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"Ginecocast: Podcast sobre Saúde da Mulher para o Público Leigo"
Sobre a Ação
202203001119
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
07/12/2024
25/04/2025
Dados do Coordenador
natália fonseca de oliveira
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Comunicação
Saúde Humana
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Membros
"GinecoCast é um podcast voltado à educação em saúde para mulheres, abordando temas essenciais da saúde feminina, como cuidados ginecológicos, planejamento familiar, e prevenção de doenças. Com episódios informativos e entrevistas com especialistas, buscará desmistificar questões complexas de forma acessível ao público leigo, promovendo conscientização e autocuidado. O podcast envolverá uma equipe interdisciplinar com o objetivo de ampliar o acesso à informação em saúde.
Saúde Feminina, Educação em Saúde, Ginecologia, Autocuidado, Prevenção, Obstetrícia
A saúde feminina abrange uma ampla gama de aspectos que vão além dos cuidados clínicos básicos. Inclui saúde reprodutiva, prevenção de doenças ginecológicas, educação sexual, além do bem-estar mental e emocional. A promoção da saúde feminina e o acesso a informações de qualidade são fundamentais para a prevenção de doenças e para o fortalecimento do bem-estar geral das mulheres. No Brasil, apesar da expansão das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e dos esforços para ampliar o acesso aos serviços de saúde (PINTO, 2018), o conhecimento insuficiente sobre o próprio corpo e sobre questões de saúde sexual e reprodutiva persiste como um problema comum, trazendo implicações significativas para a saúde feminina especialmente em áreas onde o acesso a serviços de saúde é limitado (NOGUERA & PACHÚ, 2021; TOZO et al., 2007). O acesso a informações claras e confiáveis sobre saúde ginecológica e reprodutiva é um fator essencial para o empoderamento feminino e o estímulo ao autocuidado (FERRARINE, 2022). Para responder a essas necessidades, o projeto "GinecoCast" propõe-se a abordar temas fundamentais da saúde da mulher em formato de podcast, permitindo uma comunicação acessível e contínua. Pesquisas indicam que o uso de ferramentas digitais, como podcasts, facilita a disseminação de conhecimento em saúde para uma ampla audiência, promovendo a autonomia e incentivando o autocuidado (AMADOR, 2024). Ao oferecer conteúdos que esclarecem dúvidas comuns e desmistificam tópicos sensíveis, o projeto busca reduzir as barreiras no acesso à informação, contribuindo efetivamente para a educação em saúde e o fortalecimento da autonomia feminina.
A saúde da mulher é frequentemente negligenciada em termos de educação preventiva, especialmente em temas como sexualidade, saúde reprodutiva e planejamento familiar. A falta de informação acessível e de qualidade sobre esses tópicos contribui para que muitas mulheres tenham um entendimento incompleto sobre cuidados ginecológicos essenciais, levando a uma série de problemas de saúde evitáveis (CYRINO 2020). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacam que a educação sexual e reprodutiva é uma área crítica para a promoção de saúde, pois envolve aspectos centrais como identidade, papéis de gênero e práticas de autocuidado (OMS, 2006). No município de Teófilo Otoni, a baixa cobertura da atenção primária, que em 2023 foi de apenas 77,58%, enquanto a média estadual foi de 89,13% (E-GESTOR, 2023), agrava ainda mais esse cenário, pois limita o acesso a serviços de saúde preventiva. As dificuldades no acesso a informações claras sobre autocuidado e prevenção de doenças impactam diretamente a saúde e o bem-estar feminino, refletindo uma necessidade urgente de iniciativas que promovam uma maior conscientização (NOGUEIRA & PACHÚ, 2021). Em especial, a saúde sexual e reprodutiva exige uma abordagem educativa contínua e acessível, que prepare as mulheres para identificar sinais de alerta e procurar assistência médica sempre que necessário (TOZO et al., 2007). Estudos mostram que a ausência de diálogo entre profissionais de saúde e pacientes sobre temas como sexualidade, contracepção e autocuidado contribui para lacunas no conhecimento feminino, muitas vezes perpetuadas por tabus culturais e falta de preparo dos profissionais (LaARA et al., 2008). A cidade de Teófilo Otoni, onde os partos em mães adolescentes até 19 anos somaram 11,95% dos nascimentos em 2022, uma taxa superior à média estadual de 9,98% (DATASUS, 2022), exemplifica essa realidade. Essa elevada incidência de gestação precoce revela a carência de uma educação sexual abrangente, o que reforça a importância de ações educativas que abordem de maneira clara a saúde reprodutiva, principalmente entre adolescentes e mulheres jovens (SPANIOL, 2019). O projeto “GinecoCast” propõe-se a preencher essas lacunas, abordando, em formato de podcast, temas de grande relevância para a saúde feminina, em uma linguagem acessível e prática. A ferramenta digital permite que temas complexos sejam discutidos de maneira informal e elucidativa promovendo uma conscientização contínua e incentivando o autocuidado e a busca por serviços de saúde regulares. Alinhado às diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher e às metas do Plano Nacional de Cultura, o projeto contribui para a disseminação do conhecimento e para a promoção de práticas de saúde preventiva de maneira acessível e transformadora.
Objetivos Gerais: Promover educação em saúde feminina, abordando temas ginecológicos e obstétricos em uma linguagem acessível para a população, visando aumentar o autocuidado e a conscientização sobre saúde feminina. Objetivos Específicos: Ampliar o acesso à informação sobre saúde feminina e prevenir doenças ginecológicas. Promover a interdisciplinaridade entre estudantes e profissionais da área da saúde. Oferecer conteúdo técnico adaptado ao público leigo, com base em evidências e boas práticas.
Produção e Publicação de Conteúdo: Criar e publicar cerca de 6 a 8 episódios de cerca de 25 minutos abordando temas relevantes da saúde feminina, com periodicidade de 20 dias entre cada lançamento. Engajamento e Alcance: Promover a conscientização sobre saúde feminina entre a comunidade acadêmica e a população externa, utilizando o podcast como ferramenta educativa. Participação Acadêmica: Envolver diretamente 20 estudantes da UFVJM na produção e divulgação dos episódios, promovendo a integração entre ensino e extensão. Avaliação de Impacto e ajuste de conteúdo: Realizar uma pesquisa de satisfação com ouvintes para coletar feedback sobre os episódios e, com isso, aprimorar o conteúdo. Esse retorno será analisado e utilizado para orientar a seleção de novos temas e ajustes de conteúdo, de forma a atender melhor às demandas e interesses do público.
O projeto “GinecoCast” será desenvolvido em etapas que visam assegurar a produção de conteúdos relevantes e a ampliação do acesso à educação em saúde feminina. A metodologia segue as fases descritas abaixo: Planejamento e Levantamento de Conteúdo: A equipe do projeto realizará reuniões iniciais para definir os temas de cada episódio, com base em uma revisão de literatura sobre saúde feminina, nas demandas observadas na comunidade e em consultas com profissionais da área de saúde. Essa fase incluirá a seleção de fontes confiáveis e a criação de um banco de dados com informações essenciais para cada tema abordado. Capacitação da Equipe: Antes do início das gravações, será realizada a capacitação dos estudantes participantes, que incluirá técnicas de comunicação, produção de áudio e edição. Workshops e treinamentos sobre o uso de equipamentos, roteiro e redação serão oferecidos para garantir a qualidade do conteúdo e a clareza na transmissão da informação. Produção dos Episódios: Os episódios serão gravados com periodicidade de 20 dias, com participação de especialistas em ginecologia, obstetrícia, psicologia e áreas afins. Cada episódio será estruturado em formato de entrevista ou discussão de caso, garantindo que o conteúdo seja acessível ao público leigo. Após a gravação, cada episódio passará por uma etapa de revisão e edição antes da publicação. Divulgação e Engajamento: Após a publicação dos episódios, o conteúdo será amplamente divulgado nas redes sociais da UFVJM, em grupos de WhatsApp e por meio de cartazes distribuídos em pontos estratégicos, como postos de saúde e escolas. A equipe também promoverá debates e atividades de sensibilização em eventos locais para incentivar o engajamento com o público-alvo. Acompanhamento e Avaliação: Para medir o impacto do podcast e coletar feedback, uma pesquisa de satisfação será realizada com os ouvintes. Reuniões periódicas com a equipe permitirão ajustes no planejamento e aprimoramento dos episódios, de acordo com as sugestões recebidas. Indicadores de engajamento, como acessos e feedbacks positivos, serão analisados durante todo o projeto.
AMADOR, F. L. D. et al. Uso de podcasts para educação em saúde: uma revisão de escopo. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 77, p. e20230096, 15 mar. 2024. BRASIL. Presidência da República. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2004. 104 p. CYRINO, L. S. et al. Fatores que influenciam o acompanhamento ginecológico: percepções das acadêmicas dos cursos da área da saúde. Rev Med de Minas Gerais, v. 30, 2020. DATASUS. TabNet Win32 3.0: Nascidos vivos - Brasil, 2022. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinasc/cnv/nvuf.def>. E-GESTOR. SISAB. Relatório de Pré-Natal na Atenção Básica, 2023 Disponível em: <https://sisab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorio/indicadores/IndicadorPrenatal.xhtml>. FERRARINI, Carolina et al. A dificuldade na saúde da mulher: o desconhecimento do próprio corpo e o tabu social acerca do assunto. Anais do 20º Encontro Científico Cultural Interinstitucional, 2022. ISSN 1980-7406. LARA, L. A. DA S. et al. Abordagem das disfunções sexuais femininas. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 30, p. 312–321, 1 jun. 2008. MIRANDA, L.; SILVA, L. J.; SOUZA, Y. F. DE. Entre ausência de doença e cuidado possível: a saúde segundo usuárias da estratégia saúde da família. Trab educ saúde [Internet]. v. 17, 8 nov. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00174 NOGUEIRA, AJ DA S.; PACHÚ, CO Sexualidade da mulher e autocuidado no âmbito da Atenção Primária à Saúde: uma revisão integrativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , v. 10, n. 15, p. e95101522157, 21 nov. 2021. PINTO, L. F.; GIOVANELLA, L. Do Programa à Estratégia Saúde da Família: expansão do acesso e redução das internações por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB). Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 6, p. 1903–1914, jun. 2018. SPANIOL, C.; SPANIOL, M. M.; ARRUDA, S. N. Gravidez na adolescência e educação sexual: percepções de alunas do ensino médio de um município da Serra Catarinense. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 19, n. 2, 2019. TOZO, et al. Disfunção sexual feminina: a importância do conhecimento e do diagnóstico pelo ginecologista. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo, v. 52, n. 3, 2007.
O podcast promove uma interação dialógica contínua entre a universidade e a sociedade, e possibilita, assim, um espaço de troca de saberes. Por meio do conteúdo abordado nos episódios e da participação de especialistas, o público é incentivado a refletir sobre sua saúde e a participar ativamente do processo educativo. Além disso, a divulgação em redes sociais e grupos comunitários permite que ouvintes compartilhem experiências e sugestões, assegurando que os temas do podcast atendam às necessidades reais da população. A troca de informações entre a comunidade acadêmica e o público-alvo cria um ambiente de diálogo e, por conseguinte, fortalece a conexão entre os saberes científicos e as demandas da sociedade.
O projeto “GinecoCast” adota uma abordagem interdisciplinar que explora a saúde feminina em suas várias dimensões, integrando conhecimentos médicos, psicossociais, educacionais e de direitos. Embora a equipe principal seja composta por médicos e estudantes de medicina, o podcast buscará tratar temas que abrangem áreas como psicologia, nutrição, direitos e deveres das mulheres, promovendo uma visão ampla e completa dos cuidados com a saúde. A equipe utilizará referências de literatura científica e, sempre que possível, poderá contar com contribuições de especialistas em áreas afins para enriquecer as discussões. Essa diversidade de temas estimula os estudantes a desenvolverem uma visão holística, que incorpora tanto o conhecimento clínico quanto aspectos do contexto social e jurídico, promovendo uma prática de saúde inclusiva e colaborativa que considera as necessidades e direitos da mulher.
O projeto “GinecoCast” integra ensino, pesquisa e extensão ao oferecer uma experiência prática e educativa para estudantes e comunidade. No ensino, o projeto promove a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula em um contexto real, com estudantes desenvolvendo habilidades em comunicação e produção de conteúdo acessível sobre saúde feminina. Na pesquisa, o podcast serve como ferramenta para coletar dados e analisar o impacto da educação em saúde no público-alvo, possibilitando estudos sobre o engajamento e a eficácia de intervenções educativas. Como extensão, o projeto reforça o papel da universidade em levar conhecimento especializado à comunidade, transformando informações científicas em conteúdos práticos e relevantes para o público leigo, o que contribui diretamente para a saúde pública e o autocuidado.
A inserção dos estudantes no projeto do podcast será crucial em todas as etapas, oferecendo uma oportunidade valiosa de aprendizado prático. Desde o planejamento, os estudantes irao pesquisar e sugerir temas relevantes sobre ginecologia e obstetrícia, com foco nas dúvidas e mitos que afetam a saúde da mulher. Durante a produção, atuarão como curadores de conteúdo, por meio da revisão de literatura médica e tradução de informações técnicas em linguagem acessível, aprimorando assim suas habilidades de comunicação. Além disso, terão a chance de interagir com profissionais da saúde, além de desenvolver competências em entrevistas e discussão de temas complexos. Na parte técnica, os estudantes participarão da gravação e edição dos episódios, adquirindo conhecimentos em produção de mídia. Eles também irão desempenhar um papel ativo na divulgação, criando estratégias para atrair o público e promovendo educação em saúde nas comunidades. Essa experiência permitirá que compreendam melhor as barreiras de acesso à informação e ajudem a moldar intervenções futuras. O progresso dos estudantes será monitorado, incentivando reflexões sobre suas experiências e contribuindo para sua formação como médicos generalistas, capazes de atuar de forma humanizada na saúde da mulher.
O projeto busca um impacto positivo e duradouro na sociedade ao oferecer um recurso educativo acessível e permanente que empodera mulheres em relação à sua saúde. Ao disponibilizar informações claras e de qualidade sobre temas como cuidados ginecológicos, prevenção de doenças e saúde reprodutiva, o podcast promove a conscientização e o autocuidado, impactando diretamente a saúde feminina. Além disso, a sensibilização sobre temas como planejamento familiar e saúde preventiva contribui para a desmistificação de tabus e a redução de desigualdades no acesso à informação. A longo prazo, espera-se que o projeto inspire outras iniciativas de saúde preventiva e amplie o papel da universidade como agente de transformação social e promoção da saúde.
Para alcançar o público-alvo e maximizar o impacto do podcast “GinecoCast”, serão empregadas as seguintes estratégias de divulgação: Redes Sociais: As redes sociais do projeto e da Liga Acadêmica de Ginecologia de Obstetrícia da FAMMUC serão usadas para divulgar o lançamento e os novos episódios do podcast. Publicações periódicas, incluindo trechos dos episódios e chamadas visuais, atrairão o público-alvo e manterão o engajamento ao longo do projeto. Grupos de WhatsApp e Comunidades Locais: Grupos de WhatsApp de gestantes, mulheres da comunidade e profissionais de saúde da Atenção Primária receberão atualizações sobre novos episódios e temas abordados. Esses grupos possibilitarão um contato direto e maior interação com o público-alvo, incentivando a escuta e o compartilhamento dos conteúdos. Materiais Informativos: Cartazes serão colocados em locais de grande circulação, como unidades de saúde, escolas, centros comunitários, bem como na UFVJM campus Mucuri, destacando o conteúdo dos episódios, a importância da saúde feminina e instruções de acesso ao podcast.
Público-alvo
O público-alvo, beneficiado diretamente pelo projeto do podcast de ginecologia e obstetrícia, é composto por mulheres de diversas faixas etárias, que buscam informações confiáveis e acessíveis sobre sua saúde, mas enfrentam dificuldades em encontrar respostas claras e baseadas em evidências. Serão beneficiadas diretamente também profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária, como ginecologistas, obstetras, enfermeiros, psicólogos e agentes comunitárias de saúde. A produção dos episódios com foco em temas como autocuidado, prevenção de doenças, e saúde mental poderá ser utilizada como material complementar em suas práticas diárias, fortalecendo a educação em saúde e promovendo um atendimento mais completo e humanizado. Esse recurso pode auxiliar na resposta a perguntas comuns que surgem durante as consultas, além de servir como ferramenta educativa em grupos de apoio e rodas de conversa. A comunidade acadêmica da UFVJM, incluindo estudantes, docentes e técnicos-administrativos, irão participar ativamente na produção do conteúdo, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Indiretamente, a comunidade externa e a sociedade como um todo serão beneficiadas pelo acesso gratuito ao podcast, que visa promover a saúde feminina e quebrar tabus, gerando impacto positivo na saúde pública e transformação social.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 89 h
- Manhã;
Encontros com a equipe para definir temas, estrutura dos episódios e funções de cada membro.
- Noite;
Revisão de literatura e criação de banco de dados com fontes e materiais relevantes.
- Manhã;
- Tarde;
Workshops sobre comunicação, produção de áudio, roteiro e edição para os estudantes participantes.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Gravação e edição dos episódios, com periodicidade de cerca de 20* dias entre cada gravação e publicação. *Como não existia a opção de periodicidade a cada 20 dias, foi explicado aqui.
- Manhã;
- Tarde;
Promoção dos episódios nas redes sociais, grupos de WhatsApp e por meio de cartazes.
- Tarde;
- Noite;
Reuniões mensais para revisar o progresso, discutir desafios e ajustar o planejamento, se necessário.
- Manhã;
Coleta de feedback dos ouvintes sobre o conteúdo e qualidade dos episódios. Atividade única ao final do projeto.
- Tarde;
Elaboração do relatório final, incluindo uma análise dos resultados e dos indicadores de impacto.