril 2024. PAULA, A. S.; PESTANA, V. F. Orientação profissional em alunos de uma escola pública: análise de uma intervenção. Sinergia, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 156-160. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. O Vale do Jequitinhonha. Polo Jequitinhonha UFMG, 2018. Disponível em: https://www.ufmg.br/polojequitinhonha/o-vale/sobre-o-vale-do-jequitinhonha. Acesso em: 16 abril 2024. YAMAMOTO, E. Com 54,1% de ingressantes de escolas públicas, vestibular 2023 foi o mais inclusivo da história. Jornal da USP, São Paulo, 15 mai. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/com-541-de-ingressantes-de-escolas-publicas-vestibular-2023-foi-o-mais-inclusivo-da-historia. Acesso em: 16 abril 2024.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Durante a realização deste projeto de extensão, tanto os discentes da UFVJM como os alunos da Escola Estadual Leopoldo Miranda vão participar com a realização de rodas de conversa, onde serão estimulados a refletirem sobre habilidades, interesses e valores, bem como a discussão sobre as expectativas e desafios do ensino superior.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças e enfermidades". Com base nessa definição abrangente, reconhecemos que a saúde mental dos estudantes é uma área complexa e multifacetada, influenciada por diversos fatores. Nesse contexto, serão estabelecidas parcerias com psicólogos voluntários para realização de pequenos atos, que têm potencial para surtir grandes efeitos posteriormente na saúde mental dos estudantes, que no momento atual estão nas escolas, mas que daqui a algum tempo estarão dentro das universidades. Ao unir esses esforços, é objetivado um cuidado abrangente, holístico e de qualidade para a saúde mental dos estudantes do ensino médio e discentes do campus JK da UFVJM.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto proporcionará uma série de atividades interativas para os estudantes participantes. Primeiramente, serão organizados encontros onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas experiências uns com os outros, promovendo assim um ambiente de troca e aprendizado mútuo, caracterizando a dimensão de extensão do projeto. Além disso, durante esses encontros, os estudantes receberão instruções e orientações valiosas por parte dos psicólogos envolvidos no projeto, o que contribuirá para a dimensão de ensino, ao fornecer suporte emocional e estratégias para lidar com desafios relacionados à escolha profissional e ao ingresso no ensino superior. Por fim, como parte da dimensão de pesquisa, todos os estudantes participantes serão convidados a preencher um formulário de avaliação ao final dos encontros, permitindo assim, que suas percepções e experiências sejam registradas e analisadas, fornecendo insights valiosos para o aprimoramento contínuo do projeto.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Esse projeto de extensão contribui diretamente para a consolidação da formação dos acadêmicos voluntários, tendo em vista que através desse projeto serão aprimoradas habilidades de escuta e comunicação eficaz, permitindo uma melhor compreensão das necessidades e preocupações de cada indivíduo. Ademais, serão desenvolvidas habilidades de trabalho em equipe e colaboração no desenvolvimento de atividades extra-curriculares, desenvolvendo a capacidade do discente em realizar ações de extensão que poderão ser necessárias para seu futuro profissional. Além disso, essa ação também possibilitará uma assistência em saúde mental de forma mais equânime, eficiente e de qualidade, o que representará impactos na graduação dos estudantes do ensino médio da cidade de Diamantina/MG e do campus JK da UFVJM. Por outro lado, um ponto de grande relevância para a formação dos discentes é o contato com a população, o qual promove o aprimoramento da relação estudante-comunidade. Por fim, a Escola Estadual Leopoldo Miranda poderá ser transformada com a execução deste projeto, de diversas maneiras, como por exemplo o fortalecimento da relação dessa escola com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, pois o contato direto entre ambas as partes promoverá uma maior integração e colaboração em prol do desenvolvimento estudantil. Além disso, ao promover a reflexão sobre escolha profissional e oferecer suporte emocional aos estudantes, o projeto ajudará a reduzir os futuros níveis de evasão e retenção acadêmica e até mesmo auxiliar na sua diminuição.


Impacto e Transformação Social

Empoderamento dos estudantes: Ao estimular a reflexão e a autoavaliação na escolha da carreira, o projeto capacita os jovens a tomar decisões mais conscientes e alinhadas com seus interesses e habilidades, fortalecendo sua autoconfiança e autonomia. Redução da evasão e retenção acadêmica: Ao oferecer espaços de reflexão aos estudantes voltados para o autocuidado e projeto de vida, o trabalho contribui para reduzir os índices de evasão e retenção de alunos, garantindo uma experiência acadêmica mais satisfatória e bem-sucedida. Promoção da saúde mental: Ao abordar sofrimentos e desafios vivenciados pelos estudantes em seu estágio de vida, essa ação promove melhoria em seu bem-estar, prevenindo problemas como ansiedade, depressão e desmotivação acadêmica. Construção de pontes entre diferentes realidades sociais: Ao envolver estudantes universitários na orientação de jovens de escolas públicas, este projeto promove a troca de experiências e conhecimentos, contribuindo para a construção de pontes entre diferentes realidades sociais e culturais e para uma sociedade mais inclusiva e equitativa.


Divulgação

Para seleção de voluntários (psicólogos e estudantes) serão publicados editais específicos nas redes sociais da Famed e do PET Estratégias. Realização de reuniões com equipe gestora da escola para divulgação de ação e agendamento de datas.


Público-alvo

Descrição

Descrição do público-alvo: O projeto é direcionado aos estudantes do ensino médio, no município de Diamantina/MG, e discentes da UFVJM de todos os cursos de graduação que desejarem participar voluntariamente desta ação de extensão. Estima-se a participação de, aproximadamente, 90 estudantes do ensino médio, visto que, iremos abordá-los durante dias letivos programados previamente na Escola Estadual Leopoldo Miranda.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 135 h

Carga Horária 6 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de um edital contendo todas as informações relevantes e as responsabilidades dos voluntários interessados em participar do projeto. Além disso, será disponibilizado um questionário por meio do Google Forms, aberto a toda comunidade acadêmica do campus JK da UFVJM que possuir interesse.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão convidados psicólogos voluntários, via e-mail, para integrar o projeto.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nesta etapa, por e-mail, serão organizados os agendamentos para as intervenções na Escola Estadual Leopoldo Miranda, buscando as melhores datas e horários.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação de materiais impressos e digitais contendo informações detalhadas sobre o estudo na UFVJM.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão promovidas rodas de conversa abertas, guiadas por psicólogos e apoiadas por discentes bolsistas e/ou voluntários, reunindo alunos da UFVJM e do ensino médio da Escola Estadual Leopoldo Miranda. O objetivo é fomentar a reflexão sobre o ensino superior, criando um ambiente para discutir expectativas e desafios de forma participativa, bem como promover o cuidado com a saúde mental.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Através de questionários de satisfação aplicados aos participantes do projeto.

Carga Horária 21 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Submissão em congressos locais e nacionais. Além de utilização dos dados para criação de outros projetos.