Detalhes da ação

Um Novo Cais

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000206

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

22/10/2024

Data Fim

31/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

roberta vasconcelos leite

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Infância e adolescência

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Resumo

O programa "Um Novo Cais" objetiva promover a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade do Vale do Jequitinhonha por meio de ações voltadas ao fomento ao ingresso e permanência no ensino superior, à valorização de tradições e saberes da região e à oferta de ações de saúde em comunidades rurais do território de abrangência da UFVJM.


Palavras-chave

Ingresso no ensino superior; Saberes tradicionais; promoção de saúde


Introdução

O programa de extensão "Um Novo Cais" é resultado da confluência de projetos nascidos a partir de diálogos interculturais construtivos e transformadores da comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina do Campus JK – FAMED com diferentes grupos sociais do Vale do Jequitinhonha. Em meio à pandemia de COVID 19, estudantes vinculados ao Centro Acadêmico Livre de Medicina Dr. Juscelino Kubitschek – CALMED, mobilizados pela precarização das condições de vida de grande parte da população, iniciaram uma série de visitas a comunidades rurais do entorno da cidade de Diamantina, estabelecendo interações dialógicas com a população que fomentaram, num primeiro momento, ações de combate à insegurança alimentar. O enfrentamento dessa complexa questão da sociedade brasileira permitiu o amadurecimento de relacionamentos dos estudantes com as comunidades, estabelecendo trocas de conhecimentos e fomentando o desejo de consolidar as ações por meio de um projeto que as agregasse. Assim nasceu o “Projeto Cais” com o objetivo de divulgar informações e auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade no Vale do Jequitinhonha. Logo docentes da FAMED e Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH tornaram-se parceiros do projeto, possibilitando a constituição de ações de extensão registradas na Proexc UFVJM alinhadas a estes objetivos. Dentre elas, destacam-se os projetos: 1) “Invento o Cais: o podcast” dedicado ao desenvolvimento, distribuição e interação de episódios de podcast voltados a ampliar a reflexão de temáticas acerca da saúde e da educação. 2) “Cais pela Estrada: valorização de tradições e saberes do Alto Vale do Jequitinhonha” para a produção de documentário sobre tradições, saberes do Alto Vale do Jequitinhonha a partir de entrevistas de moradores. 3) “FAMED de Portas Abertas” que propicia um dia de imersão de crianças e adolescentes de escolas públicas de Diamantina e distritos no curso de graduação em Medicina da FAMED e nos laboratórios onde se desenvolvem pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – PPGCS. 4) “Cursinho Popular Arandu: democratizando a educação” que busca auxiliar e incentivar o ingresso de estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas de Diamantina no ensino superior por meio de suporte educacional para vestibulares, de forma gratuita e universal, aulas e outras atividades com foco no reforço dos conteúdos programáticos do ensino médio. Em 2024, o projeto “Jornadas de Mentoria Estudantil” – também vinculado à FAMED, mas criado a princípio sem vínculo com o CALMED – tornou-se parceiro do “FAMED de portas abertas” e “Cursinho Popular Arandu”, de modo a promover encontros de mentoria estudantil nos quais estudantes universitários oferecem suporte a adolescentes e jovens participantes dos referidos projetos com vistas a esclarecer sobre as modalidades de ingresso no ensino superior e auxiliá-los nos períodos de inscrição. Ainda em 2024, tiveram início as ações “Cultivando o Cuidado” por meio de visitas domiciliares, atendimento médico especializado e exames laboratoriais realizadas no distrito São João da Chapada, graças a parceiras estabelecidas com docentes médicos do curso de Medicina e com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Famed (Nuped-Vale). Graças à parceria com docentes da FAMED, tem sido possível articular tais ações de extensão com o ensino da graduação do curso de medicina e da pós-graduação em ciências da saúde. Graças à parceria com docentes da FIH, os encontros interculturais vivenciados com as comunidades tradicionais da região fomentaram o desenvolvimento do projeto de pesquisa Saberes Tradicionais em Comunidades do Alto Vale do Jequitinhonha, cujos resultados parciais vêm sendo apresentados em eventos científicos, tendo recebido menção honrosa em um deles. Nesta pesquisa, registros audiovisuais de entrevistas semi-estruturadas com moradores de comunidades tradicionais do Vale do Jequitinhonha, gravadas para o documentário, vêm sendo analisados sob a ótica da Fenomenologia Clássica, com atenção às elaborações sobre religiosidade, infância, maternidade, dentre outros. A proposição do Programa “Um Novo Cais” visa reunir e fortalecer essas diversas iniciativas de extensão, em articulação com o ensino e a pesquisa, e com abertura à criação de novas ações dedicadas a promover a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade do Vale do Jequitinhonha por meio do fomento ao ingresso e permanência no ensino superior, da valorização de tradições e saberes da região e da oferta de ações de saúde em comunidades rurais do território de abrangência da UFVJM.


Justificativa

De acordo com o disposto nas diretrizes do Regulamento de Ações de Extensão da UFVJM (2008), este projeto se insere nas áreas temáticas 4 – Educação e 6 – Saúde, pois agrega projetos que têm como público-alvo estudantes do ensino fundamental e médio visando fomentar seu ingresso no ensino superior, bem como projetos que se propõem a promover a saúde numa perspectiva biopsicossocial. Vincula-se às linhas de extensão 27 - Infância e Adolescência (pela característica de parte do público-alvo) e 46 – Saúde Humana (por incluir ações de promoção da saúde e pelo potencial de humanizar a formação acadêmica de futuros profissionais da área). Ao reunir e fortalecer projetos dedicados a acompanhar adolescentes e jovens de Diamantina e região na descoberta da Universidade e dos caminhos para seu ingresso, o Programa visa enfrentar um desafio contemporâneo da UFVJM, dado que apenas uma pequena parcela dos estudantes de escolas públicas da região consegue se inserir no ensino superior após a conclusão do ensino médio. Além disso, ao aproximar docentes e discentes da área da saúde e população rural do município, o Programa ampliará as trocas da universidade com comunidades do seu entorno, permitindo que a UFVJM seja melhor conhecida, assim como que as populações do Vale, com seus saberes e tradições, sejam melhor compreendidas pelos atuais e futuros profissionais da saúde da região. O Programa “Um Novo Cais” justifica-se como uma iniciativa que nasce de trocas dialógicas com a sociedade e se estrutura como proposta que deseja contribuir para uma UFVJM mais inclusiva, diversificada e comprometida com a transformação da realidade das populações do seu território de abrangência.


Objetivos

- Promover a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade do Vale do Jequitinhonha. - Realizar ações voltadas ao fomento ao ingresso e permanência no ensino superior. - Realizar ações de valorização de tradições e saberes da região. - Oferecer ações de saúde em comunidades rurais do território de abrangência da UFVJM.


Metas

- Implementar, até o final do período de vigência, pelo menos 4 projetos de extensão vinculados aos objetivos do Programa. - Aumentar em 15% a participação da comunidade acadêmica e externa nas ações de extensão promovidas pelo Programa "Um novo Cais" ao longo do próximo ano. - Estabelecer parcerias com pelo menos 2 organizações externas para o desenvolvimento das ações de extensão vinculadas.


Metodologia

Os objetivos propostos serão alcançados por meio da execução dos projetos vinculados ao Programa, que se encontram atualmente em andamento. A metodologia do projeto "FAMED de Portas Abertas" visa apresentar e incentivar crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas do Alto Vale do Jequitinhonha a participarem do ambiente universitário. Para tanto, inicialmente as escolas parceiras recebem visitas dos membros do projeto e, posteriormente, a Faculdade de Medicina (FAMED) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), no Campus JK da UFVJM, abrem as portas para que os estudantes do ensino fundamental e médio passem por uma verdadeira imersão na Universidade. Em um sábado por ano, 75 estudantes do ensino básico participam de atividades relacionadas à anatomia, histologia, semiologia e saúde mental nos Laboratórios de Habilidades Clínicas, de Simulação I, Morfofuncional I e biotério acompanhados de docentes e técnicos da UFVJM, em conjunto com discentes da graduação em Medicina e da pós-graduação. A participação em uma das atividades do evento é proposta como parte do módulo “Desenvolvimento Pessoal V: Saúde da Comunidade”, consolidando a articulação com o ensino. Além disso, está em formulação uma pesquisa que irá analisar a percepção dos adolescentes sobre sua participação no evento. A metodologia do projeto “Cursinho Popular Arandu: democratizando a educação” oferece suporte educacional para jovens matriculados em escolas públicas do município de Diamantina que tenham interesse em adentrar no ensino superior. Para tanto, membros da equipe de execução do projeto ministram aulas extensas (aulões), com duração de 02 a 04 horas, sobre os principais temas presentes nas provas de ingresso no ensino superior, bem como conduzem oficinas de redação e atividades de incentivo à inscrição na Seleção Seriada da UFVJM (SASI), no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no Sistema de Seleção Unificada (SISU). A metodologia do projeto “Jornadas de Mentoria Estudantil” inclui criação de grupo em aplicativo de troca de mensagens instantâneas, no início de cada ano, para oferecer a quaisquer interessados suporte para inscrições no SISU, PROUNI e FIES. A todos é ofertado auxílio também para efetivação da matrícula na universidade. Além disso, a equipe do projeto realiza encontros semanais na Vila Educacional de Meninas (VEM) para suporte às adolescentes interessadas em ingresso no ensino superior, com foco na discussão sobre técnicas de escrita de redação. Articulado ao ensino de graduação do curso de Medicina, uma ação do projeto inclui a realização de mentorias “one shot” de modo integrado ao módulo “Desenvolvimento Pessoal III: Psicologia do Desenvolvimento”. No referido módulo, ao estudar cada etapa do desenvolvimento, são feitas visitas a instituições (escolas, ONGs, asilo) para promover interações com pessoas naquela faixa etária. Na visita para interação com adolescentes, os graduandos são convidados a atuarem naquele momento como mentores, transformando aquele encontro único numa oportunidade de trocas entre os estudantes, aprendendo com os adolescentes sobre suas experiências e repassando a eles informações e experiências sobre o ingresso e a permanência na universidade. A metodologia da ação “Cultivando o Cuidado” abarca a realização de visitas domiciliares, atendimento médico especializado e exames laboratoriais em comunidades rurais de Diamantina, cuja população tem dificuldade de acesso a tais ações de saúde, que normalmente requerem deslocamento até a sede do município. Com o projeto, equipes de saúde se deslocam para os distritos, viabilizando o atendimento de parcelas da população rotineiramente desassistidas. Outros projetos poderão se vincular ao Programa durante seu período de vigência, com incentivo à participação de docentes, discentes e técnicos administrativos, desde que seus objetivos se alinhem aos aqui propostos. Para viabilizar a integração entre os projetos, serão estabelecidos canais de comunicação como reuniões regulares entre os coordenadores, grupo em aplicativo de trocas de mensagens instantâneas e organização conjunta de eventos para auto-avaliação das ações desenvolvidas. Será incentivada a formalização de parcerias com organizações externas à UFVJM, bem como com grupos de pesquisa e outros projetos e programas de extensão da UFVJM. A avaliação do Programa será realizada por meio da verificação do alcance das metas estabelecidas, bem como por meio das auto-avaliações realizadas pelas equipes envolvidas. São previstas apresentações de trabalho em eventos para difusão dos resultados das ações extensionistas e trocas de experiências com a comunidade científica, além da elaboração de artigos de relato de experiência para submissão a periódicos especializados em extensão universitária.


Referências Bibliográficas

RAIMONDI, G. A. et al. Análise Crítica das DCN à luz das diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, v.44, n. suppl 1, p.1-8, 2020. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200361 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri [UFVJM]. Regulamento de Ações de Extensão da UFVJM. Anexo da Resolução Nº. 01-CONSEPE, de 21 de setembro de 2007, alterado pela Resolução Nº. 24 - CONSEPE, de 17 de outubro de 2008. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/proexc/regulamentoacoes.html


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Espera-se que o Programa fortaleça a interação que já vem ocorrendo com diferentes setores da sociedade, especialmente com estudantes de escolas públicas e com a população de comunidades rurais de Diamantina e região. Indiretamente, espera-se contribuir para a melhoria dos serviços de atendimento à saúde nos quais os estudantes envolvidos atuarão em suas práticas acadêmicas e profissionais. A interação com a comunidade externa à UFVJM manterá seu caráter dialógico no sentido de que se espera que as ações realizadas sejam ocasião para que todos os participantes tragam seus olhares e contribuições, promovendo intercâmbio de saberes e favorecendo a formação de todos e o alcance de soluções construídas coletivamente para a melhoria dos processos de ingresso e afiliação na universidade, bem como dos serviços de assistência oferecidos à população como parte do currículo dos cursos de graduação em saúde.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As ações propostas articulam saberes das ciências da saúde e ciências humanas, estimulando a aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos. Espera-se que, além das profissões envolvidas inicialmente - quais sejam, medicina, odontologia e psicologia - o Programa possa envolver cada vez mais discentes, docentes e técnicos da UFVJM, bem como profissionais externos de outras áreas do conhecimento.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As ações ora agregadas no Programa “Um novo Cais” articulam ensino e extensão ao propor que estudantes do curso de graduação em medicina da FAMED participem dos eventos de trabalho, com vistas a trocar experiências com o público-alvo, aprendendo sobre seus modos de vida e ensinando algo sobre suas vivências universitárias. Resultados de pesquisas nacionais e internacionais sobre os temas envolvidos nas ações serão discutidos com as equipes de execução, propiciando aprofundamento teórico e metodológico. Espera-se que as avaliações dos participantes possam ser documentadas de modo a fomentar futuras pesquisas sobre contribuições das ações desenvolvidas para o desenvolvimento acadêmico e pessoal, a partir da percepção dos participantes.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes envolvidos poderão aplicar conhecimentos, habilidades, estratégias e técnicas de comunicação que contribuem para a sua formação acadêmica, profissional e humana. Uma vez que o programa contará com ampla participação de discentes de medicina, é válido ressaltar que a metodologia proposta vai ao encontro do que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso (BRASIL, 2014): formação de profissionais generalistas e humanistas, que trabalham em conjunto das comunidades sociais objetivando o desenvolvimento mútuo (RAIMONDI et al, 2020).


Impacto e Transformação Social

O Programa “Um Novo Cais”, como indicado na justificativa, é uma iniciativa que nasce de trocas dialógicas com a sociedade e se estrutura como proposta que deseja contribuir para uma UFVJM mais inclusiva, diversificada e comprometida com a transformação da realidade das populações do seu território de abrangência. Atuando em múltiplas frentes na área de educação e saúde, o Programa visa contribuir para a formação do público-alvo, favorecendo seu acesso à educação superior e a todas as transformações pessoais e coletivas que esse acesso pode implicar, além de contribuir para a transformação de cenários de precário acesso aos serviços de saúde, promovendo a qualidade de vida das populações atendidas.


Divulgação

A divulgação será feita pelas redes sociais de cada um dos projetos vinculados, motivo pelo qual não serão indicados links únicos nos campos abaixo. https://www.instagram.com/inventoocais/ https://www.instagram.com/cursinhoarandu https://www.instagram.com/mentoriafamed/


Público-alvo

Descrição

Adolescentes e Jovens matriculados ou egressos de escolas públicas de Diamantina e região interessados em participar de ações de fomento ao ingresso no ensino superior e de imersão no cotidiano dos cursos de graduação em Medicina e pós-graduação em ciências da saúde da UFVJM.

Descrição

Pessoas interessadas em receber visitas domiciliares, atendimento médico especializado e exames laboratoriais disponibilizados pela equipe do programa e grupos parceiros.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 2400 h

Carga Horária 600 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento, execução e avaliação do evento anual que propicia um dia de imersão de crianças e adolescentes de escolas públicas de Diamantina e distritos no curso de graduação em Medicina da FAMED e nos laboratórios onde se desenvolvem pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – PPGCS.

Carga Horária 600 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento, realização e avaliação das ações que buscam auxiliar e incentivar o ingresso de estudantes matriculados no ensino médio de escolas públicas de Diamantina no ensino superior por meio de suporte educacional para vestibulares, de forma gratuita e universal, aulas e outras atividades com foco no reforço dos conteúdos programáticos do ensino médio.

Carga Horária 600 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento, realização e avaliação dos encontros de mentoria estudantil nos quais estudantes universitários oferecem suporte a adolescentes e jovens participantes dos referidos projetos com vistas a esclarecer sobre as modalidades de ingresso no ensino superior e auxiliá-los nos períodos de inscrição.

Carga Horária 600 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento, realização e avaliação de visitas domiciliares, atendimento médico especializado e exames laboratoriais em comunidades rurais de Diamantina, cuja população tem dificuldade de acesso a tais ações de saúde, que normalmente requerem deslocamento até a sede do município.