Visitante
Existir e Resistir: Consciência negra em movimento - II agenda Unificada
Sobre a Ação
202203001108
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
11/11/2024
30/11/2024
202104000143 - Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales Jequitinhonha e Mucuri- ODMulheresVales
Dados do Coordenador
lucineide nunes soares
Caracterização da Ação
Sem linha de avaliacao
Direitos Humanos e Justiça
Direitos Humanos e Justiça
Direitos individuais e coletivos
Regional
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
Membros
O mês de novembro para os negras e negros brasileiras(os) é muito simbólico, uma vez que, no dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra, representando uma data de destaque escolhida pelo Movimento Negro Brasileiro para homenagear Zumbi dos Palmares. Diante disso, com o retorno das atividades do Neabi - Núcleo de estudos Afrobrasileiros e indígenas do campus Mucuri- memórias estão sendo resgatadas e novas ações propostas para o mês da consciência negra.
Consciência negra; relações raciais; identidade.
O dia 20 de novembro para as negras e negros brasileiras(os) é muito simbólico, uma vez que, é comemorado o ―Dia da Consciência Negra, representando uma data de destaque escolhida pelo Movimento Negro Brasileiro, para homenagear Zumbi dos Palmares. No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares foi morto, mas a luta dos homens e mulheres de Palmares deixou para o povo preto as sementes da resistência e da luta pela liberdade. A Resistência, o aquilombamento de mulheres e homens negras(os) no período de escravidão durou de 1550 até 1888. No entanto, no pós-abolição, manteve-se viva a memória e a luta de Palmares e de tanto outros quilombos, visto que o racismo estrutural reatualiza cotidianamente a ―chibata e o ―quarto de despejo nas condições de existência do povo negro . Desse modo, o aquilombamento continua sendo uma estratégia de sobrevivência para o povo negro. Por meio de um modo de vida específico de produzir e reproduzir sua existência, o negro buscou manter sua integridade física, social e cultural (SOUZA, 2008). De acordo com a Fundação Zumbi dos Palmares (2021), são 405 comunidades quilombolas reconhecidas e Minas Gerais é o terceiro estado brasileiro com maior quantidade de comunidades remanescentes de quilombo certificadas por ela. Nesse contexto, percebe-se a relevância social desta proposta de ação de extensão, tanto por dar destaque às regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, marcadas pela concentração expressiva de comunidades quilombolas urbanas e rurais, como também por possibilitar um olhar para grupos sociais invisibilizados historicamente. Assim sendo, esse espaço de produção de conhecimento orientado para a ações que buscam a transformação aliada à reflexão crítica e teórica com a prática nas lutas populares em um processo multidirecional, articulando intelectuais, pesquisadores, movimentos sociais, comunidades e organizações políticas, objetivando o fortalecimento e o protagonismo popular de forma a contribuir para a construção de uma sociedade justa e solidária, livre de opressões e dominações (JAUMONT; VERSIANI, 2016, p. 43 3). Desta forma, as ações propostas buscam uma interlocução dialógica entre a universidade e a sociedade civil buscando o estreitamento e fortalecimento de ações voltadas à população negra de Teófilo Otoni e região.
Com o retorno das atividades do Neabi - Núcleo de estudos Afrobrasileiros e indígenas do Campus Mucuri - o mês de novembro, representado como o mês da Consciência Negra, torna-se um marco para o início das atividades do núcleo junto aos movimentos populares de Teófilo Otoni e região,apresentando ações com o objetivo de despertar essa população para a mobilização cultural, política e social. Logo, as ações propostas justificam-se pela necessidade de eventos e estudos voltados à comunidade negra do município de Teófilo Otoni e de toda a região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri,tendo a universidade pública como eixo central e articulador promovendo a integração do ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, será realizada uma agenda de eventos no mês de novembro de forma a promover mobilizações em diálogo com a sociedade com intuito de evidenciar a trajetória de lutas e resistência da população negra na região e resgatá-las.
- Realizar II Agenda Unificada de eventos durante o mês da Consciência Negra em Teófilo Otoni e região: "Existo pelos que vieram e resisto pelos que virão". - Integrar os cursos na pesquisa e extensão, tais como medicina, Matemática e assistência social, na realização das ações propostas. - Desenvolver ações articuladas e em colaboração com outras instituições, entidades e grupos artístico-culturais; - Fortalecer as ações do Neabi do Campus Mucuri junto à sociedade de Teófilo Otoni e região.
- Interlocução com movimentos populares de Teófilo Otoni: Associação de Bairros de Teófilo Otoni (ABTO), CRDH - Centro de Referência em Direitos Humanos; Comunidades Quilombolas da região do Vale do Mucuri; Rede de Ensino Municipal e Estadual. - Sensibilização dos envolvidos e do público alvo quanto às práticas antirracistas; - Evidenciar a história e a cultura afro-brasileira por meio da participação de grupos culturais; - Avaliação e elaboração do relatório final e resumo expandido e artigo sobre os debates realizados nos eventos.
-Ações que ocorrerão, no mês de novembro deste ano de 2024, serão desenvolvidas em diferentes espaços, tais como: praça pública, universidade, nas comunidades quilombolas, MST e escolas, universidade, entre outros. Para tanto, serão realizadas diferentes estratégias: 1- Mesas redondas e rodas de conversas; 2- seminários; 2- Eventos abertos; 3- Exposições de fotografias e banners resgatando as memórias do movimento negro da região, 4- Palestras em escolas; 5- Oficinas de tranças e turbantes 6- Vivências antirracistas com as crianças; 7- Apresentações artísticas e culturais.
SOUZA, Bárbara Oliveira. Aquilombar-se: panorama histórico, identitário e político do Movimento Quilombola Brasileiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Acesso em: 06 out 2023. FCP – FUNDAÇÃO CUTURAL PALMARES. Lista de certidões expedidas às comunidades remanescentes de quilombos (CRQS) publicada no dou de 22/04/2021. Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?page_id=37551. Acesso: em 06 out. 2023. JAUMONT, Jonathan; VERSIANI, Renata Scott Varella. A Pesquisa Militante na AméricaLatina: trajetória, caminhos e possibilidades. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 7, n.13, pp. 414-464, 2016. Disponível: https://www.redalyc.org/pdf/3509/350944882015.pdf .Acesso em: 06 out. 2023. UFVJM. Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX. Anexo da Resolução nº01-CONSEPE de 29 setembro de 2007, alterado pela Resolução nº24-CONSEPE de 17 de outubro de 2008. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Documento elaborado pelo Fórum Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, maio de 2012.
Os eventos buscam a interação entre a universidade e a sociedade por meio de diálogos ampliados com grupos de diferentes setores da sociedade civil em ações e debates com foco na população negra dos municípios de abrangência da região do Vale do Mucuri. Esses diálogos tem como objetivo evidenciar os movimentos negros existentes na região e ao mesmo tempo fortalecer o vínculo entre universidade e comunidade proporcionando o compartilhamento de saberes e experiências.
A interdisciplinaridade propõe a capacidade de dialogar com os diversos saberes de forma integrada. Portanto, estes aspectos estão imbricados nas ações a serem desenvolvidas nestI agenda unificada do Mês da Consciência Negra , pois permitem a interrelação com múltiplos campos/áreas do saber bem como profissionais diversos e discentes na realização de ações comuns, solidárias trabalhando em cooperação mútua.
Nessa ação será possível vivenciar a construção do conhecimento teórico-prático da realidade social, permitindo aos estudantes envolvidos atuação de forma indissociável entre ensino, pesquisa e extensão visando a transformação da realidade a partir de múltiplas interações com grupos culturais, movimentos sociais e ativistas.
A formação dos estudantes será impactada através de ações que os despertarão para diferentes realidades e formas de viver de grupos sociais. Os impactos esperados decorrentes da participação destes nas ações propostas, destacam-se: a mudança de percepção e sensibilização que resultará em alterações no comportamento individual, estimulando o espírito de luta por melhorias e por políticas públicas para solução de questões prioritárias que promovam transformações que sejam benéficas para a sociedade.
As ações realizadas permitirão debates entre a universidade e outros grupos da sociedade, de forma a mobilizar a participação da comunidade acadêmica da UFVJM - Campus Mucuri junto à esses grupos em busca da superação das desigualdades historicamente marcadas por exclusão e invisibilidade da população negra.
A divulgação será por meio de cartaz digital, rádio, redes sociais dos envolvidos.
Programação do Evento
Escola COOPED
11/11/2014
08:00
09:30
Palestra sobre Mês da Consciência Negra
Auditório do NIPE/UFVJM
12/11/2024
19:00
21:00
Mesa redonda: Relações étnico-raciais, formação e exercício profissional de assistentes sociais antirracistas
UFVJM -Sala 104 - Prédio de aulas
12/11/2024
08:00
10:00
Ação do Curso de Medicina da UFVJM com a Associação Quilombola da Margem da Linha
Escola Estadual São Sebastião
12/11/2024
13:00
16:00
Apresentação do Grupo Tambores do Mucuri e Cine Itinerante Beatriz Nascimento
UFVJM - Auditório Nipe
13/11/2024
13:30
16:00
Capacitação com enfermeiros da Atenção Básica de Teófilo Otoni sobre a Política Nacional de Atenção á Saúde Integral da População Negra.
Escola Estadual São Sebastião
14/11/2014
08:00
10:00
Palestra sobre Racismo Estrutural
UFVJM
18/11/2024
19:00
21:00
Ação de Ensino e Extensão: Raízes Africanas na Matemática e na Vida - UFVJM
Escola COOPED
19/11/2024
14:00
15:30
Vivência antirracista com crianças
Associação Quilombola Margem da Linha
19/11/2024
19:00
21:00
Lançamento do Museu Virtual: Escravidão no Vale do Mucuri
Ouro verde Minas na Comunidade Quilombola Agua Preta de Baixo
20/11/2024
09:00
17:00
18º Encontro de Quilombos
Praça Tiradentes - Anfiteatro
21/11/2024
09:00
18:00
Feira da Consciência Negra na Praça Tiradentes
Casa dos Movimentos
22/11/2024
14:00
16:00
Grupo de Estudos SANKOFA: Mulheres Negras e Suas Escritas Insurgentes . Debateremos a obra de Beatriz Nascimento e a pesquisadora Mara Santos apresentará sua pesquisa de mestrado
Associação de Bairros de Teófilo Otoni
27/11/2024
16:00
20:00
Oficina de Tambores - Pedagogia da Cidadania
Associação de Bairros de Teófilo Otoni
28/11/2024
16:00
20:00
2º dia- Oficina de Tambores - Pedagogia da Cidadania
Associação de Bairros de Teófilo Otoni
30/11/2024
15:00
17:00
Fechamento do projeto Pedagogia da Cidadania
Público-alvo
O público alvo abrangerá estudantes das escolas participantes e da universidade, das comunidades parceiras, participantes dos movimentos sociais e culturais e população em geral.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Novo Cruzeiro - MG
Ouro Verde de Minas - MG
Nanuque - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 57 h
- Manhã;
Palestra sobre Mês da Consciência Negra na Escola COOPED - Teófilo Otoni
- Noite;
Mesa redonda: Relações étnico-raciais, formação e exercício profissional de assistentes sociais antirracistas
- Tarde;
Ação do Curso de Medicina da UFVJM com a Associação Quilombola da Margem da Linha
- Tarde;
Apresentação do Grupo Tambores do Mucuri e Cine Itinerante Beatriz Nascimento
- Tarde;
Capacitação com enfermeiros da Atenção Básica de Teófilo Otoni sobre a Política Nacional de Atenção á Saúde Integral da População Negra.
- Manhã;
Palestra e debate sobre Racismo Estrutural Escola Estadual São Sebastião.
- Noite;
Ação de Ensino e Extensão do Curso Matemática/UFVJM - Raízes Africanas na Matemática e na Vida - UFVJM
- Tarde;
Vivência antirracista com crianças do ensino fundamental da Escola Cooped por meio de roda, contação de histórias e brincadeiras
- Noite;
Lançamento do Museu Virtual: Escravidão no Vale do Mucuri pelo Projeto Conhecendo a história Afromucuriense/UFVJM e MUVIM
- Manhã;
- Tarde;
18º Encontro de Quilombos na cidade de Ouro verde Minas, na Comunidade Quilombola Água Preta de Baixo
- Manhã;
- Tarde;
Feira Consciência Negra na Praça Tiradentes - Anfiteatro
- Tarde;
Grupo de Estudos SANKOFA: Mulheres Negras e Suas Escritas Insurgentes . Debateremos a obra de Beatriz Nascimento e a pesquisadora Mara Santos apresentará sua pesquisa de mestrado
- Tarde;
- Noite;
Oficina de Tambores - Pedagogia da Cidadania em Teofilo Otoni
- Tarde;
Seminário da Diversidade e Inclusão realizado pelo Comitê Técnico em Equidade e Promoção da Saúde