Detalhes da ação

INTRODUÇÃO À SOLDAGEM DE PRODUÇÃO/MANUTENÇÃO

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000034

Tipo da Ação

Programa

Situação

NÃO RECOMENDADA

Data Inicio

01/07/2021

Data Fim

30/06/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

thonson ferreira costa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

O presente projeto propõe criar mais uma oportunidade de capacitação profissionalizante de jovem para auxiliar na sua busca pela inserção no mercado de trabalho. O intuito é desenvolver um curso de curta duração de soldagem de produção e manutenção mecânica, de modo que, o aluno adquira conhecimentos teóricos e práticos de processos de soldagem, de seus fundamentos físicos e metalúrgicos, bem como, de suas aplicações dos processos em atividade de produção e manutenção mecânica.


Palavras-chave

Soldagem; Jovem; Oportunidade de emprego


Introdução

Os jovens possuem uma série de dificuldades nas mais diversas áreas de suas vidas, entre elas pode-se destacar o ingresso no mercado de trabalho. No entanto, conseguir o primeiro emprego para esta parcela da nossa sociedade não é uma tarefa fácil no Brasil. Esta realidade se agrava na maioria das pequenas cidades brasileiras, devido à falta de oportunidades. Entre as dificuldades para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho, está a falta de capacitação profissional. Dificuldade está, muitas vezes, associadas à falta de oferta de cursos profissionalizantes, ou ainda, às condições econômicas e sociais, que criam barreiras para o acesso desses jovens as instituições de ensino disponíveis. Neste caso, é importante que as instituições de ensino busquem alternativas junto a comunidade na busca de minimizar tais problemas. Assim, o presente projeto propõe criar mais uma oportunidade de capacitação profissionalizante de jovem para auxiliar na sua busca pela inserção no mercado de trabalho. O intuito é desenvolver um curso de curta duração de soldagem de produção e manutenção mecânica, de modo que, o aluno adquira conhecimentos teóricos e práticos de processos de soldagem.


Justificativa

Para o jovem e adolescente o ingresso no mercado de trabalho representa a busca por oportunidades dignas e de uma perspectiva de futuro. No entanto, conseguir o primeiro emprego para esta parcela da nossa sociedade não é uma tarefa fácil no Brasil. No atual cenário, os jovens formam um dos grupos mais afetados pelo desemprego. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos quase 14 milhões de desempregados no quarto trimestre de 2020, cerca de 70% eram pessoas na faixa-etária entre 14 e 24 anos de idade [1]. Esta realidade brasileira não é diferente do cotidiano de pequenas cidades como Diamantina, em Minas Gerais, que conta com sua juventude em grandes dificuldades. Trata-se de regiões sem a presença de grandes empresas, com falta de incentivo para o empreendedorismo e faltam opções de trabalho, assim como, a baixa oferta de cursos de qualificação que os ajudem [2]. Nesse último, apesar da cidade de Diamantina conta com um campus da Universidade federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, o ingresso nessas instituições de ensino não é a realidade na maioria dos jovens da região. Em combate esta deficiência na qualificação profissional, uma alternativa é preparar de forma sistematizada jovens para o mercado de trabalho, de modo alcançar oportunidades ainda indisponíveis em diversas regiões do Vale do Jequitinhonha. Tendo em parceria estratégica das supracitas instituições de ensino com a comunidade, uma possibilidade de minimizar o problema da não qualificação e proporcionar um aumento de oportunidade de emprego em diversas áreas. Nessa perspectiva, entre as diferentes possibilidades de realizar tais dessa parceria, o setor de soldagem se destaca por oferecer diversos campos para atuação, desde a produção de microeletrônicos até a construção de navios cargueiros e estruturas de grande porte, contribuindo na fabricação de peças, equipamentos, automóveis, aeronaves, ferramentas e muitas outras atividades de manutenção industrial e doméstica. A soldagem é definida como o processo de união de metais ou não metais, por meio da fusão ou não das peças [3](MACHADO, 1996). Atualmente, este é o processo mais utilizado na união de peças metálicas. Trata-se de um setor em constante evolução tecnológica, na busca de satisfazer cada vez mais as necessidades do mercado. Tal desenvolvimento é aplicado na produção de fontes mais modernas, materiais mais específicos e versáteis a fim de permitir ao máximo a execução de operações cada vez mais complexas, com qualidade e produtividade. Porém, o setor ainda encontra dificuldades devido à falta de qualificação de profissionais da área, o que se tornar-se um grande impedimento no avanço da qualidade dos serviços prestados, reduzindo a produtividade, qualidade, flexibilidade e segurança dos trabalhos desenvolvidos utilizando soldagem. Tal impedimento se torna ainda mais acentuado em regiões mais distantes dos grandes centros industriais. No caso de Diamantina e região, nota-se uma crescente utilização do processo de soldagem em operações de fabricação e manutenção realizadas por pequenas empresas e, em sua maioria, profissionais autônomos sem qualquer capacitação. Este cenário, que a princípio mostra-se desfavorável, na verdade, é uma grande oportunidade para os jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho. Neste caso, ao deparar com a oferta de serviços de baixa qualidade, basta consertar o que está de errado no modelo atual e conquistará seu espaço no mercado, seja como empregado ou empreendedor. Assim, a busca por capacitação profissional pode ser compreendida como poderosa e essencial ferramenta para se colocar no mercado, mesmo para aqueles que estão começando a vida profissional. Nesse sentido, o presente projeto propõe criar mais uma oportunidade de capacitação profissionalizante de jovem para auxiliar na sua busca pela inserção no mercado de trabalho. O intuito é desenvolver um curso de curta duração de soldagem de produção e manutenção mecânica, de modo que, o aluno adquira conhecimentos teóricos e práticos de processos de soldagem, de seus fundamentos físicos e metalúrgicos, bem como, de suas aplicações dos processos em atividade de manutenção mecânica. São esperados como resultados do projeto, a oportunidade do aluno atuar em um campo de trabalho diversificado, tais como: o setor de oficina mecânica, da metalurgia, da construção civil, da mineração, do garimpo, etc. Além disso, como reflexo desses resultados, espera-se contribuir na promoção maior equidade social e menores discrepâncias na acirrada luta por um espaço no mercado de trabalho.


Objetivos

O projeto tem como objetivo geral criar mais uma oportunidade de capacitação profissionalizante de jovem para auxiliar na sua busca pela inserção no mercado de trabalho. Como objetivos específicos tem-se: - Criar e ministrar um curso de curta duração de introdução a soldagem de produção/manutenção; - Fornecer à jovens de 15 a 18 anos do município de Diamantina/MG as melhores práticas da soldagem para desenvolvimento de competências relativas à soldagem aplicada à produção e manutenção; - Permitir que alunos das disciplinas de soldagem e manutenção industrial do curso de Engenharia Mecânica/UFVJM possam auxiliar na elaboração das atividades teóricas e práticas relacionados às temáticas trabalhadas em sala de aula.


Metas

Elaborar e ministrar um curso de curta duração, teórico e prático, de introdução a soldagem de produção e manutenção em parceria com a Escola Profissionalizante Irmã Luzia (EPIL). Capacitação profissional de jovens de 15 a 18 anos relativas à soldagem aplicada à produção e manutenção, de modo, a compreender os fundamentos técnicos e teóricos dos processos de soldagem e suas aplicações. Aumentar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, tendo em vista, que os jovens serão capazes de atuar em diversos setores.


Metodologia

ETAPA 1: A primeira etapa do projeto consistirá na elaboração do curso ???? e o levantamento das demandas locais, buscando adequar o perfil do jovem formado às necessidades da região de Diamantina/MG. Essa etapa será orientada pelas seguintes etapas: - Levantamento do perfil profissional que o mercado local necessita: Os alunos bolsistas faram pesquisa junto aos diversos setores de Diamantina e região; - Definição dos processos de soldagem a serem trabalhados: Durante a pesquisa de mercado, os alunos bolsistas devem levantar quais os processos de soldagem mais utilizados e as demandas futuras; - Elaboração do conteúdo programático: A partir dos dados levantados durante as pesquisas, será definido o conteúdo programático a ser trabalhado durante o curso; - Elaboração das aulas práticas: Serão preparadas as práticas dos processos de soldagem a partir dos dados levantados durante as pesquisas. Os alunos bolsistas organizaram os equipamentos de soldagem, os materiais de consumo, os equipamentos de proteção e as instalações para sua execução. ETAPA 2: A segunda etapa do projeto consistirá na realização do curso ???: - Aulas teóricas: Será feita uma introdução sobre a soldagem, bem como, apresentação de fundamentos físicos e metalúrgicos, segurança na soldagem, entre outros temas envolvidos no processo por meio de aulas teóricas preparadas na primeira etapa. - Aulas práticas: Serão apresentados os processos de soldagem e suas técnicas de aplicação por meio de aulas práticas preparadas na primeira etapa. As alunas serão ser ministradas por professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), ou por profissionais do setor convidados; - Ao final da atividade de extensão o conteúdo produzido pelo projeto constituirá de uma metodologia para ministrar um curso de soldagem de curta duração para capacitação profissional de jovens. Curso este que deverá ser ministrado anualmente em parceria com a EPIL.


Referências Bibliográficas

[1] LOURENÇO, Tainá. Desemprego entre os jovens aponta mercado de trabalho desafiador. Jornal da USP, 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/desemprego-entre-os-jovens-aponta-mercado-de-trabalho-desafiador. Acesso em: 25/06/2021. [2] JUNG, Eder Alexandre. Cidades pequenas: Dificuldades para conseguir um emprego. Blogsspot, 2011. Disponível em: http://ederxandy.blogspot.com/2011/08/cidades-pequenas-dificuldades-para.html. Acesso em: 25/06/2021. [3] MACHADO, I. G. Soldagem e técnicas conexas: Processos. Porto Alegre: editado pelo autor, 1996. 477 p.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os alunos do curso de engenharia terão a oportunidade apresentar os conceitos das disciplinas de soldagem e manutenção.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A ação de extensão abordará diferentes temas de engenharia voltados para a educação profissional de jovem na busca de oportunidade de trabalho.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Conteúdos trabalhados na sala de aula e nos projetos de pesquisas realizados pelo professor serão abordados durante a ação de extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O aluno terá a oportunidade de socialização e aplicação de uma abordagem diferente do conteúdo abordado em sala de aula.


Impacto e Transformação Social

Aumentar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, tendo em vista, que os jovens serão capazes de atuar em diversos setores.


Divulgação

Ainda não foi definida.


Público-alvo

Descrição

São jovem que frequentam a Escola Profissionalizante Irmã Luiza (EPIL)

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O curso será ministrado para os aluno da instituição.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 9 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os alunos bolsistas faram pesquisa junto aos diversos setores de Diamantina e região

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Durante a pesquisa de mercado, os alunos bolsistas devem levantar quais os processos de soldagem mais utilizados e as demandas futuras

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A partir dos dados levantados durante as pesquisas, será definido o conteúdo programático a ser trabalhado durante o curso

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão preparadas as práticas dos processos de soldagem a partir dos dados levantados durante as pesquisas. Os alunos bolsistas organizaram os equipamentos de soldagem, os materiais de consumo, os equipamentos de proteção e as instalações para sua execução.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

- Aulas teóricas: Será feita uma introdução sobre a soldagem, bem como, apresentação de fundamentos físicos e metalúrgicos, segurança na soldagem, entre outros temas envolvidos no processo por meio de aulas teóricas preparadas na primeira etapa. - Aulas práticas: Serão apresentados os processos de soldagem e suas técnicas de aplicação por meio de aulas práticas preparadas na primeira etapa. As alunas serão ser ministradas por professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), ou por profissionais do setor convidados;