Visitante
ICT na Estrada!
Sobre a Ação
202203001076
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
11/11/2024
11/11/2025
Dados do Coordenador
iara ferreira de rezende
Caracterização da Ação
Engenharias
Educação
Comunicação
Desenvolvimento regional
Estadual
Não
Não
Não
Fora do campus
Manhã
Não
Membros
O acesso à educação superior é vital para a transformação social, especialmente em áreas rurais. Este projeto de extensão visa ampliar a visibilidade da UFVJM e do ICT em escolas de ensino médio da região. Por meio de visitas, estudantes extensionistas compartilharão informações sobre cursos, formas de ingresso e vida universitária em Diamantina. O objetivo é inspirar e informar os jovens, mostrando a educação superior como uma opção viável e promovendo a inclusão social.
Ensino Médio; Universidade; ICT; UFVJM
A extensão universitária representa uma via essencial para a democratização do conhecimento e a promoção do acesso à educação, especialmente em áreas rurais, onde o acesso à formação superior é frequentemente restrito. A educação é um direito fundamental que pode transformar realidades, conforme discutido por Hernandez e Oliveira (2019), que ressaltam a importância de estratégias educacionais inclusivas que atendam às necessidades específicas de populações vulneráveis. Tardif (2017) também enfatiza a relevância da formação contínua e do acesso à educação como ferramentas para a promoção da equidade social, especialmente em contextos que enfrentam desafios estruturais. A Constituição Federal (Brasil,1988) garante a educação como um direito de todos, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reforça a importância da extensão universitária como forma de interação entre a universidade e a sociedade. Ademais, a pesquisa de Ribeiro et al. (2020) aponta que a extensão universitária não apenas leva conhecimento às comunidades, mas também propõe um diálogo entre a universidade e a sociedade, favorecendo a construção de saberes coletivos. Muitas vezes, jovens de comunidades mais afastadas enfrentam barreiras significativas, como a falta de informação sobre as opções de formação acadêmica e a ausência de orientações sobre processos de ingresso. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), comprometida com a democratização do conhecimento e o desenvolvimento regional, reconhece a importância de estender suas ações para além dos muros da instituição, alcançando as comunidades do entorno, em especial aquelas localizadas na zona rural. Nesse sentido, o projeto de extensão ICT na Estrada surge com o propósito de levar informações sobre a universidade, com foco nos cursos do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), por meio de visitas a escolas de ensino médio em áreas rurais. Durante as visitas, estudantes da UFVJM compartilharão suas experiências acadêmicas e oferecerão informações detalhadas sobre as diversas formas de ingresso, as possibilidades de bolsas de estudo e as dinâmicas da vida universitária em Diamantina. A proposta é criar um ambiente de diálogo e interação que não apenas informe, mas também inspire os jovens a enxergarem a educação superior como uma opção viável e acessível.
A justificativa para o projeto de extensão "ICT na Estrada" é fundamentada na necessidade de democratização do acesso à educação superior, especialmente em contextos rurais, onde a exclusão educacional é uma realidade persistente. A educação, reconhecida como um direito fundamental pela Constituição Federal de 1988, é uma ferramenta poderosa de transformação social e econômica. No entanto, muitos jovens que residem em áreas remotas enfrentam barreiras significativas, incluindo a falta de informação sobre opções de formação acadêmica, além de dificuldades de acesso a recursos que possam orientá-los em sua trajetória educacional. Ao aproximar estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para interagir diretamente com esses jovens, o projeto visa não apenas informar, mas também desmistificar a experiência universitária e inspirar a busca pelo conhecimento. A experiência prática e as histórias de vida dos estudantes da UFVJM servirão como modelos e motivação, destacando a importância da educação como um caminho possível e desejável. Além disso, a proposta se alinha com as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que enfatiza a interação entre a universidade e a sociedade, promovendo um diálogo enriquecedor que resulta na construção de saberes coletivos. Ao levar informações sobre os cursos do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), o projeto contribui para a formação de uma consciência crítica e a valorização da educação como um direito universal. Assim, "ICT na Estrada" se apresenta como uma ação estratégica para mitigar desigualdades educacionais e promover a inclusão social, preparando os jovens para um futuro mais promissor e equitativo.
>> Objetivos gerais: apresentar o Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM como uma opção para estudantes da zona rural que desejam seguir carreira em áreas científicas e tecnológicas. >> Objetivos específicos: - Divulgar os cursos de graduação do ICT (bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, bem como as demais engenharias da UFVJM), destacando áreas de atuação, mercado de trabalho e perspectivas profissionais. - Despertar o interesse pela ciência, engenharia e tecnologia, mostrando a importância dessas áreas para o desenvolvimento social e econômico. - Demonstrar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos cursos do ICT, por meio de exemplos e projetos desenvolvidos na UFVJM. - Orientar os estudantes sobre as formas de ingresso na UFVJM (SiSU e SASI), com foco no ingresso nos cursos do ICT e engenharias da UFVJM. - Informar sobre as possibilidades de bolsas de estudo, auxílios e programas de permanência estudantil, incentivando a participação dos estudantes. - Apresentar a vida universitária em Diamantina, mostrando as opções de moradia, alimentação, cultura e lazer. - Estimular o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o sucesso acadêmico e profissional, como raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe.
>> Mudança de percepção: mudar a percepção dos estudantes de ensino médio sobre a universidade, desmistificando o acesso ao ensino superior e mostrando que a UFVJM é uma possibilidade real para os mesmos. >> Despertar vocações: despertar o interesse dos estudantes pelas áreas de engenharia, ciência e tecnologia, incentivando-os a buscar formação nos âmbitos mencionados. >> Melhora na qualidade de ensino: contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio nas escolas rurais, por meio da troca de experiências e do desenvolvimento de atividades. >> Fortalecimento da extensão: fortalecer a política de extensão da UFVJM e do ICT, promovendo a interação entre a universidade e a comunidade. >> Impacto social: gerar impacto social positivo nas comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento local e a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. >> Para os alunos extensionistas: aprimorar habilidades de comunicação e apresentação em público, adaptando a linguagem para diferentes públicos e a criação de materiais didáticos e informativos acessíveis para o público-alvo.
>> Estratégias: visitas às escolas das zonas rurais de abrangência da UFVJM - Palestras dialogadas nas escolas: abordando os cursos, formas de ingresso, bolsas e vida universitária, com espaço para perguntas e troca de ideias. - Apresentações multimídia: utilizar recursos audiovisuais (vídeos, animações, slides) para apresentar a UFVJM, o ICT e seus cursos de forma dinâmica e atraente. - Contato com universitários/extensionistas: promover encontros entre os estudantes da zona rural e estudantes do ICT, para que eles possam compartilhar suas experiências e tirar dúvidas sobre a vida universitária. . Abordagem: - Informação e interação: Combinar momentos de transmissão de informações com atividades práticas e interativas, que possibilitem a participação ativa dos estudantes. - Linguagem acessível: utilizar linguagem clara, objetiva e adaptada à realidade dos estudantes da zona rural, evitando jargões técnicos e termos complexos. - Contextualização: relacionar os conteúdos abordados com o cotidiano dos estudantes e com a realidade da região, mostrando a aplicação prática da ciência e tecnologia no contexto local. - Valorização do conhecimento prévio: reconhecer e valorizar o conhecimento prévio dos estudantes, utilizando-o como ponto de partida para a construção de novos saberes.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. HERNANDEZ, F., OLIVEIRA, C. Educação e Inclusão: Desafios e Perspectivas. Editora XYZ, 2019. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. RIBEIRO, L., SILVA, M., ALMEIDA, R. Extensão Universitária: Diálogos entre Conhecimento e Sociedade. Editora DEF, 2020. TARDIF, M. Formação de Professores: Teorias e Práticas. Editora ABC, 2017.
A interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade é fundamental para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e significativo. Esse diálogo se manifesta de várias formas, promovendo a troca de saberes e experiências que enriquecem tanto os acadêmicos quanto os membros da comunidade. No contexto do projeto "ICT na Estrada!", essa interação se dá através da aproximação direta entre estudantes da UFVJM e jovens em áreas rurais. Os acadêmicos compartilham suas vivências, desafios e conquistas, criando um espaço onde as histórias de vida e os conhecimentos práticos são transmitidos de maneira acessível. Essa troca não só desmistifica a experiência universitária, mas também inspira os jovens a enxergarem a educação como uma possibilidade real e valiosa. Além disso, essa interação se alinha às diretrizes da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que enfatizam a importância de uma educação que dialogue com as realidades sociais. Por meio de oficinas, palestras e atividades práticas, os acadêmicos têm a oportunidade de ouvir as necessidades da comunidade e adaptar suas abordagens, contribuindo para a formação de um saber coletivo que considera as especificidades locais. Através dessa troca, é possível construir um ambiente em que a academia e a sociedade se influenciam mutuamente, promovendo não apenas a inclusão social, mas também a valorização do conhecimento como um bem comum. Esse tipo de interação fortalece o compromisso da universidade com o desenvolvimento regional e social, preparando os jovens para um futuro mais equitativo e promissor.
Interdisciplinaridade: O projeto visa dar uma visão ampla do ICT e da UFVJM, abordando informações sobre ciência, tecnologia e engenharias, bem como critérios de funcionamento da universidade e da vida em Diamantina, com viés da ciências humanas. Essa abordagem permite que os alunos compreendam as complexidades das realidades rurais e as diversas dimensões que influenciam a educação. Ao trabalhar em equipe, os estudantes são incentivados a pensar criticamente e a desenvolver soluções inovadoras que considerem múltiplas perspectivas, resultando em ações mais eficazes e adaptadas às necessidades da comunidade. A prática interdisciplinar promove uma formação mais abrangente, preparando os estudantes para enfrentar desafios complexos em suas futuras carreiras, onde a capacidade de dialogar entre diferentes áreas do conhecimento é cada vez mais valorizada. Interprofissionalidade: O projeto pode contar com a participação de professores, pesquisadores e profissionais de diferentes campos. Essa diversidade permite uma abordagem mais completa das questões enfrentadas pelos jovens nas áreas rurais. A interação entre profissionais de diferentes áreas enriquece o aprendizado e proporciona novas perspectivas sobre a realidade da comunidade, possibilitando o desenvolvimento de estratégias mais inclusivas e eficazes. A interprofissionalidade fomenta um ambiente de trabalho colaborativo, onde as habilidades e expertises de cada membro são valorizadas, contribuindo para a construção de soluções integradas que consideram múltiplas dimensões do problema educacional.
A proposta "ICT na Estrada!" exemplifica a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pilares fundamentais da educação superior. Essa relação integrada é essencial para a formação de estudantes mais críticos, conscientes e preparados para atuar na sociedade. A seguir, destaco como esses elementos se entrelaçam na iniciativa: 1. Ensino Os estudantes da UFVJM têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula diretamente nas comunidades rurais, promovendo um aprendizado mais significativo e contextualizado. A experiência prática em campo contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como comunicação, empatia e resolução de problemas, que são fundamentais para suas futuras carreiras. 2. Pesquisa O projeto incentiva a pesquisa sobre as realidades e necessidades das comunidades atendidas, permitindo que os estudantes se envolvam em investigações que buscam compreender as barreiras à educação e identificar soluções eficazes. A interação com a comunidade gera dados e insights valiosos, que podem ser utilizados para enriquecer o conhecimento acadêmico e fundamentar futuras pesquisas na área de educação e inclusão social. 3. Extensão A extensão é o canal pelo qual os conhecimentos gerados na pesquisa e os ensinamentos adquiridos no ensino são aplicados para beneficiar a sociedade. O projeto atua diretamente na promoção do acesso à educação, levando informações e orientações aos jovens em áreas remotas. A extensão promove um diálogo constante entre a academia e a comunidade, onde saberes locais e acadêmicos se entrelaçam, resultando em uma construção conjunta de conhecimento e práticas que visam a transformação social.
>> Aprendizado Prático e Aplicado: os graduandos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolvendo um entendimento mais profundo dos desafios enfrentados por comunidades rurais. >> Desenvolvimento de Habilidades Sociais: a colaboração com colegas estimula a prática do trabalho em equipe, essencial no ambiente profissional. Os graduandos aprendem a valorizar diferentes perspectivas e a trabalhar de forma colaborativa. Por sua vez, a interação com jovens de comunidades rurais aprimora as habilidades de comunicação e empatia, fundamentais para qualquer profissional que deseje atuar em contextos diversos. >> Formação de Cidadania: a participação no projeto promove uma maior consciência sobre questões sociais e educativas, motivando os estudantes a se tornarem cidadãos ativos e engajados. Os graduandos desenvolvem um senso de responsabilidade em relação ao seu papel na sociedade, compreendendo a importância de contribuir para a inclusão e a democratização do acesso à educação.
O projeto "ICT na Estrada!" tem o potencial de gerar impactos significativos e transformadores nas comunidades atendidas, bem como na formação dos estudantes envolvidos. >> Democratização do conhecimento: Ao levar informações sobre cursos e oportunidades de formação superior para áreas rurais, o projeto contribui para a redução das desigualdades educacionais, permitindo que jovens tenham acesso a informações que antes estavam distantes. >> Inspiração e Motivação: As interações diretas com estudantes universitários servem como fonte de inspiração, incentivando os jovens a buscarem a educação superior como uma possibilidade real e desejável. >> Transformação social: Através da inclusão de jovens no sistema educacional, o projeto contribui para a diminuição da exclusão social e econômica, promovendo um ciclo de melhorias nas condições de vida das famílias e da comunidade. >> Compromisso social: A experiência prática no projeto instiga um compromisso social nos graduandos, preparando-os para atuarem de forma responsável e ética em suas futuras carreiras.
A divulgação e promoção do projeto e suas atividades serão realizadas através de parcerias estratégicas com: >> Escolas estaduais da zona rural na região de Diamantina e municípios vizinhos, buscando alcançar diretamente o público-alvo e integrar as atividades do projeto ao ambiente escolar. >> Organizações não governamentais (ONGs): que atuem em comunidades rurais da região, ampliando o alcance do projeto e aproveitando a expertise e a rede de contatos dessas organizações para fortalecer a divulgação e o engajamento. Essa abordagem visa garantir uma ampla disseminação do projeto e facilitar o acesso da comunidade rural às atividades propostas.
Público-alvo
Jovens que estão prestes a concluir o ensino médio e estão em busca de opções de educação superior.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Serro - MG
Itamarandiba - MG
Datas - MG
São Gonçalo do Rio Preto - MG
Couto de Magalhães de Minas - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 700 h
- Manhã;
- Reuniões de equipe para definir objetivos e metas do projeto. - Identificação e mapeamento das comunidades-alvo. - Estabelecimento de parcerias com escolas e ONGs locais.
- Manhã;
- Tarde;
Desenvolvimento de materiais de divulgação (panfletos, banners, apresentações). Criação de contas em redes sociais e início da divulgação online. Planejamento de eventos e workshops, incluindo cronograma e locais.
- Manhã;
- Tarde;
- Realização de visitas às comunidades para encontros informais e palestras. - Coleta de histórias e depoimentos de estudantes da UFVJM para compartilhar. - Continuação da divulgação em redes sociais e mídias locais. - Eventos de integração: feiras de educação, palestras com ex-alunos, e mesas redondas com educadores e líderes comunitários.
- Manhã;
- Tarde;
Coleta de feedback de participantes, parceiros e comunidade. Análise dos dados coletados e avaliação do impacto do projeto. Preparação do relatório final e artigos/resumo.