Detalhes da ação

Projeto de Extensão: Integra Pilates continuidade e assistência a saúde.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001133

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

06/01/2025

Data Fim

06/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

jousielle márcia dos santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Resumo

O método Pilates é uma abordagem terapêutica eficaz. O objetivo é capacitar os discentes matriculados a partir do 5º período do curso de Fisioterapia da UFVJM, para aplicação do método Pilates em pacientes que já tenham recebido alta da clínica escola. Os alunos terão a oportunidade de aplicar o método Pilates, aos pacientes. As aulas serão 2x por semana, sendo supervisionadas por alunos capacitados, garantindo a segurança e a adequação dos exercícios.


Palavras-chave

Pilates; Experiência Prática; Assistência; Educação em saúde.


Introdução

O método Pilates é amplamente reconhecido como uma forma de exercício terapêutico e funcional, que visa melhorar a flexibilidade, força muscular, controle postural e consciência corporal. Desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX, o método utiliza movimentos controlados e de baixo impacto, sendo especialmente eficaz em populações com condições musculoesqueléticas. Estudos indicam que o Pilates oferece benefícios significativos em termos de controle da dor, melhora da qualidade de vida e função física em indivíduos com patologias como lombalgia crônica, escoliose, osteoartrose, fibromialgia e outras disfunções do sistema musculoesquelético (Caglayan et al., 2023; Cruz et al., 2020; Gaskell et al., 2019; Kloubec, 2011). Pesquisas apontam que o Pilates proporciona benefícios significativos no controle da dor, na melhoria da qualidade de vida e na função física de indivíduos com condições como lombalgia crônica, escoliose, osteoartrose e outras disfunções musculoesqueléticas (Cruz et al., 2020; Kloubec, 2011). Além de promover a integração entre corpo e mente, o Método Pilates é acessível a pessoas de todas as idades, sendo uma prática eficaz para diferentes faixas etárias e condições físicas. Com comprometimento e disciplina, seus praticantes conseguem alcançar resultados rápidos e expressivos na melhoria da qualidade de vida (QV), com benefícios tanto para o bem-estar físico quanto mental (Cordeiro et al., 2020). A lombalgia, uma das condições mais frequentes em clínicas de fisioterapia, é comumente tratada com êxito por meio de exercícios específicos de Pilates, que visam fortalecer os músculos abdominais profundos e os estabilizadores da coluna, essenciais para a prevenção de recaídas (Miyamoto et al., 2018). A osteoartrose, uma condição prevalente em populações mais velhas, também se beneficia do Pilates, que auxilia na mobilidade articular e no fortalecimento muscular, sem sobrecarregar as articulações comprometidas (Wells et al., 2014). Além disso, o Pilates favorece o alinhamento corporal e o reequilíbrio muscular, aspectos fundamentais para pacientes com disfunções posturais, como a escoliose (Cruz-Ferreira et al., 2011). No contexto universitário, a prática de Pilates não apenas contribui para a recuperação e manutenção da saúde musculoesquelética dos pacientes, mas também representa uma valiosa oportunidade de formação para os alunos de fisioterapia, que podem adquirir experiência prática em uma área com crescente demanda no mercado de trabalho. O método Pilates tem sido cada vez mais incorporado pelos fisioterapeutas em suas práticas clínicas, tanto na prevenção quanto na reabilitação, sendo uma área com grande potencial de crescimento profissional (Kloubec, 2011).


Justificativa

O projeto de extensão surge com o propósito de agregar habilidades e conhecimentos à formação profissional dos discentes do curso de Fisioterapia. A alta demanda por profissionais atuantes no mercado de trabalho, têm demonstrado a importância da capacitação do método, para que os discentes tenham domínio de uma abordagem terapêutica eficaz, permitindo-lhes aplicar os princípios do Pilates em diversos contextos de reabilitação e prevenção de lesões. O presente projeto de extensão surge com a intenção de otimizar o uso dos recursos da clínica escola de fisioterapia da UFVJM, em especial a sala e os equipamentos de Pilates, que normalmente não estão sendo utilizados no período da tarde. A partir da criação deste projeto, a utilização desses equipamentos será maximizada, promovendo a continuidade do exercício físico em pacientes que já receberam alta fisioterapêutica, além de proporcionar aos alunos uma valiosa experiência prática no manejo de sessões de Pilates, que é uma área de atuação em alta no mercado de trabalho fisioterapêutico.


Objetivos

Objetivo Geral Capacitar os alunos do curso de Fisioterapia da UFVJM na condução de aulas de Pilates, com foco na aplicação prática do método em pacientes que já tenham recebido alta da clínica escola, preparando-os para o mercado de trabalho em uma área com crescente demanda. Objetivos Específicos ● Atender a população de Diamantina e região, composta por pacientes com condições musculoesqueléticas crônicas que já receberam alta fisioterapêutica da clínica escola, durante o estágio obrigatório. ● Proporcionar aos pacientes a continuidade da prática de exercícios físicos, sem caráter reabilitativo, mas como forma de manutenção da saúde, promovendo o bem-estar físico e mental. ● Promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, ao associar a prática clínica com o desenvolvimento científico, gerando dados relevantes sobre o impacto do Pilates na saúde musculoesquelética


Metas

Os estudantes de fisioterapia interessados em participar do projeto serão selecionados por meio de um processo seletivo, aberto a partir do 5º período do curso. O processo seletivo incluirá entrevista para avaliar o interesse, disponibilidade e o conhecimento prévio sobre o método Pilates e a reabilitação musculoesquelética. Antes do início das atividades práticas, todos os alunos selecionados participarão de um mini curso teórico-prático sobre o método Pilates, ministrado por discentes que já realizaram cursos do método e que possuem experiência prévia. O curso abordará os princípios fundamentais do Pilates, sua aplicação em diferentes condições musculoesqueléticas e a condução segura e eficiente de aulas com pacientes. Além disso, serão discutidos aspectos técnicos e pedagógicos, garantindo que os alunos estejam aptos a conduzir as sessões de forma autônoma e segura. Vale destacar que, para a realização do minicurso, será elaborado um material didático contendo todo o conteúdo programático. Esse material servirá como suporte para o acompanhamento das aulas e como uma referência futura para os participantes, garantindo que possam revisitar os conceitos abordados e reforçar o aprendizado. Além disso, os alunos serão capacitados a montar e estruturar aulas de Pilates, aprendendo a selecionar exercícios adequados de acordo com as necessidades individuais dos pacientes. As aulas de capacitação do método pilates serão realizadas durante 2 dias, abordando tanto aspectos teóricos quanto práticos. Apesar dessa capacitação, os exercícios realizados durante o projeto serão padronizados em quatro protocolos distintos, focados nos seguintes objetivos: ● Ganho de força ● Melhora da consciência corporal ● Aumento da flexibilidade global Esses protocolos serão desenvolvidos para atender às necessidades gerais da população atendida, garantindo que os alunos aprendam a trabalhar com uma variedade de abordagens, respeitando a segurança e a progressão adequada para cada paciente.


Metodologia

Avaliações e instrumentos Antes do início do minicurso teórico-prático, será disponibilizada uma avaliação inicial por meio de um formulário no Google Forms. Essa avaliação tem como objetivo compreender o nível de conhecimento prévio dos participantes sobre o método Pilates e identificar as expectativas em relação ao minicurso. Essa etapa permitirá um alinhamento mais preciso dos conteúdos a serem abordados e a adaptação das atividades práticas de acordo com as necessidades e interesses dos alunos. Após a conclusão do minicurso, será aplicada uma prova teórica abrangendo todo o conteúdo ministrado. Essa avaliação final tem o objetivo de verificar a assimilação dos conhecimentos adquiridos pelos participantes durante o curso e avaliar o cumprimento dos objetivos educacionais propostos. Os pacientes serão admitidos no projeto após encaminhamento da clínica escola de fisioterapia da UFVJM, tendo recebido alta fisioterapêutica. Eles deverão assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para permitir o uso de seus dados para pesquisas futuras. Todos os pacientes passarão por uma avaliação inicial, conduzida pelos alunos sob a supervisão de um fisioterapeuta (ou por alunos do último período da graduação). A avaliação será composta por uma ficha padronizada, que incluirá: ● Anamnese: A anamnese incluirá dados pessoais (nome completo, idade, endereço, número de telefone), dados vitais (pressão arterial, frequência cardíaca e saturação de oxigênio), dados antropométricos (peso, altura e circunferência abdominal), além da queixa principal e medicamentos em uso. Local de realização do projeto As aulas de capacitação do método Pilates serão realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM, situada no Campus II, especificamente na sala de Eletrotermofototerapia, onde estão instalados os equipamentos de Pilates. 6) Execução das Aulas de Pilates As aulas de Pilates serão realizadas uma vez por semana, nas quintas de 14h às 17h. As sessões terão duração de 40 a 50 minutos por sessão. Cada sessão terá, no máximo, três pacientes por horário, garantindo uma atenção personalizada e a qualidade do atendimento. Cada paciente contará com a supervisão de uma dupla de alunos, conforme o planejamento. Os alunos serão responsáveis pela condução das aulas, sempre supervisionados por um docente ou discente do último período da graduação, garantindo que todos os exercícios sejam realizados de forma segura e adaptados às necessidades individuais dos pacientes. Após a execução dos exercícios, os alunos responsáveis deverão registrar a evolução de todos os pacientes sob sua supervisão naquele dia. Esse processo de documentação é fundamental para acompanhar o progresso dos pacientes, ajustar futuras intervenções e garantir um registro detalhado do desenvolvimento de cada um, contribuindo para um cuidado contínuo e personalizado.


Referências Bibliográficas

Caglayan BC, Basakci Calik B, Gur Kabul E, Karasu U. Investigation of effectiveness of reformer pilates in individuals with fibromyalgia: A randomized controlled trial. Reumatol Clin (Engl Ed). 2023 Jan;19(1):18-25. Cruz, C. F., Soares, C. G., & Lima, A. C. (2020). O efeito do Pilates na dor lombar crônica: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Reabilitação, 26(2), 123-129. Gaskell L, Williams A, Preece S. Perceived benefits, rationale and preferences of exercises utilized within Pilates group exercise programmes for people with chronic musculoskeletal conditions: A questionnaire of Pilates-trained physiotherapists. Musculoskeletal Care. 2019 Sep;17(3):206-214. Kloubec, J. A. (2011). Pilates for improvement of muscle endurance, flexibility, balance, and posture. Journal of Strength and Conditioning Research, 24(3), 661-667. Miyamoto, G. C., Costa, L. O. P., & Cabral, C. M. N. (2018). Efficacy of the Pilates method for pain and disability in patients with chronic nonspecific low back pain: a systematic review with meta-analysis. Brazilian Journal of Physical Therapy, 22(1), 3-15. Wells, C., Kolt, G. S., Bialocerkowski, A., & Sullivan, J. (2014). The effectiveness of Pilates exercise in people with chronic low back pain: A systematic review. PLoS One, 9(7), e100402. Cruz-Ferreira, A., Fernandes, J., Laranjo, L., Bernardo, L. M., & Silva, A. (2011). A systematic review of the effects of Pilates method of exercise in healthy people. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, 92(12), 2071-2081. Liposcki, D .B, Ribeiro, A. C. W., Schneider, R. H. Utilização do Método Pilates: reabilitação e condicionamento físico. Fisioterapia Brasil. v. 17, n. 1, p. 56-57, 2016.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O Pilates, como prática que favorece a saúde física e o bem-estar, pode atuar como uma ponte eficaz entre a universidade e a comunidade externa, criando um espaço de diálogo produtivo entre acadêmicos (professores, estudantes e pesquisadores) e a sociedade. Essa interação não apenas permite a troca de saberes de maneira prática e envolvente, mas também enriquece a formação acadêmica, ao integrar teoria e prática de forma colaborativa e transformadora. Dessa maneira, o Pilates se torna uma ferramenta valiosa para a aplicação do conhecimento acadêmico em contextos reais, promovendo benefícios mútuos tanto para os participantes quanto para os acadêmicos envolvidos. O projeto de extensão com Pilates para a comunidade tem grande importância, pois oferece benefícios tanto para os pacientes quanto para os alunos envolvidos. Para a comunidade, ele contribui de diversas formas: Melhora da Saúde Musculoesquelética: Acessibilidade à Terapia; Continuidade no Cuidado; Promoção da Saúde Comunitária e principalmente o Fortalecimento da Relação Universidade-Comunidade, visto que o projeto estreita os laços entre a universidade e a comunidade, proporcionando uma troca de conhecimentos que beneficia ambos os lados, e fomentando o envolvimento dos alunos com questões sociais relevantes. Portanto, o projeto de extensão com Pilates é uma ferramenta eficaz para melhorar a saúde da comunidade, capacitar futuros profissionais de fisioterapia e fortalecer a função social da universidade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Os alunos terão a oportunidade de aplicar o método Pilates em um ambiente controlado, sob a supervisão de profissionais experientes, o que proporcionará um aprendizado prático essencial para sua formação. Essa vivência permitirá que os discentes aprimorem suas habilidades e desenvolvam confiança na execução do método, preparando-os para desafios futuros na profissão. A condução de aulas de Pilates capacitará os alunos para aplicação das sessões semanais aos pacientes que serão conduzidos para o atendimento na Clínica Escola de Fisioterapia – UFVJM.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Tendo em vista a importância fundamental e indissociável do tripé educacional ensino-pesquisa-extensão, é possível afirmar que o projeto proporciona aos alunos a oportunidade de se envolverem com atividades de pesquisa, estimulando a produção científica e o desenvolvimento de novas abordagens e técnicas dentro do método Pilates. A participação em investigações acadêmicas não só enriquecerá a formação dos discentes, como também promoverá a inovação e a reflexão crítica sobre a aplicação do Pilates no campo da fisioterapia, ampliando seu potencial terapêutico e contribuindo para a evolução da prática profissional. Em resumo, o impacto do projeto de extensão para o tripé educacional, vai além do cuidado direto com a saúde dos pacientes, proporcionando uma formação prática e socialmente relevante para os alunos e contribuindo para o fortalecimento da universidade como agente de transformação social.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O minicurso de Pilates bem como o atendimento e aplicação da técnica Pilates aos pacientes, oferece aos discentes a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico adquirido ao longo de sua formação acadêmica, enriquecendo sua experiência extracurricular e impactando diretamente sua formação profissional. Sob a orientação de acadêmicos experientes, os alunos vivenciam a prática de forma imersiva, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Essa experiência não só amplia o interesse dos discentes pela aplicação prática dos conceitos aprendidos, mas também fortalece tanto as ações de extensão universitária quanto o desenvolvimento profissional dos alunos.


Impacto e Transformação Social

O mini-curso de Pilates associado ao atendimento de pacientes que receberão alta da clínica escola de Fisioterapia da UFVJM, pode ser um importante agente de transformação social, ao promover capacitação profissional, empoderamento comunitário e inclusão social. Esse projeto fortalece os vínculos entre os discentes, os pacientes e a universidade, contribuindo positivamente para a formação acadêmica e prática dos alunos. Através dessa estratégia, os discentes têm a oportunidade de atuar em ações extensionistas, promovendo a qualidade de vida da comunidade e incentivando uma cultura de saúde e bem-estar. Iniciativas como essa demonstram como a educação superior pode se integrar de forma eficaz à sociedade, gerando um ciclo contínuo de transformação e desenvolvimento.


Divulgação

O processo de divulgação, ocorrerá por meio de convites verbais ou através de plataformas de comunicação, incluindo a internet.


Público-alvo

Descrição

O público-alvo deste projeto será composto por indivíduos maiores de 18 anos, que já passaram, em qualquer momento, pela clínica escola da UFVJM e foram orientados a continuar a prática de exercícios físicos em casa, sem condições agudas. Pacientes com condições crônicas músculo esqueléticas serão aceitos, desde que não apresentem sintomas que requeiram reabilitação intensiva.

Descrição

•Indivíduos maiores de 18 anos, discentes matriculados a partir do 5º período do curso de Fisioterapia da UFVJM. O processo de divulgação, ocorrerá por meio de convites verbais ou através de plataformas de comunicação, incluindo a internet.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A sala de Pilates localizada na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri será disponibilizada bem como equipamentos necessários, para o desenvolvimento do projeto.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 19 h

Carga Horária 1 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atividades de revisão bibliográfica serão realizadas durante todo o período de execução do projeto para melhorar continuamente o conhecimento dos discentes sobre os temas envolvidos no mesmo.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Participação em reuniões científicas: as reuniões científicas do grupo ocorrem semanalmente com apresentação de projetos, artigos.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Auxílio na seleção de participantes: divulgação e contato inicial com os participantes para a explicação do estudo.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Participação em todas as aulas do minicurso, preparação o local, receber o participante, acomodá-lo, e realizar as tarefas que forem designadas durante o desenvolvimento do projeto.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Execução do projeto: participação em todas as etapas do estudo.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Apresentação da execução do projeto em eventos científicos como SINTEGRA.