Detalhes da ação

ICT na Estrada!

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001076

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

11/11/2024

Data Fim

11/11/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

iara ferreira de rezende

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Resumo

O acesso à educação superior é vital para a transformação social, especialmente em áreas rurais. Este projeto de extensão visa ampliar a visibilidade da UFVJM e do ICT em escolas de ensino médio da região. Por meio de visitas, estudantes extensionistas compartilharão informações sobre cursos, formas de ingresso e vida universitária em Diamantina. O objetivo é inspirar e informar os jovens, mostrando a educação superior como uma opção viável e promovendo a inclusão social.


Palavras-chave

Ensino Médio; Universidade; ICT; UFVJM


Introdução

A extensão universitária representa uma via essencial para a democratização do conhecimento e a promoção do acesso à educação, especialmente em áreas rurais, onde o acesso à formação superior é frequentemente restrito. A educação é um direito fundamental que pode transformar realidades, conforme discutido por Hernandez e Oliveira (2019), que ressaltam a importância de estratégias educacionais inclusivas que atendam às necessidades específicas de populações vulneráveis. Tardif (2017) também enfatiza a relevância da formação contínua e do acesso à educação como ferramentas para a promoção da equidade social, especialmente em contextos que enfrentam desafios estruturais. A Constituição Federal (Brasil,1988) garante a educação como um direito de todos, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reforça a importância da extensão universitária como forma de interação entre a universidade e a sociedade. Ademais, a pesquisa de Ribeiro et al. (2020) aponta que a extensão universitária não apenas leva conhecimento às comunidades, mas também propõe um diálogo entre a universidade e a sociedade, favorecendo a construção de saberes coletivos. Muitas vezes, jovens de comunidades mais afastadas enfrentam barreiras significativas, como a falta de informação sobre as opções de formação acadêmica e a ausência de orientações sobre processos de ingresso. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), comprometida com a democratização do conhecimento e o desenvolvimento regional, reconhece a importância de estender suas ações para além dos muros da instituição, alcançando as comunidades do entorno, em especial aquelas localizadas na zona rural. Nesse sentido, o projeto de extensão ICT na Estrada surge com o propósito de levar informações sobre a universidade, com foco nos cursos do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), por meio de visitas a escolas de ensino médio em áreas rurais. Durante as visitas, estudantes da UFVJM compartilharão suas experiências acadêmicas e oferecerão informações detalhadas sobre as diversas formas de ingresso, as possibilidades de bolsas de estudo e as dinâmicas da vida universitária em Diamantina. A proposta é criar um ambiente de diálogo e interação que não apenas informe, mas também inspire os jovens a enxergarem a educação superior como uma opção viável e acessível.


Justificativa

A justificativa para o projeto de extensão "ICT na Estrada" é fundamentada na necessidade de democratização do acesso à educação superior, especialmente em contextos rurais, onde a exclusão educacional é uma realidade persistente. A educação, reconhecida como um direito fundamental pela Constituição Federal de 1988, é uma ferramenta poderosa de transformação social e econômica. No entanto, muitos jovens que residem em áreas remotas enfrentam barreiras significativas, incluindo a falta de informação sobre opções de formação acadêmica, além de dificuldades de acesso a recursos que possam orientá-los em sua trajetória educacional. Ao aproximar estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para interagir diretamente com esses jovens, o projeto visa não apenas informar, mas também desmistificar a experiência universitária e inspirar a busca pelo conhecimento. A experiência prática e as histórias de vida dos estudantes da UFVJM servirão como modelos e motivação, destacando a importância da educação como um caminho possível e desejável. Além disso, a proposta se alinha com as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que enfatiza a interação entre a universidade e a sociedade, promovendo um diálogo enriquecedor que resulta na construção de saberes coletivos. Ao levar informações sobre os cursos do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), o projeto contribui para a formação de uma consciência crítica e a valorização da educação como um direito universal. Assim, "ICT na Estrada" se apresenta como uma ação estratégica para mitigar desigualdades educacionais e promover a inclusão social, preparando os jovens para um futuro mais promissor e equitativo.


Objetivos

>> Objetivos gerais: apresentar o Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM como uma opção para estudantes da zona rural que desejam seguir carreira em áreas científicas e tecnológicas. >> Objetivos específicos: - Divulgar os cursos de graduação do ICT (bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Geológica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, bem como as demais engenharias da UFVJM), destacando áreas de atuação, mercado de trabalho e perspectivas profissionais. - Despertar o interesse pela ciência, engenharia e tecnologia, mostrando a importância dessas áreas para o desenvolvimento social e econômico. - Demonstrar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos cursos do ICT, por meio de exemplos e projetos desenvolvidos na UFVJM. - Orientar os estudantes sobre as formas de ingresso na UFVJM (SiSU e SASI), com foco no ingresso nos cursos do ICT e engenharias da UFVJM. - Informar sobre as possibilidades de bolsas de estudo, auxílios e programas de permanência estudantil, incentivando a participação dos estudantes. - Apresentar a vida universitária em Diamantina, mostrando as opções de moradia, alimentação, cultura e lazer. - Estimular o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o sucesso acadêmico e profissional, como raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe.


Metas

>> Mudança de percepção: mudar a percepção dos estudantes de ensino médio sobre a universidade, desmistificando o acesso ao ensino superior e mostrando que a UFVJM é uma possibilidade real para os mesmos. >> Despertar vocações: despertar o interesse dos estudantes pelas áreas de engenharia, ciência e tecnologia, incentivando-os a buscar formação nos âmbitos mencionados. >> Melhora na qualidade de ensino: contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio nas escolas rurais, por meio da troca de experiências e do desenvolvimento de atividades. >> Fortalecimento da extensão: fortalecer a política de extensão da UFVJM e do ICT, promovendo a interação entre a universidade e a comunidade. >> Impacto social: gerar impacto social positivo nas comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento local e a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. >> Para os alunos extensionistas: aprimorar habilidades de comunicação e apresentação em público, adaptando a linguagem para diferentes públicos e a criação de materiais didáticos e informativos acessíveis para o público-alvo.


Metodologia

>> Estratégias: visitas às escolas das zonas rurais de abrangência da UFVJM - Palestras dialogadas nas escolas: abordando os cursos, formas de ingresso, bolsas e vida universitária, com espaço para perguntas e troca de ideias. - Apresentações multimídia: utilizar recursos audiovisuais (vídeos, animações, slides) para apresentar a UFVJM, o ICT e seus cursos de forma dinâmica e atraente. - Contato com universitários/extensionistas: promover encontros entre os estudantes da zona rural e estudantes do ICT, para que eles possam compartilhar suas experiências e tirar dúvidas sobre a vida universitária. . Abordagem: - Informação e interação: Combinar momentos de transmissão de informações com atividades práticas e interativas, que possibilitem a participação ativa dos estudantes. - Linguagem acessível: utilizar linguagem clara, objetiva e adaptada à realidade dos estudantes da zona rural, evitando jargões técnicos e termos complexos. - Contextualização: relacionar os conteúdos abordados com o cotidiano dos estudantes e com a realidade da região, mostrando a aplicação prática da ciência e tecnologia no contexto local. - Valorização do conhecimento prévio: reconhecer e valorizar o conhecimento prévio dos estudantes, utilizando-o como ponto de partida para a construção de novos saberes.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. HERNANDEZ, F., OLIVEIRA, C. Educação e Inclusão: Desafios e Perspectivas. Editora XYZ, 2019. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. RIBEIRO, L., SILVA, M., ALMEIDA, R. Extensão Universitária: Diálogos entre Conhecimento e Sociedade. Editora DEF, 2020. TARDIF, M. Formação de Professores: Teorias e Práticas. Editora ABC, 2017.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade é fundamental para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e significativo. Esse diálogo se manifesta de várias formas, promovendo a troca de saberes e experiências que enriquecem tanto os acadêmicos quanto os membros da comunidade. No contexto do projeto "ICT na Estrada!", essa interação se dá através da aproximação direta entre estudantes da UFVJM e jovens em áreas rurais. Os acadêmicos compartilham suas vivências, desafios e conquistas, criando um espaço onde as histórias de vida e os conhecimentos práticos são transmitidos de maneira acessível. Essa troca não só desmistifica a experiência universitária, mas também inspira os jovens a enxergarem a educação como uma possibilidade real e valiosa. Além disso, essa interação se alinha às diretrizes da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que enfatizam a importância de uma educação que dialogue com as realidades sociais. Por meio de oficinas, palestras e atividades práticas, os acadêmicos têm a oportunidade de ouvir as necessidades da comunidade e adaptar suas abordagens, contribuindo para a formação de um saber coletivo que considera as especificidades locais. Através dessa troca, é possível construir um ambiente em que a academia e a sociedade se influenciam mutuamente, promovendo não apenas a inclusão social, mas também a valorização do conhecimento como um bem comum. Esse tipo de interação fortalece o compromisso da universidade com o desenvolvimento regional e social, preparando os jovens para um futuro mais equitativo e promissor.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Interdisciplinaridade: O projeto visa dar uma visão ampla do ICT e da UFVJM, abordando informações sobre ciência, tecnologia e engenharias, bem como critérios de funcionamento da universidade e da vida em Diamantina, com viés da ciências humanas. Essa abordagem permite que os alunos compreendam as complexidades das realidades rurais e as diversas dimensões que influenciam a educação. Ao trabalhar em equipe, os estudantes são incentivados a pensar criticamente e a desenvolver soluções inovadoras que considerem múltiplas perspectivas, resultando em ações mais eficazes e adaptadas às necessidades da comunidade. A prática interdisciplinar promove uma formação mais abrangente, preparando os estudantes para enfrentar desafios complexos em suas futuras carreiras, onde a capacidade de dialogar entre diferentes áreas do conhecimento é cada vez mais valorizada. Interprofissionalidade: O projeto pode contar com a participação de professores, pesquisadores e profissionais de diferentes campos. Essa diversidade permite uma abordagem mais completa das questões enfrentadas pelos jovens nas áreas rurais. A interação entre profissionais de diferentes áreas enriquece o aprendizado e proporciona novas perspectivas sobre a realidade da comunidade, possibilitando o desenvolvimento de estratégias mais inclusivas e eficazes. A interprofissionalidade fomenta um ambiente de trabalho colaborativo, onde as habilidades e expertises de cada membro são valorizadas, contribuindo para a construção de soluções integradas que consideram múltiplas dimensões do problema educacional.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A proposta "ICT na Estrada!" exemplifica a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pilares fundamentais da educação superior. Essa relação integrada é essencial para a formação de estudantes mais críticos, conscientes e preparados para atuar na sociedade. A seguir, destaco como esses elementos se entrelaçam na iniciativa: 1. Ensino Os estudantes da UFVJM têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula diretamente nas comunidades rurais, promovendo um aprendizado mais significativo e contextualizado. A experiência prática em campo contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como comunicação, empatia e resolução de problemas, que são fundamentais para suas futuras carreiras. 2. Pesquisa O projeto incentiva a pesquisa sobre as realidades e necessidades das comunidades atendidas, permitindo que os estudantes se envolvam em investigações que buscam compreender as barreiras à educação e identificar soluções eficazes. A interação com a comunidade gera dados e insights valiosos, que podem ser utilizados para enriquecer o conhecimento acadêmico e fundamentar futuras pesquisas na área de educação e inclusão social. 3. Extensão A extensão é o canal pelo qual os conhecimentos gerados na pesquisa e os ensinamentos adquiridos no ensino são aplicados para beneficiar a sociedade. O projeto atua diretamente na promoção do acesso à educação, levando informações e orientações aos jovens em áreas remotas. A extensão promove um diálogo constante entre a academia e a comunidade, onde saberes locais e acadêmicos se entrelaçam, resultando em uma construção conjunta de conhecimento e práticas que visam a transformação social.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

>> Aprendizado Prático e Aplicado: os graduandos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolvendo um entendimento mais profundo dos desafios enfrentados por comunidades rurais. >> Desenvolvimento de Habilidades Sociais: a colaboração com colegas estimula a prática do trabalho em equipe, essencial no ambiente profissional. Os graduandos aprendem a valorizar diferentes perspectivas e a trabalhar de forma colaborativa. Por sua vez, a interação com jovens de comunidades rurais aprimora as habilidades de comunicação e empatia, fundamentais para qualquer profissional que deseje atuar em contextos diversos. >> Formação de Cidadania: a participação no projeto promove uma maior consciência sobre questões sociais e educativas, motivando os estudantes a se tornarem cidadãos ativos e engajados. Os graduandos desenvolvem um senso de responsabilidade em relação ao seu papel na sociedade, compreendendo a importância de contribuir para a inclusão e a democratização do acesso à educação.


Impacto e Transformação Social

O projeto "ICT na Estrada!" tem o potencial de gerar impactos significativos e transformadores nas comunidades atendidas, bem como na formação dos estudantes envolvidos. >> Democratização do conhecimento: Ao levar informações sobre cursos e oportunidades de formação superior para áreas rurais, o projeto contribui para a redução das desigualdades educacionais, permitindo que jovens tenham acesso a informações que antes estavam distantes. >> Inspiração e Motivação: As interações diretas com estudantes universitários servem como fonte de inspiração, incentivando os jovens a buscarem a educação superior como uma possibilidade real e desejável. >> Transformação social: Através da inclusão de jovens no sistema educacional, o projeto contribui para a diminuição da exclusão social e econômica, promovendo um ciclo de melhorias nas condições de vida das famílias e da comunidade. >> Compromisso social: A experiência prática no projeto instiga um compromisso social nos graduandos, preparando-os para atuarem de forma responsável e ética em suas futuras carreiras.


Divulgação

A divulgação e promoção do projeto e suas atividades serão realizadas através de parcerias estratégicas com: >> Escolas estaduais da zona rural na região de Diamantina e municípios vizinhos, buscando alcançar diretamente o público-alvo e integrar as atividades do projeto ao ambiente escolar. >> Organizações não governamentais (ONGs): que atuem em comunidades rurais da região, ampliando o alcance do projeto e aproveitando a expertise e a rede de contatos dessas organizações para fortalecer a divulgação e o engajamento. Essa abordagem visa garantir uma ampla disseminação do projeto e facilitar o acesso da comunidade rural às atividades propostas.


Público-alvo

Descrição

Jovens que estão prestes a concluir o ensino médio e estão em busca de opções de educação superior.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Serro - MG

Município

Itamarandiba - MG

Município

Datas - MG

Município

São Gonçalo do Rio Preto - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 700 h

Carga Horária 150 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

- Reuniões de equipe para definir objetivos e metas do projeto. - Identificação e mapeamento das comunidades-alvo. - Estabelecimento de parcerias com escolas e ONGs locais.

Carga Horária 250 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento de materiais de divulgação (panfletos, banners, apresentações). Criação de contas em redes sociais e início da divulgação online. Planejamento de eventos e workshops, incluindo cronograma e locais.

Carga Horária 150 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

- Realização de visitas às comunidades para encontros informais e palestras. - Coleta de histórias e depoimentos de estudantes da UFVJM para compartilhar. - Continuação da divulgação em redes sociais e mídias locais. - Eventos de integração: feiras de educação, palestras com ex-alunos, e mesas redondas com educadores e líderes comunitários.

Carga Horária 150 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Coleta de feedback de participantes, parceiros e comunidade. Análise dos dados coletados e avaliação do impacto do projeto. Preparação do relatório final e artigos/resumo.