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Capacitação em Gestão e Planejamento para a Administração Pública Municipal
Sobre a Ação
202203001110
032022 - Ações
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
18/11/2024
10/12/2024
Dados do Coordenador
ivana carneiro almeida
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Educação
Gestão pública
Municipal
Sim
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Noite
Sim
Membros
Capacitar os secretários municipais para desenvolverem uma gestão eficiente e transparente, com foco na compreensão das estruturas públicas, gestão orçamentária e financeira, liderança e desenvolvimento de equipes, planejamento estratégico, conformidade legal, avaliação de políticas públicas e uso da tecnologia para a inovação na administração pública.
Capacitação, Gestão, Planejamento , Administração Pública Municipal
O projeto de capacitação para a nova equipe de secretários municipais de Teófilo Otoni – MG representa um passo estratégico para fortalecer a gestão pública e atender às demandas contemporâneas de eficiência, transparência e inovação. Como destaca Bresser-Pereira ( 1997), a modernização da administração pública exige a implementação de práticas que promovam a gestão eficiente dos recursos, o foco em resultados e o engajamento com a sociedade. Nesse contexto, os desafios enfrentados pelos gestores públicos ultrapassam as tarefas administrativas tradicionais, exigindo uma compreensão aprofundada das dinâmicas sociais, econômicas e políticas do município ( Lima, L. C., & Diniz, E.,2000) . A capacitação dos novos secretários municipais fundamenta-se na importância de uma gestão pública eficiente, alinhada aos princípios do Direito Administrativo, como destacado por Di Pietro (2014), e na necessidade de modernização e inovação no setor público, conforme argumentam Lima e Diniz (2000). Além disso, o programa busca integrar práticas de planejamento estratégico municipal, enfatizando a aplicação de técnicas e fundamentos propostos por Rezende e Castor (2011), de forma a promover o desenvolvimento sustentável e atender às demandas reais da população local. Esse programa foi estruturado com o objetivo de fornecer uma base sólida para que os secretários atuem de forma integrada e colaborativa, consolidando uma visão coordenada e alinhada às metas governamentais para o desenvolvimento local. A metodologia aplicada combina abordagens práticas e estudos de caso, abrangendo desde os fundamentos da administração pública até estratégias de comunicação e inovação na gestão. Dessa forma, busca-se garantir que cada secretário disponha das ferramentas necessárias para implementar políticas públicas que atendam às necessidades reais da população de Teófilo Otoni-Minas Gerais, promovendo um governo mais participativo, eficiente e transparente.
A capacitação da equipe de secretários municipais é fundamental para garantir que a gestão pública municipal seja conduzida de forma eficiente, ética e orientada aos resultados. A administração pública enfrentou desafios complexos que exigem conhecimentos técnicos, habilidades de liderança e uma compreensão clara dos processos legais e orçamentários. Considerando a importância dos secretários municipais para a execução de políticas públicas e o atendimento às demandas da população, o projeto de capacitação se justifica pela necessidade de fornecer uma base sólida de conhecimentos e práticas para a gestão pública, promovendo uma administração transparente e alinhada aos princípios legais e aos interesses da comunidade.
Objetivo Geral: Capacitar os novos secretários municipais para que possam desempenhar suas funções com eficiência, dentro dos princípios da administração pública, oferecendo ferramentas práticas para gestão pública, liderança, tomada de decisão, e implementação de políticas públicas. Objetivos específicos: 1-Fortalecer a compreensão dos princípios fundamentais da administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, aplicando-os no contexto municipal. 2-Desenvolver competências em liderança e gestão de equipes, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e focado em resultados. 3-Capacitar para a análise e tomada de decisões estratégicas, com base em dados e evidências, visando à resolução de problemas complexos da gestão pública. 4-Proporcionar conhecimentos sobre planejamento e execução de políticas públicas, garantindo alinhamento com as prioridades locais e os anseios da população.
Metas a Serem Alcançadas Fortalecer o Conhecimento em Administração Pública: Capacitar os secretários para que compreendam os princípios e estruturas da administração pública, facilitando uma atuação eficiente e dentro das normativas legais. Aprimorar a Gestão Orçamentária e de Recursos: Capacitar uma equipe para realizar uma gestão orçamentária responsável e eficiente, com foco no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e no bom uso dos recursos. Desenvolver Competências em Liderança e Gestão de Pessoas: Promover habilidades de liderança e gestão de equipes, fundamentais para motivar e coordenar equipes e projetos de forma eficaz. Fomentar o Planejamento e a Inovação na Gestão Pública: Ensinar métodos de planejamento estratégico, monitoramento e avaliação de políticas públicas, além de introduzir ferramentas de inovação e tecnologia aplicadas à administração pública. Estimular a Transparência e a Comunicação Eficaz: Preparar os secretários para atuar com transparência e engajar a população, promovendo canais de comunicação abertos e fortalecendo a confiança no serviço
Para garantir um curso bem estruturado, as metodologias serão organizadas em etapas: Início: Aulas teóricas e estudos de caso para estabelecer os fundamentos da gestão pública. Desenvolvimento: Oficinas, projetos práticos, simulações e trabalhos em grupo para aprofundamento e prática. Consolidação: palestras e seminários para contextualização e aplicação prática. Avaliação e Encerramento: Autoavaliação, feedbacks dos professores e apresentação de projetos finais. Esse conjunto de metodologias promove um aprendizado prático, dinâmico e colaborativo, essencial para a formação de gestores públicos municipais mais capacitados e comprometidos com a melhoria da gestão e dos serviços oferecidos à população.
Pereira, L. C. B. (1997). Reforma do Estado para a Cidadania: A Reforma Gerencial Brasileira na Perspectiva Internacional. São Paulo: Editora 34. Di Pietro, M. S. Z. (2014). Direito Administrativo. São Paulo: Atlas. Lima, L. C., & Diniz, E. (2000). Gestão Pública no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: FGV Editora. Rezende, D. A., & Castor, D. S. (2011). Planejamento Estratégico Municipal: Fundamentos, técnicas e práticas de elaboração. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
A interação dialógica entre a universidade e a sociedade baseia-se na perspectiva de que o conhecimento não deve ficar restrito ao ambiente acadêmico. Esse projeto busca reduzir a lacuna entre teoria e prática, compartilhando saberes que podem contribuir para o desenvolvimento social e cultural das comunidades envolvidas. Assim, a comunidade acadêmica não só produz conhecimento, mas também se torna um agente ativo na transformação social.
Centrada na integração de conhecimentos acadêmicos, a interprofissionalidade coloca ênfase na prática e na cooperação entre profissionais da administração pública, com objetivo de promover uma atuação mais colaborativa e eficaz, onde o conhecimento e as habilidades são compartilhados para uma compreensão ou solução dos problemas.
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um princípio essencial para um projeto de formação de gestores, especialmente em contextos voltados para a administração pública. Integrar esses três eixos promove uma formação mais ampla e conectada com a realidade prática, potencializando o desenvolvimento de gestores mais capacitados, críticos e comprometidos com a melhoria contínua dos serviços públicos. Aqui estão algumas formas de aplicar esse princípio em um projeto de capacitação de gestores municipais. Integração dos Eixos : 1. Aulas Teóricas e Práticas (Ensino): Cobrem conteúdos essenciais, desde a gestão de políticas públicas até a legislação específica. Essas aulas preparam a base teórica dos gestores, ajudando-os a pensar de forma crítica e contextualizada. 2. Projeto de Pesquisa Diagnóstica (Pesquisa): Após o aprendizado teórico, os gestores realizam uma pesquisa sobre um tema relevante para suas áreas, como saúde, educação ou segurança. 3. Projeto de Extensão com a Comunidade (Extensão): Com base na pesquisa diagnóstica, os gestores desenvolvem um projeto de extensão que visa resolver ou mitigar o problema identificado. 4. Avaliação e Reflexão Integrada: Ao final do curso, os gestores apresentam seus projetos, analisando o impacto de suas ações e refletindo sobre a eficácia do ensino, pesquisa e extensão em suas formações. Essa estrutura ajuda a consolidar o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, formando gestores mais preparados, críticos e envolvidos com a realidade de suas comunidades. Dessa forma, o projeto de capacitação torna-se um processo contínuo de aprendizado e transformação social.
A participação dos graduandos e pós-graduandos em atividades de ensino, pesquisa e extensão possibilita uma formação mais completa, ajudando a desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e empatia. Os que se envolvem nessas atividades passam a ter uma visão ampliada do seu campo de estudo, compreendendo não apenas as teorias, mas os estudantes também as implicações sociais de sua atuação profissional. Isso é essencial para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o desenvolvimento social.
Quando o conhecimento acadêmico é aplicado diretamente na sociedade, por meio de projetos de extensão, ele contribui para a resolução de problemas reais. Isso pode ocorrer em diversas áreas, como saúde, educação, desenvolvimento comunitário, entre outras. Projetos que seguem esse princípio promovem a transformação social ao atender demandas de comunidades, criar novas tecnologias e colaborar para a conscientização coletiva, impactando positivamente a quem Esses pilares fortalecem a missão da educação superior, unindo desenvolvimento acadêmico e social e formando profissionais capazes de inovar e responder de forma ética.
Rádio, site da UFVJM, TV
artigo científico
Caracterização do Curso ou Oficina
Treinamento e qualificação profissional
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1. Introdução à Administração Pública Municipal Conteúdo: o Estrutura básica da administração pública no Brasil e funções do município no contexto federal e estadual. o Funções e responsabilidades dos secretários municipais. o Relação e atribuições de poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. o Princípios de ética, transparência e responsabilidade no serviço público. 2. Gestão Orçamentária e Financeira Estrutura e princípios do orçamento público: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). o Leis de Responsabilidade Fiscal e Gestão de Recursos. o Fontes de arrecadação e limites orçamentários. 3. Liderança e Gestão de Pessoas no Setor Público • Conteúdo: o Estilos de liderança e seu impacto na gestão pública. o Desenvolvimento e motivação de equipes. o Importância da comunicação interna e externa para o alinhamento e eficácia das equipes. 4. Planejamento Municipal e Ferramentas de Gestão Planejamento estratégico para alcançar metas municipais. o Ferramentas de gestão: indicadores de desempenho e análise SWOT. o Participação cidade e transparência no planejamento. 5. Legislação e Conformidade na Gestão Municipal • Conteúdo: o Direito Municipal e legislações afins. o Contratos administrativos e licitações (Lei nº 14.133/2021). o Compliance, combate à corrupção e integridade na gestão pública. 6. Implementação e Avaliação de Políticas Públicas • Conteúdo: o Como implementar e avaliar políticas públicas de impacto. o Integração com programas e convênios estaduais e federais. o Uso de dados para formulação de políticas e análise de casos de sucesso. 7. Encerramento e Avaliação Final
Elaboração de Planos de Ação Municipal: Uma atividade prática onde os gestores definem metas e estratégias específicas para suas áreas de atuação, alinhadas ao plano de governo e aos objetivos da cidade. Simulação de Cenários para Tomada de Decisão: Os gestores trabalham com cenários hipotéticos para tomar decisões sobre crises, orçamentos e políticas públicas, desenvolvendo habilidades de análise e estratégia. Oficina prática para aprender sobre o ciclo de vida de um projeto, com planejamento, execução, monitoramento e avaliação. Inclui a criação de cronogramas e orçamentos. Estudo de Casos:Análise de Casos de Sucesso em Gestão Municipal: Avaliação de exemplos de políticas públicas e programas municipais bem-sucedidos de outros municípios para identificar boas práticas e pontos de adaptação. Estudo de Casos Locais: Focar em situações reais enfrentadas pelo município, discutindo soluções e estratégias que poderiam ser implementadas para resolver problemas semelhantes. Dinâmicas de Liderança Situacional Sessão de Feedback Coletivo
Avaliação Formativa (Ao Longo do Curso) Autoavaliações: Permitir que os cursistas reflitam sobre seu próprio progresso, identificando pontos fortes e áreas a melhorar. Questionários e Quizzes Interativos: Inserir questionários rápidos ou quizzes ao final de cada módulo ajuda a reforçar o conteúdo Feedback Contínuo: Fornecer comentários rápidos e específicos durante o processo de aprendizado.
Questionários de Satisfação Pós-Curso: Aplicar questionários para os cursistas avaliarem aspectos como conteúdo, clareza, aplicabilidade, suporte oferecido, material didático e experiência geral.
Público-alvo
Secretários Municipais e Gestores municipais da cidade de Teófilo Otoni - MG
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 18 h
- Noite;
Palestras, oficinas, estudos de casos