Detalhes da ação

Universidade Aberta para Idosos - Quarta Turma UAI

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000208

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

14/11/2024

Data Fim

24/07/2025


Programa Vínculado

202104000069 - Universidade Aberta para Idosos - UAI


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

adriana netto parentoni

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

Instagran da UAI, da Fisio e demais cursos

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Resumo

A ação da quarta turma do programa Universidade Aberta para Idosos visa permitir aos maiores de 60 anos a realização de cursos curtos montados em módulos a serem ofertados semestralmente conforme as demandas dos próprios idosos nas mais diversas áreas de conhecimento, dentro da universidade. Assim, a terceira turma de idosos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri está programada para ocorrer no período de 14 de novembro de 2024 à 24 de julho de 2025.


Palavras-chave

idosos, gestão em saúde, avaliação funcional, saúde do idoso


Introdução

Sabe-se que a população mundial tem envelhecido e que no Brasil tal fato ocorre de forma mais rápida. Em 2015 o número de idosos brasileiros ultrapassou os 11,7% da população, mas em 2025 atingirá 16,2 % da população total, por esta razão seremos, o sexto país no mundo com maior número de idosos, o que implica em elevados custos com saúde, prevenção e cuidados, embora não tenhamos recursos suficientes para tal (WHO 2005). Com o aumento do número de idosos na população, aumenta também, a ocorrência das complicações de saúde relacionadas à idade (MELLO, ENGSTROM, & ALVES, 2014). Nesse contexto, a preocupação com as condições necessárias à manutenção da qualidade de vida das pessoas idosas tem crescido, dentre os especialistas, para que o envelhecimento não ocorra associado à dependência (CAMARANO; KANSO& MELLO 2004). Vale ressaltar que a população idosa apresenta sob o ponto de vista biopsicossocial características bastante diversas em relação à idade, sexo, raça/cor, educação, renda, saúde (PAD-MG, 2011; TEIXEIRA; GUARIENTO, 2010) e todos esses fatores são permeados por hábitos de vida e o ambiente em onde este idosos reside. Não buscamos apenas viver mais, mas sim, melhor e para isto a manutenção da funcionalidade tem sido uma meta para gerontólogos e geriatras. O curso de Fisioterapia da UFVJM tem sido um importante aliado da comunidade em geral, prestando serviços de alta qualidade e gratuitos na Clínica Escola de Fisioterapia, nos Centros de Saúde, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Nossa Senhora da Saúde, mas isto não é o suficiente! É apenas o nosso ponto de partida! Quando buscamos por cursos ofertados em faculdades e universidades brasileiras, que sejam voltados para o público de idosos, verificamos que os nomes mais usados são os seguintes: Universidade Aberta para a Terceira Idade ou Escola da Maturidade. Durante o processo de criação do nosso programa em uma universidade que fica no Estado de Minas Gerias, percebemos que a nossa universidade teria que ter algo novo que remetesse aos seus objetivos e às suas raízes. Este pensamento nos levou à proposição do nome Universidade Aberta de Idosos cuja sigla seria a palavra UAI, e o significado e importância do uai na vida de mineiros só eles conhecem!!! E como a palavra uai remonta de tempos muito antigos, achamos seu uso duplamente adequado, não só pela história que carrega, pela simbologia, mas principalmente por sua versatilidade e importância. A quarta turma de idosos da Universidade Aberta para Idosos -UAI- que pretendemos implementar está prevista para o período de 14/11/2024 à 24/07/2025. É preciso deixar claro que, a proposta de uma Universidade Aberta para Idosos, é ofertar, dentre outras atividades, aquelas ações de cunho educativo, vivências teóricas e práticas nas diversas dimensões: intelectual, física, emocional, cognitiva, afetiva e social; para pessoas a partir dos 60 anos, pois, segundo a Organização mundial de saúde, em países em desenvolvimento, é considerado idoso aquele indivíduo que tenha 60 anos ou mais, já nos países desenvolvidos é aquele que tenha 65 anos ou mais. As universidades para a terceira idade são uma forma de melhorar a qualidade de vida da população idosa, pois proporcionam: o conhecimento (ao oferecerem uma diversidade de cursos de atualização, palestras, etc.); o debate das questões relativas ao envelhecimento; questões locais, o divertimento; um espaço de convivência com outras pessoas (já que a solidão é um fator que não pode ser desconsiderado em se tratando de idosos, pois afeta profundamente sua qualidade de vida); a quebra da rotina; a criação de novos horizontes e objetivos e, finalmente, dão ainda um suporte institucional aos participantes. É claro que, o desenvolvimento destes projetos, em instituições de ensino superior, ajudam o idoso a refletir sobre o seu papel e aspirações na sociedade, trazem à comunidade acadêmica jovem a experiência do idoso como uma forma de enriquecimento e valorização da vida, promovem ações interdisciplinares inseridas nos três pilares: ensino, pesquisa e extensão e ampliam o papel social das instituições de ensino superior, especialmente as públicas. A criação da UAI prevê como exposto acima, a oferta de atividades educativas que favoreçam o envelhecimento ativo e bem sucedido e com as ações sociais e de cidadania, o que atende às políticas governamentais relativas ao tema. Neste sentido, é preciso disponibilizar e utilizar de forma plena a estrutura física existente na UFVJM que é de excelência, no que diz respeito também, à expertise do corpo docente e às ações desenvolvidas no atendimento gerontológico. A UAI impactará diretamente na formação dos discentes de vários cursos que terão convívio direto com a população de idosos o que favorecerá a tão necessária troca de experiências intergeracionais. Mesmo que existam outros projetos voltados para o público de idosos em funcionamento na UFVJM, os mesmos podem ser abarcados neste programa. A possibilidade de participação gradativa de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM que tiverem interesse em participar da UAI será imprescindível para o fortalecimento do programa e para estreitar as relações entre os diversos campos do saber e do saber fazer, assegurando a diversidade, a criatividade e a liberdade de escolhas e ações. Para participar deste programa é importante que o idoso seja alfabetizado (saiba ler e escrever), tenha condições funcionais que lhe permitam se deslocar entre os campi da UFVJM de Diamantina, de modo que o mesmo seja capaz de frequentar as atividades sozinho, ou com a presença de um cuidador pessoal.


Justificativa

A Universidade aberta para Idosos (UAI) pode ser, para grande parte do público alvo, a única experiência dos idosos com a vida acadêmica, uma vez que, os idosos da atualidade são de uma geração onde houve predomínio do analfabetismo e da falta de oportunidades especialmente para os indivíduos de baixa renda. A importância da UAI reside, ainda, na possibilidade de integração entre diversos cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, contribuindo para a formação de pessoas e profissionais engajados com as necessidades dos idosos. Ela será um espaço capaz de propiciar conhecimento; debate das questões relativas ao envelhecimento; o divertimento; a convivência com outras pessoas; a quebra da rotina; a criação de novos horizontes e objetivos e, finalmente, permitirá que a UFVJM dê um retorno à sociedade de tudo que recebeu até o momento.


Objetivos

A ação intitulada “Quarta turma do Programa de Extensão Universidade Aberta para Idosos” visa permitir à terceira turma de idosos (maiores de 60 anos de idade), a vivência em curso de curta duração nas mais diversas áreas de conhecimento, dentro da universidade. Assim, pretendemos promover a interação da comunidade universitária (discentes de cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde e docentes de diferentes áreas da saúde) com a comunidade externa (idosos) na resolução de problemas, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. Digno de nota, as aulas, vivências práticas e atividades avaliativas serão realizadas por discentes de cursos de graduação na área da saúde (i.e., fisioterapia, educação física, medicina, enfermagem, farmácia); pós-graduandos dos programas de pós-graduação em ciências da saúde, em reabilitação e desempenho funcional, em ciências fisiológicas; docentes dos cursos da saúde (i.e., fisioterapia, educação física, medicina, enfermagem). As aulas e atividades estão sendo planejadas para ocorrer no campus JK da UFVJM, em locais adequados em termos físicos e materiais/equipamentos, como auditório do departamento de fisioterapia, ginásio terapêuticos, ginásio de ginástica do prédio da educação física, sala de informática do prédio da enfermagem, laboratório de fisiologia do exercício do CIPq e outros. Diante do exposto, ressaltamos que a ação é viável em termos logístico, técnico e operacional.


Metas

A proposta tem como meta oferecer atividades de alta qualidade e diferenciadas específicas para pessoas com idade superior a 60 anos, sob a forma de Universidade Aberta para Idosos (UAI). Assim, pretendemos propiciar à quarta turma de idosos de Diamantina uma vivência acadêmica ou mesmo, a continuidade da mesma, através de aulas modulares com conteúdo multidisciplinar e multidimensional. Assim, estamos organizando atividades de ensino, socialização e físicas, visando favorecer um envelhecimento ativo, bem sucedido e com qualidade de vida. Digno de nota, foi construída parceria com os diversos cursos da UFVJM; portanto, a operacionalização deste programa requer o envolvimento e participação de muitas pessoas, docentes, técnico-administrativos e discentes. Por fim, destacamos que a proposta da terceira turma visa, ainda, a formação geriátrica e gerontológica dos discentes e docentes envolvidos, da comunidade acadêmica interna e externa, propiciando mudanças atitudinais em relação ao envelhecimento e aos idosos.


Metodologia

A ideia para a quarta turma de idosos do programa UAI é desenvolver ao longo dos semestres letivos do ano de 2024/2025, um projeto que será braço de um programa” guarda-chuva”. Para que se tenha uma ideia do que pretendemos fazer, estamos planejando para a quarta Aula 01-Entrega de materiais-Aula inaugural- visita à clínica escola (8 a 20 avalições turma 4), Aula 02-Biblioteca/envelhecimento cerebral, Aula 03- Demências; Aula 04-Envelhecimento muscular/TCC, Aula 05- Quedas, Aula 06- Autocuidado no idoso, hidratação, pele, hogiene do sonho, Aula 07- Uso de medicamentos, lidando com o luto; Aula 08:Alfabetização digital 1, Aula 09:Alfabetização digital 2; Aula 10: Primeiros socorros 1, Aula 11-Primeiros socorros 2, Aula 12-Ervas medicinais e venenosas, Aula 13- Ginástica 1; Aula 14-Ginástica 2; Aula 15- Uso de dispositivos para deambulação/pilates/alongamentos, Aula 16-Aula de Hidro teórica e prática em seguida; Aula 17-Aula de Hidro prática , Aula 18-Demências sob a perspectiva do relato de pacientes; Aula 19- Aula hipertensão arterial, Aula 20-Aula Elizabeth nutrição, Aula 21-Introdução aos Jogos; Aula 22- Introdução à dança, Aula 23-Introdução à capoeira; Aula 24-Alfabetização digital 3, Aula 25-Alfabetização digital 4; Aula 26-Animais peçonhentos; Aula 27-preparo de chás, técnicas de desidratação etc; Aula 28- TCC turma 4; Aula 29- Formatura turma 4 (de 17 de junho a 24 de julho reavaliação turma 4). Assim, para esta quarta turma teremos discentes de curso de graduação em fisioterapia, medicina, enfermagem, educação física, farmácia e outros. Além disso, teremos discentes de pós-graduação em nível de mestrado e de doutorado dos programas de pós-graduação em ciências fisiológicas, pós-graduação em ciências da saúde, pós-graduação em reabilitação e desempenho funcional. Digno de nota, docentes dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem, e outros também fazem parte da equipe da terceira turma do programa UAI. Para a terceira turma do UAI fizemos ampla divulgação do projeto da terceira turma em mídias sociais. Além disso, divulgamos o evento em postos de saúde e serviços privados em Diamantina direcionados ao público idoso, e nos grupos de whats up das turmas anteriores.


Referências Bibliográficas

BARRETO, KÁTIA MAGDALA DE LIMA; CARVALHO, EDUARDO MAIA FREESE DE; et al. Perfil sócio epidemiológico demográfico das mulheres idosas da Universidade Aberta à Terceira Idade no Estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 3, n. 3, p. 339-354, 2003. BRASIL. Estimativa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE 2015. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa, 2015>. CAMARANO, ANA AMÉLIA; KANSO, SOLANGE; MELLO, J. L. Como vive o idoso brasileiro? Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rido de janeiro, 604p, 2004. CHAIMOWICZ, F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Revista Saúde Pública. 31(2):184-200, 1997. ESTATUTO DO IDOSO. BRASIL Estatuto do idoso. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 40 p., 2017.Conteúdo: Lei no 10.741/2003. ISBN: 978-857018-827-4 TT - Factores sociode. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 6, p. 1143–1168, 2014. PAD-MG. Boletim PAD-MG | 2011 Perfil da população idosa de Minas Gerais. 2011. Disponível em: <http://fjp.mg.gov.br/index.php/docman/cei/pad/335-boletim-pad-mg- 2011-perfil-da-populacao-idosa- de-minas-gerais/file>. Acesso em: 17 julho. 2019. VERAS, R.P. ; CAMARGOS, Jr.K. Idosos e Universidade: parceria para Qualidade de Vida. In. VERAS,R.(org) Terceira Idade: um envelhecimento digno para o cidadão do futuro. Rio de Janeiro: Relume-Dumara-UNATI, p. 11-27, 1995. WHO. Preventing chronic diseases vital investment. [S.l: s.n.], 2005.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A importância da UAI reside, ainda, na possibilidade de integração entre diversos cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, contribuindo para a formação de pessoas e profissionais engajados com as necessidades dos idosos. Ela será um espaço capaz de propiciar conhecimento; debate das questões relativas ao envelhecimento; o divertimento; a convivência com outras pessoas; a quebra da rotina; a criação de novos horizontes e objetivos e, finalmente, permitirá que a UFVJM dê um retorno à sociedade de tudo que recebeu até o momento.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O programa contará com profissionais das diversas áreas da saúde incluindo fisioterapia, educação física, nutrição, enfermagem e medicina. Esse grupo promoverá encontros tematizados e precisarão pensar nas intervenções em linguagem acessível ao público atendido. Desta maneira, os graduandos pensarão em intervensões junto aos seus professores a partir de temas comuns aos cursos (Fisioterapia, medicina, Educação Física, Nutrição, farmácia) de forma interdisciplinar, permassando o aprendizado a ser praticado dos temas (exercícios, chás, prevenção de demencia, etc),. Desta maneira, acreditamos que os conhecimentos transmitidos pelos idosos (conhecimentos de vida, experiências, formas de leitura de mundo) também possibilitam aos estudantes, a interprofissionalidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O programa UAI será um espaço capaz de propiciar conhecimento; debate das questões relativas ao envelhecimento; o divertimento; a convivência com outras pessoas; a quebra da rotina; a criação de novos horizontes e objetivos e, finalmente, permitirá que a UFVJM dê um retorno à sociedade de tudo que recebeu até o momento. Neste sentido, as atividades desenvolvidas na UAI permitirão a vivência, partilha, aquisição e divulgação dos conhecimentos adquiridos não só entre os participantes da UAI, mas também, para a sociedade como um todo. Pretendemos divulgar os resultados dos projetos do programa através da apresentação em seminários, a produção de trabalhos de conclusão de curso, da produção de livros (por exemplo: livros de receitas, manuais para uso de celular, etc.). Acreditamos que, deste modo, será possível a produção de conhecimento, a formação de discentes e a manutenção da indissociabilidade não só entre a teoria e a prática, mas também, entre o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, consciente, fraterna e transformadora.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A UAI pode promover impacto diretamente na formação dos discentes de vários cursos que terão convívio direto com a população de idosos o que favorecerá a tão necessária troca de experiências intergeracionais. Mesmo que existam outros projetos voltados para o público de idosos em funcionamento na UFVJM, os mesmos podem ser abarcados neste programa. Em consonância com o que apresenta Gadotti (2017), ao entender que “Mão dupla”, significa troca de saberes acadêmico e popular que tem por consequência "não só a democratização do conhecimento acadêmico", mas, igualmente, uma produção científica e cultural enraizada na realidade, defendemos que para os graduandos a extensão deve influenciar o ensino e a pesquisa e não ficar isolada deles. Desta forma, os alunos farão intervenções, desenvolverão pesquisas de TCC, de pós graduação etc, acompanhados pelos professores que estão no projeto vinculados como colaboradores. Conforme descrito em cronograma, a cada módulo, professores da UFVJM ficam encarregados de acompanhar e avaliar o grupo (de idosos e de graduandos) e as intervenções/ações antecipadamente planejadas, de forma a possibilitar a organização do mesmo. Defendemos que os conhecimentos adquiridos consoante com a proposta apresentada oferece ao estudante, um rico repertório de leitura de mundo, humanizado, emancipatório e cidadão. da universidade como um todo e dos anseios da sociedade, “entre-laçando” saberes e conhecimentos (SANTOS JÚNIOR, 2013). O projeto político-pedagógico institucional da Universidade precisa explicitar o que ela pensa sobre ensino, pesquisa, extensão, gestão e suas articulações.


Impacto e Transformação Social

A UAI pode promover impacto na sociedade permitindo aos participantes a identificação de temas de interesse, aprendizagem e trocas de experiências capazes de modificar o seu cotidiano, evitar a solidão, o isolamento social e promover a convivência intergeracional.


Divulgação

Nesta primeira etapa de pré-implantação da UAI faremos um levantamento do número de idosos e também de cuidadores de idosos residentes em diamantina, via discentes de graduação do Curso de Fisioterapia, matriculados na disciplina de Ensino Saúde e Comunidade, coordenada pelo professor Márcio Alves Marçal, a fim de identificarmos indivíduos que estejam aptos a participar do programa e, em seguida, serão feitos cartazes convite a serem distribuídos pelos centros de saúde, supermercados, pontos de ônibus e via programa de rádio da UFVJM, contendo os objetivos, programação preliminar, local de realização, datas e horários. Após a realização do levantamento de idosos e da chamada dos mesmos para integrarem a UAI, pretendemos começar ofertando turma única com no máximo 25 idosos, com as atividades ocorrendo uma vez por semana preferencialmente no período da tarde, nas quintas-feiras dependendo da disponibilidade dos docentes e discentes, preferencialmente no campus I da UFVJM


Propriedade(s) Intelectual

Diversos alunos da graduação desenvolverão seus Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados ao projeto, além disso, alunos da pós graduação desenvolverão seus trabalhos na UAI. Logo, artigos, projetos e afins serão produzidos.

Público-alvo

Descrição

As turmas terão no máximo 25 integrantes em razão do transporte, capacidade dos espaços e afins

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 70 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento das atividades da quarta turma UAI com os responsáveis pelas aulas

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula Inagural

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 02 Biblioteca/envelhecimento cerebral

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 03- Demências

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 04-Envelhecimento muscular/TCC

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 05- Quedas

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 09:Alfabetização digital 2

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 06- Autocuidado no idoso, hidratação, pele, higiene do sono

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 07- Uso de medicamentos, lidando com o luto

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 08:Alfabetização digital 1

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 09:Alfabetização digital 2

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 10: Primeiros socorros 1

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 11: Primeiros socorros 2

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 12-Ervas medicinais e venenosas

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 13- Ginástica 1

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 14-Ginástica 2

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 15- Uso de dispositivos para deambulação/pilates/alongamentos,

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 16-Aula de Hidro teórica e prática em seguida

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 17-Aula de Hidro prática

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 18-Demências sob a perspectiva do relato de pacientes

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 19- Aula hipertensão arterial

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 20-Aula Elizabeth nutrição

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 21-Introdução aos Jogos

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 22- Introdução à dança

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 23-Introdução à capoeira

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 24-Alfabetização digital 3

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 25-Alfabetização digital 4

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 26-Animais peçonhentos;

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 27-preparo de chás, técnicas de desidratação etc

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 28- TCC turma 4

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aula 29- Formatura tuma 4

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Envio de avaliação a ser preenchida por todos os participantes, via formulário Google forms, para preenchimento, contendo avaliação de todas as atividades desenvolvidas, sugestão de pontos de melhorias, temas interessantes a ser estudado etc. Devem preencher todos os participantes UAI (alunos da graduação e pós, professores, idosos).

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reunião com a equipe da UAi para finalização das atividades, avaliação das ações da UAI e planejamento da proxima turma UAI.