Visitante
Fórum Universidade Popular da UFVJM
Sobre a Ação
202203001105
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
20/11/2024
30/11/2024
202104000015 - Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória
Dados do Coordenador
mario mariano ruiz cardoso
Caracterização da Ação
Outros
Educação
Direitos Humanos e Justiça
Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Local
Não
Sim
Não
Dentro do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Membros
O Fórum Universidade Popular da UFVJM é um evento de articulação entre ensino, pesquisa e extensão que tem como fundamento teórico-metodológico a concepção de universidade popular e educação popular centrada nos interesses da classe trabalhadora a partir da conexão das lutas anticapitalista, antimachista, antirracista, antiLGBTfóbica, anticapacitista com a universidade (REBELATTO et al, 2021).
Universidade Popular, Educação Popular, Movimentos sociais, Ensino, Pesquisa, Extensão
A demanda pela ação aqui proposta surge como uma possibilidade de arrematar temas diversos discutidos ao longo das disciplinas "Filosofia da Educação", "Políticas Educacionais", Pratica de Ensino em Educação e Sociedade" "Fundamentos e Metodologia de Extensão Universitária", oferecendo aos estudantes a oportunidade de dialogar diretamente com atores sociais imbricados nas lutas que as comunidades do entorno da UFVJM enfrentam, ao mesmo tempo que possibilitará que esse debates possam ser acessados pelo público externo da UFVJM, tais como educadores, estudantes, integrantes de movimentos sindicais, populares e de juventude da região. Tais debates possuem como fundamento a concepção de Universidade Popular (Rebelatto et al, 2021) que resgata as contribuições históricas das lutas estudantis e de trabalhadores na América Latina desde dos eventos da Reforma Universitária de Cordoba na Argentina em 1917, passando pelas experiências anticapitalistas de universidades na América e Latina e seus rebatimentos no contexto brasileiro a partir da primeira metade do século XX até os dias atuais.
A democratização da universidade, seja pelo acesso, seja pelo conteúdo científico e tecnológico nela desenvolvido, é pauta de luta antiga dos movimentos sociais no Brasil, que quer formar seus filhos e contar com o seu apoio na transformação social. Apesar de algumas conquistas importantes como a expansão, as cotas e o ENEM, seguimos enfrentando uma realidade elitista no ensino superior público devido à precariedade na assistência estudantil, aos cortes sucessivos de orçamento e incentivo a entrada de recursos privados através de parcerias com empresas. Isso tudo, associado ao contexto do mundo de trabalho cada vez mais desregulado e uberizado, induz uma a formação universitária voltada ao empreendedorismo como tábua de salvação dos futuros trabalhadores formados e da própria universidade. Desse modo, vemos a formação superior se voltar cada vez mais para as necessidades do mercado do que da sociedade. A extensão universitária costuma ser a via de articulação do ensino e da pesquisa com a sociedade, mas mesmo aí encontra-se caminhos de abordagem que reforçam a perspectiva privatista. A ação aqui proposta busca proporcionar o debate acerca dessas questões e resgatar a função social da universidade como vetor de transformação social através da formação de intelectuais em diversas áreas do conhecimento comprometidos com as questões sociais e ambientais que impactam a sociedade brasileira.
Objetivo Geral: criar um espaço/processo de formação e debate sobre educação popular, universidade popular em dialogo com os movimentos sociais - promover o debate sobre ideias e práticas sobre educação popular e universidade popular entre estudantes da UFVJM e integrantes dos movimentos sociais - possibilitar o diálogo entre trabalhadores, estudantes e movimentos sociais sobre as lutas populares na região de Diamantina/MG - estimular a formação crítica na perspectiva de uma educação popular para estudantes da UFVJM e integrantes dos movimentos sociais.
- realização de um evento de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na perspectiva da educação popular e universidade popular
O evento ocorrerá em dois momentos. No primeiro pretende-se formar uma mesa de debate para a qual serão convidadas(os) participantes integrantes de movimentos sociais ou lideranças comunitárias. Cada convidado terá um tempo determinado para se apresentar, apresentar sua organização e sua contribuição para o debate. O tempo de fala dependerá do número de convidados confirmados. No segundo momento haverá o debate entre os participantes, com abertura para intervenções.
REBELATTO, Francieli; ACOSTA, Luis; PINHEIRO, Milton. A universidade popular. São Paulo: Instituto Caio Prado Junior, 2021
A ação promove o diálogo da comunidade acadêmica com a sociedade através das lideranças locais e de movimentos sociais que serão convidadas a comparecer ao evento e apresentar suas questões, demandas, bem como expectativas em relação à formação dos estudantes da UFVJM, da pesquisa e da extensão.
A ação está sendo planejada e executada como demanda de disciplinas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Licenciatura em Educação Física e Engenharias e pretende atingir público de diversas áreas interessados nas áreas de extensão popular. Além da articulação da formação de diferentes tipos de profissionais, o espaço possibilita o dialogo com integrantes dos movimentos sociais que trazem experiências de atuação no campo profissional da educação, das engenharias, da saúde, etc.
As disciplinas que incentivaram a execução da ação aqui proposta discutem educação e ensino, como "Filosofia da Educação" e "Política Educacional" e extensão, como "Fundamentos e Metodologia de Extensão Universitária". Além disso, o debate busca questionar a perspectiva hegemônica de desenvolvimento das pesquisas, do ensino e da própria extensão.
A ação está sendo planejada com foco nos estudantes de graduação matriculados nas disciplinas citadas anteriormente. Busca-se complementar o conteúdo da formação acadêmica proporcionada pelas disciplinas através do contato direto com a sociedade a partir de lideranças locais.
A ação objetiva a formação de intelectuais comprometidos com a transformação social. Além disso, a ação também busca oportunizar um momento de encontro de lideranças comunitárias e de movimentos sociais de modo a contribuir com o fortalecimento de suas lutas.
A divulgação será realizada através dos professores responsáveis pelas disciplinas foco da atividade. Como a atividade será aberta, também haverá divulgação por meio de card em redes sociais.
Programação do Evento
Campus I
30/11/2024
09:00
12:00
Mesa de debate com as lideranças comunitárias e movimentos sociais
CAMPUS 1
30/11/2024
08:00
09:00
Recepção inicial do público e palestrante com uma atividade cultural
CAMPUS I
30/11/2024
12:00
13:00
Roda de Conversa sobre Universidade Popular com todos os participantes
Público-alvo
Estudantes do Ensino Superior da Cidade de Diamantina
Trabalhadores da Educação Básica da cidade de Diamantina MG
Integrantes de movimentos sindicais, populares e de juventude de Diamantina MG
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A ocupação vitória e o movimento dos trabalhadores sem tetos participarão com representantes nas mesas de debates do evento.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 24 h
- Manhã;
- Tarde;
Reuniões de preparação e planejamento do evento
- Manhã;
Realização do evento no dia 30/11/2024
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Produção do relatório final da atividade com emissão dos certificados dos participantes