Detalhes da ação

A extensão paisagística como construção de cidade: um dia de doação

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001087

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

08/11/2024

Data Fim

08/11/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

maria clara de carvalho guimaraes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Meio Ambiente

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Desenvolvimento urbano

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 22 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 22 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 22 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 22 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 22 h
Resumo

O evento consiste em um dia de conscientização, plantio e doação de mudas em praças da cidade de Diamantina, através de oficina educativa, como solução para revitalização urbana e melhoria da qualidade ambiental em áreas de convívio com a participação do poder público, da comunidade, estudantes e docentes da UFVJM.


Palavras-chave

Doação, jardins, transformação social


Introdução

Espaços verdes constituem ambientes privilegiados de interação social, propícios ao desenvolvimento de propostas de educação ambiental, além de servir para o desenvolvimento de ações que fortaleçam o sentimento de pertencimento do cidadão com seu entorno, melhorando sua qualidade de vida, tornando o espaço urbano mais agradável para se viver. Propostas que visam, sob a demanda das comunidades, desenvolver projetos paisagísticos para espaços públicos abandonados, visando diminuir esses processos de ruptura cidadão/ambiente e proporcionado ambientes privilegiados de socialização e inclusão, são de suma importância para a revitalização urbana, ao mesmo tempo em que proporciona espaços privilegiados de aprendizagem a estudantes de disciplinas ligadas à arquitetura e ciências agrárias. Dessa forma, o presente projeto consiste na proposta de uma ação de conscientização da melhoria da qualidade ambiental em áreas de convívio com a participação ativa do poder público, comunidade, estudantes e docentes da UFVJM.


Justificativa

A provisão adequada de espaços verdes surgiu como um dos mais importantes desafios do poder públicos enfrentados pelas cidades no mundo todo. Globalmente, preocupações com a saúde pública estão despertando um interesse renovado em parques, ruas arborizadas e espaços verdes por suas propriedades físicas e resultados positivos na melhoria da saúde mental dos habitantes. E estes espaços verdes são cada vez mais vistos como infraestrutura urbana essencial que pode fornecer diversas funções, serviços e benefícios ao ecossistema. A falta de espaços verdes na cidade de Diamantina demonstra a necessidade de implantação de novos jardins e da revitalização de espaços. Além disso, relação dos atores envolvidos no projeto, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da universidade pública brasileira, contribuindo diretamente para seu crescimento profissional e pessoal, além da contribuição com a evolução social das comunidades participantes.


Objetivos

Promover a interação da comunidade com as áreas verdes implantadas por meio de oficina educativa mostrando a importância de projetos paisagísticos para a cidade estimulando hábitos saudáveis com o uso de espaços urbanos e fortalecer o convívio comunitário além de estimular a participação de discentes e docentes da UFVJM em ações de extensão universitária juntamente com a comunidade diamantinense e junto à Prefeitura Municipal de Diamantina


Metas

Promover a interação da comunidade com as áreas verdes implantadas por meio de oficinas educativas mostrando a importância do desenvolvimento de projetos paisagísticos para a cidade estimulando hábitos saudáveis com o uso de espaços urbanos e fortalecer o convívio comunitário Estimular a participação de discentes e docentes da UFVJM em ações de extensão universitária Estimular a participação da comunidade diamantinense em projetos de extensão junto à Prefeitura Municipal de Diamantina e á UFVJM Contribuir para transformação social da região Incentivar a integração da UFVJM na realização de ações extensionistas com a comunidade para resolução de problemas, intercâmbio de conhecimentos e saberes Promover a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão


Metodologia

A disseminação dos conhecimentos adquiridos pelos discentes nas disciplinas correlatas ao paisagismo que será realizada através de oficinas educativas que serão realizadas no decorrer da proposta e que vão expor os cuidados com o preparo do solo, plantio, o uso de água para irrigação e manutenção dos jardins, buscando mostrar à comunidade, aos discentes e aos funcionário da Prefeitura Municipal de Diamantina a importância de cada elemento para o equilíbrio da vida e para a preservação ambiental. Serão demonstrados nessa etapa as espécies cultivadas, como elas foram produzidas, como serão plantadas, porque foram escolhidas e qual sua importância na composição dos jardins. A demonstração será através de vídeos demonstrativos e distribuição de cartilhas. Após a demonstração, mudas produzidas serão usadas para implantação e construção dos jardins. As ações terão participação direta dos discentes envolvidos, com a equipe coordenadora da proposta, juntamente com a Prefeitura Municipal de Diamantina e seus funcionários e a comunidade. Após a execução dos jardins serão discutidas as etapas de manutenção dos jardins como limpeza de plantas daninhas, adubação e irrigação, e que será de responsabilidade da comunidade e da Prefeitura Municipal de Diamantina.


Referências Bibliográficas

BERTO, R.; BARBIERO, G. The Biophilic Quality Index: A tool to improve a building from “green” to restorative. Visions for Sustainability, IRIS, Torino, v. 8, n. 2, p. 38 – 45, Julho 2017. ISSN 2384-8677. Disponível em: http://dx:doi:org/10:13135/2384-8677/2333. Acesso em: 10/06/2022. BOULTON, C. et al. Under pressure: Factors shaping urban greenspace provision in a mid-sized city. Cities, v. 106, n. 102816, p. 1 – 14, Novembro 2020. ISSN 0264-2751. Disponível em: https://doi:org/10:1016/j:cities:2020:102816. Acesso em: 16/07/2022. DIAS, Marcelo M. Condicionantes da ação extensionista como processo de interação: condicionantes externos de interação. Viçosa, MG UFV, 2012. 17 p. (Notas de aula – não publicadas). FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Imprensa Universitária, 2012. (Extensão Universitária, v.1). JARDIM, Jamila Paula. UMBELINO, Glauco. Mapeamento de áreas verdes e da arborização urbana: estudo de caso de Diamantina, Minas Gerais. Revista Espinhaço. Diamantina, v. 9, n. 2, 2020. ISSN-e: 2317-0611. Disponível em: http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/485/4852512003/html/. Acesso em: 16/07/2022. MORAES, D. F. de; SOUZA, C. L. de; FERREIRA, M. L. Biofilia e sustentabilidade no planejamento urbano: interfaces conceituais e parâmetros de análise. Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares, PUC CAMPINAS, Campinas, v. 1, n. 1, p. 1 – 14, 2020. ISSN 2675-7885. Disponível em: https://doi:org/10:24220/2675- 7885v1e2020a5174. Acesso em: 12/06/2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica será firmada através da consolidação de parcerias entre a Universidade e a Prefeitura Municipal de Diamantina através da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente e a comunidade diamantinense. Essa parceria faz-se necessária para que ocorra a concretização do projeto, pois se torna parte fundamental para o seu sucesso onde cada um apresenta uma função, mas com o mesmo objetivo: promover o desenvolvimento urbano e social. Para que a interação dialógica contribua nas direções indicadas é necessária a aplicação das metodologias descritas nessa proposta que irão a participação efetiva desses atores em sua produção e difusão.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O suposto da diretriz interdisciplinaridade e interprofissionalidade é que a combinação de especialização e visão holista pode ser materializada pela interação de modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, objetivo esse que se pretende alcançar através da interação entre as diversas áreas de conhecimento oriundas dos grupos de estudos, de caráter interdisciplinar, como arquitetura e agronomia, aplicadas às práticas em trabalhos de campo já consolidada com experiências anteriores.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A diretriz indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão reafirma o suposto de que ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas, através do ensino, que coloca o estudante como protagonista de sua formação técnica, através da aplicação de conhecimentos adquiridos durante seu curso de graduação e da geração de conhecimento com a aplicação da pesquisa. Neste caso, os discentes participantes aplicarão diretamente o conhecimento das disciplinas específicas da área temática em questão relacionadas aos cursos que estão matriculados, que inevitavelmente gerarão dados para trabalhos acadêmicos futuros.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

As diretrizes referentes à formação do estudante e ao impacto e transformação social constituem aportes decisivos para ampliação do universo de referência, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que enriquecem e reafirmam os termos teóricos e metodológicos, seja como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação da universidade com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional. Os discentes participantes terão participação direta desde os momentos que antecederão a ação como a produção de mudas, projetos paisagísticos das áreas escolhidas e a ação direta como o plantio das mudas, a orientação da comunidade na manutenção e na educação ambiental. A relação dos discentes envolvidos no projeto com uma realidade até então distante do seu cotidiano, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da universidade pública brasileira, contribuindo diretamente para seu crescimento profissional e pessoal, além da contribuição com a evolução social das comunidades participantes.


Impacto e Transformação Social

As diretrizes referentes ao impacto e transformação social constituem aportes decisivos para ampliação do universo de referência, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que enriquecem e reafirmam os termos teóricos e metodológicos, seja como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação da universidade com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional. A relação da comunidade abre espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da universidade pública brasileira, além da contribuição direta da construção e manutenção de espaços verdes tão importantes para a melhoria de qualidade de vida.


Divulgação

A divulgação será realizada através das redes sociais dos grupos de estudos, centro acadêmico e empresa júnior.


Programação do Evento

Local

Praça Doutor Prado

Data

08/11/2024

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

14:00 - 14:30 Recepção dos participantes; Slide apresentação do projeto; 14:30 - 15:10 Importância do paisagismo no ambiente. (Saúde, visual e turismo) Projeto arquitetônico e paisagismo. 15:10 - 15:45 Coffee break; Oportunidade de conversa e interação. 15:45 - 17:00 Atividade de interação; Plantio das mudas de acordo com projeto arquitetônico; 17:00 - 18:00 Encerramento; Dúvidas;

Público-alvo

Descrição

Crianças escolas municipais escolhidas pela prefeitura

Descrição

Comunidade do entorno direto à Praça Doutor Prado

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Prefeitura Municipal de Diamantina contribuirá de forma efetiva na apresentação das demandas dos espaços a serem trabalhos na cidade, contatos, suporte na logística operacional e divulgação das ações extensionistas da UFVJM entre os diversos setores da comunidade e participantes desse processo.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 22 h

Carga Horária 14 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação de mudas nos saquinhos para doação. A comissão organizadora ficará responsável por esta atividade nos dias que antecederão o dia do evento.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Dia da ação de doação de mudas.