Visitante
Encontro de Tempo Comunidade e Prática de Ensino dos Núcleos de Alternância de Cristália e da Comunidade Quilombola do Paiol
Sobre a Ação
202203001084
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
07/11/2024
08/11/2024
Dados do Coordenador
luiz otavio costa marques
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Trabalho
Educação Profissional
Estadual
Não
Não
Sim
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Membros
O evento é fruto das ações de caráter extensionista dos Núcleos de Alternância de Cristália e da Comunidade Quilombola do Paiol da LEC / UFVJM em parceria com a Escola Estadual Professor Tutu de Cristália / MG. O objetivo do encontro é realizar atividades acadêmicas e culturais com estudantes do ensino médio da região desses Núcleos, tais como visitas técnicas a diversos prédios e monumentos históricos em Diamantina, além de oficinas e palestras sobre temas relevantes para esses estudantes.
Educação do Campo - Regime de Alternância - Tempo Comunidade - Prática de Ensino
A Graduação Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) visa a formação de docentes para atuarem no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, especialmente em comunidades do campo (UFVJM, 2018) . É ofertado na modalidade presencial, em período integral, sendo oferecidas duas habilitações: Ciências da Natureza (CN) e Linguagens e Códigos (LC). A formação dos estudantes do curso é pautada pela interdisciplinaridade, contemplando distintas áreas do conhecimento. Além disso, o curso busca fortalecer a relação entre teoria e prática, a partir da Pedagogia da Alternância, com a distribuição da carga horária de ensino em dois momentos educativos: Tempo Universidade e Tempo Comunidade. O Tempo Universidade é realizado em Diamantina enquanto o Tempo Comunidade é realizado em Núcleos de Alternância localizados em diferentes regiões do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e norte de Minas Gerais. Nos Núcleos de Alternância, os estudantes desenvolvem atividades de pesquisa e extensão que lhes possibilitam vivenciar a realidade do campo e desenvolver competências e habilidades pedagógicas para a docência. A finalidade da ação proposta é contribuir para a formação dos graduandos da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM por meio da realização de ações de extensão, envolvendo docentes e estudantes do ensino médio de uma escola estadual de Cristália/MG.
O evento a ser realizado contribuirá para a formação de educadores comprometidos com as demandas específicas das comunidades onde vivem e seus arredores, valorizando suas culturas, saberes e práticas, e promovendo uma educação contextualizada, crítica e transformadora. Vale ressaltar que os estudantes da Licenciatura em Educação do Campo participarão de todas as etapas do evento, desde seu planejamento à sua execução. Além de acompanhar os estudantes do ensino médio nas visitas técnicas em Diamantina e na UFVJM, os estudantes da LEC irão ministrar oficinas e palestras, assim como produzir materiais e relatórios, referentes às ações realizadas no Encontro.
Gerais: 1. Contribuir para a formação de docentes voltados às demandas específicas das comunidades do campo; 2. Valorizar saberes e práticas dos povos do campo; 3. Promover uma educação contextualizada, crítica e transformadora; Específicos 1, Realizar visitas técnicas a prédios e monumentos históricos em Diamantina; 2. Apresentar a LEC e a UFVJM aos estudantes do ensino médio; 3. Realizar oficinas e palestras sobre temas relevantes para os estudantes do ensino médio; 4. Incentivar os estudantes do ensino médio para se inscrever no ENEM e em exames vestibulares.
Realizar ações de caráter extensionista, voltadas a 47 (quarenta e sete) estudantes do ensino médio da região dos Núcleos de Alternância de Cristália e da Comunidade Quilombola de Paiol.
Realizar visitas técnicas, palestras e oficinas na UFVJM em sua sede em Diamantina. Para planejamento e organização das ações de extensão foram realizadas: 1. Reuniões presenciais com a presença de docentes e estudantes da LEC/ UFVJM e representantes da instituição parceira em Cristália / MG nos dias 16 e 17/09/2024; 2. Reuniões online com docentes e estudantes da LEC/UFVJM. Para acompanhamento e avaliação do evento serão disponibilizas listas de presença durante o evento, formulários de avaliação, além da apresentação dos resultados das ações desenvolvidas na atividade "Colocação em Comum" da LEC/UFVJM em janeiro de 2025,
UFVJM. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Educação do Campo. Diamantina: UFVJM, 2018. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/projetos-pedagogicos.html. Acesso em: 17 set. 2023.
Mediante a realização de visitas técnicas, palestras e oficinas, haverá interação dialógica de membros da comunidade acadêmica da UFVJM (pró-reitor de graduação, diretora da FIH, representante da COPESE, coordenador, docentes e estudantes da Licenciatura em Educação do Campo) com estudantes e professores do ensino médio de uma escola do campo, situada em Cristália / MG. Espera-se com esse encontro, além de discutir a importância da universidade pública para a formação de cidadãos críticos, estimular a troca de saberes e a construção compartilhada do conhecimento.
Na Licenciatura em Educação do Campo a interdisciplinaridade é marcada pelo diálogo entre os diversos campos do conhecimento. Há um tema integrador trabalhado em diversas unidades curriculares de diferentes áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza e linguagens e códigos), o qual gera ações de ensino, pesquisa e entensão, concretizadas principalmente em unidades curriculares como "Tempo Comunidade" e "Prática de Ensino". Nessas disciplinas, o que foi estudado é sistematizado e colocado em prática em atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas com a participação de estudantes e docentes da universidade e de membros de comunidades campesinas. No que concerne à interprofissionalização, esta ação possibilitará que os estudantes da LEC desenvolvam competências e habilidades necessárias para a docência na realidade do campo, tais como para planejar, desenvolver e avaliar ações pedagógicas, voltadas à justica social e à disseminação do conhecimento científico e dos saberes populares.
Nesta ação, os estudantes da LEC terão a oportunidade de “colocar em prática” a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo estudantes e docentes do ensino médio de uma escola pública, situada no campo. Essa indissociabilidade é entrevista no Projeto Pedagógico do Curso (UFVJM, 2018) no “Eixo das Práticas Integradoras”, que tem como objetivo integrar os conteúdos trabalhados nas unidades curriculares e contextualizá-los na realidade do campo. Vale ressaltar que a ação proposta é fruto das unidades curriculares "Tempo Comunidade" e "Prática de Ensino", que integram esse "Eixo das Práticas Integradoras".
Espera-se que a ação proposta tenha um impacto positivo na formação dos estudantes da LEC, visto que eles participarão de todas as etapas do processo, desde o planejamento e organização da ação a sua execução. Além disso, eles serão responsáveis pela sistematização e divulgação do resultado da ação, mediante a escrita de um relatório acadêmico e a realização de uma mostra na universidade, chamada de "Colocação em Comum"’ , que tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas nos núcleos de alternância (NA) do curso.
Espera-se que a ação proposta fortaleça a inserção da UFVJM na região de origem dos estudantes envolvidos e que ela seja positiva e transformadora para estes, estimulando-os a ingressar no ensino superior e contribuir para a transformação social de suas comunidades rurais.
A divulgação da ação de extensão será feita por e-mail institucional.
Programação do Evento
Diamantina
07/11/2024
14:00
18:00
Visita técnicas guiadas a monumentos e prédios históricos no centro de Diamantina (igrejas, casa da Xica da Silva, Mercado Velho, Teatro Santa Izabel, Passadiço da Glória, etc)
Campus JK
08/11/2024
08:00
12:00
8:00-8:30: Abertura do evento com a participação do Prof. Douglas Sathler, Pró-reitor de Graduação; Teresa Cristina Cardoso Vale, diretora da FIH, Diogo Neves Pereira, coordenador da LEC. 8:30-9:00: Palestra da pedagoga Alessandra Neves Orsetti Araújo sobre as formas de ingresso na UFVJM 9:00-9:30: Roda de conversa sobre racismo, ministrada pelos professores Luiz Otávio Costa Marques, Rosana Baptista dos Santos e estudantes de Linguagens e Códigos da LEC. 9:30-10:00: Oficina sobre física, ministrada pelo prof. Luciano Soares Pedroso e estudantes de Ciências Natureza da LEC 10:00-10:30: Apresentação artística do prof. José Cláudio Luiz Nobre 10:30-11:30: Visita guiada na biblioteca da UFVJM 11:30-12:00: Passeio no campus JK
Campus JK
08/11/2024
14:00
17:00
14;00 - 15;30; Visita guiado no Laboratório LAEP 16:00 - 17:00: Roda de conversa na Praça de Serviços, ministrada pela Prof. Meiriane R. A. Guimarães
Público-alvo
47 (quarenta e sete) estudantes e 2 (dois) professores do ensino médio da Escola Estadual Professor Tutu de Cristália / MG
Municípios Atendidos
Cristália - MG
Parcerias
A escola será responsável pelo transporte, hospedagem e alimentação dos estudantes durante o evento.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 13 h
- Manhã;
Abertura do evento com a participação do Prof. Douglas Sathler, Pró-reitor de Graduação; Teresa Cristina Cardoso Vale, diretora da FIH, Diogo Neves Pereira, coordenador da LEC.
- Manhã;
Visita técnica guiada a monumentos e prédios históricos no centro de Diamantina (igrejas, Casa da Xica da Silva, Mercado Velho, Teatro Santa Izabel, Passadiço da Glória, etc)
- Manhã;
Roda de conversa sobre o tema racismo, ministrada pelos professores Luiz Otávio Costa Marques, Rosana Baptista dos Santos e estudantes de Linguagens e Códigos da LEC.
- Manhã;
Apresentação artística do prof. José Cláudio Luiz Nobre
- Manhã;
Visita técnica guiada na biblioteca da UFVJM.
- Manhã;
Passeio no campus JK para conhecer a localização dos prédios das faculdades.
- Tarde;
Visita técnica guiada ao Laboratório LAEP.
- Tarde;
Roda de conversa, ministrada pela Profa. Meiriane R. A. Guimarães, para o fechamento do evento.
- Manhã;
Oficina de Física, ministrada pelo Prof. Luciano Soares Pedroso, Meiriane Rafaela Assunção Guimarães e estudantes de Ciências da Natureza.
- Manhã;
Roda de conversa para o encerramento do evento, ministrada pelos professores Luiz Otávio Costa Marques, Rosana Baptista dos Santos e Meiriane Rafaela Assunção Guimarães.