Visitante
A extensão paisagística como construção de cidade: um dia de doação
Sobre a Ação
202203001087
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
08/11/2024
08/11/2024
Dados do Coordenador
maria clara de carvalho guimaraes
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Meio Ambiente
Meio Ambiente
Desenvolvimento urbano
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Não
Membros
O evento consiste em um dia de conscientização, plantio e doação de mudas em praças da cidade de Diamantina, através de oficina educativa, como solução para revitalização urbana e melhoria da qualidade ambiental em áreas de convívio com a participação do poder público, da comunidade, estudantes e docentes da UFVJM.
Doação, jardins, transformação social
Espaços verdes constituem ambientes privilegiados de interação social, propícios ao desenvolvimento de propostas de educação ambiental, além de servir para o desenvolvimento de ações que fortaleçam o sentimento de pertencimento do cidadão com seu entorno, melhorando sua qualidade de vida, tornando o espaço urbano mais agradável para se viver. Propostas que visam, sob a demanda das comunidades, desenvolver projetos paisagísticos para espaços públicos abandonados, visando diminuir esses processos de ruptura cidadão/ambiente e proporcionado ambientes privilegiados de socialização e inclusão, são de suma importância para a revitalização urbana, ao mesmo tempo em que proporciona espaços privilegiados de aprendizagem a estudantes de disciplinas ligadas à arquitetura e ciências agrárias. Dessa forma, o presente projeto consiste na proposta de uma ação de conscientização da melhoria da qualidade ambiental em áreas de convívio com a participação ativa do poder público, comunidade, estudantes e docentes da UFVJM.
A provisão adequada de espaços verdes surgiu como um dos mais importantes desafios do poder públicos enfrentados pelas cidades no mundo todo. Globalmente, preocupações com a saúde pública estão despertando um interesse renovado em parques, ruas arborizadas e espaços verdes por suas propriedades físicas e resultados positivos na melhoria da saúde mental dos habitantes. E estes espaços verdes são cada vez mais vistos como infraestrutura urbana essencial que pode fornecer diversas funções, serviços e benefícios ao ecossistema. A falta de espaços verdes na cidade de Diamantina demonstra a necessidade de implantação de novos jardins e da revitalização de espaços. Além disso, relação dos atores envolvidos no projeto, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da universidade pública brasileira, contribuindo diretamente para seu crescimento profissional e pessoal, além da contribuição com a evolução social das comunidades participantes.
Promover a interação da comunidade com as áreas verdes implantadas por meio de oficina educativa mostrando a importância de projetos paisagísticos para a cidade estimulando hábitos saudáveis com o uso de espaços urbanos e fortalecer o convívio comunitário além de estimular a participação de discentes e docentes da UFVJM em ações de extensão universitária juntamente com a comunidade diamantinense e junto à Prefeitura Municipal de Diamantina
Promover a interação da comunidade com as áreas verdes implantadas por meio de oficinas educativas mostrando a importância do desenvolvimento de projetos paisagísticos para a cidade estimulando hábitos saudáveis com o uso de espaços urbanos e fortalecer o convívio comunitário Estimular a participação de discentes e docentes da UFVJM em ações de extensão universitária Estimular a participação da comunidade diamantinense em projetos de extensão junto à Prefeitura Municipal de Diamantina e á UFVJM Contribuir para transformação social da região Incentivar a integração da UFVJM na realização de ações extensionistas com a comunidade para resolução de problemas, intercâmbio de conhecimentos e saberes Promover a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão
A disseminação dos conhecimentos adquiridos pelos discentes nas disciplinas correlatas ao paisagismo que será realizada através de oficinas educativas que serão realizadas no decorrer da proposta e que vão expor os cuidados com o preparo do solo, plantio, o uso de água para irrigação e manutenção dos jardins, buscando mostrar à comunidade, aos discentes e aos funcionário da Prefeitura Municipal de Diamantina a importância de cada elemento para o equilíbrio da vida e para a preservação ambiental. Serão demonstrados nessa etapa as espécies cultivadas, como elas foram produzidas, como serão plantadas, porque foram escolhidas e qual sua importância na composição dos jardins. A demonstração será através de vídeos demonstrativos e distribuição de cartilhas. Após a demonstração, mudas produzidas serão usadas para implantação e construção dos jardins. As ações terão participação direta dos discentes envolvidos, com a equipe coordenadora da proposta, juntamente com a Prefeitura Municipal de Diamantina e seus funcionários e a comunidade. Após a execução dos jardins serão discutidas as etapas de manutenção dos jardins como limpeza de plantas daninhas, adubação e irrigação, e que será de responsabilidade da comunidade e da Prefeitura Municipal de Diamantina.
BERTO, R.; BARBIERO, G. The Biophilic Quality Index: A tool to improve a building from “green” to restorative. Visions for Sustainability, IRIS, Torino, v. 8, n. 2, p. 38 – 45, Julho 2017. ISSN 2384-8677. Disponível em: http://dx:doi:org/10:13135/2384-8677/2333. Acesso em: 10/06/2022. BOULTON, C. et al. Under pressure: Factors shaping urban greenspace provision in a mid-sized city. Cities, v. 106, n. 102816, p. 1 – 14, Novembro 2020. ISSN 0264-2751. Disponível em: https://doi:org/10:1016/j:cities:2020:102816. Acesso em: 16/07/2022. DIAS, Marcelo M. Condicionantes da ação extensionista como processo de interação: condicionantes externos de interação. Viçosa, MG UFV, 2012. 17 p. (Notas de aula – não publicadas). FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Imprensa Universitária, 2012. (Extensão Universitária, v.1). JARDIM, Jamila Paula. UMBELINO, Glauco. Mapeamento de áreas verdes e da arborização urbana: estudo de caso de Diamantina, Minas Gerais. Revista Espinhaço. Diamantina, v. 9, n. 2, 2020. ISSN-e: 2317-0611. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/485/4852512003/html/. Acesso em: 16/07/2022. MORAES, D. F. de; SOUZA, C. L. de; FERREIRA, M. L. Biofilia e sustentabilidade no planejamento urbano: interfaces conceituais e parâmetros de análise. Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares, PUC CAMPINAS, Campinas, v. 1, n. 1, p. 1 – 14, 2020. ISSN 2675-7885. Disponível em: https://doi:org/10:24220/2675- 7885v1e2020a5174. Acesso em: 12/06/2022.
A interação dialógica será firmada através da consolidação de parcerias entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Diamantina através da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente e a comunidade diamantinense. Essa parceria faz-se necessária para que ocorra a concretização do projeto, pois se torna parte fundamental para o seu sucesso onde cada um apresenta uma função, mas com o mesmo objetivo: promover o desenvolvimento urbano e social. Para que a interação dialógica contribua nas direções indicadas é necessária a aplicação das metodologias descritas nessa proposta que irão a participação efetiva desses atores em sua produção e difusão.
O suposto da diretriz interdisciplinaridade e interprofissionalidade é que a combinação de especialização e visão holista pode ser materializada pela interação de modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, objetivo esse que se pretende alcançar através da interação entre as diversas áreas de conhecimento oriundas dos grupos de estudos, de caráter interdisciplinar, como arquitetura e agronomia, aplicadas às práticas em trabalhos de campo já consolidada com experiências anteriores.
A diretriz indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão reafirma o suposto de que ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas, através do ensino, que coloca o estudante como protagonista de sua formação técnica, através da aplicação de conhecimentos adquiridos durante seu curso de graduação e da geração de conhecimento com a aplicação da pesquisa. Neste caso, os discentes participantes aplicarão diretamente o conhecimento das disciplinas específicas da área temática em questão relacionadas aos cursos que estão matriculados, que inevitavelmente gerarão dados para trabalhos acadêmicos futuros.
As diretrizes referentes à formação do estudante e ao impacto e transformação social constituem aportes decisivos para ampliação do universo de referência, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que enriquecem e reafirmam os termos teóricos e metodológicos, seja como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação da universidade com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional. Os discentes participantes terão participação direta desde os momentos que antecederão a ação como a produção de mudas, projetos paisagísticos das áreas escolhidas e a ação direta como o plantio das mudas, a orientação da comunidade na manutenção e na educação ambiental. A relação dos discentes envolvidos no projeto com uma realidade até então distante do seu cotidiano, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da universidade pública brasileira, contribuindo diretamente para seu crescimento profissional e pessoal, além da contribuição com a evolução social das comunidades participantes.
As diretrizes referentes ao impacto e transformação social constituem aportes decisivos para ampliação do universo de referência, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que enriquecem e reafirmam os termos teóricos e metodológicos, seja como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação da universidade com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional. A relação da comunidade abre espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da universidade pública brasileira, além da contribuição direta da construção e manutenção de espaços verdes tão importantes para a melhoria de qualidade de vida.
A divulgação será realizada através das redes sociais dos grupos de estudos, centro acadêmico e empresa júnior.
Programação do Evento
Praça Doutor Prado
08/11/2024
14:00
18:00
14:00 - 14:30 Recepção dos participantes; Slide apresentação do projeto; 14:30 - 15:10 Importância do paisagismo no ambiente. (Saúde, visual e turismo) Projeto arquitetônico e paisagismo. 15:10 - 15:45 Coffee break; Oportunidade de conversa e interação. 15:45 - 17:00 Atividade de interação; Plantio das mudas de acordo com projeto arquitetônico; 17:00 - 18:00 Encerramento; Dúvidas;
Público-alvo
Crianças escolas municipais escolhidas pela prefeitura
Comunidade do entorno direto à Praça Doutor Prado
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A Prefeitura Municipal de Diamantina contribuirá de forma efetiva na apresentação das demandas dos espaços a serem trabalhos na cidade, contatos, suporte na logística operacional e divulgação das ações extensionistas da UFVJM entre os diversos setores da comunidade e participantes desse processo.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 22 h
- Manhã;
- Tarde;
Preparação de mudas nos saquinhos para doação. A comissão organizadora ficará responsável por esta atividade nos dias que antecederão o dia do evento.
- Tarde;
Dia da ação de doação de mudas.