Detalhes da ação

Aula Inaugural: A Importância da Ciência em Tempos de Pandemia

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000122

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

14/07/2021

Data Fim

14/07/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

patrick wander endlich

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

Em razão da Pandemia causada pelo novo coronavírus, várias medidas eficientes foram adotadas no combate ao SARS-CoV-2. Lado outro, algumas foram adotadas sem qualquer respaldo científico, fato que repercutiu com uma política ineficiente no controle da pandemia. Contudo, a ciência começou a ser notada e valorizada, em razão do rápido desenvolvimento das vacinas e seus efeitos no número de infectados e também, no número de óbitos pelo Coronavírus, destacando sua importância para a humanidade.


Palavras-chave

COVID-19; Ciência: Vacina; SUS.


Introdução

A aula inaugural é aquela que inicia as atividades de uma Faculdade ou Instituto, tendo como palestrando uma sumidade em sua área de atuação. Desde que decretada a pandemia, várias sociedades científicas, em especial a Organização Mundial de Saúde (OMS), buscou divulgar informações científicas, com o objetivo de conter a propagação do vírus. No Brasil, houve um movimento paralelo, no qual informações sem comprovações científicas foram propagadas, de forma intencional, implicando diretamente no combate ao Coronavírus, fazendo com que o Brasil ocupasse, entre todos os países do mundo, uma das piores colocações no número de pessoas contaminadas, tanto quanto, no número de óbitos por COVID-19. Com a vacinação, a população que até então, não entendia ou não dava a importância a Ciência, começou a perceber o seu lugar de destaque para o desenvolvimento de uma sociedade, em razão de tantas vidas que foram salvas. Portanto, torna-se mais que necessário trazer a luz da discussão acadêmica, a importância da ciência durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Ademais, considerando o contexto da pandemia e a importância da ciência no combate ao Coronavírus, um expoente na área da epidemiologia irá abordar esse assunto, visto que o Professor Pedro Hallal, coordena o EPICOVID-19, o maior estudo sobre coronavírus no Brasil.


Justificativa

A Fammuc, tradicionalmente, conta com dois eventos anuais, sendo a celebração do seu aniversário e a Semana Acadêmica de Medicina (SAM). Entretanto, devido a deflagração da pandemia pelo novo coronavírus, na qual uma das medidas mais efetivas para o controle do contágio se dá por meio do isolamento social, tornou-se inviável atividades presencias com grandes aglomerações. Por esta razão, será realizado o evento (aula inaugural) ora proposto de forma integralmente virtual. Além disso, a integração entre servidores e alunos da Fammuc, trabalhando juntos na construção de um novo saber e pensar um novo agir, são necessários não só para o atual momento, no qual nos readaptamos ao novo normal, mas também para a construção de um futuro no mundo pós-pandemia. Por fim, cabe ressaltar que a natureza do evento se encontra dentro dos princípios básicos da Política Nacional de Extensão (2018), em especial o disposto no Inciso III, Art. 3º “a promoção de iniciativas que expressem o compromisso social das instituições de ensino superior com todas as áreas, em especial, as de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena;".


Objetivos

1. Possibilitar a integração entre o conhecimento científico e o ensino, por meio de um evento virtual; 1.1 Colaborar com aspectos na formação do aluno, conforme determinado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina (2014) e no Projeto Pedagógico do Curso da Fammuc (2018): Art. 6º Na Gestão em Saúde, [...]: IV- Comunicação, incorporando, sempre que possível, as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), para interação a distância e acesso a bases remotas de dados; “A utilização de ferramentas da atenção básica e das tecnologias de informação na coleta, análise, produção e divulgação científica em Saúde Pública” (PPC 2018, pág. 41). 2. Viabilizar o cumprimento de atividades complementares, conforme consta na pág. 237 do PPC do Curso de Medicina da Fammuc (2018), a saber: “III- Incentivar a participação discente em atividades de iniciação científica e de extensão”; 3. Contemplar por meio de Ação de Extensão os objetivos da Política Nacional de Extensão (2012), tal qual: estimular a utilização das tecnologias disponíveis para ampliar a oferta de oportunidades e melhorar a qualidade da educação em todos os níveis; 4. Colaborar para consolidação da extensão universitária, transpondo um de seus desafios, conforme disposto na Política Nacional de Extensão (2012), a saber: “Assegurar o uso de tecnologias educacionais inovadoras e efetivas nas ações de Extensão Universitária, de forma a garantir seu fortalecimento”; 5. Promover um evento de grande magnitude, reafirmando o vínculo afetivo e orgulho do alunos em pertencer ao corpo discente da Fammuc; 6. Colaborar com a promoção e difusão da Ciência no país; 7. Discutir aspectos epidemiológicos da COVID-19 no Brasil; 8. Conhecer o EPICOVID-19, o maior estudo sobre coronavírus no Brasil.


Metas

Disseminar o que há de mais recente em dados epidemiológicos sobre a Covid-19 no Brasil, para um público estimado de 300 (trezentos) espectadores.


Metodologia

(Elaboração da proposta do evento) A concepção desta ação de extensão, que dar-se-á por meio de um evento no formato de palestra, teve como principal fator balizador para a escolha da temática a ser abordada, questões em voga na Medicina, em decorrência do atual estado de pandemia, tais quais: SARS-CoV-2 (novo coronavírus), COVID-19, políticas públicas voltadas ao enfrentamento da pandemia e importância do conhecimento científico no controle da disseminação do novo coronavírus pelo Brasil. Portanto, pode-se perceber que a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade marcam os métodos adotados nessa ação (assuntos de diferentes campos do saber, sendo discutidos por diferentes agentes da comunidade, em torno de um tema central). Em razão do tema, foi convidado para a palestra, o Prof. Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas, visto a sua formação em Epidemiologia e também, por ter sido coordenador do EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre o novo coronavírus no Brasil. Cabe ressaltar, que o evento foi escolhido para conceber a abertura do semestre acadêmico da Fammuc, tendo em vista a importância da interação entre os membros da comunidade acadêmica (que teve grandes implicações em razão do distanciamento social resultante da pandemia), assim como o fortalecimento da identidade da Faculdade como expoente do ensino médico de qualidade, indissociável do conhecimento científico. Por conseguinte, após elaboração do projeto, ocorrerá o seu registro na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, de acordo com os normativos vigentes. (Sensibilização) Para que haja a sensibilização da comunidade acadêmica, visando sua efetiva participação, o Centro Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni (CAMTO), irá divulgar o evento em suas redes sociais; enquanto os membros da comissão organizadora, irão enviar convites por meio de mensagens eletrônicas, para centros de pesquisa que tenham as seguintes áreas de concentração de estudo: Epidemiologia, Saúde Coletiva, Saúde Pública, Medicina de Família e Comunidade e Medicina; além disso, os funcionários da rede pública de saúde conveniada com a Fammuc/UFVJM, também serão convidados e encorajados a participar desta ação de extensão. Esse ato de sensibilização, com objetivo de despertar a efetiva participação da comunidade, terá como foco principal, lançar luz sobre o papel da UFVJM, como parte ativa e positiva no processo de enfrentamento da pandemia. (Participação do público-alvo) O evento será realizado integralmente online, por meio da Plataforma StreamYard e, transmitido em tempo real pelo Canal do Centro Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni (CAMTO) no Youtube (disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCGbCfQeMlEaJQNPFJR3Mewg>). No dia do evento, 30 minutos antes do início das atividades, o palestrante, os dois mediadores, a mestre de cerimônia e a intérprete, se reunirão para esclarecer a dinâmica das atividades, sendo: 1) Apresentação do evento pela Mestre de Cerimônia, na figura da coordenadora do curso de Medicina da Fammuc; 2) Apresentação do palestrante por parte dos dois mediadores (sendo uma mediadora, docente da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde- FCBS e outro, da Fammuc); 3) Palestra propriamente dita. Ao final da apresentação, os espectadores poderão enviar perguntas pelo canal de transmissão no Youtube, que serão levadas ao conhecimento dos mediadores, que farão a seleção dos questionamentos pertinentes a serem apresentados ao palestrante, para que possa respondê-las e discuti-las. A partir desse momento os espectadores passam a protagonizar junto com o palestrante e os mediadores, a discussão integrada do assunto. Importante ressaltar, que será estimulada a participação dos ouvintes, sendo possível a contribuição dos atores universitários ou não, na democratização do conhecimento. (Avaliação) Ao final do evento os participantes serão convidados a responder uma pergunta por meio do Google Forms, sendo: "Levando em consideração, 0-completamente insatisfeito e 10-muito satisfeito, qual a nota você atribui a esse evento?" (numa escala de 0 a 10). A partir dessa resposta, a comissão organizadora irá avaliar a possibilidade de incorporar a ação ora proposta, ao calendário de eventos definitivos da Fammuc/UFVJM, haja vista que é a primeira vez que tal ação será realizada na Unidade Acadêmica. Todas essas atividades em conjunto, permitirão avaliar os resultados quanto à satisfação com o evento e, ainda, a dimensão da Relação Universidade-Sociedade (número de participantes e sua categoria). (Efeito Indireto) Em relação aos alunos que estarão iniciando no curso de Medicina da Fammuc e participando da ação, espera-se contribuir no processo formativo, prospectivo e qualitativo, por meio de um evento que indissocia o ensino, a pesquisa e a extensão. A participação dos calouros no evento é parte das atividades do Módulo MDT 01 – Educação e Medicina. (Questões Éticas) Por fim, ressaltamos que não haverá nenhuma coleta de dados relativos aos participantes.


Referências Bibliográficas

FACULDADE DE MEDICINA DO MUCURI/UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. Teófilo Otoni-MG, 2018 (atualizado em 2019). MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução Nº 3, de 20 de junho de 2014. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 de junho de 2014. Seção 1, p. 8-11. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 dezembro de 2018. Seção 1, p.49.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Pretende-se que o evento conte com a participação de diversos servidores e alunos dos mais diferentes setores da UFVJM, de outras Instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisa; e, com funcionários da área da saúde, principalmente aqueles que trabalham em estabelecimentos de saúde conveniados com a Fammuc/UFVJM (embora outros funcionários de outras áreas, também poderão participar da ação), uma vez que a melhoria dos serviços de saúde pública prestados na Região do Vale do Mucuri, se constitui como um dos compromissos do Curso de Medicina dessa Faculdade. Destarte, o evento possibilitará a discussão da importância da ciência diante da maior crise sanitária já enfrentada no Brasil, decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus, atendendo às Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, em especial ao disposto no Inciso IV, Art. 8ª. Ações de extensão como evento, permitem a interação dialógica, que é caracterizada pelo desenvolvimento de relações entre Universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes. Desta forma, essa interação ocorrerá por meio de uma discussão que será promovida ao final da palestra, na qual os espectadores irão enviar perguntas por meio do chat da plataforma de exibição do evento e os mediadores junto com o palestrante e o participante, irão discutir o assunto em conjunto. Nesse momento, a comunidade expõe seus problemas e/ou questionamentos, possibilitando a discussão conjunta do assunto, sendo possível a contribuição dos atores universitários ou não, na democratização do conhecimento.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Interdisciplinaridade: Epidemiologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Medicina de Família e Comunidade e Virologia; Interprofissionalidade: profissionais de todas as áreas da saúde e demais áreas de formação, bem como acadêmicos (graduação e pós-graduação), de todos os campos do saber.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A ação de extensão ora proposta foi desenvolvida nos termos da Resolução nº01 do Consepe, de 21 de setembro de 2007, alterada pela Resolução nº24 do Consepe, de 17 de outubro de 2008, que estabelece o “Regulamento das Ações de Extensão Universitária”. Para tanto, destacamos os seguintes Incisos: II. Entende-se por Ação de Extensão Universitária todo processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. Desta forma, por meio de um evento, se profanará uma palestra sobre a importância da ciência em tempos de pandemia, em observância às Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, em especial ao disposto no Inciso IV, Art. 8ª. Os calouros do curso de Medicina da Fammuc participarão do evento, que faz parte da Recepção de Calouros e das atividades do Módulo MDT 01- Educação em Medicina, proporcionando que a discussão do evento seja levada para dentro da sala de aula, principalmente no que tange à importância dos métodos científicos para divulgação de informações no combate à pandemia pelo novo coronavírus, em um momento que a ciência vem sendo confrontada pelo negacionismo e por fake news. Além disso, as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Medicina (2014), preconizam em seu Art. 7º que “[...] o graduando deverá corresponsabilizar-se pela própria formação inicial, continuada e em serviço”. Desta forma, os demais alunos do curso tem horários livres para se dedicar à atividades que tenham relevância no seu próprio processo de formação, viabilizado por eventos dessa natureza. Em resumo, não se trata de um evento com objetivo exclusivo da disseminação de conteúdos. No atual formato, o evento ganha a denominação de aula inaugural, tratando-se de um momento no qual a sociedade, acadêmica ou não, dialogará em torno do assunto pandemia e conhecimento científico, promovendo troca de saberes entre os participantes. Espera-se que a partir da discussão gerada, a importância dos métodos científicos ressalte para os participantes, como condição sine qua non no que tange a reflexão sobre os problemas enfrentados pela sociedade durante condições de calamidade pública, como a pandemia.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O impacto é adimensional, haja visto que durante a maior pandemia da história do país, os alunos terão contato com o coordenador do maior estudo epidemiológico do Brasil, envolvendo o novo coronavírus.


Impacto e Transformação Social

Eventos dessa magnitude e natureza (indissociando o ensino, a pesquisa e a extensão), atuam como agente ativo no cumprimento da missão da UFVJM previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (2017-2021, pág.13), no que tange ao processo de transformação social por meio da Educação. - Impacto e possíveis transformações: despertar nos discentes e demais ouvintes, a importância da Ciência no processo de formação e de que forma a sua associação, com o ensino e a extensão, poderão repercutir com a visão ampliada de mundo, capaz de perceber seus problemas e por meio de métodos científicos proporem a sua resolução; especificamente, aos aspectos voltados para a repercussão de uma pandemia na saúde da população. Especificamente, para a comunidade interna da Fammuc, espera-se que após o evento aumente o número de alunos em busca de realizar iniciação científica (atualmente não existem alunos do curso de Medicina inseridos nesse Programa). Desta forma, o saber científico permeando no processo de formação do aluno, resultará no perfil do egresso esperado pelo curso, que tem com uma de suas premissas uma formação crítica e reflexiva, capaz de emancipar o profissional nas resoluções para os problemas enfrentados em sua prática profissional. Por fim, importa ressaltar que ações dessa natureza, oportunizam o conhecimento dos problemas locais por parte do corpo discente, proporcionando a discussão acadêmica em torno de sua resolução, levando à múltiplas possibilidades de transformação da sociedade.


Divulgação

Será divulgado por meio de folder virtual.


Programação do Evento

Local

Evento integralmente OnLine

Data

14/07/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

16:00


Descrição

Será realizada uma palestrada virtual com fins de abertura do semestre letivo do curso de Medicina da Fammuc/UFVJM. Palestrante: Prof. Dr. Pedro Hallal

Público-alvo

Descrição

Será oportunizado ao profissionais da saúde, das áreas de abrangência da UFVJM, uma palestra evidenciando a importância de um estudo epidemiológico de nível nacional (EPICOVID-19) e sua repercussão no controle da pandemia causada pelo novo coronavírus e a importância de entender o pensamento científico, como forma de delimitar as informações que realmente tem efeito prático no combate à pandemia. Assim, a Universidade discutindo a relação das informações científicas, principalmente, aquelas de cunho epidemiológico, com os problemas relatados por esses profissionais, na qual se espera uma participação efetiva, possam refletir sobremaneira acerca das informações científicas, enquanto busca pela resolução de problemas práticos envolvendo o enfrentamento da COVID-19. Em outras palavras, essa troca de informações entre a Universidade a Comunidade como forma de democratização do saber, resultará em um "novo conhecimento", contribuindo para o combate a maior crise da saúde pública decorrente da pandemia, de forma a favorecer o desenvolvimento social.

Descrição

-Profissionais da área da Saúde (principalmente, aqueles que trabalham diretamente com pacientes com COVID-19); -Alunos de graduação da área da Saúde; -Alunos de Pós-graduação da área da Saúde; -Gestores da Área da Saúde. Além disso, visando atender participantes com necessidades especiais, o NACI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão)/PROACE da UFVJM, fará a tradução simultânea para Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Unaí - MG

Município

Janaúba - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 9 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento das atividades, sendo: 1) logísitica das questões envolvendo a transmissão digital; 2) organização da apresentação e perguntas; 3) preenchimento do SIEXC.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Palestra com o Prof. Doutor Pedro Hallal.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final, para fins de prestação de contas com a Proexc.