Visitante
I Semana Acadêmica da Engenharia Florestal 2025
Sobre a Ação
202203001128
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
08/04/2025
11/04/2025
Dados do Coordenador
sidney araujo cordeiro
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Tecnologia e Produção
Meio Ambiente
Questões ambientais
Local
Não
Não
Não
Dentro do campus
Integral
Não
Membros
A Semana Acadêmica da Engenharia Florestal é um evento promovido pelos docentes e alunos da graduação e pós-graduação, membros dos grupos de estudos e laboratórios do Departamento de Engenharia Florestal para divulgar as técnicas, ferramentas e métodos mais utilizados nesta área do conhecimento. Muitas dessas técnicas são de interesse comum de outras áreas e o evento alcançará não só a comunidade acadêmica do curso, mas também docentes e alunos de outros cursos e comunidade externa à UFVJM.
Inovação tecnológica; sustentabilidade; desenvolvimento profissional.
A ideia de realizar a Semana Acadêmica da Engenharia Florestal surgiu da vontade dos alunos da graduação e pós-graduação, membros dos grupos de estudos e laboratórios do Departamento de Engenharia Florestal em divulgar as técnicas, ferramentas e métodos mais utilizados nesta área do conhecimento. Cientes de que muitas dessas técnicas são de interesse comum de outras áreas, acreditamos que o Evento poderá alcançar não só a comunidade acadêmica do DEF (Departamento de Engenharia Florestal), como também de outros departamentos, institutos e a comunidade. Esta iniciativa tem como objetivo estabelecer um fórum de atualização técnica ao oferecer cursos de interesse latente na grande área florestal. O evento terá ainda espaço para discussões científicas por meio de palestras e mesas redondas intercaladas com os cursos. Essas palestras e mesas redondas serão voltadas para as atualidades e lacunas do setor florestal. A ideia é que dessa interação surjam debates que possam direcionar os programas de ensino superior, no propósito de preparar o profissional da área para os desafios do mercado de trabalho. O Evento também abrirá espaço para divulgação de trabalhos científicos na forma de resumos expandidos, na área da Engenharia Florestal. Os trabalhos serão apresentados durante o Evento e publicados na forma de anais.
A realização deste evento é importante para que os alunos do curso de Engenharia Florestal adquiram conhecimentos atuais sobre diferentes temas e promover a interação entre alunos, docentes e técnicos do Departamento de Engenharia Florestal. Além disso, o evento irá contribuir para que os alunos tenham carga horária de extensão em atendimento à legislação sobre a creditação da extensão nos currículos da graduação. Com relação à comunidade externa à UFVJM, será uma oportunidade de conhecer novas metodologias e procedimentos que estão sendo utilizados no setor florestal. Para os profissionais da área, será uma oportunidade de se atualizarem, pois o setor florestal vem se destacando por mudanças significativas, como por exemplo as geotecnologias e a inteligência artificial. Diamantina e região possuem instituições públicas onde trabalham vários(as) profissionais da Eng. Florestal e também é uma região com grandes empresas privadas e várias empresas do ramo da consultoria criadas recentemente, devido ao crescimento de oportunidades de prestação de serviços gerando novos empregos.
- Difundir técnicas e conhecimentos na área da Engenharia Florestal, através de cursos aplicados; - Promover a discussão e troca de experiência na área da Engenharia Florestal, por meio de palestras; - Promover um mesa redonda a fim de discutir o papel da Ciência no setor Florestal, na inserção de profissionais no mercado de trabalho e das técnicas e inovações do meio florestal; - Divulgar resultados de pesquisas na área de ciências agrárias, através da apresentação de resumos simples e expandidos; - Promover a integração entre discentes, professores e profissionais do mercado de trabalho; - Oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender sobre temas atuais e relevantes para sua formação; - Incentivar a produção científica e cultural; - Divulgar o curso de engenharia florestal para a comunidade.
- O público alvo estimado do evento é de 190 participantes (discentes do curso de Engenharia Florestal e Pós-Graduação em Ciência Florestal; professores do curso de Engenharia Florestal e da Pós-Graduação em Ciência Florestal; profissionais do mercado de trabalho; comunidade em geral. - Fornecer seis minicursos relacionados à área florestal. - Cinco palestras para discussão e troca de experiências em assuntos da área florestal. - Promover duas mesas redondas a fim de discutir o papel da Ciência no setor florestal. - Apresentação de resumos simples e expandidos pela comunidade interna e externa à UFVJM.
A metodologia consistirá de reuniões quinzenais dos membros da equipe para o planejamento do evento; contatos com possíveis palestrantes de outras instituições públicas e privadas e ministrantes de minicursos para o evento. O evento será dividido em atividades de palestras, minicursos, mesas redondas e uma visita técnica a uma empresa florestal, com a participação da comunidade interna e externa inscrita no evento.
ALFENAS, A.C., ZAUZA, E.A.V., MAFIA, R.G., ASSIS, T.F. Clonagem e doenças do Eucalipto. Viçosa: UFV, 2004. 442p. AVEREY, T.E; BURKHART, H. E. Forest measurements. 4 ed. New York: McGraw Hill, 1994. 408p. CÂMARA, G.; MEDEIROS, J. S. de. Princípios Básicos do Geoprocessamento. In: Eduardo Assad; Edson Sano. (Org.). Sistema de Informações Geográficas. Aplicações na Agricultura. 2a. ed. Brasilia: EMBRAPA, 1998. CAMPOS, J. C. C.; LEITE, H. G. Mensuração Florestal: perguntas e respostas. 2 ed., Viçosa: Editora UFV, 2006. 470 p. DEGEN, R. J. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Makron Books, 1989. 368p. JANZEN, D.H. Ecologia vegetal nos trópicos. São Paulo: EPU/EDUSP, 1980. 79p. KENT, M.; COKER, P. Vegetation Description and Analysis: A Practical Approach. London: Belhaven Press, 1992. 363p. KOLLMANN, F.F.P. & W. Cóté Jr. - Principles of wood. Science and technology (vol. I : Solid wood). Berlin, Sprinder- Verlag, 1968. 592 p. NETTO, S.P.; BRENA, D.A. Inventário florestal. Curitiba: Editorado pelos autores, 1997. 316p. Resolução nº 2, de 18 de janeiro de 2021 – CONSEPE/UFVJM. REZENDE, J. L. P.; OLIVEIRA, A. D. Análise econômica e social de projetos florestais. 2 ed. Viçosa: UFV, 2008. 386p. SILVA, E. Curso de Avaliação de Impactos Ambientais. Viçosa: UFV, 1994. 38p. SILVA, M. L.; JACOVINE, L. A. G.; VALVERDE, S. R. Economia florestal. 2 ed. Viçosa: UFV, 2005. 176p. SCHNEIDER, P.R. Manejo florestal: planejamento da produção florestal. Santa Maria: UFSM, 2002. 195p. TUCCI. C.E.M. Hidrologia: ciência e aplicação. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade, ABRH EDUSP, 2000. 943p.
A produção de conhecimento ocorrerá com participação da comunidade acadêmica e também da comunidade externa à UFVJM, ou seja, em conjunto com o público alvo desse projeto, como por exemplo contribuições na participação no evento, por meio de palestras, minicursos, mesas redondas e visita técnica. Este evento promoverá o dialogo com a sociedade por meio da troca de conhecimentos entre os estudantes, professores e técnicos da UFVJM, profissionais do setor florestal de outras instituições públicas e privadas e os produtores rurais da região do Vale do Jequitinhonha.
Este evento de extensão envolverá diferentes áreas do conhecimento e formações profissionais da área da Engenharia Florestal, com as sub-áreas Meio Ambiente, Geoprocessamento, Hidrologia e Manejo de Recursos Hídricos, Silvicultura e Manejo Florestal, Gestão Florestal e Ambiental, Aspectos Geográficos e Mercado de Trabalho. Possui em sua equipe professores doutores com reconhecida experiência em projetos desenvolvidos nessas áreas, em nível de graduação e pós-graduação e profissionais de outras instituições públicas e provadas com vasta experiência de trabalhos na área do central deste evento, que contribuirão como palestrantes e ministrantes de cursos. O evento envolverá estudantes voluntários das áreas de Ciências Agrárias (Engenharia Florestal e Agronomia) e demais áreas afins.
O ensino, a pesquisa e a extensão são atividades complementares e interdependentes que devem ser valorizadas de forma equivalente no sistema universitário. Caso contrário, corre-se o risco de desenvolver um conhecimento limitado e simplista. A qualidade e o sucesso dos profissionais formados pelas universidades dependem, em grande parte, do nível de interação e articulação entre esses três pilares do conhecimento, que são indivisíveis e multidimensionais. Assim, o evento apresentado busca a articulação do tripé pesquisa, ensino e extensão. Está sendo planejado para que os três pilares das universidades públicas brasileiras atuem em conjunto. Por exemplo, a pesquisa produz informações relacionadas às adequações ambientais, que no momento que se tornam disponibilizadas de forma livre e aberta, alimentam as ações de extensão e ensino. Uma vez que ações de extensão produzem informações e interações entre a comunidade acadêmica da UFVJM e a comunidade externa (profissionais e produtores rurais) e as disponibilizam de forma livre e aberta, estas alimentam com oportunidades de pesquisa e exemplos de ensino. Uma vez que os projetos de ensino utilizam e produzem dados relacionados às adequações ambientais e os disponibilizam de forma livre e aberta, retroalimentam as ações de pesquisa e extensão. Desta forma, os três pilares poderão encontrar neste evento de extensão, que poderá representar também fonte de consulta, ideias e oportunidades, bem como de produção do conhecimento por parte da comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnico-administrativos) e dos atores não-universitários (profissionais de outras instituições e produtores rurais).
O trabalho neste evento da Semana Acadêmica será uma prática que desempenhará um papel importante para o aprendizado do estudante, aproximando o conhecimento teórico da realidade. Permitirá que o estudante veja na prática os conceitos aprendidos em sala de aula de forma a contribuir para sua formação profissional, por meio de palestras, minicursos, mesas redondas e visita técnica e empresa florestal. Essa abordagem estabelece uma conexão significativa entre a teoria e o mundo real, tornando o processo de aprendizado mais relevante e concreto. A extensão universitária contribui para uma compreensão mais aprofundada e contextualizada do conhecimento, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento de habilidades práticas e sociais no estudante. Haverá ainda oportunidade de desenvolver habilidade de comunicação escrita e oral voltado para a produção de materiais de divulgação técnica e elaboração de relatórios das atividades do projeto, bem como o aprimoramento de técnicas de comunicação com a comunidade externa à UFVJM. Os projetos pedagógicos da maioria dos cursos da UFVJM contemplam o estudo direcionado a habilidades, tecnologias e técnicas de extensão. Pretende-se com isso, reduzir uma das dificuldades encontradas em nossos estudantes, a comunicação direta com pessoas das comunidades envolvidas em projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Espera-se, ao final deste evento, que as atividades e metas propostas estejam cumpridas e que os alunos, profissionais de instituições públicas e privadas do setor florestal, proprietários rurais utilizem as recomendações a eles repassadas para buscar cada vez mais melhorias em suas atividades acadêmicas ou profissionais. Os temas que serão finalizados no decorrer das reuniões da equipe, serão importantes para a comunidade regional, pois a economia da região conta com a produção florestal e o auxílio aos profissionais e produtores ajudará no desenvolvimento da sociedade. Ressalta-se, ainda, a importância do bom desempenho deste evento como indicador para mobilização e adesão de pequenos produtores rurais a oportunidades tecnológicas que serão apresentadas contribuindo para a difusão da Ciência Florestal na região. Para a UFVJM, isso representará um grande avanço no cenário de resolução de problemas ambientais relacionados à produção florestal, aumentando sua visibilidade por profissionais da área externos à instituição e por outras entidades de ensino, pesquisa e extensão no país tanto do setor público como do setor privado. Além disso, haverá um impacto social na comunidade acadêmica da UFVJM, pois o projeto promoverá maior interação de professores, estudantes e técnicos que se interessarem em participar das atividades que serão promovidas.
O evento será divulgado por meio de e-mails, redes sociais dos grupos de estudo e do departamento de Engenharia Florestal e grupos de whatsapp.
Programação do Evento
DEF - UFVJM
08/04/2025
08:00
17:20
- Credenciamento dos participantes (08:00 às 08:30hs). - Minicursos (08:30 às 11:30hs). - Mesa redonda entre alunos e professores do curso de Engenharia Florestal (09:30 às 11:00hs). - Credenciamento dos participantes (12:50 às 14:30hs). - Abertura e apresentação cultural (13:30 às 14:30hs). - Palestra (14:30 às 15:30hs). - Debate e discussão sobre o tema da palestra (16:10 às 17:10hs). - Encerramento (17:20hs).
DEF - UFVJM
10/04/2025
08:00
17:40
- Minicursos (08:30 às 11:30hs). - Palestras (14:00 às 16:30hs). - Mesa redonda com os palestrantes (16:40 às 17:30hs). - Encerramento (17:40hs).
DEF - UFVJM
09/04/2025
08:00
17:40
- Minicursos (08:30 às 11:30hs). - Apresentação de trabalhos (13:00 às 14:00hs). - Palestras (14:00 às 16:30hs). - Mesa redonda com os palestrantes (16:40 às 17:30hs). - Encerramento (17:40hs).
DEF - UFVJM
11/04/2025
08:00
17:00
Visita técnica/campo a uma empresa florestal.
Público-alvo
Alunos do curso de graduação e pós-graduação do departamento de Engenharia Florestal.
Professores que atuam no curso de Engenharia Florestal e no curso de Pós-Graduação em Ciência Florestal (mestrado e doutorado).
Profissionais do mercado de trabalho em áreas relacionadas ao tema do evento e comunidade em geral (externa à UFVJM).
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 60 h
- Manhã;
- Tarde;
- Credenciamento dos participantes (08:00 às 08:30hs). - Minicursos (08:30 às 11:30hs). - Mesa redonda entre alunos e professores do curso de Engenharia Florestal (09:30 às 11:00hs). - Credenciamento dos participantes (12:50 às 14:30hs). - Abertura e apresentação cultural (13:30 às 14:30hs). - Palestra (14:30 às 15:30hs). - Debate e discussão sobre o tema da palestra (16:10 às 17:10hs). - Encerramento (17:20hs).
- Manhã;
- Tarde;
- Minicursos (08:30 às 11:30hs). - Apresentação de trabalhos (13:00 às 14:00hs). - Palestras (14:00 às 16:30hs). - Mesa redonda com os palestrantes (16:40 às 17:30hs). - Encerramento (17:40hs).
- Manhã;
- Tarde;
- Minicursos (08:30 às 11:30hs). - Palestras (14:00 às 16:30hs). - Mesa redonda com os palestrantes (16:40 às 17:30hs). - Encerramento (17:40hs).
- Manhã;
- Tarde;
Visita técnica/campo a uma empresa florestal.
- Manhã;
- Tarde;
Reuniões dos membros da equipe do projeto para planejamento do evento.