Visitante
ECONOMIA, SOCIEDADE E TEMAS CONTEMPORÂNEOS
Sobre a Ação
202203001067
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
25/11/2024
05/12/2024
Dados do Coordenador
rogério fernandes macedo
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Direitos Humanos e Justiça
Educação Profissional
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Manhã
Não
Membros
Trata-se de evento de extensão que viabilizará a troca de saberes entre os membros da comunidade interna e externa à UFVJM. A organização ocorre junto com o Centro de Educação Profissional Paulo Viana, na Cidade Teófilo Otoni, Minas Gerais. Ali, proporcionaremos a exposição das pesquisas dos acadêmicos de TCC 1 aos estudantes da disciplina Projeto de Vida, proporcionando a interação dialógica entre ambos e os impactos positivos que ela proporcionará.
economia; pesquisa; extensão; sociedade; divulgação científica
O presente evento de extensão “Economia, sociedade e temas contemporâneos” está inserido dentro da disciplina obrigatória ECO085 Trabalho de Conclusão de Curso I (TCCI). Esta conta com carga horária total de 120h, das quais 1/3, a saber, 40h são destinadas à extensão universitária. Tal integralização da extensão a esta componente curricular está embasada pelo item 12.7, da meta 12, da Lei Nº 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação. Dentre outras, ele estabelece que ao menos 10% do total de créditos curriculares das graduações sejam decorrentes de ações extensionistas. Internamente à UFVJM, tal Lei fora regulamentada pela Resolução Nº 2, Consepe/2021. Tal como está presente no Anexo 6, denominado Quadro Descrição da Natureza de Extensão do Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Econômicas, a disciplina obrigatória TCC1 tem como objetivo estreitar a relação orientandos e orientadores para o desenvolvimento da redação de um capítulo ou o equivalente a 1/3 do TCC. Também pretende estimular os acadêmicos a comunica-se, tanto pela via da oratória, quanto pela escrita. Ademais, há igualmente um estímulo à reflexão sobre a metodologia científica, análise de resultados preliminares. A disciplina TCC1 tem como pré-requisito a componente curricular denominada Pesquisa e Extensão em Economia (PEE), a qual também visa ao adensamento do aprendizado teórico e prático, para a elaboração de suas monografias científicas. O encadeamento de tais disciplinas permite aos acadêmicos desenvolverem as habilidades em criar, organizar, executar, em realizar, bem como elaborar os relatórios parciais e finais das ações de extensão universitária: o que é feito dentro daquelas 40 horas, anteriormente mencionadas. A partir do desenvolvimento dessas habilidades, eles crescentemente encontram-se aptos a apresentarem os resultados parciais de suas pesquisas, dentro do evento proposta aqui. Esse funcionará como um circuito dialógico de interação entre universidade-comunidade. Isso vai possibilitar o compartilhamento integrado de conhecimento científico e dos saberes e experiências daqueles que serão em um futuros breve atores sociais, a saber, os estudantes do Centro de Educação Profissional Paulo Viana, na Cidade Teófilo Otoni. Por um lado, a nossa expectativa é que a inserção dos acadêmicos dentro desse circuito de exposição dialógica, junto à comunidade, possa também reverberar positivamente nos caminhos de suas pesquisas científicas, na medida em que elas serão submetidas ao escrutinio dos alunos da disciplina Projeto de Vida, do referido Centro de Educação. Por outro lado, igualmente pretendemos que o evento proporcione uma a aproximação dos estudantes do Centro de Educação com os acadêmicos da UFVJM, de modo que eles possam vislumbrar nesses um destino possível, viável e digno de ser vivido, de ser tentado: uma inspiração para ampliar os horizontes. O planejamento, articulação, organização, realização e confecção do relatório final relativos a esse evento de extensão devem ser feitos dentro do presente semestre letivo de 2024/01, conforme calendário da UFVJM. O evento contará com a participação dos acadêmicos e do Professor responsável pela disciplina TCC1, Dr. Rogério Fernandes Macedo, do Departamento do Curso de Ciências Econômicas, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE). Contará também com a participação dos estudantes e do Professor responsável pela disciplina Projeto de Vida, Dr. Vinícius Figueiredo Silva, do Centro de Educação Profissional Paulo Viana, na Cidade Teófilo Otoni. E, diga-se de passagem, Dr. Vinícius é ex-acadêmico da Graduação em Ciências Econômicas, da FACSAE, UFVJM. Nosso ex-aluno, portanto. Os acadêmicos do Curso de Ciências Econômicas apresentarão a prévia de suas pesquisas científicas, da componente curricular de TCC1, aos estudantes da disciplina Projeto de Vida. Tal apresentação será o mote para que se estabeleça uma grande interação, da qual poderá se desdobrar em debates, dúvidas, intervenções, trocas de experiências, entre outras. Nesse contexto, a função desempenhada pelos professores de ambas matérias será a de facilitadores, de mediadores e de zeladores para que tudo transcorra dentro do planejado. É forçoso salientar, pelo adiantar do semestre, que as atividades de planejamento, articulação e organização, já estão em andamento, em face do quê já foram estabelecidos a parceria com o Centro Educacional anteriormente citado, assim como o público alvo, os objetivos gerais e específicos, entre outros detalhes.
Uma das funções históricas da Universidade Pública está em fazer transbordar à sociedade como um todo o conhecimento científico ali produzido, sob custeio dos impostos logrados contra a renda das maiorias trabalhadoras. Desta feita, o transbordamento referido representa um alça de retorno para essa sociedade, que se vê a partir dessa interação interessada nos campos teóricos que lhes foram expostos. Por seu turno, os acadêmicos, ao promoverem essa alça de retorno, conquistam para si a possibilidade de aprimoramento de suas pesquisas, conquistam também o comprometimento de seus esforços teóricos com os grandes temas das maiorias trabalhadoras. Assentam seus esforços teóricos no solo da vida concreta dos filhos desses trabalhadores. Dessa feita, este circuito dialógico potencializa os afazeres e os destinos de ambos os polos envolvidos, convertendo-os em corresponsáveis mútuos pelos possíveis horizontes que, eventualmente, serão traçados no futuro. Desse evento de extensão, ninguém sairá o mesmo. Todos serão impactados de alguma forma pela interação social que ali se desdobrará.
O objetivo geral do evento é viabilizar a troca de saberes entre os membros da comunidade interna e externa à UFVJM, proporcionando pela interação coletiva as influências positivas nos futuros destinos, tanto dos alunos do Centro de Educação Profissional Paulo Viana, quanto dos acadêmicos da disciplina TCC1, da Graduação em Ciências Econômicas. Objetivos Específicos a) Organizar coletivamente o evento de extensão, junto ao Centro de Educação Profissional Paulo Viana. b) Realizar atividades de preparação do público-alvo no referido Centro de Educação; c) Promover a divulgação junto aos acadêmicos da UFVJM e do Centro de Educação; d) Construir a sequência dentro da qual a atividade será realizada. e) Apresentação, por parte de discentes matriculados na disciplina TCCI, do capítulo primeiro ou equivalente a 1/3 de seus TCCs neste evento de extensão; h) Elaborar relatório final contendo as informações pertinentes ao evento.
- Realizar a divulgação do evento junto aos acadêmicos da UFVJM e do Centro de Educação; - Realização do evento de extensão no supracitado Centro de Educação Profissional Paulo Viana. - Obter adesão de 100% dos estudantes do Centro de Educação Profissional Paulo Viana. - Promover a exposição das pesquisas científicas e o debate dialógico, tal como mencionado anteriormente.
A organização do evento preza pelos pilares da Universidade Pública, quais sejam, Ensino-Pesquisa-Extensão. Como os acadêmicos estão inseridos na componente curricular TCC1, como estão dedicados à articulação e organização do evento em conjunto com a comunidade externa e, por fim, como suas exposições dizem respeito ao conteúdo de suas pesquisas científicas, a atividade fixa-se nos pilares supracitados. A idealização do evento demandou uma sequência de reuniões internas à disciplina TCC1. Adicionalmente, demandou encontros juntos ao Docente da disciplina Projeto de Vida, do Centro de Educação Profissional Paulo Viana. Também, foram feitas dentro das salas de aula da UFVJM uma pré-apresentação dos conteúdos das pesquisas, com vistas a aprimorar e exposição das informações, tal e qual a forma de fazê-la. Depois da idealização do evento, foram feitas algumas articulações junto ao Centro de Educação Profissional Paulo Viana, a partir do que foram estabelecidas a provável data do evento, a sua dinâmica no dia, a sua forma de divulgação, suas dimensões relativas ao Ensino, pesquisa e extensão, bem como os papeis dos docentes mediadores/facilitadores. No dia do evento propriamente dito, a dinâmica será a seguinte: nos reuniremos no miniauditório do Centro de Educação, onde será feita uma apresentação dos docentes, que passarão a compor uma mesa mediadora. Essa dará as boas vindas a todos e dará início aos trabalhos. Na sequência, os acadêmicos das Ciências Econômicas farão suas apresentações, em um prazo máximo de 10 minutos. Após essas falas, estabeleceremos uma roda de conversa, a partir da qual as interações entre os acadêmicos e os estudantes serão livres. A duração dessas interações possui um teto de 2 horas. Depois de tudo isso, encerraremos o evento de extensão, renovando nossos votos de apreço mútuos.
DE PAULA, João Antônio (2013) “A Extensão Universitária: história, conceitos e propostas”. Interfaces-Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013. GIL, Gilberto (2022) “Brilho da ciência e da cultura vai nos tirar da escuridão”. Opinião - Folha de São Paulo, 25/06/2022. MEDEIROS, João Leonardo (2013). A Economia diante do horror econômico. Editora UFF. OSÓRIO, Lígia M. (2023) "Capital e Desigualdades". Palestra proferida no Painel I do XXVIII Encontro Nacional de Economia Política. Canal no YouTube da SEP TV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bFWkO1InUW4. Acesso em: 20/09/2023. RESOLUÇÃO CNE/CP nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 25/03/2023. UFVJM. Resolução Consepe 06/2009. Aprova política de Extensão da UFVJM. Disponível em: http://ufvjm.edu.br/formularios/cat_view/430-/479-/487-/158- .html?limit=10 & order=hits & dir=DESCe lang=pt_BR.utf8%2C+ pt_BR.UT & start=35. Acesso em 25/03/2023. UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Econômicas. Disponível em: http://ufvjm.edu.br/prograd/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4378&Itemid=15. Acesso em: 25/03/2023. Lei nº13.005, de 25/06/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25- junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 25/03/2023.
Como fora argumentado anteriormente, este evento de extensão funcionará como um circuito dialógico de interação entre os membros da Universidade e da Sociedade, na medida em que possibilita o compartilhamento integrado de conhecimento científico e dos saberes e experiências daqueles que serão em um futuro breve atores sociais, a saber, os estudantes do Centro de Educação Profissional Paulo Viana, na Cidade Teófilo Otoni. Por seu turno, pretendemos a inserção dos acadêmicos da UFVJM dentro desse circuito de exposição dialógica, junto à comunidade, para que isso reverbere positivamente nos caminhos de suas pesquisas científicas. Isso na medida em que elas serão submetidas ao escrutínio dos alunos da disciplina Projeto de Vida, do referido Centro de Educação Profissional Paulo Viana. Por outro lado, igualmente pretendemos que o evento de extensão proporcione uma aproximação dos estudantes do Centro de Educação com os acadêmicos da UFVJM e o ambiente das discussões universitárias, de modo que eles possam vislumbrar, dentro dessa aproximação, novos destinos possíveis, viáveis e dignos de serem vividos, de serem tentados: uma inspiração para ampliar os horizontes, como sinalizado anteriormente neste projeto.
A interdisciplinaridade e interprofissionalidade são pilares da Graduação em Ciências Econômicas, de modo que elas figuram no centro das pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos da disciplina TCC1. Seja pela variedade de temas ali presentes, seja pela multiplicidade de metodologias utilizadas, a interdisciplinaridade se vê representada. Integrada a essa característica, está a interprofissionalidade, na medida em que as Ciências Econômicas lança mão de uma série saberes de vários campos profissionais para apreender as complexas dinâmicas socioeconômicas, que movem a sociedade como um todo. O evento extensionista, portanto, espelhará essas interrelações entre interdisciplinaridade e interprofissionalidade.
A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, obrigatória na grade curricular do Curso de Ciências Econômicas, envolve uma integração imbricada entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Ela conta com uma carga horária que comporta a prática do Ensino, o qual gira ao redor do aprimoramento das habilidades em Pesquisa científica, ambas culminando na prática da Extensão por intermédio do evento ao qual se refere este projeto. Internamente ao evento, todas essas dimensões também estarão garantidas, visto que ele próprio já comporta a prática da Extensão; os acadêmicos da UFVJM farão exposições em formato de Ensino e os conteúdos expostos resultam da elaboração da Pesquisa Universitária. Ademais, o referido evento ocorre a partir do ponto de intersecção de duas disciplinas, uma Projeto de Vida; outra TCC1, desenvolvidas a partir dos pilares da interação entre Ensino, pesquisa e extensão.
A interação dialógica com a sociedade permitirá ao estudante doa disciplina TCC1 aperfeiçoar sua perspectiva de mundo, seu olhar de pesquisador sobre a complexidade de seus objetos de estudo, o que tende a impactar positivamente sua trajetória e seu papel como economista. Ademais, a submissão de suas pesquisas à avaliação, à curiosidade, aos questionamentos dos estudantes do Centro de Educação proporcionará uma oportunidade para checar a precisão e a firmeza dos seus argumentos científicos e a clareza de sua expressão oral, bem como habilidade de interação em público, com outras instituições, em contexto inédito, distinto do da sala de aula.
Transcrevo argumentação que já fora alinhavada anteriormente: uma das funções históricas da Universidade Pública está em fazer transbordar à sociedade como um todo o conhecimento científico ali produzido, sob custeio dos impostos logrados contra a renda das maiorias trabalhadoras. Desta feita, o transbordamento referido representa um alça de retorno para essa sociedade, que se vê a partir dessa interação interessada nos campos teóricos que lhes foram expostos. Por seu turno, os acadêmicos, ao promoverem essa alça de retorno, conquistam para si a possibilidade de aprimoramento de suas pesquisas, conquistam também o comprometimento de seus esforços teóricos com os grandes temas das maiorias trabalhadoras. Assentam seus esforços teóricos no solo da vida concreta dos filhos desses trabalhadores. Dessa feita, este circuito dialógico potencializa os afazeres e os destinos de ambos os polos envolvidos, convertendo-os em corresponsáveis mútuos pelos possíveis horizontes que, eventualmente, serão traçados no futuro. Desse evento de extensão, ninguém sairá o mesmo. Todos serão impactados de alguma forma pela interação social, coletiva, que ali se desdobrará. Eis os impactos e a transformação social pretendida.
A divulgação do evento será feita à comunidade interna ao Centro de Educação Profissional Paulo Viana. Lançando mão, para tanto, de redes sociais do referido Centro e redes sociais dos professores organizadores.
Programação do Evento
Centro de Educação Profissional Paulo Viana
05/12/2024
08:00
10:00
Exposição seguida de debate das prévias das pesquisas científicas, desenvolvidas na disciplina TCC1, da Graduação em Ciências Econômicas, na FACSAE, UFVJM. Com isso pretende-se proporcionar, pela interação coletiva e dialógica, as influências positivas nos futuros destinos, tanto dos alunos do Centro de Educação Profissional Paulo Viana, quanto dos acadêmicos da disciplina TCC1, da Graduação em Ciências Econômicas.
Público-alvo
São 11 acadêmicos da disciplina de TCC1, do Curso de Ciências Econômicas, da UFVJM. E 49 estudantes da disciplina Projeto de Vida, do Centro de Educação Profissional Paulo Viana.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Esta instituição será a sede do evento de extensão, acomodando os acadêmicos da disciplina de TCC1, da Graduação em Ciências Econômicas, junto com os estudantes da disciplina Projeto de Vida, do Centro de Educação Profissional Paulo Viana, em seu auditório.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 40 h
- Manhã;
: Exposição seguida de debate das prévias das pesquisas científicas, desenvolvidas na disciplina TCC1, da Graduação em Ciências Econômicas, na FACSAE, UFVJM. Com isso pretende-se proporcionar, pela interação coletiva e dialógica, as influências positivas nos futuros destinos, tanto dos alunos do Centro de Educação Profissional Paulo Viana, quanto dos acadêmicos da disciplina TCC1, da Graduação em Ciências Econômicas.
Organização do evento de extensão
18/11/2024
04/12/2024
- Manhã;
Esta atividade pretende organizar o evento de extensão. Contará com reuniões de planejamento, distribuídas da seguinte forma: 1) Duas reuniões para organizar concretamente, o conteúdo das exposições. 2) Uma reunião para treinar as exposições e o controle do tempo. 3) Uma reunião no Centro de Educação Paulo Viana para selecionar o espaço que utilizaremos, adequado às pretensões do evento. 4) Uma reunião um dia antes do evento para comprarmos os itens do café coletivo. 5) Uma reunião um dia antes do evento para planejar a disposição espacial do mobiliário que utilizaremos no Centro de Educação Paulo Viana. Todas essas atividades totalizarão 38 horas. Essas serão distribuídas conforme a carga horária de dedicação de cada um dos membros da equipe.