Visitante
Saúde mental — produtividade, convivência e acidentes de trabalho
Sobre a Ação
202203001058
032022 - Ações
Prestação de Serviço
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
11/10/2024
11/10/2024
Dados do Coordenador
camila de lima
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde e proteção no trabalho
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Manhã
Não
Membros
A proposta busca discutir o tema de saúde mental relacionado ao ambiente de trabalho, bem como seus desdobramentos. Será evocado o trabalho em conjunto dos membros da LAPSAM (Liga de Psiquiatria e Saúde Mental), de forma a propor uma roda de conversa com o corpo trabalhista da empresa Projecel Engenharia, a qual objetiva a preservação da saúde mental dos trabalhadores, e, por consequência, a redução dos acidentes trabalhistas.
Trabalho, Educação em Saúde, Saúde Mental.
A saúde mental é um dos fatores necessários para que o indivíduo mantenha seu bem-estar e, consequentemente, atinja um estado de saúde integral. Contudo, questões congênitas ou ambientais são capazes de alterar o equilíbrio psíquico, configurando uma psicopatologia. De acordo com relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 970 milhões de pessoas conviviam com transtornos mentais em 2019, o que resulta, até a atualidade, em consequências para a vida profissional manifestadas no local de trabalho. Elas consistem, principalmente, na diminuição da produtividade e na piora da convivência entre colegas, condições que reforçam o ciclo negativo de deterioração psicológica. Ao mesmo tempo, entende-se que profissionais imersos em problemas de saúde mental estão mais suscetíveis a acidentes laborais, uma vez que sua capacidade cognitiva pode estar reduzida.
A empresa Projecel Engenharia, sediada em Teófilo Otoni, na figura de seu assistente social, contactou os representantes da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM) para propor a realização de uma ação junto aos colaboradores da empresa durante a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Considerando-se o impacto que a saúde mental desempenha na vida profissional de todo cidadão, entende-se que tal ação é de grande importância, podendo contribuir para a melhora da qualidade de vida desses indivíduos, bem como da produtividade no ambiente profissional.
As ações serão ofertadas pelos integrantes da LAPSAM — discentes do curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Mucuri — com o objetivo de promover a educação em saúde para funcionários da empresa Projecel Engenharia, transmitindo conhecimentos úteis para a manutenção da saúde mental desses profissionais, especialmente dentro do ambiente de trabalho, com vistas à prevenção de acidentes.
Ofertar aos colaboradores da empresa conhecimento acerca da saúde mental e técnicas para reconhecer situações em que ela é ameaçada, mantendo-a dentro e fora do local de trabalho, de forma a construir-se um cotidiano mais saudável e seguro entre os colegas.
Será realizado um encontro, ministrado pelos discentes integrantes da LAPSAM, na sede da Projecel Engenharia, durante a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Nele, os estudantes farão a exposição de alguns tópicos relacionados à saúde mental em um sistema de roda de conversa, evocando quais cuidados em termos de saúde mental e bem-estar os trabalhadores vêm apresentando, colocando em pauta a importância de tais cuidados e a relação com as atividades laborais, seja no convívio entre colegas, seja na prevenção de acidentes.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. World mental health report: mental health for all. Genebra: OMS, 2019. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/356119/9789240049338-eng.pdf?sequence=1. Acesso em: 23 set. 2024.
O projeto visa à construção dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, voltado para profissionais do setor privado. As dinâmicas desenvolvidas durante a ação buscam garantir a interação equânime entre atores universitários e não universitários, superando, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança entre os agentes envolvidos.
A ação visa englobar aspectos da saúde mental abordados tanto pela ótica da Psicologia, quanto da Medicina. Para isso, participarão acadêmicos da FAMMUC, bem como a psicóloga Camila de Lima, docente orientadora da LAPSAM.
Durante a realização das dinâmicas propostas, os estudantes de Medicina atuam como protagonistas do seu processo de aprendizagem, lidando com o público externo à Universidade, fator extremamente importante para uma formação adequada, já que sua futura atuação profissional será baseada no contato com outros cidadãos.
Ações de educação em saúde têm como objetivo tornar o cidadão ciente dos meios pelos quais ele pode alcançar a saúde. O estudante de Medicina, ao tomar parte neste tipo de projeto, tem a oportunidade de converter o conhecimento teórico, absorvido em sala de aula, em ferramentas práticas de promoção da saúde na comunidade em que está inserido, o que enriquece sua formação.
A saúde mental é indispensável para que o indivíduo se considere plenamente saudável. O estado de enfermidade psicológica prejudica o ser humano em diversos âmbitos de sua vida. Destaca-se, com essa ação, que a saúde mental, quando reduzida, deteriora a produtividade, assim como as relações interpessoais do cidadão em seu ambiente de trabalho. Paralelamente, propicia a ocorrência de acidentes, considerando-se as alterações cognitivas características de diversas psicopatologias.
A ação será restrita à empresa, sem divulgação externa.
A ação é uma resposta a um pedido da empresa, para tratar do tema da saúde mental.
Público-alvo
60 pessoas, em idade adulta, integrando a equipe de trabalho da empresa Projecel Engenharia.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
A ação irá acontecer nas dependências da instituição, que irá fornecer as condições para a realização da mesma.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 4 h
- Manhã;
Roda de conversa bilateral acerca da saúde mental, formas de mantê-la e como ela influencia no cotidiano profissional.