Visitante
@Fammuc nas #redes
Sobre a Ação
202203001054
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
07/10/2024
31/12/2025
Dados do Coordenador
tâmaro chagas mendes
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Comunicação
Saúde
Mídias
Nacional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
O projeto “@Fammuc nas #Redes” visa criar e gerenciar páginas institucionais em redes sociais para modernizar a comunicação da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc-UFVJM). Objetiva facilitar o diálogo entre a faculdade, estudantes e o público geral, promovendo conteúdos científicos e eventos. O projeto será desenvolvido em quatro etapas: planejamento, implementação, monitoramento e expansão. Este projeto busca ampliar a visibilidade da Fammuc e fortalecer seu vínculo com a comunidade.
Comunicação digital, Redes sociais digitais, Divulgação científica, Promoção de Saúde.
A comunicação eficaz é um dos pilares fundamentais para o bom funcionamento de qualquer instituição acadêmica. Em um mundo cada vez mais conectado, as redes sociais digitais tornaram-se canais estratégicos para facilitar essa comunicação, permitindo o diálogo constante entre as instituições e seus diversos públicos. O curso de medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi fundado em 2014 após mobilizações populares e diversas discussões administrativas e políticas (PINTO; RODRIGUES, 2018). Atualmente, a Fammuc mantém apenas um site oficial como principal canal de comunicação com seus estudantes e com a comunidade. Apesar de ser um importante canal tradicional de comunicação, o site pode ser ineficaz para manter uma forma mais rápida e ampla de comunicação, o que torna as redes sociais digitais mais atrativas para esta finalidade. O termo redes sociais se refere a forma de conectar as pessoas possibilitando que haja compartilhamento de informação entre elas (DELBIANCO; VALENTIM, 2022). Quando a comunicação nessas redes é mediada por computador ou por qualquer outro aparato tecnológico a partir da internet, dá-se o nome de redes sociais digitais. Plataformas como Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), TikTok, Youtube são exemplos de redes sociais digitais (MARQUES, 2020). No Brasil, o uso de redes sociais digitais é amplamente disseminado. O relatório Digital 2024: Brazil demonstrou que o uso de redes sociais é prevalente entre a população, sendo 144 milhões de usuários no YouTube; 134,6 milhões no Instagram; 111,3 milhões no Facebook; 98,59 milhões no TikTok e 22,13 milhões no X (KEMP, 2024). Essa tendência torna as redes sociais digitais um espaço propício para que a faculdade amplie sua visibilidade, facilite a troca de informações e engaje a comunidade acadêmica e externa em suas atividades. Em relação ao ambiente universitário, os alunos demonstraram uma preferência por chegar às suas futuras faculdades através das redes sociais, tornando assim a utilização a presença nas redes sociais uma ferramenta necessária no atual ambiente do ensino superior (PERUTA; SHIELDS, 2018). Assim, torna-se importante citar que as principais faculdades de medicina do Minas Gerais possuem perfis em redes sociais digitais. No Instagram, por exemplo, temos a Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed-UFVJM) (259 seguidores); a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares (UFJF-GV) (906 seguidores) e com grande atuação online a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (18,7 milhões de seguidores). Portanto, a presença da Fammuc nas redes sociais não só modernizará suas práticas comunicativas, como também ampliará seu alcance e reforçará seu papel social. Este projeto visa, assim, criar um canal eficiente e acessível de comunicação, capaz de conectar estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e a sociedade em geral, promovendo o diálogo e o compartilhamento de conhecimento.
A criação de páginas institucionais nas redes sociais digitais é uma estratégia essencial para modernizar a comunicação da Fammuc e promover o engajamento da comunidade acadêmica. As redes sociais são amplamente utilizadas pelo público brasileiro, o que pode as tornar benéficas para a disseminação de informações, pois possuem pontos positivos importantes, como a criação de relações sociais, divulgação de marca, produto ou serviços e auxiliar no processo de educação (DELBIANCO; VALENTIM, 2022). Ao diversificar a presença digital em redes como Instagram, Facebook, YouTube e X, a faculdade pode alcançar diferentes perfis de público e potencializar a disseminação de conteúdos relevantes. Cada rede social possui suas características e públicos específicos, permitindo que a faculdade adapte suas estratégias de comunicação de acordo com o objetivo e a audiência de cada plataforma. O Instagram, por exemplo, é ideal para a divulgação de conteúdos visuais, como fotos e vídeos de eventos e atividades acadêmicas, enquanto o YouTube oferece uma plataforma para vídeos educacionais, gravações de palestras e workshops, e o X pode ser usado para comunicação rápida sobre temas de interesse acadêmico e social. É importante mencionar que a Fammuc já possui experiência em comunicação em redes sociais digitais, como os projetos “Fammucidade: medicina para a comunidade” no YouTube (CAVALCANTI et al., 2022), “Psicoeducação” no Youtube e no Spotify (DALCOL et al., 2020) e “Hora da Saúde”, transmitido em rádio local e no Spotify (SOARES et al., 2022). Portanto, a criação de páginas institucionais seria mais ação importante para ampliação da presença digital da faculdade. Além disso, o uso de redes sociais digitais amplia a visibilidade das produções científicas da instituição, permitindo que artigos, projetos de pesquisa, ensino e extensão sejam divulgados para além do ambiente universitário. Essa democratização do saber fortalece o papel da faculdade como uma instituição de vanguarda, conectada com a sociedade e com as demandas do mundo contemporâneo. No contexto da saúde, área central de atuação da Fammuc, as redes sociais também são ferramentas valiosas para veiculação de campanhas de conscientização, informações sobre saúde e a oferta de conteúdos educativos. Em um contexto em que cada vez mais informações falsas (fake news) circulam nas redes sociais digitais, a faculdade pode utilizar os canais de comunicação como aliados, para alertar e esclarecer a população em relação aos conteúdo enganosos (RAQUEL et al., 2022). Portanto, a presença em redes sociais digitais se justifica como uma necessidade atual de qualquer instituição que busca modernizar suas práticas comunicativas, melhorar a visibilidade de suas produções acadêmicas e fortalecer o vínculo com a comunidade na qual está inserida, ampliando seu alcance, criando um diálogo contínuo e inclusivo com estudantes, professores, pesquisadores e com a população geral.
1. Facilitar a comunicação entre a faculdade, comunidade acadêmica e população externa por meio de redes sociais digitais; 2. Divulgar eventos acadêmicos, científicos e culturais para maximizar o alcance das ações universitárias; 3. Fomentar a promoção e a prevenção de saúde por meio de postagens informativas adaptadas ao público geral; 4. Oferecer visibilidade às produções acadêmicas de alunos, técnicos e professores, ampliando a divulgação de ações de ensino, pesquisa e extensão; 5. Engajar a participação da comunidade externa nas atividades e eventos promovidos pela faculdade.
1. Criar e manter páginas nas principais redes sociais digitais (Instagram, Facebook, YouTube, X entre outras) com postagens regulares. 2. Atingir 1000 seguidores combinados nas plataformas sociais nos primeiros seis meses de implementação. 3. Realizar campanhas temáticas de promoção da saúde com postagens adaptadas para cada rede social.
O projeto será desenvolvido em quatro etapas principais: planejamento, implementação, monitoramento e expansão. Na etapa de planejamento, será formada uma equipe de trabalho que pode ser composta por alunos, técnicos e professores. Esta equipe ficará responsável pela criação de conteúdo e pela gestão das postagens. Durante a implementação, serão criadas páginas oficiais nas principais redes sociais, começando pelo Instagram, plataforma bastante acessada pela população brasileira e de fácil manutenção (não exige conhecimentos avançados em edição de imagem e vídeo, por exemplo). Serão definidas temáticas semanais para postagens, com cronogramas diferenciados para cada rede. Na etapa de monitoramento, o impacto do projeto será avaliado por meio de métricas como número de seguidores, alcance das postagens e engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos). Feedbacks dos usuários serão coletados para ajustar as estratégias conforme necessário. A fase de expansão contempla o planejamento para futuras inclusões em novas plataformas, como Facebook, YouTube, X e TikTok, dependendo da aceitação e do desempenho das redes inicialmente utilizadas. O conteúdo a ser postado será produzido pela equipe do projeto. Adicionalmente, outros membros da comunidade acadêmica da Fammuc, da UFVJM, e da comunidade externa (população geral e instituições acadêmicas) poderão solicitar a divulgação de postagens que sejam de interesse para a comunidade acadêmica da Fammuc. Essas solicitações serão registradas em formulário online próprio criado no Google Forms que será divulgado nas páginas oficiais da Fammuc.
CAVALCANTI, Ana Carolina Damasceno et al. FAMMUCidade: comunicação em saúde por meio de um ambiente virtual. Revista Ciência em Extensão, [S. l.], v. 17, p. 517–529, 2022. DOI: 10.23901/1679-4605.2021v17p517-529. DALCOL, Guilherme Augusto Torres et al. Psicoeducação: a arte no combate à psicofobia. Em: II Congresso Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni: saúde e os desafios da contemporaneidade 2020, Teófilo Otoni, MG. Anais [...]. . Em: II Congresso Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni. Teófilo Otoni, MG: Comissão Organizadora do II Congresso Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni, 2020. DELBIANCO, Natalia Rodrigues; VALENTIM, Marta. Sociedade da informação e as mídias sociais no contexto da comunicação científica. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S. l.], v. 11, p. 1, 2022. DOI: 10.5380/atoz.v11i0.78778. KEMP. Digital 2024: Brazil. 2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-brazil. Acesso em: 5 set. 2024. MARQUES, Vasco. Redes Sociais 360. São Paulo: Grupo Almedina, 2020. PERUTA, Adam; SHIELDS, Alison B. Marketing your university on social media: a content analysis of Facebook post types and formats. Journal of Marketing for Higher Education, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 175–191, 2018. DOI: 10.1080/08841241.2018.1442896. PINTO, Vânia Soares de Oliveira e Almeida; RODRIGUES, Cláudio Eduardo. Criação e implantação do Curso de Medicina da UFVJM, Campus do Mucuri: uma história de lutas e desafios. Revista Vozes dos Vales, [S. l.], n. 13, 2018. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Vania0102.pdf. Acesso em: 6 set. 2024. RAQUEL, Cheila Pires; RIBEIRO, Kelen Gomes; ALENCAR, Nadyelle Elias Santos; SOUZA, Daiana Flávia Oliveira De; BARRETO, Ivana Cristina de Holanda Cunha; ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro De. Os caminhos da ciência para enfrentar fake news sobre covid-19. Saúde e Sociedade, [S. l.], v. 31, p. e210601pt, 2022. DOI: 10.1590/S0104-12902022210601pt. SOARES, Igor Gabriel Machado; SANTOS, Gianynne Felicidade Silva; GOMES, Lorena Novaes; BRAGA, Mariana Alcântara; CORDEIRO, Thiago Oliveira; TEIXEIRA, Yasmin Emanoelle Campos; GUIMARÃES, Bárbara Mendes. Hora da Saúde: educação em saúde para a comunidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Em: Anais da VII Semana Acadêmica de Medicina: “Do Livro à Prática Clínica: O Fluxograma da Vida Real” 2022, Teófilo Otoni, MG. Anais [...]. . Em: VII Semana Acadêmica de Medicina. Teófilo Otoni, MG: Comissão Organizadora da VII Semana Acadêmica De Medicina, 2022. p. 45–47.
O projeto “@Fammuc nas #Redes” promoverá a interação dialógica utilizando redes sociais digitais como espaço de diálogo e compartilhamento de conhecimentos. Objetiva, portanto, aproximar comunidade acadêmica e sociedade sendo uma "porta virtual" para que a sociedade conheça as ações universitárias ao mesmo tempo que incentiva que comunidade acadêmica conheça a realidade local e regional onde a faculdade está inserida.
O projeto possui uma equipe interdisciplinar formada por servidores com formação em psicologia e em enfermagem, com experiência em projetos de atuação na interface entre comunicação, educação e saúde. Adicionalmente, as ações e os temas divulgados pelo projeto contemplam diversas áreas de atuação profissional e interdisciplinar.
As ações do projeto fortalecem o ensino à medida que divulgam informações e eventos de interesse do corpo discente. Também divulgará as produções científicas elaboradas pela comunidade acadêmica da Fammuc. Por fim, a comunicação via redes sociais digitais é um método adequado para a comunicação com a sociedade, posto sua enorme capacidade de alcance. Adicionalmente, os próprios dados dos perfis da Fammuc poderão ser utilizados para a produção de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O projeto planeja envolver os estudantes na comunicação e na divulgação das ações e projetos da Fammuc. Os perfis nas redes sociais digitais podem fortalecer o vínculo do estudante com a faculdade, posto que será uma extensão virtual do espaço acadêmico.
Possíveis impactos relacionam-se à ampliação da participação da sociedade nas atividades da comunidade acadêmica e no reconhecimento da Fammuc como uma instituição promotora de conhecimento e saúde na região do Vale do Mucuri.
A divulgação ocorrerá via redes sociais digitais e cartazes distribuídos no Campus do Mucuri.
Público-alvo
Estudantes da graduação e egressos do curso de medicina da Fammuc. Servidores da Fammuc.
Estudantes do ensino médio que tenham interesse em estudar medicina em uma universidade federal.
População geral, famílias de estudantes e demais interessados no curso de medicina da Fammuc.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 6 h
- Manhã;
- Tarde;
Elaboração e postagem de informações nas redes sociais digitais da Fammuc.
- Manhã;
- Tarde;
Recebimento e seleção de postagens solicitadas por membros da comunidade acadêmica e/ou membros externos.
- Manhã;
- Tarde;
Moderação de conteúdo e análise de desempenho dos perfis da Fammuc nas redes sociais digitais.