Visitante
Workshop: Matemática e Estatística da Tecnologia e Inovação
Sobre a Ação
202203001074
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
31/10/2024
01/11/2024
Dados do Coordenador
emerson cotta bodevan
Caracterização da Ação
Ciências Exatas e da Terra
Educação
Tecnologia e Produção
Tecnologia da informação
Local
Não
Não
Sim
Dentro do campus
Tarde
Não
Membros
O Workshop "Matemática e Estatística da Tecnologia e Inovação" visa estimular o interesse de alunos do ensino básico e da graduação nas diferentes áreas da Matemática e Estatística a fim de aflorar curiosidades, aprimorar habilidades e aprofundar-se nessas áreas. Também proporcionar um momento para que pesquisadores das áreas de álgebra, análise, geometria e probabilidade e estatística possam expor e discutir pesquisas afim de divulgação e novas colaborações.
Matemática, Estatística, Tecnologia, Inovação
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio do seu Campus JK, oferece uma série de cursos nas áreas de ciências exatas e engenharias, contando com a colaboração de pesquisadores em Matemática e Estatística. Essas disciplinas são essenciais para a interpretação e análise de dados, possibilitando a tomada de decisões informadas em um cenário cada vez mais orientado por informações (American Statistical Association [ASA], n.d.). O Workshop Matemática e Estatística da Tecnologia e Inovação surge como um evento extensionista, voltado tanto para alunos do ensino básico quanto para a comunidade acadêmica e externa, com o objetivo de apresentar a beleza e a aplicabilidade dessas áreas do conhecimento. Além de despertar o interesse pelo raciocínio lógico e fomentar habilidades matemáticas, o evento busca evidenciar como essas disciplinas podem transformar práticas cotidianas e impulsionar inovações tecnológicas (Mathematical Association of America [MAA], n.d.). Iniciativas como essa reforçam a importância da extensão universitária, que aproxima o conhecimento acadêmico da sociedade, promovendo o desenvolvimento social e ampliando a formação crítica e cidadã dos estudantes (Amaral & Araújo, 2018). Esse tipo de engajamento está alinhado com os dados apresentados pelo Ministério da Educação (MEC), que destacam o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e preparada para os desafios contemporâneos (MEC, 2018). Além disso, o evento será um espaço para que pesquisadores de diferentes áreas, como Álgebra, Análise, Geometria e Estatística, possam compartilhar suas pesquisas, promovendo o intercâmbio de ideias e novas colaborações.
A justificativa para a realização do evento reside no fato de que ele beneficiará tanto alunos quanto pesquisadores, além de contribuir para a comunidade local. O evento promoverá a divulgação científica e despertará o interesse pela Matemática e Estatística. Ao envolver a comunidade, a iniciativa pretende criar um ambiente propício para o aprendizado contínuo e de colaboração.
- Estimular o interesse de alunos do ensino básico e da graduação nas diferentes áreas da Matemática e Estatística; - Aflorar curiosidades, aprimorar habilidades e aprofundar-se nessas áreas. - Proporcionar um momento para que pesquisadores das áreas de álgebra, análise, geometria e probabilidade e estatística possam expor e discutir pesquisas afim de divulgação e novas colaborações.
- Consolidar parcerias existentes e criar novas parcerias de pesquisa e extensão nessas áreas de conhecimento. - Criar um ambiente regular para divulgação e discussão dessas áreas de conhecimento.
O evento será realizado de modo presencial (a exceção da mesa redonda que será de forma híbrida (Google meet e auditório 206)). O evento constará de uma mesa redonda, um mini-curso e várias palestras. A mesa-redonda e as palestras terão duração aproximada de 50 minutos. Já o mini-curso terá duração de 2h30. Todas as palestras serão apresentadas no pavilhão de auditórios (auditórios: 206, 207 e 208). O mini-curso será ofertado no prédio do ICT (laboratório 356). A presença dos participantes será computada através de lista de presença impressa e disponibilizada no momento das atividades. Os alunos do ensino básico visitarão também os laboratórios do curso de Química (bloco 06) e o museu da informática (DECOM). Essas visitas terão duração aproximada de 30 minutos.
1) Amaral, A. R., & Araújo, D. M. (2018). "A Extensão Universitária e seu impacto na formação de estudantes: um estudo de caso." Revista Brasileira de Extensão Universitária, 16(1), 45-62. 2) Ministério da Educação (MEC). (2018). Educação em Números. Brasília: MEC. 3) Mathematical Association of America (MAA). (n.d.). Teaching Resources. MAA Teaching Resources. 4) American Statistical Association (ASA). (n.d.). Statistical Education. ASA Statistical Education.
Um dos pilares fundamentais do Workshop Matemática e Estatística da Tecnologia e Inovação é a criação de um espaço de interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade. O evento busca aproximar o conhecimento científico produzido na universidade de diferentes públicos, incluindo alunos do ensino básico e a comunidade externa. A Matemática e a Estatística, muitas vezes vistas como disciplinas abstratas e distantes do cotidiano, são apresentadas de maneira acessível e aplicada, reforçando seu impacto direto em diversos setores, como tecnologia e inovação. Vale ressaltar que o evento tem um caráter extensionista e inclusivo, estendendo suas atividades para além da comunidade acadêmica e focando também em alunos do ensino básico. Ao oferecer atividades voltadas para esse público, o evento facilita a interação entre jovens estudantes e pesquisadores, promovendo um diálogo rico e acessível. Essa aproximação visa inspirar os alunos a descobrir o potencial transformador da Matemática e da Estatística em suas vidas e futuras carreiras.
O Workshop Matemática e Estatística da Tecnologia e Inovação promove um ambiente de interdisciplinaridade e interprofissionalidade, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para discutir como a Matemática e a Estatística se conectam com diferentes campos do saber. A Matemática e a Estatística, por sua natureza, estão intrinsecamente ligadas a outras ciências exatas e tecnológicas, como Física, Química e Engenharia, bem como às ciências humanas e sociais, incluindo Economia, Sociologia e Educação. Essa diversidade permite uma rica troca de experiências e conhecimentos entre participantes de diferentes áreas. Durante o evento, serão apresentadas pesquisas e projetos que mostram a aplicação de conceitos matemáticos e estatísticos em áreas como tecnologia da informação e inovação. Isso reforça o caráter interdisciplinar do workshop, que visa mostrar como essas disciplinas podem gerar soluções inovadoras para problemas complexos ao serem combinadas com diferentes saberes. Ao mesmo tempo, o evento valoriza a interprofissionalidade ao reunir profissionais de diversas áreas.
O evento se insere no contexto da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao proporcionar uma experiência de aprendizado enriquecedora. Os participantes terão a oportunidade de contemplar conhecimentos teóricos em um ambiente prático, estimulando um aprendizado mais profundo e significativo. Além disso, ao explorar as diferentes áreas da Matemática e Estatística, o evento fomentará a curiosidade dos participantes, encorajando-os a pensar criticamente e a desenvolver habilidades analíticas. Isso reflete a indissociabilidade do ensino com a pesquisa, uma vez que os participantes são incentivados a questionar, investigar e buscar soluções inovadoras. Finalmente, a extensão é um componente crucial do evento, pois busca envolver não apenas os alunos da graduação, mas também estudantes do ensino básico. Ao promover o interesse em Matemática e Estatística em uma ampla faixa etária, o evento contribui para a formação de uma sociedade mais informada e preparada para lidar com dados e informações, impactando positivamente a comunidade.
A experiência de participar de um evento acadêmico permite que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula em contextos reais. Ao interagir com pesquisas e discussões sobre Matemática e Estatística, eles desenvolvem uma compreensão mais profunda e prática das teorias e metodologias estudadas. Além disso, a participação no evento possibilita que os graduandos interajam com professores, pesquisadores e colegas, criando uma rede de contatos que pode ser valiosa para suas carreiras. Essa interação promove a troca de ideias e experiências, enriquecendo o aprendizado e facilitando futuras colaborações.
Ao envolver alunos do ensino básico e da graduação, o evento democratiza o acesso ao conhecimento em Matemática e Estatística. Essa abordagem inclusiva promove a educação como uma ferramenta de transformação social, permitindo que estudantes de diferentes origens tenham acesso a conteúdos relevantes e oportunidades de aprendizado. O evento estimula o pensamento crítico e a capacidade analítica dos participantes. Ao discutir temas complexos e questões sociais através da Matemática e da Estatística, os estudantes aprendem a aplicar essas disciplinas na análise de problemas reais, desenvolvendo soluções informadas e embasadas. Esse tipo de capacitação é crucial para formar cidadãos mais críticos e ativos na sociedade.
A divulgação será realizada pelo site da FACET, site do ICT, instagram da FACET Instagram do ICT.
Programação do Evento
Pavilhão de auditórios - Auditório 206
31/10/2024
13:00
13:30
Credenciamento/Solenidade de Abertura
Pavilhão de auditórios - Auditório 206
31/10/2024
13:30
14:20
Plenária de Abertura - Introdução ao Aprendizado de Máquina - Márcio Henrique Marques Macedo (IMPA) - Aprendizado de máquina é uma abordagem que permite que algoritmos aprendam e realizem tarefas sem a necessidade de programação específica para cada função. O aprendizado pode ser dividido em três tipos principais: supervisionado, não supervisionado e por reforço. No aprendizado supervisionado, modelos são treinados com dados rotulados para prever ou classificar novas entradas, como na regressão linear, que modela a relação entre variáveis para prever valores contínuos. Outro exemplo de modelo são as redes neurais, que, aplicáveis a todos esses tipos de aprendizado, utilizam uma arquitetura com múltiplas camadas de neurônios artificiais para identificar padrões complexos e não lineares, aprimorando continuamente suas previsões e decisões com novos dados. Arquiteturas modernas, como redes convolucionais e redes recorrentes, revolucionaram a capacidade de modelar padrões sofisticados. Mais recentemente, transformers e Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), como o GPT, têm impulsionado avanços significativos, permitindo o processamento e a geração de linguagem natural com uma precisão e fluidez impressionantes, transformando profundamente a teoria e a prática do aprendizado de máquina.
Pavilhão de auditórios - Auditório 206
31/10/2024
14:20
15:10
Mesa Redonda - Ciência de Dados, Matemática e Estatística: Natália Lombardi de Oliveira (Data Scientist Google), André Maravilha (CEFET) e Áthila Rocha Trindade (UFVJM)
Pavilhão de auditórios - Auditório 206
01/11/2024
10:00
11:00
A importância de uma análise de dados bem-feita e as vantagens do uso de softwares nessa tarefa - Marcela Richele Ferreira (CEFET) - A estatística é uma ciência essencial em diversas áreas do conhecimento que fornece ferramentas necessárias para a coleta, análise e interpretação de dados. Com o aumento constante da produção de informações, entender essa ciência torna-se crucial para que indivíduos e organizações possam tomar decisões, baseadas em evidências concretas, reduzindo assim os riscos de erros e incertezas. Em qualquer pesquisa científica, a estatística é indispensável para o planejamento experimental, análise de resultados e validação de hipóteses, sem a qual seria difícil extrair conclusões confiáveis de experimentos e estudos observacionais. Dado o tamanho crescente dos bancos de dados atuais, o uso de softwares especializados é fundamental para realizar análises de forma mais eficiente, precisa e rápida. Esses programas revolucionam os processos analíticos, tornando-os mais ágeis, precisos, acessíveis e capazes de lidar com a complexidade e o volume de dados modernos. Muitos desses softwares são desenvolvidos com interfaces amigáveis e intuitivas, permitindo que mesmo usuários com pouco conhecimento técnico possa realizar análises complexas. Entre as várias opções disponíveis, escolhi o R para demonstrar suas facilidades na análise de um conjunto de dados.
Pavilhão de auditórios - Auditório 206
01/11/2024
11:00
12:00
Análise de Sobrevivência e Confiabilidade: conceitos e aplicações - Graziela Dutra Rocha Gouvêa (UFOP) - Modelos de Análise de Sobrevivência e Confiabilidade têm por objetivo estudar dados de experimentos em que, geralmente, a variável resposta é o tempo até a ocorrência de um evento de interesse (tempo de falha). Em muitas situações, no entanto, não é possível observar o tempo de falha para todos os indivíduos (ou itens) em estudo. Esta é a principal característica dos dados de sobrevivência: a presença de censura (observação parcial da resposta). As observações censuradas inviabilizam o uso de técnicas estatísticas convencionais para a análise de dados. A aplicação de modelos de regressão na análise de sobrevivência também necessita de técnicas específicas para tratar as censuras. Nesta palestra, serão apresentados os principais conceitos, bem como algumas aplicações na área de Análise de Sobrevivência e Confiabilidade.
Pavilhão de auditórios - Auditório 206
01/11/2024
14:00
14:50
Máquinas de Turing - Samanta Teixeira (UFVJM) - Alan Turing foi um matemático bastante conhecido por desempenhar papel crucial na quebra de mensagens codificadas dos nazistas na segunda guerra mundial. Muitos o consideram o criador do primeiro modelo teórico de um computador de uso geral, sua famosa MÁQUINA DE TURING. Nesta palestra, vamos situar Turing no contexto da matemática da época, explicando o que ele queria provar com sua máquina de Turing. Ao final da palestra, executaremos alguns algoritmos simples utilizando uma versão simplificada de máquina de Turing
Pavilhão de auditórios - Auditório 206
01/11/2024
14:50
15:30
Matrizes e Processos Cognitivos: aprendizagem hebbiana em redes neurais - Leonardo Lana (UFVJM) - A modelagem matemática está por detrás de uma série de avanços científicos e tecnológicos, isso nas mais diversas áreas do conhecimento, como a física, a química, mas também a biologia e a psicologia! Hoje falamos muito de Inteligência Artificial, sobretudo das IA's generativas e seus modelos de redes neurais artificiais. Nesta apresentação vamos falar um pouco da aprendizagem hebbiana e do Perceptron, proposto pelo psicólogo Frank Rosenblatt usando multiplicação de matrizes.
Instituto de Ciências e Tecnologia (ICT) - Laboratório 356
31/10/2024
15:30
18:00
Minicurso - GeoGebra e Javascript: Aplicações Envolvendo o Cálculo! - Douglas Guimarães (UFVJM) - O GeoGebra se caracteriza como um recurso tecnológico capaz de auxiliar no entendimento e na criação de hipóteses matemáticas. Por ser dinâmico, abre a possibilidade de explorar uma variedade de ferramentas que auxiliam na visualização e movimentação dos objetos e gráficos. Além de oferecer ferramentas de programação em linguagem própria, é possível também em sua interface o uso da linguagem Javascript, o que eleva suas potencialidades a outro nível. Vários tópicos do cálculo Diferencial e Integral podem ser melhor apreendidos com o auxílio do GeoGebra. O minicurso compreenderá desde o uso de comandos básicos para construção de funções, determinação de limites, assíntotas, derivadas e integrais até a construção de applets no GeoGebra que possam auxiliar na compreensão destes tópicos. Nestes Applets será utlizado tanto a linguagem própria do GeoGebra assim como a linguagem Javascript.
Bloco 06 e DECOM
01/11/2024
15:50
17:20
Visitas, pelos alunos do ensino básico, aos laboratórios do curso de Química (Bloco 06) e ao Museu da Informática (DECOM).
Pavilhão de auditórios - Auditório 207
31/10/2024
15:30
16:20
Desvendando o comportamento limite nas equações de Schrödinger - Luccas Campos (UFMG) - No contexto de equações não lineares, dispersivas e de onda, o estado fundamental associado frequentemente fornece um limite quantitativo, sob o qual o comportamento de longo prazo é bem compreendido. Tais limites surgem de desigualdades acentuadas de Gagliardo-Nirenberg-Sobolev, e dados iniciais abaixo dessas quantidades estão sujeitos ao chamado \textit{aprisionamento de energia}, que garante coercividade para quantidades relacionadas às energias potencial e cinética associadas. Combinado com a abordagem de concentração-compactidade, o aprisionamento de energia pode ser usado para provar uma dicotomia para o comportamento assintótico de soluções H^1. Nesta palestra, discutimos resultados recentes para problemas do tipo Schrödinger com dados iniciais \textit{exatamente} no limite massa-energia no cenário L^2-supercrítico.
Pavilhão de auditórios - Auditório 207
31/10/2024
16:20
17:10
Problemas de Choquard em R^N interagindo com a parte negativa do espectro - Olímpio Hiroshi Miyagaki (UFSCar)
Pavilhão de auditórios - Auditório 207
31/10/2024
17:10
18:00
Sobre o comportamento genérico da entropia métrica, e quantidades relacionadas, de mapas uniformemente contínuos sobre espaços métricos poloneses - Silas Luiz de Carvalho (UFMG) - Mostramos que se f é um mapa uniformemente contínuo definido sobre um espaço métrico polonês, então o conjunto de medidas f-invariantes com entropia métrica zero é um conjunto G_delta (na topologia fraca).
Pavilhão de auditórios - Auditório 208
31/10/2024
15:30
16:20
Teoria de Blocos para grupos profinitos - John William MacQuarrie (UFMG) - A Teoria de Blocos para grupos finitos é uma bordagem à teoria de representação de grupos finitos: parte da simples observação de que a álgebra de grupos pode ser escrita como um produto direto de álgebras indecomponíveis, e basta estudar os módulos para cada fator separadamente. Um grupo profinito é um grupo topológico (provavelmente infinito) que pode ser bem compreendido em termos de seus quocientes finitos. Muitos fatos sobre grupos finitos têm "análogos profinitos". Nesta palestra, explicarei essas coisas e discutirei a teoria de blocos de grupos profinitos, chegando à observação de que a analogia finito/profinito na teoria de blocos parece ser ainda mais forte do que o normal!
Pavilhão de auditórios - Auditório 208
31/10/2024
16:20
17:10
Generalizações de um teorema de Weiss - Marlon Stefano Fernandes Estanislau (UFMG)
Pavilhão de auditórios - Auditório 208
31/10/2024
17:10
18:00
Grupos profinitos transitivos comutativos - Luís Augusto de Mendonça (UFMG) - Um grupo G é transitivo comutativo (CT) se a comutatividade é uma relação transitiva para elementos não triviais, isto é, se x comuta com y e z, então y e z também comutam. Discutiremos a classificação de grupos CT analíticos p-ádicos e uma construção para produzir grupos CT profinitos virtualmente abelianos com um quociente finito dado.
Pavilhão de auditórios - Auditório 207
01/11/2024
13:50
14:40
Conexões de frequências fundamentais com formas e o problema isoanisotrópico - Raul Fernandes Horta (UFMG)
Pavilhão de auditórios - Auditório 207
01/11/2024
14:40
15:30
Dimensões fractais de gráficos hiperbólicos e ferraduras - Deberton Moura de Oliveira (UFMG) - A Geometria Fractal é um campo da Matemática em desenvolvimento, aberto à expansão e a novos insights. Além disso, os fractais são objetos que despertam curiosidade, uma vez que estes objectos possuem propriedades pouco ortodoxas, uma geometria irregular e algumas auto-semelhanças. Por outro lado, por se tratar de uma área em desenvolvimento, existem alguns cálculos de dimensão fractal distintos para gráficos hiperbólicos, como apresentaremos aqui, com base em dois artigos. O primeiro calcula a dimensão de Hausdorff de uma ferradura utilizando sua interseção com a variedade instável, com forte uso da teoria ergódica e da dinâmica hiperbólica. Porém, o segundo calcula a dimensão da caixa de um atrator por funções quase periódicas e séries de Fourier, com um pouco de dinâmica hiperbólica.
Pavilhão de auditórios - Auditório 208
01/11/2024
13:00
13:50
Semialgebras inversas de Lie - José Vilca Rodriguez (USP) - É um fato bem conhecido que a teoria de semigrupos inversos está profundamente relacionada ao desenvolvimento de ações de grupos parciais. Ao considerar ações por derivações de álgebras não associativas e restringi-las apropriadamente, obtemos um tipo de "ação parcial" de uma álgebra de Lie. Uma questão que surge naturalmente é: É possível obter uma abordagem semelhante para semigrupos e ações de grupos parciais no contexto de álgebras de Lie? Esta palestra visa fornecer uma resposta relativamente satisfatória a essa questão. Apresentaremos o conceito de semialgebra inversa de Lie, que acreditamos capturar a natureza parcial dessas ações. Além disso, mostraremos que essa estrutura nos permite derivar resultados análogos aos da teoria de ações de grupos parciais.
Pavilhão de auditórios - Auditório 208
01/11/2024
13:50
14:40
Topologia de limites de grupos - Lucas Henrique Rocha de Souza (UFMG) - Em geral, é um problema difícil decidir se dois espaços topológicos são ou não homeomórficos. Para tentar resolver isso, podemos usar invariantes algébricos, como o grupo fundamental. No entanto, a teoria de grupos também pode ser bem difícil, então podemos usar invariantes topológicos para extrair alguma informação algébrica sobre nossos grupos. Uma fonte frutífera de tais invariantes é ter uma boa compactificação do grupo (o grupo visto como um espaço discreto) compatível com a estrutura do grupo. Essas compactificações geralmente vêm de natureza geométrica, a ação induzida do grupo tem uma dinâmica bem comportada e a topologia do limite traz informações sobre o grupo, como possíveis decomposições como um grafo de grupos, existência de subgrupos livres, dimensão cohomológica ou mesmo como nosso grupo vem de alguma natureza geométrica. Nesta palestra, exploramos algumas dessas compactificações.
Pavilhão de auditórios - Auditório 207
01/11/2024
13:00
13:25
Estimativas de estabilidade para recuperação da não linearidade a partir de dados de espalhamento da equação de Schrodinger - Jayden Juli ́an Bejarano Gonzalez (UFMG)
Pavilhão de auditórios - Auditório 207
01/11/2024
13:25
13:50
Modelos que não admitem Breathers: KdV, Gardner e generalizações - Victor Ferreira de A. Santos (UFMG) - Nesta palestra, discutiremos o comportamento assintótico de soluções para a equação do tipo KdV (Korteweg-de Vries). Primeiro, identificaremos uma classe de equações não lineares do tipo KdV para as quais elas não possuem soluções do tipo Breathers. Em particular, provaremos que a equação clássica de KdV não admite Breathers. Por fim, generalizaremos alguns resultados, incluindo a equação de Gardner.
Pavilhão de auditórios - Auditório 208
01/11/2024
14:40
15:30
A álgebra dos invariantes de uma álgebra de caminhos completos - Samuel Quirino (UFMG) - No final dos anos 70, Kharchenko e, independentemente, Lane provaram que a álgebra dos invariantes de uma álgebra livre pela ação de um grupo homogêneo de automorfismos de álgebra é uma álgebra livre. Em 2016, Cibils e Marcos estenderam este resultado para k-categorias lineares livres e mostraram que a categoria de invariantes de uma categoria linear livre de tipo de representação finita ou domesticada possui tipo de representação finita ou domesticada, respectivamente. Nesta palestra mostramos que a álgebra de invariantes de uma álgebra de caminhos completa pela ação de um grupo homogêneo de automorfismos de álgebra contínua é uma álgebra de caminhos completa, que herda o tipo de representação desta última no caso de representação do tipo finita ou domesticada.
Público-alvo
Alunos do 3º ano do ensino médio da E. E. Leopoldo Miranda e do 2º ano do ensino médio do IFNMG
Alunos de graduação dos cursos de Química, Sistemas de Informação, Engenharias e BCT
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 32 h
- Manhã;
- Tarde;
Ocorrência do evento
- Tarde;
Reuniões periódicas para planejamento dom evento: montar a estrutura do evento, convidar palestrantes, reservar espaços e viabilizar a vinda dos palestrantes externos para o local do Evento.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Chamadas nos sites, e nos instagrams, da FACET e ICT, além de divulgações de forma presencial com alunos e servidores no âmbito da UFVJM.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Elaboração de relatório final.