Detalhes da ação

Feira de Atividade Farmacêuticas - FAF

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000199

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/11/2024

Data Fim

01/11/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

valéria gomes de almeida

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

A Feira de Atividades Farmacêuticas (FAF) é um programa permanente do curso de Farmácia da UFVJM com caráter extensionista, que visa aproximar a instituição da sociedade, oferecendo informações interativas sobre cuidados de saúde, uso de medicamentos, diagnóstico laboratorial e prevenção de doenças. A FAF ocorre anualmente em espaços públicos de Diamantina - MG, fortalecendo a relação entre a universidade e a sociedade e contribuindo para a formação humanista dos acadêmicos de Farmácia.


Palavras-chave

atividades farmacêuticas, comunidade, cuidado em saúde, gestão em saúde, tecnologia e Inovação.


Introdução

A extensão pode ser entendida como um processo dinâmico, que envolve o Ensino e também a Pesquisa, de forma indissociável. Ela permite trabalhar aspectos educativos, culturais e científicos, de forma transformadora envolvendo a Universidade e a Sociedade. Desta forma, a realização de uma feira em Saúde, considerando o âmbito de atuação do profissional farmacêutico, representa uma oportunidade de aprimoramento teórico e técnico para os acadêmicos que estão em processo de formação, pois além do trabalho junto à comunidade representar um excelente campo de aprendizado, permite aos discentes compartilharem experiências de forma interdisciplinar e conhecer a realidade de saúde da comunidade. Assim, esta experiência deve aproximar os discentes da realidade populacional, contribuindo para a formação cidadã, e o desenvolvimento de uma visão crítica e norteadora sobre os aspectos da realidade local. Além disso, as atividades devem contribuir para a integração entre docentes, discentes e a sociedade. As ações serão realizadas por metodologias que estimulem a participação e a democratização do conhecimento e do saber farmacêutico, promovendo a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. Para a execução dessa ação, docentes responsáveis pelas unidades curriculares (UC) do curso de Farmácia poderão, em cada eixo de formação, desenvolver projetos que tenham como foco a troca de saberes com a sociedade, promovendo o aprendizado do discente e a melhoria da qualidade de vida da população.


Justificativa

O Plano Nacional de Educação, vigência 2001-2010 (BRASIL, 2001) estabeleceu que as universidades deveriam se ocupar em promover a integração do Ensino, Pesquisa e Extensão, além de instituir em sua meta 23 que, “no mínimo, 10% do total de créditos exigidos para a graduação no ensino superior no País será reservado para a atuação dos estudantes em ações extensionistas”, passando a partir de 2023 a obrigatoriedade de inclusão desta carga horária nos cursos de graduação no Brasil com a Resolução CNE/CES No 7, de 19 de dezembro de 2018. A fim de atender a esse objetivo o curso de graduação em Farmácia da UFVJM instituiu em seu projeto pedagógico de curso a organização das atividades de extensão em três eixos: 1) Gestão em Saúde 2) Cuidado em Saúde 3) Tecnologia e Inovação em Saúde agrupadas de acordo com a natureza das unidades curriculares. Além disso a nova organização curricular dos curso de Graduação em Farmácia contempla a necessidade da interação do estudante com as necessidades de saúde da comunidade e que esta seja efetiva desde o princípio do curso, cabendo ressaltar que a extensão universitária representa o meio mais efetivo de interação entre a universidade e a sua atuação na sociedade, por meio de ações impactantes e transformadoras da realidade social (Passos e Gomes, 2017). Neste contexto, as feiras em saúde representam um campo fértil para sua realização ao oferecer a possibilidade de colocar os estudantes diretamente em contato com a comunidade e como sujeitos ativos no seu processo de execução, lhes fornecendo uma oportunidade de atuarem na comunidade e vivenciarem uma gestão colaborativa. A população, em muitas situações pode não ter acesso à informação e aos serviços públicos em saúde, carecendo de orientação, conscientização e educação para entender a importância da adoção da prevenção e da promoção da saúde. Neste contexto, os discentes estarão preparados para sensibilizar e estimular por meio de diferentes estratégias, a adoção gradativa de processos simples, que podem levar a mudança de alguns hábitos diários em busca de um estilo de vida mais saudável. Desta forma, o presente programa objetiva sistematizar atividades de extensão do curso de Farmácia promovendo uma interação dialógica da Universidade com a comunidade externa por meio de troca de conhecimentos, através de uma Feira, onde serão trabalhadas diferentes temáticas de importância no contexto da saúde. As temáticas de saúde trabalhadas junto à comunidade estarão correlacionadas ao âmbito de atuação farmacêutico, que envolve desde a produção ao uso racional de medicamentos; a prevenção, diagnóstico laboratorial e toxicológico, tratamento, gestão, saúde pública, farmácia clínica e hospitalar, alimentos, educação, dentre outras. Estas ações devem aumentar o conhecimento da comunidade em relação a diferentes questões da saúde, lhes fornecer ferramentas para compreensão dos fenômenos e a promoção da saúde. Além disso, espera-se que com as com as ações se aprimore a formação dos profissionais farmacêuticos com conhecimentos, competências, habilidades e atitudes para o trabalho, levando em conta a realidade da população brasileira, e em especial, da região de abrangência da UFVJM. Acredita-se que dessa maneira teremos futuros farmacêuticos comprometidos com o exercício da cidadania, capacitados profissionalmente e com responsabilidades e deveres da profissão, sempre com conduta ética, humanista, crítica e reflexiva diante dos desafios que possam surgir.


Objetivos

Objetivo Principal Ampliar o conhecimento em saúde da população, mobilizando para o autocuidado e autonomia para a prevenção e promoção da saúde, cuidado do ambiente e, assim, melhor qualidade de vida e contribuir para a formação humanística e técnica dos discentes do curso de Farmácia Objetivos Específicos a) Aproximar o curso de Farmácia/FCBS/UFVJM e a comunidade em geral; promovendo a interação entre o ensino superior e a comunidade, através da troca de conhecimentos e experiências. b) Oportunizar educação em saúde c) Desenvolver o autocuidado da população; d) Promover atividades de promoção de saúde; e) Propiciar ações de extensão que envolvam novos ambientes de ensino-aprendizagem direcionados à promoção da saúde e qualidade de vida à universidade; f) Promover o desenvolvimento de habilidades por parte de discentes do curso de Farmácia/FCBS/UFVJM em atividades extensionistas na promoção e educação em saúde. g) Contribuir para uma formação profissional humanizada dos estudantes do curso de Farmácia/FCBS/UFVJM; h) Fortalecer a extensão como componente curricular obrigatório nos cursos de graduação. i) Fortalecer o papel social da UFVJM através da realização de ações extensionistas.


Metas

Realizar a Feira de Atividades Farmacêuticas anualmente articuladas às unidades curriculares do curso de Farmácia; Realizar a orientação e treinamento dos discentes para a participação até o terceiro mês do primeiro semestre letivo. Elaborar as palestras, atividades e material informativo até o décimo mês de cada semestre letivo. Divulgar o projeto entre diversos setores da sociedade de Diamantina a partir do início do segundo semestre. Realizar apresentações, palestras, demonstrações, ações individuais e coletivas de promoção à saúde, de forma coordenada entre as unidades curriculares do curso de Farmácia em um evento único, sob coordenação dos docentes responsáveis, até o final do segundo semestre letivo. Elaboração de relatório para avaliação dos impactos alcançados e levantamento de medidas corretivas para o próximo evento.


Metodologia

A execução da Feira de Atividades Farmacêuticas (FAF) será organizada em etapas, envolvendo planejamento, desenvolvimento das ações e avaliação dos resultados. 1 - Formação das Equipes de Trabalho: os docentes das unidades curriculares do curso de Farmácia serão responsáveis pela coordenação das dos projetos, formando equipes compostas por discentes. Essas equipes serão divididas conforme os três eixos principais: Gestão em Saúde, Cuidado em Saúde, e Tecnologia e Inovação em Saúde. 2 - Planejamento e Capacitação: anualmente, será montada uma comissão composta por docentes, técnicos administrativos e discentes do curso de Farmácia que ficará responsável pelo planejamento da FAF. Reuniões periódicas da comissão serão realizadas para o planejamento das ações. 3 - Desenvolvimento das ações extensionistas: as atividades da FAF terão caráter interativo, com demonstrações práticas e materiais educativos sobre temas como uso racional de medicamentos, diagnóstico laboratorial, prevenção de doenças e agravos, entre outros. A abordagem à população ocorrerá de maneira acessível e participativa, estimulando a troca de experiências e o aprendizado mútuo. 4 - Execução do Evento: O evento será realizado anualmente em espaços públicos de Diamantina, MG, envolvendo a comunidade local. Durante a feira, poderá haver exposições, jogos e brincadeiras, prestação de serviços farmacêuticos, palestras, oficinas, ações práticas, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos, entre outros. As atividades serão desenvolvidas de maneira integrada entre as equipes, de forma a promover um diálogo direto com os participantes. 5 - Divulgação: o projeto será amplamente divulgado nos meios de comunicação locais, como rádios, redes sociais, e parcerias com escolas e organizações comunitárias, garantindo a participação da população-alvo. 6 - Avaliação e Acompanhamento: ao final do evento, será realizada uma avaliação qualitativa e quantitativa dos resultados, com base na participação da comunidade e no impacto das ações. Reuniões pós-evento serão organizadas para discutir os pontos positivos e áreas de melhoria, de modo a aperfeiçoar a feira nos anos subsequentes. Um relatório deverá será elaborado pela Comissão de Extensão com as análises de desempenho, sugestões de melhorias e novas demandas da comunidade para embasar as próximas edições da FAF.


Referências Bibliográficas

Resolução CNE/CES Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. CF/88, arts. 207; Lei Nº 9394/96 - Princípio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014: Plano Nacional de Educação 2014/2024 – Meta 12 – Estratégia: 12.7: Assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social. – Curricularização da Extensão. Resolução CNE/CES Nº 6, de 19 de outubro de 2017. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Farmácia e dá outras providências. Parecer CNE/CES nº 576/2023, aprovado em 9 de agosto de 2023 - Revisão da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Passos AA, Gomes WS. Desafios e possibilidades: duas experiências de extensão na Universidade Estadual de Goiás. Em Extensão 2016; (15)1:58-71.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A Feira de Atividades Farmacêuticas possibilitará a interação direta entre a sociedade e a comunidade acadêmica fora dos muros da universidade, levando os acadêmicos, técnicos e docentes do Departamento de Farmácia da UFVJM ao encontro da população, promovendo assim a interação, o diálogo e a troca de experiências e saberes múltiplos e contribuindo para a promoção da saúde. Ela representa uma espécie de ponte permanente entre a Universidade e os diversos setores da sociedade, uma via de duas mãos, em que a Universidade leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade, e recebe dela influxos positivos como retroalimentação, tais como suas reais necessidades, seus anseios, aspirações e também aprendendo com o saber dessas comunidades. Ocorrerá, na realidade, uma troca de conhecimentos, em que a universidade também aprende com a própria comunidade sobre os valores e a cultura dessa comunidade. Assim, a universidade pode planejar e executar as atividades de extensão respeitando e não violando esses valores e cultura.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As ações de extensão serão desenvolvidas por eixos de atuação da profissão farmacêutica, que englobam múltiplas unidades curriculares, que sob a coordenação dos docentes responsáveis elaborarão projetos interdisciplinares englobando problemas/questões de saúde. Na realização dos projetos espera-se conduzir os discentes a uma formação cidadã, humanista, crítica e reflexiva, devido a construção de saberes de modo interprofissional e interdisciplinar, transpondo as visões generalista e especializadas acerca da realidade social, permitindo a ação transformadora da Extensão Universitária. A discussão, interprofissional e interdisciplinar, das questões complexas contemporâneas no contexto social, vivenciadas pela extensão, contribuirão para uma formação mais ampla que supera a ideia de conteúdo compartimentalizado. Além disso, as atividades de extensão deverão ser realizadas não somente utilizando conhecimentos técnicos e científicos, mas também habilidades específicas e competências gerais associadas a um perfil profissional humanístico e realista. Este perfil ganha definição e se completa no âmbito dos processos de tomada de decisão, com o trabalho interprofissional e com a sociedade, na capacidade para liderar mudanças, na sensibilidade administrativa e gerencial, inseridos em um processo de educação permanente e de atenção às questões da saúde da sua comunidade local, possibilitando um trabalho transformador de indivíduos e sociedade. A cooperação, interação e compartilhamento de diversos saberes como outros cursos da Universidade, possibilitará uma transformação, pessoal e profissional, no processo formativo dos sujeitos envolvidos e na construção de novos espaços, além de promover a superação da formação fragmentada do profissional de saúde farmacêutico


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A proposta da ação de extensão e a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico está em conformidade com o suporte legal: Cf. IV, Art. 5o, Resolução n o 7, CNE - 18, dez, 2018. Cada ação de extensão proposta apresentará sua metodologia contendo a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Cada ação acontecerá de forma concomitante às atividades de ensino, estando, portanto, vinculada ao processo de formação de futuros profissionais. As informações técnico-científicas da área da saúde, necessárias à atuação extensionista, terão sido adquiridas previamente pelos discentes em unidades curriculares do curso de graduação. Assim, os conhecimentos adquiridos nestas UC serão vivenciados e aplicados na prática extensionista. Dados comprovados cientificamente, por meio de evidências, poderão ser o alicerce para aplicação de conhecimento na prática extensionista. Além disso, as atividades extensionistas poderão gerar conhecimentos, que se analisados com o olhar de pesquisador e, a partir dos resultados das análises, poderão ser sistematizados e divulgados, com potencial de produção acadêmica baseada na metodologia científica. Ressalta-se que também deverá ocorrer nas ações de extensão, a interlocução entre discentes de graduação e de pós-graduação da UFVJM, nos quais docentes do curso de Farmácia estão vinculados. Desta forma, a indissociabilidade da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão será mantida à medida que o processo formativo dos estudantes de Farmácia (ensino) e a geração do conhecimento na UFVJM (pesquisa) irão subsidiar as ações desenvolvidas na comunidade (extensão).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação do estudante nas ações de extensão do projeto permitirá o desenvolvimento competências como o trabalho em equipe, organização, comunicação e interação com o público, além de possibilitar vivências que não seriam possíveis somente em sala de aula, contribuindo assim para a formação humanista e cidadã e auxiliando na preparação do profissional para o mercado de trabalho. Durante o planejamento, o discente deverá estudar sobre diversos assuntos para o desenvolvimento das ações e, a partir deste conhecimento e do trabalho em equipe, deverá elaborar estratégias para apresentação do tema ao público alvo e alcance dos objetivos de conscientização e promoção em saúde. Além disso, eles serão agentes diretos na elaboração de materiais didáticos, de divulgação, captação de patrocínios, etc. Isso permitirá aos mesmos o desenvolvimento de iniciativa, capacidade reflexiva e crítica e também empreendedora, além de exercitar nos mesmos o senso de responsabilidade. Os extensionistas vivenciarão a realidade regional ao participarem das ações, havendo o contato direto com a população em geral. A participação nas ações preparará o estudante para lidar com pessoas, para desenvolver um linguajar mais próximo da realidade da população leiga em geral, impactando sua atuação profissional no futuro. Pode-se dizer que a participação nas ações extensionistas contribuirão para o desenvolvimento e consolidação de habilidades técnicas (conhecimentos da área de atuação), mentais, emocionais e sociais (capacidade de comunicação, iniciativa, liderança, tomada de decisões, dentre outras).


Impacto e Transformação Social

A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade (FORPROEX, 1987). Neste sentido, seu impacto e transformação social estarão amparados em processos que integram as definições de educação, cultura e ciência, trabalhando de forma indissociável e viabilizando processos de transformação entre a universidade e sociedade. As transformações sociais serão implementadas na sociedade através da troca de saberes que estão articulados entre a universidade e a sociedade. Espera-se que a partir dessa interação com a população, haja também papel transformador na comunidade acadêmica, tanto pela produção de conhecimento como aprimoramento de habilidades essenciais para o exercício da cidadania. Desta forma, o Programa extensionista da FAF pautado nos três eixos de formação do farmacêutico pretendem ir além da simples creditação da extensão universitária, ao tentar produzir e oportunizar a promoção a saúde e o autocuidado na população; aprofundar o processo de formação profissional, garantindo ao estudante uma vivência e conhecimento dos problemas que afligem a sociedade e instigar a busca pelas soluções, em constante discussão e troca com os atores sociais.


Divulgação

A divulgação será realizada via plataformas digitais ou por comunicação direta (escrita) às escolas públicas e/ou particulares. Nos casos em que a mostra for realizada em praças ou bairros, a divulgação também poderá ser realizada por meio dos postos de saúde.


Público-alvo

Descrição

Moradores de Diamantina e região; alunos de ensino médio e fundamental de escolas de Diamantina e região;

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 38 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A partir da segunda semana do primeiro semestre letivo do ano, os docentes de cada eixo se reunirão e definirão os temas a serem abordados e os projetos a serem vinculados à FAF.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Até a quinta semana do primeiro semestre letivo de cada ano, os docentes trabalharão a importância da extensão e discutirão as estratégias para desenvolvimento dos projetos vinculados a feira.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Entre a sexta e a décima primeira semana do primeiro semestre letivo do ano, os discentes elaborarão os materiais a serem empregados na feira. Os docentes irão coordenar e orientar as atividades a serem desenvolvidas pelas suas unidades curriculares, podendo incluir palestras, cartilhas, jogos educativos, demonstrações de técnicas e procedimentos para o, dinâmicas, teatro, atendimento ao paciente, rodas de conversa, entre outros.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os alunos vinculados ao nono período do curso serão responsáveis por elaborar todo material de divulgação da feira, bem como os portfólios para captação de recurso junto aos patrocinadores entre o primeiro e o nono mês de atividades. Os materiais serão utilizados para divulgar o projeto entre diversos setores da sociedade de Diamantina do décimo mês, incluirão: carta convite, publicações em meios digitais de comunicação e/ou cartazes, etc

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A captação de recursos ocorrerá entre o sexto e décimo mês e a divulgação da feira a comunidade em geral a partir do décimo mês de atividades.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Após a realização da feira será aplicado um questionário aos discentes para verificação do impacto da feira em sua formação, bem como a elaboração de relatório final do projeto e preparo de resumos ou pôsteres para apresentação em encontros científicos, quando pertinente.