Detalhes da ação

Mandando um recado

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000120

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

15/07/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

rosana passos cambraia

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Comunicação estratégica

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

Se for do interesse dos participantes, poderá ser criada uma conta no Facebook que abarque a ação 'Manda um recado" e também a participação em mídias de movimentos sociais e organizações de interesse público.

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Resumo

A ação de extensão 'Mandando um recado' tem como objetivo produzir videos e audios (curtos de aproximadamente 3 minutos), nos quais pessoas das comunidades de Algodoeiro, Covão e Fazenda Santa Cruz em Diamantina (Minas Gerais) mandam recados para seus parentes e amigos, com mensagens de otimismo durante o periodo de pandemia covid-19. A finalidade da ação é a aproximação dos comunitários aos estudantes, professores em mensagens cotidianas, com a criação de vinculos de afetividade e cultura.


Palavras-chave

Comunidades Tradicionais, Quilombos, Patrimônio Cultural, Video-Cultura.


Introdução

A qualidade de vida da população rural envolve demandas interdisciplinares (como moradia, saneamento, transporte, acesso aos serviços de saúde e segurança alimentar e nutricional) também com busca de diálogo voltados para o desenvolvimento local. A ação de extensão universitária proposta versa sobre a a afetividade entre moradores em comunidades rurais tradicionais da região de Diamantina (Minas Gerais), envolvendo diversos atores na comunidade universitária (discentes, professores e técnicos), assim como instituições, nas dinâmicas sócio ambientais, com destaque para a cultura e a identidade local que tanto caracterizam as comunidades rurais, como aquelas remanescentes de quilombos. No intuito de responder aos questionamentos do avaliador da Proexc/UFVJM da ação de extensão proposta, a seguir seguem alguns esclarecimentos complementares. 1. Como será esse diálogo afetivo entre moradores das comunidades a que a ação se destina? R: Diálogo afetivo, segundo a pedagogia Freiriana, significa ter empatia, se sentir na situação do outro com quem buscamos uma relação e interação. Assim, dialogar com pessoas de comunidades rurais tradicionais leva em conta o cotidiano dessas pessoas, interagindo com assuntos como clima (vai chover, vai fazer calor, e o que isso significa no contexto rural), plantios/criações (épocas de plantar, de colher, de colocar galinha para chocar), condições de estradas (vai passar o carro por causa do barro, ou o barraco bloqueou a estrada, ou a ponte caiu), alimentação (o milho vai virar fubá, o caruncho estragou o feijão de planta, o pequi está pronto para cozinhar). Enfim, dialogar afetivamente é conversar com sinceridade com o outro (no caso desta ação "Mandando um recado"), é ouvir o que o outro tem a dizer e sentir-se parte desta conversa emitindo também opiniões assertivas com empatia (esse o significado fim de diálogo afetivo, com afeto, com respeito e com amor ao que o próximo está vivendo). 2. Como a ação é proveniente de um projeto de pesquisa, conforme observou-se em outros campos do texto, sugere-se iniciar a descrição deste item fazendo um detalhamento dos antecedentes do projeto e do tema escolhido. R: O projeto de pesquisa a que nos referimos nesta ação de extensão encontra-se registrado no e-Campus Pesquisa sob o n. 3902020 ("Desenvolvimento rural em comunidades tradicionais no alto vale do Jequitinhonha"). Faz parte da dissertação de mestrado de Nilza da Conceição Aguiar, orientada pela profa. Rosana Cambraia no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar, Mestrado em Estudos Rurais. Tal projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFVJM sob o n. 4.324.975 de 07/10/2020. A pesquisa de mestrado tem como objetivos: Caracterizar o perfil dos moradores de comunidades rurais tradicionais, suas construções, benfeitorias e peridomiciliares e utilização de recursos naturais da região; Detectar alguns mecanismos para geração de renda familiar, de valorização da cultura e da gastronomia, com base no turismo rural; Refletir sobre o planejamento de atividades econômicas e turísticas de forma sustentável no ambiente rural tradicional. 3. Fornecer maiores detalhes sobre a realidade social das comunidades a que a ação se destina indicando a necessidade dialógica entre a universidade e a comunidade, além da necessidade de intervenção. A partir daí, deve ser explicada a importância de realização deste projeto. R: A realidade social das comunidades a que a ação se destina refere-se ao contexto rural do entorno de Diamantina, que é característica do alto Vale do Jequitinhonha. Quando a dissertação de mestrado relacionada a esta ação estiver pronta, será possível com ela fornecer mais detalhes sobre este contexto social que caracteriza comunidades rurais tradicionais da região. Esta ação, como já mencionado, indica o preenchimento de uma lacuna de comunicação que há, ainda, entre a universidade e as comunidades. A necessidade de intervenção é inerente ao contexto atual (isolamento dessas comunidades, acesso dificultado aos serviços de saúde e educação), agravado pela pandemia de covid-19 e o desamparo de políticas públicas. Não temos ferramentas, nem estatísticas, para serem mencionadas como justificativa para a criação e implementação desta ação de extensão, mas isto não limita o entendimento da importância/relevância da proposta. Justamente a produção de vídeos com recados, conforme proposto na ação, irá mostrar a importância do trabalho a ser realizado pela equipe. 4. Como a comunidade externa participou da elaboração desta ação? R: A comunidade externa tem sido ouvida nas visitas de campo da pós-graduanda, em contatos, entrevistas e em conversas sobre o papel da universidade na região, rural principalmente. Desta maneira, os recados (entre pesquisadores e pessoas das comunidades), vêm sendo utilizados para comunicação. O que aconteceu algumas vezes, por exemplo, foi a gravação de alguns audios, nos quais as pessoas informam se estarão (ou não) em determinado dia e horário em tal lugar, para os encontros (presenciais ou remotos) que vem sendo realizados. Ou seja, os recados são uma realidade do meio rural, para comunicação cotidiana; o que a ação proposta está tendo realizar é uma produção (em audio e video utilizando os próprios celulares dos envolvidos nos diálogos), para registrar esses recados e tornar essa uma prática mais comum nos diálogos a que nos referimos como afetivos. 5. Quais as tendências de origem teórica (referenciais) utilizadas pela equipe na submissão desta proposta? R: A fundamentação teórica encontra-se na obra de Paulo Freire, que tem como base principalmente o diálogo, o sonho e a leitura do mundo. As tendências que podem ser referidas referem-se a educação libertadora e a pedagogia da autonomia, a pedagogia do oprimido e a educação para a mudança, a pedagogia da esperança e a pedagogia da indignação e também a obra clássica de Paulo Freire que deveria servir de base para toda atividade de extensão universitária que é a Extensão ou Comunicação.


Justificativa

A proposição desta ação busca estabelecer uma ligação com pesquisas de mestrado que vêm apontando as interações nas relações humanas, especialmente nas comunidades de Algodoeiro, Bica D'Agua, Covão e Fazenda Santa Cruz em Diamantina (Minas Gerais). Justifica-se pois promove a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade na busca pela solução de problemas locais e também na superação de dificuldades que advém do isolamento físico no meio rural, dificultado ainda mais por causa da pandemia covid-19 que vem exigindo de forma drástica o distanciamento social. Justifica-se também por representar localmente um meio da troca de conhecimentos, da participação social. Para esclarecimentos, conforme solicitado pelo avaliador da Proexc, seguem alguns apontamentos. 1. De que maneira a ação promoverá a interação dialógica citada no texto? R: Como já mencionado na introdução, a ação pretende produzir audios e videos com as pessoas mandando recados entre si. Desta forma, entendemos que a interação dialógica acontecerá desta maneira: pessoas mandando recados para seus co-específicos, entre moradores e seus estudantes, entre as pessoas a quem desejem mandar um recado, mandando noticias, avisando alguma coisa, sempre pensando com otimismo que melhores dias virão, principalmente com esperanças de que a vida pode ser melhor quando somos sinceros e nos relacionamos com nossos vizinhos, parentes, amigos (e com a comunidade universitária). 2. De que forma ocorrerá a solução de problemas locais citada no texto? Quais problemas serão tratados nesta ação? R: Seria maravilhoso se pudéssemos resolver os problemas locais com nossa ação de extensão, que busca aproximar pessoas por meio de recados. Mas as próprias pessoas é que encontrarão respostas para seus problemas (locais e nacionais), por meio de discussão das realidades. Os problemas que visualizamos (e para os quais propomos um caminho de mitigação por meio de nossa proposição de ação de extensão), estão ligados ao isolamento em comunidades rurais, a falta de comunicação, as mensagens falsas (fake news), e o desamparo por falta de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais das pessoas. Ou seja, a ação busca diminuir as distâncias físicas (e sociais) por meio de gravações de audio e video, onde as pessoas possam participar como protagonistas na solução de seus problemas locais. 3. Quais dificuldades, advindas do isolamento físico, serão superadas por meio desta ação? R: A proposta da ação é justamente diminuir as dificuldades (e sofrimento) devido ao isolamento físico. De uma maneira geral, as pessoas que residem em comunidades rurais, como aquelas a serem beneficiadas pela ação de extensão aqui detalhada, já moram em locais isolados (pela distancia, pela baixa qualidade das estradas, pela falta de comunicação), então espera-se na ação uma superação deste isolamento fisica, por meio das gravações de audio e video com os recados para os parentes, amigos e vizinhança. 4. Quais os conhecimentos serão trocados entre comunidade e universidade na execução desta proposta? R: Espera-se que o conhecimento seja compartilhado, no uso das tecnologias que hoje encontramos nos celulares (como tirar fotos, gravar um audio, gravar um video, usar o Whatsapp ou outra rede social), no envio e recebimento de recados e também nas noticias que serão veiculadas nas gravações e nos recados. Fazem parte da equipe da ação de extensão estudantes (de graduação e de pós-graduação) além de professores e técnicos, que estarão interagindo com os moradores (seja na preparação das gravações, seja no envio/compartilhamento das mesmas). Ou seja, com base na pedagogia Freiriana, todos aprendem ao ensinar e todos ensinam ao aprender. Conhecimento tem relação com a leitura do mundo e da realidade em que vivemos, então conviver é compartilhar conhecimento.


Objetivos

Objetivo geral (estratégia global da ação): estimular a produção de videos e áudios com recados entre pessoas das comunidades rurais de Algodoeiro, Bica D'Água, Covão e Fazenda Santa Cruz em Diamantina (Minas Gerais), para comunicação local em período de isolamento físico. Objetivos específicos: 1) produzir áudios e videos com recados e notícias locais; 2) transmitir mensagens de otimismos para diminuição das dificuldades com o isolamento físico; 3) motivar a transmissão de mensagens de otimismo entre pessoas promovendo aproximação social. Conforme sugerido pelo avaliador da Proexc, os objetivos foram re-escritos. 1. Foram retirados neste campo as atividades do projeto. 2. Foram identificados "objetivo geral" e "objetivos específicos". 3. O objetivo geral traçou a estratégia global da ação. 4. Os objetivos específicos trazem um detalhamento do objetivo geral. 5. Foram incorporados verbos afirmativos próprios de objetivos de ações de extensão.


Metas

Produção de 10 videos/áudios curtos (de aproximadamente 3 minutos), com recados/avisos/mensagens gravados. Transmissão (envio/entrega) de 10 áudios/áudios curtos (de aproximadamente 3 minutos), com recados/avisos/mensagens gravados. Para motivação das pessoas envolvidas, a meta é a abertura de um canal de comunicação para troca de recados/mensagens pelo telefone celular, durante o período de isolamento físico também devido a pandemia de covid-19. O avaliador da Proexc sugeriu a re-escrita dos objetivos (o que foi feito no item anterior) e sugeriu também a quantificação das metas seguindo os objetivos, assim foram lançadas metas mensuráveis para cada objetivo específico.


Metodologia

Serão realizados contatos (pelo telefone) com moradores das comunidades de Algodoeiro, Bica D'Agua, Covão e Fazenda Santa Cruz, convidando para participar preparando gravações (videos e audio) com recados para parentes e amigos entre as comunidades, destacando a detecção de estudantes da UFVJM que retornaram para a casa de seus pais/familiares nas comunidades durante a pandemia covid-19, e também de estudantes do ensino médio na mesma situação. Os jovens serão estimulados a participar como protagonistas nas gravações locais. Haverá produção de 10 (dez) gravações em audio/video, na temática interdisciplinar que envolve os assuntos ambientais, educacionais e sociais que fazem parte do cotidiano de moradores das comunidades rurais participantes da ação. A escolha dos assuntos das mensagens/recados será feita pelos próprios moradores e estudantes envolvidos na ação, respeitando a cultura local. Forma de avaliação da ação de extensão: Será registrado a quantidade das transmissões e acessos aos recados gravados e as mídias gravadas (audio e video) serão avaliadas quanto a qualidade das imagens, do cenário ao fundo e do volume do audio. Como o projeto vai atingir seus objetivos? Estimulando a gravação de recados em mídias com o uso de celulares, sua transmissão para as pessoas indicadas pelo emissor do recado e motivando a interação entre pessoas das comunidades. As atividades serão coordenadas e gerenciadas de forma remota, utilizando celulares e em algumas situações computadores (como na interação entre estudantes, de dentro ou de fora das comunidades). A equipe utilizará computadores na edição de gravações e na disponibilização dos recados em redes sociais. Cabe a coordenação desta ação, preparar o projeto, submeter no SIEX com seus detalhamentos e revisões, acompanhar a produção das gravações, monitorar as atividades dos estudantes em interação com pessoas das comunidades, auxiliar na editoração das gravações e na disponibilização dos recados. Além disso, é função da coordenação preparar o relatório final da ação de extensão e, se possível, uma publicização do resultado final da ação. No desenvolvimento da ação serão realizadas avaliações constantes sobre o andamento da ação. Para produção/editoração das gravações serão realizadas alguns encontros de capacitação com a equipe técnica e os estudantes envolvidos na ação de extensão. A equipe técnica, além das capacitações, auxiliará no processamento dos videos e áudios, produzindo clipes que serão então compartilhados com os destinatários escolhidos pelos emissores dos recados. Posteriormente os videos serão compilados pela equipe para criação de um clipe com o conjunto das gravações. Seguindo as sugestões do avaliador da Proexc, foram efetuadas adequações na metodologia da ação proposta, para atendimento do item 'Cronograma de atividades'. 1. Foi Informado o quantitativo de vídeos que serão feitos e os seus temas e esclarecido que os assuntos serão escolhidos pelos moradores e estudantes envolvidos na ação, que podem transitar pelas questões ambientais, de educação e identidade/diversidade. 2. Foi informada as formas de avaliação dos resultados da ação (transmissão e acessos aos recados gravados). 3. Foi adicionado na metodologia como projeto vai atingir seus objetivos. 4. Foi incluído na metodologia a forma como serão as atividades coordenadas e gerenciadas (de forma remota). 3. Foram especificadas as tarefas que cabem à coordenação da ação. 4. Foi incluída na metodologia que as avaliações constantes, intermediárias, serão realizadas pela coordenação da ação. 5. Acontecerão encontros de capacitação para a produção dos vídeos, com a equipe técnica que estará auxiliando nesse sentido.


Referências Bibliográficas

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. BORGES,L. Como os quilombolas estão atravessando a pandemia no Brasil. Disponível em:<https://terradedireitos.org.br/acervo/artigos/como-os-quilombolas-estao-atravessando-a-pandemia-no-brasil/23298>. Acesso em: 06 dez. 2020. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculos de cultura. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 69-71. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. ZHOURI, A.; ZUCARELLI, M, C. In: SOUZA. Valdir Souza Alves; HENRIQUES, Márcio Simeone (organizadores). Vale do Jequitinhonha Formação histórica, populações e movimentos. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2010. 268 p.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A pandemia de covid-19, fez com que as familias recebessem de volta em suas casas os filhos que estavam na cidade, seja cursando a UFJVM ou o ensino médio (indo e voltando diariamente ou ficando alguns dias da semana na cidade). Espera-se uma interação dialógica entre moradores das comunidades e seus filhos estudantes , que podem nessa ação de extensão, auxiliar e apoiar os pais e familiares a gravarem um recado para mandar para outro familiar ou amigo da comunidade próxima, vizinha (perto mas longe). Esses estudantes estão ou estarão envolvidos na comunidade acadêmica da UFVJM, que representa na região, estrutura universitária que traz oportunidade advinda da educação superior. Comunitários (sociedade), seus filhos (estudantes) e docentes/tecnicos (impulsionadores).


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A ação integra a linha de pesquisa e extensão denominada ‘Sociedade e Cultura no Mundo Rural’, do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Estudos Rurais, e traz uma série de possibilidades para o desenvolvimento de ações nos ambientes rurais na área de abrangência da UFVJM. Tem como foco a qualidade de vida da população rural, a temática escolhida na ação de extensão universitária, atende as demandas de geração de atividades interdisciplinares em busca do diálogo e do desenvolvimento local.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A ação de extensão 'Mandando um recado', surgiu para ser desenvolvida em comunidades rurais que participam da pesquisa de mestrado interdisciplinar na UFVJM, como nos Estudos Rurais e em Saúde, Sociedade e Ambiente. Integra conteúdos da pós-graduação (pois no local da ação são aplicadas as competências e habilidades inerentes na formação da pós-graduanda, nos relacionamentos entre os envolvidos na ação), assim como da graduação (idem, competências e habilidades dos graduandos). Quando nas interações sociais os diálogos se referem aos temas como por exemplo de educação ambiental, educação em direitos humanos e educação para a diversidade, ocorre a indissociabilidade (a não separação) dos processos de ensino/aprendizagem, de pesquisa (acadêmica) e atividades extensionistas. Ou seja, não há como (e nem porquê) trabalhar os tripés da universidade de forma separada. É de forma integrada que uma ação de extensão deve ser desenvolvida: pois é aprendendo e ensinando - pesquisando e investigando as soluções de problemas e perguntas locais - compartilhando conhecimento entre comunidade interna e externa que a universidade se sustenta e se solidifica. Como não ficou claro para o avaliador da Proexc de que maneira os conteúdos citados neste campo estarão presentes na execução desta ação, foi realizada uma complementação deste item acima.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Contribuição para a formação estudantil (graduação, pós-graduação e ensino médio), voltada ao desenvolvimento local das comunidades rurais tradicionais, considerando a própria qualidade de vida e bem estar da população como fundamental. O papel dos recados, preparados, gravados, enviados e compartilhados, sensibiliza por meio da mídia em dispositivos móveis (tão presentes no cotidiano das pessoas, inclusive rurais). A ação potencializa assim a motivação dos jovens nas comunidades, aproximando as comunidades (acadêmica e do entorno) por meio da participação dos estudantes junto as suas famílias/comunidades. As competências que serão adquiridas e colocadas em prática pelos estudantes vinculados a este projeto referem-se ao estabelecimento de diálogo (com linguagem adequada e simplificada ao contexto rural), abertura para aprender e ensinar em um contexto fora das salas de aula, além do exercício de escuta e respeito pela cultura local (no caso desta ação, em comunidades rurais tradicionais remanescentes de antigos quilombos na região). Consideramos que as vivências nas relações interpessoais, principalmente naquelas fora do ambiente acadêmico, desenvolvem habilidades que, para os futuros profissionais, serão úteis no desenvolvimento de suas funções junto a sociedade. Ou seja, vivenciando o contexto de pessoas rurais, os estudantes, futuros profissionais, estarão mais aptos a atuarem juntos a essa população. Os estudantes (de pós-graduação e graduação) serão acompanhados/monitorados e orientados durante o projeto, participarão dos encontros de capacitação e de monitoramento das atividades por meio remoto (pelo celular e/ou pelo computador). As orientações buscarão escutar os progressos dos estudantes na obtenção/produção das gravações, instruções para o uso de aplicativos e no final da ação auxilio na preparação do relatório de atividades/tarefas. O avaliador da Proexc solicitou que fossem atendidos os seguintes tópicos (que foram incorporados, então, ao texto deste item acima). 1. As competências que serão adquiridas e colocadas em prática pelos estudantes vinculados a este projeto e a maneira como experimentarão vivências e habilidades profissionais. 2. Forma de orientação dos estudantes durante o projeto.


Impacto e Transformação Social

A ação se propõe a buscar a integração entre as ciências sociais e humanas, e com ênfase nas ações coletivas e suporte aos movimentos sociais. Em atendimento a atividade proposta, gravação e encaminhamento de recados entre moradores, familiares e amigos, estará valorizada a dimensão histórica e a recuperação de memórias e tradições na região do entorno de Diamantina, em especial no entorno da tradicional Estrada Real.


Divulgação

Os recados gravados serão trocados entre os participantes, em uma rede social comum a todos nas localidades. Será criado e utilizado um link no sitio de uma organização social de interesse público, que desenvolve projetos na região do Alto Vale do Jequitinhonha com comunidades rurais tradicionais.


Informações Complementares

Como a ação envolve o uso de mídias em dispositivos móveis, dependendo do aparato eletronico que as famílias tenham em seus domicílios, poderá ser planejada uma continuidade na ação, com envolvimento de mais estudantes que se envolvam nessa primeira ação de 'Mandar um recado".


Público-alvo

Descrição

Pessoas moradoras nas comunidades rurais de Algodoeiro, Bica D'Agua, Covão e Fazenda Santa Cruz (Diamantina, Minas Gerais), incluindo entre estas estudantes do ensino médio e fundamental, além de graduandos e pós-graduandos que estudam na UFVJM e que durante a pandemia retornaram para a casa de seus pais/familiares nessas comunidades.

Descrição

Professores/as que atendem as escolas de Algodoeiro, Bica DÁgua, Covão e Fazenda Santa Cruz.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Jequi Vale é uma organização social de interesse público que apoia atividades em comunidades rurais nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Estará colaborando com suporte de voluntários com experiência na produção de mídias e disponibilizará um link em seu sitio de internet (auxilio na produção e difusão dos recados gerados).

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 180 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Serão estabelecidos contatos pelo telefone com pessoas das comunidade para explicar e convidar para participar da ação de extensão. Serão estabelecidos contatos com pelo menos 10 pessoas sendo a média de tempo de contato para cada uma dessas pessoas de aproximadamente 30-45 minutos.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Serão acompanhadas as gravações dos videos e audios pelas pessoas das comunidades.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Serão realizadas edições nas gravações, para padronização e introdução de inicio e fim, assim como alguma sonoplastia (essa atividade é distinta da anterior pois será realizada prioritariamente em computador).

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encaminhamento dos recados gravados em video e audio para os destinatários escolhidos pelos moradores. Os videos serão distribuidos para os destinatários escolhidos pelas pessoas que gravaram os recados. O contato com os destinatários serão realizados, de forma remota pelo celular). Os videos transmitidos serão avaliados perguntando aos destinatários se conseguiram ver/ouvir corretamente os recados.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Produção de um clipe com o conjunto de gravações de videos e audios. O clipe será produzido pela equipe técnica e será disponibilizado no site da JequiVale como registro do conjunto dos recados produzidos/transmitidos. Estima-se que o clipe tenha de 15 a 30 minutos, com os trechos mais interessantes dos recados, além de abertura e encerramento com os créditos da produção.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Relatorio final com o desenvolvimento das atividades previstas, alcance das metas, assim como a avaliação da ação de extensão.