Visitante
Festival de Xadrez na Floresta: conectando mentes e encaixando as peças
Sobre a Ação
202203001088
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
08/11/2024
11/11/2024
Dados do Coordenador
gleyce campos dutra
Caracterização da Ação
Outros
Cultura
Saúde
Esporte e lazer
Local
Não
Não
Não
Dentro do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
Membros
Este projeto almeja difundir a utilização dos jogos de xadrez como instrumento pedagógico no processo de formação dos alunos do curso de Engenharia Florestal da UFJVM, bem como promover uma interação entre estes, os servidores do DEF e suas famílias, ocupando espaços dentro do Departamento de Engenharia Florestal, no campus JK. Essa ação conta com o apoio do Clube de Xadrez UFVJM, que tem abrangência interdisciplinar e ainda é aberto à participação da comunidade externa à UFVJM.
xadrez, estratégia, qualidade de vida, raciocínio lógico, integração
Um dos objetivos deste projeto é destacar a utilização dos jogos de xadrez como instrumento pedagógico no processo de formação dos discentes do curso de Engenharia Florestal da UFVJM. Ressaltamos que diversas disciplinas do curso exigem do aluno habilidades cognitivas de raciocínio lógico, de concentração, de pensamento abstrato e de criatividade, que são estimuladas com o desenvolvimento desse jogo. E acrescentamos a importância dos alunos buscarem atividades alternativas entre os horários de aula, criando uma relação maior de proximidade com a universidade e, no caso desse projeto, com o Departamento de Engenharia Florestal da UFVJM, no campus JK. Em 2021, foi inaugurado o Clube de Xadrez UFVJM, que é uma entidade sem fins lucrativos que procura estimular a prática do Xadrez nos diversos graus de ensino. Esse clube desenvolve oficinas, palestras e grupos de estudos, entre outras ações, relacionadas ao ensino, aperfeiçoamento e treinamento do Xadrez. Além de promover reflexões ligadas aos aspectos educacionais que envolvem essa prática esportiva. Atualmente, com 140 pessoas inseridas nesse clube, que participam das discussões e estudos sobre o Xadrez. O Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da Universidade, buscando proporcionar momentos de lazer e integração entre seus servidores e discentes, adquiriu recentemente quatro tabuleiros de xadrez. No entanto, uma pesquisa interna revelou que apenas 9 dos 159 discentes de graduação, 50 discentes ligados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal e 20 servidores entre técnicos e docentes demonstraram interesse pelo jogo, indicando uma baixa popularidade dessa atividade no departamento. Para mudar essa realidade e incentivar a prática e o aprendizado do xadrez, o DEF, com o apoio do Clube de Xadrez UFVJM, pretende realizar o "Festival de Xadrez na Floresta". O evento visa promover o esporte, oferecendo uma tarde temática voltada àqueles que desejam conhecer e praticar o jogo, ampliando seu alcance e proporcionando momentos de convivência descontraída. A iniciativa busca não apenas incentivar o lazer, mas também estimular o desenvolvimento cognitivo e estratégico dos participantes, contribuindo para a formação integral dos discentes e servidores. Assim como preconizado por Piaget (1977) um grande estudioso na área da educação, a partir da análise de sua complexidade, pode ser interpretado dos mais diferentes pontos de vista: como um desafio a ser conquistado, o qual requer certa dose de raciocínio e esforço pessoal, a maneira que a partida se desenrola com todos os seus detalhes e lances planejados com certa imaginação criando uma atmosfera de beleza ímpar semelhante a uma obra de arte. Assim acreditamos que a prática do xadrez em nosso departamento possa colaborar com um dos maiores desafios modernos da educação: a convivência, o aprendizado compartilhado, a vivência diária, e o respeito às diferenças. O caráter democrático, de fato desse esporte, o qual não distingue gênero, idade, raça ou condição social, pode ser uma das “molas impulsoras” para nos aproximarmos desse ambiente ideal.
A escola nos diversos níveis de instrução tem a missão de contribuir para formar um cidadão crítico e não somente preparar os alunos para o mercado de trabalho. Sendo assim, a escola deve fornecer condições para o desenvolvimento desse pensar mais questionador por parte dos discentes, que eles compreendam as relações de poder que permeiam nossa sociedade, que desenvolvam sua criatividade e consigam se adaptar às diferentes situações de uma sociedade, que desenvolvam seu raciocínio lógico e o poder de abstração, dito de uma forma popular, pode-se dizer que o aluno deve sair da escola “sabendo pensar” (SANTOS, 2009). É de senso comum, que o xadrez enriquece não só o nível cultural do praticante, mas outras capacidades como a memória, a agilidade no pensamento, a confiança na tomada de decisões, o lidar com a vitória e derrota, a capacidade de concentração, convívio social entre outros. Segundo a Academia de Xadreza (2014), o ensino e a prática do xadrez têm relevante importância pedagógica, na medida em que tal procedimento implica, entre outros, no exercício da sociabilidade, do raciocínio analítico e sintético, da memória, da autoconfiança e da organização metódica e estratégica do estudo. É exatamente nessas possibilidades de estimular o raciocínio lógico, a abstração, o cálculo e outras questões que o xadrez é muito bem-vindo. A abstração requisitada nas ciências exatas, por exemplo, é grandemente desenvolvida no jogo de xadrez. Essa abstração é a capacidade de desenvolver as ideias mentalmente, antes de passá-las a um plano material. O cálculo no xadrez é a capacidade de mentalizar as suas jogadas e as do adversário, construindo uma ramificação de possibilidades (SANTOS, 2009). Assim, o xadrez pode ser uma ferramenta poderosa e diferencial para aumentar o rendimento escolar, pois estimula a memória, o raciocínio lógico, a imaginação, a atenção, o pensamento abstrato e outras questões que favorecem a aprendizagem dos alunos (SANTOS, 2009; REZENDE, 2005). Além da ligação com as ciências exatas, ao ser abordado como um jogo, como uma arte e até mesmo como um esporte, o xadrez aproxima-se de outros campos do saber. O que na área ambiental/agrária é de suma importância visto serem áreas de atuação, nas quais habilidades sociais e corporativas são exigências comuns do mercado e/ou das pessoas atendidas pelos serviços desses profissionais. O festival visa impactar a comunidade ao promover o acesso ao xadrez, um jogo que pode ser visto como elitista. Ao abrir as oficinas e o torneio a familiares e amigos, o evento cria um ambiente inclusivo, onde todos têm a chance de aprender e se desenvolver. Essa ação não só promove a socialização, mas também contribui para o fortalecimento de laços comunitários, estimulando um senso de pertencimento e colaboração. Através do xadrez, os participantes desenvolvem habilidades de pensamento crítico e estratégia, que são valiosas para a vida pessoal e profissional.
Geral - Receber público externo ao Departamento de Engenharia Florestal (DEF) e estimular a relação de pertencimento do estudantes e servidores do DEF, bem como de seus entes mais próximos, com o DEF na UFVJM por meio de um Festival de Xadrez Específicos - Oferecer oficinas e torneios de xadrez para a comunidade interna e externa, com o apoio do Clube de Xadrez UFVJM. - Estimular a prática do xadrez nas dependências do Departamento Engenharia Florestal na UFVJM. - Criar um ambiente de descontração e integração, promovendo momentos de união entre os membros do DEF, bem como entre seus familiares e amigos. - Fortalecer o vínculo dos estudantes e servidores com a universidade, incentivando a ocupação dos espaços destinados a eles. - Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes (internos e externos), por meio de atividades lúdicas e estratégicas.
Em curto prazo: - Aumentar o número de praticantes do Xadrez dentro dos espaços do Departamento de Engenharia Florestal - Consolidar o uso dos espaços do DEF por estudantes, professores e visitantes externos. - Aumentar o tempo de permanência dos alunos no departamento. Em médio e longo prazo - Aumentar o vínculo entre os estudantes e famílias/amigos proporcionando uma alternativa de interação. - Ampliar e fortalecer a participação da comunidade acadêmica e da comunidade externa no Clube de Xadrez UFVJM. - Diminuir em 20 % a taxa de evasão do curso, atualmente da ordem de 12,9%, em que 79,5% dos alunos que evadiram do curso estavam até o 4º período.
Esta ação será dividida em três fases: Preparação, Execução e Avaliação. Fase de Preparação: - Preparação do formulário de inscrição em que os servidores e alunos farão e inscrição e estimularão a inscrição de entes próximos, para partilhar o momento. - Divulgação do formulário no contato direto com o público externo e interno, via WhatsApp e email. - Organização do espaço de realização do evento: disposição de mesas e cadeiras - Organizar as partidas do torneio - Baixar os aplicativos necessários para contabilizar o tempo das partidas do torneio - Contabilização dos tabuleiros disponíveis, além dos 4 tabuleiros do Departamento de Engenharia Florestal. - Pintura artesanal de um tabuleiro de xadrez em mesa fixa no jardim do DEF. Fase de Execução: A realização do Festival de Xadrez, com o apoio do Clube de Xadrez UFVJM nas dependências do DEF, consiste em uma oficina de xadrez básico e simultaneamente um torneio de xadrez: - O torneio terá duração total de 4 horas, a depender da quantidade de inscritos, com partidas de até 10 minutos. - A oficina tem previsão de aproximadamente 2 horas, seguidas por partidas acompanhadas pelos monitores do Clube de Xadrez UFVJM. Fase da avaliação: -Durante a execução do Festival será aplicado um questionário semi-estruturado para avaliação do evento pelos participantes - Vislumbrando a continuidade da ação, será feito, via formulário, uma verificação pelo anseio dos participantes do evento por uma segunda edição. - Avaliação das ações desenvolvidas, pela equipe do projeto, por meio de troca de impressões. - Os membros do Clube de Xadrez UFVJM podem ajudar na avaliação do festival, oferecendo feedback sobre o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado. Esse retorno é valioso para aprimorar futuras edições do evento e fortalecer a parceria entre o DEF e o clube. - Elaboração do relatório para entrega ao SIEXC.
ACADEMIA DE XADREZA. Disponível em: http://www.academiadexadrez.com.br/xadrez_escolar.htm. Acessado em 23.10.2024. PIAGET, Jean. A formação do Símbolo na Criança. São Paulo: EDUSP, 1977. REZENDE, Sylvio. Xadrez pré-escolar: uma abordagem pedagógica. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2005. SANTOS, Marcel Silveira dos. A abstratividade das ciências químicas, físicas e matemáticas: o xadrez como auxílio no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Saber Científico, Porto Velho, 2 (2): 63 - 79, jul./dez.,2009.
O Festival de Xadrez propõe um espaço de interação dialógica entre alunos, professores, técnicos e a comunidade externa, principalmente familiares e amigos dos atores com algum vínculo com o Departamento de Engenharia Florestal. Estes atores internos serão estimulados a convidar pessoas próximas para uma tarde descontraída no DEF. As oficinas de xadrez e o torneio funcionarão como um ambiente de troca, em que todos (público interno e externo) podem compartilhar suas experiências e conhecimentos. Este diálogo enriquece o aprendizado, permitindo que cada participante, independentemente de sua experiência ou nível de escolaridade, contribua com insights sobre estratégias de jogo e raciocínio lógico, além de aumentar os vínculos entre os participantes e melhoramento das habilidades sociais, criando um ambiente de aprendizado coletivo. O caráter democrático, de fato desse esporte, o qual não distingue gênero, idade, raça ou condição social, pode ser uma das “molas impulsoras” para nos aproximarmos desse ambiente ideal.
A interdisciplinaridade se destaca no festival, com a integração de diferentes saberes de diferente atores em diferentes níveis de escolaridade. Os participantes podem trazer uma perspectiva única sobre planejamento e estratégia, utilizando analogias com disciplinas que envolvem gerenciamento. Podem também explorar as habilidades desenvolvidas no xadrez, como a análise de cenários e a tomada de decisões, se aplicam à resolução de problemas no campo da engenharia florestal. Além disso, a participação de familiares e amigos traz uma diversidade de experiências e aprendizados, enriquecendo ainda mais as discussões e as atividades. Evidenciamos que os professores que participarão deste projeto pertencem a cursos e áreas distintas do saber, o que ajudará a promover a interdisciplinaridade e a organizar pedagogicamente esse conhecimento.
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão se manifesta no festival ao permitir que os alunos apliquem conceitos abstraídos em sala de aula, nas diversas disciplinas desde o ensino fundamental e durante sua trajetória acadêmica, dentro das atividades propostas por esta ação de extensão. Essa prática conecta o aprendizado teórico à realidade prática, que traz competência no gerenciamento de atividades de pesquisa e extensão. A interação de diversos atores, incluindo a participação ativa do público do público externo com suas experiências diversas, promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Para os alunos, a proximidade com os professores e técnicos podem gerar vínculos para construções de projetos futuros de pesquisa e extensão para além das atividades propostas pelo Festival. A avaliação proposta aos participantes internos e externos poderá demostrar os impactos imediatos da ação.
A participação no Festival de Xadrez proporciona aos graduandos de Engenharia Florestal uma experiência enriquecedora, na qual desenvolvem habilidades de liderança, trabalho em equipe e comunicação. Ao organizar as oficinas e o torneio, eles têm a oportunidade de aprimorar suas competências interpessoais e de planejamento, fundamentais tanto na vida acadêmica quanto na profissional. Essa vivência prática prepara os estudantes para desafios futuros, tornando-os mais aptos a atuar em ambientes colaborativos e multidisciplinares.
O festival visa impactar a comunidade ao promover o acesso ao xadrez, um jogo que pode ser visto como elitista. A presença de familiares e amigos do público interno cria um ambiente inclusivo, onde todos têm a chance de aprender e se desenvolver. Essa ação não só promove a socialização, mas também contribui para o fortalecimento de laços comunitários, estimulando um senso de pertencimento e colaboração. Através do xadrez, os participantes desenvolvem habilidades de pensamento crítico e estratégia, que são valiosas para a vida pessoal e profissional de todos os envolvidos sejam público interno ou externo à UFVJM.
A principal forma de divulgação será via postagem de imagem com Qrcode com vínculo a um formulário do Google. Essa imagem será postado em Grupos de WhatsApp, instagram e email, bem como abordagem direta dos alunos em sala de aula. Os alunos e servidores do DEF serão estimulados a trazerem pessoas conhecidas da comunidade externa para partilharem uma tarde de conhecimento e descontração no ambiente do Departamento de Engenharia Florestal.
Programação do Evento
Anfiteatro do Departamento de Engenharia Florestal
08/11/2024
14:00
16:00
Oficina de Xadrez Básico
Saguão do Departamente de Engenharia Florestal
08/11/2024
14:00
18:00
Torneio de Xadrez
Público-alvo
As ações deste projeto atenderão diretamente frequentadores do curso de Engenharia Florestal bem como seus familiares, em que o ponto focal é tratá-los como indivíduos da comunidade que necessitam de estabelecer uma relação com o espaço e estabelecer uma relação saudável de vínculo com a UFVJM, que potencialmente ampliarão as habilidades adquiridas para seus lares.
Este será o público afetado inderetamente e potencialmente diretamente ao participar da ação.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
O Clube de Xadrez UFVJM atuará como um parceiro fundamental na ação proposta, de várias maneiras, contribuindo para o sucesso das atividades e enriquecendo a experiência dos participantes: Condução das oficinas, gestão do torneio, fornecimento de materiais, suporte logístico e feedback da ação. Após o festival, o clube de xadrez pode oferecer oportunidades para os participantes se engajarem em atividades regulares, como encontros semanais ou campeonatos locais. Isso ajuda a manter o interesse pelo xadrez e proporciona um espaço contínuo de aprendizado e socialização.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 13 h
- Manhã;
Organização das mesas e cadeiras para atividades simultâneas do torneio, instalação dos aplicativos necessários para a atividades, preparação dos materiais da oficina.
- Tarde;
Realização do Torneio do Xadrez simultaneamente à Oficina de Xadrez para iniciantes
- Tarde;
Reunião de alinhamento da equipe para refletir sobre o processo e os resultados para identificar os pontos fortes, as práticas recomendadas e as áreas de melhoria
- Manhã;
Pintura artesanal de tabuleiros de xadrez em mesa fixa no jardim do DEF