Detalhes da ação

Encontro de Tempo Comunidade e Prática de Ensino dos Núcleos de Alternância de Cristália e da Comunidade Quilombola do Paiol

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001084

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

07/11/2024

Data Fim

08/11/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

luiz otavio costa marques

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

nucleodopaiol - pratica_de_ensino_cristalia

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Resumo

O evento é fruto das ações de caráter extensionista dos Núcleos de Alternância de Cristália e da Comunidade Quilombola do Paiol da LEC / UFVJM em parceria com a Escola Estadual Professor Tutu de Cristália / MG. O objetivo do encontro é realizar atividades acadêmicas e culturais com estudantes do ensino médio da região desses Núcleos, tais como visitas técnicas a diversos prédios e monumentos históricos em Diamantina, além de oficinas e palestras sobre temas relevantes para esses estudantes.


Palavras-chave

Educação do Campo - Regime de Alternância - Tempo Comunidade - Prática de Ensino


Introdução

A Graduação Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) visa a formação de docentes para atuarem no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, especialmente em comunidades do campo (UFVJM, 2018) . É ofertado na modalidade presencial, em período integral, sendo oferecidas duas habilitações: Ciências da Natureza (CN) e Linguagens e Códigos (LC). A formação dos estudantes do curso é pautada pela interdisciplinaridade, contemplando distintas áreas do conhecimento. Além disso, o curso busca fortalecer a relação entre teoria e prática, a partir da Pedagogia da Alternância, com a distribuição da carga horária de ensino em dois momentos educativos: Tempo Universidade e Tempo Comunidade. O Tempo Universidade é realizado em Diamantina enquanto o Tempo Comunidade é realizado em Núcleos de Alternância localizados em diferentes regiões do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e norte de Minas Gerais. Nos Núcleos de Alternância, os estudantes desenvolvem atividades de pesquisa e extensão que lhes possibilitam vivenciar a realidade do campo e desenvolver competências e habilidades pedagógicas para a docência. A finalidade da ação proposta é contribuir para a formação dos graduandos da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM por meio da realização de ações de extensão, envolvendo docentes e estudantes do ensino médio de uma escola estadual de Cristália/MG.


Justificativa

O evento a ser realizado contribuirá para a formação de educadores comprometidos com as demandas específicas das comunidades onde vivem e seus arredores, valorizando suas culturas, saberes e práticas, e promovendo uma educação contextualizada, crítica e transformadora. Vale ressaltar que os estudantes da Licenciatura em Educação do Campo participarão de todas as etapas do evento, desde seu planejamento à sua execução. Além de acompanhar os estudantes do ensino médio nas visitas técnicas em Diamantina e na UFVJM, os estudantes da LEC irão ministrar oficinas e palestras, assim como produzir materiais e relatórios, referentes às ações realizadas no Encontro.


Objetivos

Gerais: 1. Contribuir para a formação de docentes voltados às demandas específicas das comunidades do campo; 2. Valorizar saberes e práticas dos povos do campo; 3. Promover uma educação contextualizada, crítica e transformadora; Específicos 1, Realizar visitas técnicas a prédios e monumentos históricos em Diamantina; 2. Apresentar a LEC e a UFVJM aos estudantes do ensino médio; 3. Realizar oficinas e palestras sobre temas relevantes para os estudantes do ensino médio; 4. Incentivar os estudantes do ensino médio para se inscrever no ENEM e em exames vestibulares.


Metas

Realizar ações de caráter extensionista, voltadas a 47 (quarenta e sete) estudantes do ensino médio da região dos Núcleos de Alternância de Cristália e da Comunidade Quilombola de Paiol.


Metodologia

Realizar visitas técnicas, palestras e oficinas na UFVJM em sua sede em Diamantina. Para planejamento e organização das ações de extensão foram realizadas: 1. Reuniões presenciais com a presença de docentes e estudantes da LEC/ UFVJM e representantes da instituição parceira em Cristália / MG nos dias 16 e 17/09/2024; 2. Reuniões online com docentes e estudantes da LEC/UFVJM. Para acompanhamento e avaliação do evento serão disponibilizas listas de presença durante o evento, formulários de avaliação, além da apresentação dos resultados das ações desenvolvidas na atividade "Colocação em Comum" da LEC/UFVJM em janeiro de 2025,


Referências Bibliográficas

UFVJM. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Educação do Campo. Diamantina: UFVJM, 2018. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/projetos-pedagogicos.html. Acesso em: 17 set. 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Mediante a realização de visitas técnicas, palestras e oficinas, haverá interação dialógica de membros da comunidade acadêmica da UFVJM (pró-reitor de graduação, diretora da FIH, representante da COPESE, coordenador, docentes e estudantes da Licenciatura em Educação do Campo) com estudantes e professores do ensino médio de uma escola do campo, situada em Cristália / MG. Espera-se com esse encontro, além de discutir a importância da universidade pública para a formação de cidadãos críticos, estimular a troca de saberes e a construção compartilhada do conhecimento.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Na Licenciatura em Educação do Campo a interdisciplinaridade é marcada pelo diálogo entre os diversos campos do conhecimento. Há um tema integrador trabalhado em diversas unidades curriculares de diferentes áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza e linguagens e códigos), o qual gera ações de ensino, pesquisa e entensão, concretizadas principalmente em unidades curriculares como "Tempo Comunidade" e "Prática de Ensino". Nessas disciplinas, o que foi estudado é sistematizado e colocado em prática em atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas com a participação de estudantes e docentes da universidade e de membros de comunidades campesinas. No que concerne à interprofissionalização, esta ação possibilitará que os estudantes da LEC desenvolvam competências e habilidades necessárias para a docência na realidade do campo, tais como para planejar, desenvolver e avaliar ações pedagógicas, voltadas à justica social e à disseminação do conhecimento científico e dos saberes populares.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Nesta ação, os estudantes da LEC terão a oportunidade de “colocar em prática” a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo estudantes e docentes do ensino médio de uma escola pública, situada no campo. Essa indissociabilidade é entrevista no Projeto Pedagógico do Curso (UFVJM, 2018) no “Eixo das Práticas Integradoras”, que tem como objetivo integrar os conteúdos trabalhados nas unidades curriculares e contextualizá-los na realidade do campo. Vale ressaltar que a ação proposta é fruto das unidades curriculares "Tempo Comunidade" e "Prática de Ensino", que integram esse "Eixo das Práticas Integradoras".


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Espera-se que a ação proposta tenha um impacto positivo na formação dos estudantes da LEC, visto que eles participarão de todas as etapas do processo, desde o planejamento e organização da ação a sua execução. Além disso, eles serão responsáveis pela sistematização e divulgação do resultado da ação, mediante a escrita de um relatório acadêmico e a realização de uma mostra na universidade, chamada de "Colocação em Comum"’ , que tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas nos núcleos de alternância (NA) do curso.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que a ação proposta fortaleça a inserção da UFVJM na região de origem dos estudantes envolvidos e que ela seja positiva e transformadora para estes, estimulando-os a ingressar no ensino superior e contribuir para a transformação social de suas comunidades rurais.


Divulgação

A divulgação da ação de extensão será feita por e-mail institucional.


Programação do Evento

Local

Diamantina

Data

07/11/2024

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Visita técnicas guiadas a monumentos e prédios históricos no centro de Diamantina (igrejas, casa da Xica da Silva, Mercado Velho, Teatro Santa Izabel, Passadiço da Glória, etc)

Local

Campus JK

Data

08/11/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

12:00


Descrição

8:00-8:30: Abertura do evento com a participação do Prof. Douglas Sathler, Pró-reitor de Graduação; Teresa Cristina Cardoso Vale, diretora da FIH, Diogo Neves Pereira, coordenador da LEC. 8:30-9:00: Palestra da pedagoga Alessandra Neves Orsetti Araújo sobre as formas de ingresso na UFVJM 9:00-9:30: Roda de conversa sobre racismo, ministrada pelos professores Luiz Otávio Costa Marques, Rosana Baptista dos Santos e estudantes de Linguagens e Códigos da LEC. 9:30-10:00: Oficina sobre física, ministrada pelo prof. Luciano Soares Pedroso e estudantes de Ciências Natureza da LEC 10:00-10:30: Apresentação artística do prof. José Cláudio Luiz Nobre 10:30-11:30: Visita guiada na biblioteca da UFVJM 11:30-12:00: Passeio no campus JK

Local

Campus JK

Data

08/11/2024

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

14;00 - 15;30; Visita guiado no Laboratório LAEP 16:00 - 17:00: Roda de conversa na Praça de Serviços, ministrada pela Prof. Meiriane R. A. Guimarães

Público-alvo

Descrição

47 (quarenta e sete) estudantes e 2 (dois) professores do ensino médio da Escola Estadual Professor Tutu de Cristália / MG

Municípios Atendidos

Município

Cristália - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A escola será responsável pelo transporte, hospedagem e alimentação dos estudantes durante o evento.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 13 h

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Abertura do evento com a participação do Prof. Douglas Sathler, Pró-reitor de Graduação; Teresa Cristina Cardoso Vale, diretora da FIH, Diogo Neves Pereira, coordenador da LEC.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Visita técnica guiada a monumentos e prédios históricos no centro de Diamantina (igrejas, Casa da Xica da Silva, Mercado Velho, Teatro Santa Izabel, Passadiço da Glória, etc)

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Roda de conversa sobre o tema racismo, ministrada pelos professores Luiz Otávio Costa Marques, Rosana Baptista dos Santos e estudantes de Linguagens e Códigos da LEC.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Apresentação artística do prof. José Cláudio Luiz Nobre

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Visita técnica guiada na biblioteca da UFVJM.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Passeio no campus JK para conhecer a localização dos prédios das faculdades.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Visita técnica guiada ao Laboratório LAEP.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Roda de conversa, ministrada pela Profa. Meiriane R. A. Guimarães, para o fechamento do evento.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Oficina de Física, ministrada pelo Prof. Luciano Soares Pedroso, Meiriane Rafaela Assunção Guimarães e estudantes de Ciências da Natureza.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Roda de conversa para o encerramento do evento, ministrada pelos professores Luiz Otávio Costa Marques, Rosana Baptista dos Santos e Meiriane Rafaela Assunção Guimarães.