Detalhes da ação

AUE: Articulação Universidade e Escola

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001140

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/03/2025

Data Fim

30/12/2026


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

luciana resende allain

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@petbioufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 300 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 300 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 100 h
Resumo

O Projeto é uma ação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que busca articular as diferentes práticas acadêmicas realizadas junto à comunidade escolar, como os Estágios Supervisionados, o PET e o PIBID. O projeto visa emprestar materiais do Acervo Didático da Biologia para as ações formativas realizadas nas escolas. Visa também receber e estudantes e professores da educação básica nos espaços físicos do curso, no prédio do DCBio. E ainda, divulgar as ações em mídias sociais.


Palavras-chave

formação de professores, materiais didáticos, licenciatura, mostra de profissões


Introdução

Além das Práticas como Componente Curricular e estágios supervisionados, outras ações formativas se dão a partir de Programas como o PET e o PIBID. Todos estes são momentos de construção da profissionalidade docente em que o aluno da licenciatura se insere em seu futuro campo profissional, supervisionado por um professor experiente na função. Portanto, este projeto busca, então, apoiar o trabalho desenvolvido nestas ações formativas, a partir da parceria com o Estágio Supervisionado e as disciplinas que contém carga horária de PCC, como as de Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, TICs no ensino de Ciências, Educação Ambiental e Tendências da pesquisa em Educação em Ciências, dentre outras, presentes no curso de Ciências Biológicas. O objetivo principal é fortalecer a articulação entre a universidade e a escola da educação básica, dando visibilidade às ações desenvolvidas pelos licenciandos, em diálogo com os professores da escola. A fim de proporcionar atividades mais interessantes e diferenciadas nas escolas, o projeto busca alimentar um repositório de materiais didáticos e práticas educativas que apoie esta referida articulação, beneficiando os estudantes com um ensino de melhor qualidade. Além disso, a recepção de estudantes da educação básica nos espaços do DCBio, tais como o Acervo Didático da Biologia, pode estimulá-los a ingressar na universidade. A divulgação, em canais oficiais do PET, PIBID e do Acervo Didático, dos planejamentos e produtos educacionais também pode apoiar outros professores no desenvolvimento de atividades em suas próprias escolas.


Justificativa

Vários estudos desenvolvidos na área de formação de professores para o ensino de Ciências reforçam o papel fundamental das atividades práticas como indispensável para o ensino e aprendizagem de processos e fenômenos complexos da Ciência (ver Krasilchick, 2004; Rosito, 2008). A despeito disso, outros estudos (Coquidé, 2008; Borges, 2008) tem apontado que grande parte dos professores da educação básica não têm o hábito de desenvolver atividades práticas. Dentre os motivos, destacam a falta de estrutura física adequada, tais como laboratórios didáticos e salas ambiente; falta de tempo para concluir todos os conteúdos propostos no currículo e insegurança para desenvolver as atividades, o que revela uma fragilidade no seu processo formativo. A fim de sanar esta dificuldade, o uso de materiais didático-pedagógicos práticos, como modelos, maquetes, jogos, oficinas, dentre outros, pode proporcionar uma formação de qualidade aos licenciandos da UFVJM. Além dos graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, professores da educação básica de Diamantina e região também podem ser beneficiados, tendo em vista os ganhos em sua formação proporcionados pelo contato mais próximo com a atividade prática no ensino de Ciências e Biologia. Em última instância também os alunos da educação básica serão beneficiados com uma educação científica mais significativa e de melhor qualidade. Esta pode ser considerada uma ação que busca tornar mais significativas as experiências relativas à docência para os estudantes da licenciatura, para os professores e para os alunos da educação básica. Por ser uma iniciativa de interlocução com a comunidade escolar, esta poderia ser uma atividade passível de creditação extensionista. Pelo exposto acima, a vinculação do projeto se dá na área temática principal Educação e na linha de extensão Formação docente.


Objetivos

Objetivo geral: Apoiar o trabalho desenvolvido por estudantes de licenciatura e professores de educação básica nas ações formativas desenvolvidas nos Estágios Supervisionados, PET, PIBID e disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que contém carga horária de PCC. Tem ainda, como objetivos específicos: -produzir e divulgar, junto às escolas de Diamantina e região, os materiais didático-pedagógicos desenvolvidos no âmbito do curso, em especial nas disciplinas de PCC e Estágios Supervisionados; - oferecer aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas uma formação mais consistente no que tange às atividades práticas, promovendo sua profissionalidade; - contribuir para a qualificação de professores de Ciências e Biologia em sua formação continuada; - recepcionar estudantes da educação básica no Acervo Didático da Biologia.- Divulgar as ações realizadas em canais oficiais.


Metas

- Fazer parceria com professores e programas do curso de Ciências Biológicas (tais como o PET e o PIBID) para a realização de práticas pedagógicas inovadoras, baseadas nas Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências (MADECs) - Realizar empréstimos de materiais didáticos para a efetivação das práticas planejadas a partir das MADECs - Alocar no Acervo Didático da Biologia pelo menos 80% os materiais didáticos produzidos no âmbito das atividades práticas realizadas pelos licenciandos. - Recepcionar escolas do Vale do Jequitinhonha no espaço do DCBio e Acervo Didático. - Registrar, por meio de vídeos e fotos, e divulgar, nas redes sociais, pelo menos 80% das ações realizadas no âmbito do curso, que envolvam os materiais didáticos do Acervo Didático da Biologia e o público escolar, seja em ações do PET, PIBID, Estágio Supervisionado e/ou mostras e visitas guiadas de escolas ao espaço do DCBio.


Metodologia

O projeto prevê a parceria com programas e professores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas para o planejamento das atividades pedagógicas, para a elaboração dos recursos e materiais didáticos e para a execução das atividades nas escolas. Essas etapas serão acompanhadas pelos professores da educação básica envolvidos, que têm o papel de co-formação dos estudantes de licenciatura. O acompanhamento e avaliação dos licenciandos se dará pelos docentes envolvidos durante todo o processo. O projeto também prevê a parceria com a COPESE para organizar a visitação das escolas aos espaços do do Prédio do DCBio, em especial ao Acervo Didático da Biologia e outros laboratórios disponíveis, como o de Zoologia, Botânica e Anatomia Humana, estimulando os estudantes da educação básica ao ingresso na universidade. A avaliação desta ação se dará de maneira informal a partir de uma roda de conversa com os estudantes da educação básica.


Referências Bibliográficas

- Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 28/2001de 02 de outubro de 2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/ 2001, estabelecendo a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. - Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de Junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação inicial de Professores em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. - Borges, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Vol. 19. Nº3. 2008: 291-313. - BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1999. - Buffa, Ester; Canales, Renata Pereira. Extensão: meio de comunicação entre universidade e comunidade. Eccos Revista Científica. Vol. 9. Nº1. 2007:157- 169. - Krasilchik, Myriam. Prática de ensino de biologia. EdUSP, 2004. - Rosito, Berenice Álvares. O ensino de ciências e a experimentação. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2003. - Coquidé, Maryline. Um olhar sobre a experimentação na escola primária francesa. Revista Ensaio. Vol. 10 nº.1 jun. 2008 - UFVJM. Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Disponível em http://ufvjm.edu.br/prograd/projetos-pedagogicos.html


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

As atividades do Projeto AUE ocorrem junto à comunidade escolar. Neste caso, a interação dialógica ocorre com os professores da escola, que supervisionam os licenciandos, em um processo de co-formação junto à universidade. Neste sentido, atividades de Prática como Componente Curricular. Estágios Supervisionados e Programas do PET e PIBID ocorrem em diálogo direto com professores e estudantes da Educação Básica.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Ao desenvolverem as atividades pedagógicas, os licenciandos são estimulados a planejar ações a partir de temas, em vez de conceitos de Ciências e Biologia. Isso estimula o ensino a partir da interdisciplinaridade, o que enriquece o aprendizado dos estudantes da educação básica e também dos professores, tanto atuantes quanto em formação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As ações previstas no projeto serão preferencialmente baseadas em metodologias e recursos inovadores, frutos de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Abordagens e Metodologias em Ensino de Ciências (GEPAMEC). Tais pesquisas referem-se às Metodologias e Abordagens Diferenciadas no Ensino de Ciências (MADECs), que estão diretamente relacionadas ao ensino realizado junto à comunidade escolar.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Por serem desenvolvidas em parceria com unidades curriculares do curso de licenciatura, as ações do Projeto AUE têm grande impacto na formação dos licenciandos. Todos os estudantes envolvidos no projeto participarão ativamente do mesmo, pois caberá a eles a produção de materiais resultantes de suas ações na escola: planos de aula, sequências didáticas, maquetes, jogos, podcasts e outros materiais didático-pedagógicos.


Impacto e Transformação Social

O Projeto AUE busca, dentre outros objetivos, melhorar a qualidade do ensino de Ciências e Biologia na educação básica. Espera-se que os estudantes das escolas fiquem mais motivados e interessados nas aulas, com o uso de metodologias e recursos diferentes, como jogos, saídas de campo, maquetes e experimentos.


Divulgação

Vídeos e fotos poderão ser divulgados nos canais do PET: https://www.youtube.com/channel/UClBStY4P0doIFHZPcf7VrFg, do GEPP: https://www.youtube.com/@dialogosentreeducacaoeperm444 e do SOEMC: https://www.youtube.com/@seminarioseoficinasdeeduca7929 e do Acervo Didático: https://trello.com/b/IRTQcgCw/acervo-did%C3%A1tico


Informações Complementares

O Projeto AUE foi aprovado em 2023 e 2024 nos editais do PIBEX. Este projeto é uma adaptação dos anteriores e será realizado voluntariamente pelos estudantes do curso, dentre eles, os bolsistas do PET e do PIBID.


Público-alvo

Descrição

professores da região do Vale do Jequitinhonha que acompanharão os estudantes nas ações do projeto

Descrição

estudantes da educação básica de Diamantina e arredores, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Serro - MG

Município

São Gonçalo do Rio Preto - MG

Município

Felício dos Santos - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Congonhas do Norte - MG

Município

Conceição do Mato Dentro - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 1205 h

Carga Horária 300 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Recepção de escolas do Vale do Jequitinhonha em visitas à universidade, em especial ao DCBio, onde se encontra o Acervo Didático, o espaço permacultural, e laboratórios de Zoologia, Anatomia Humana, Botânica, etc.

Carga Horária 300 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Empréstimo de materiais do Acervo Didático da Biologia, aberto à toda comunidade, em especial professores da educação básica e alunos de licenciatura. O Acervo Didático da Biologia funciona na sala 126 do Prédio do DCBio. Estudantes de licenciatura usualmente fazem empréstimos para realizar atividades pedagógicas nas escolas e outros espaços educativos.

Carga Horária 300 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgação de planos de aula, sequências didáticas, cartilhas e outros materiais didáticos em canais oficiais do PET, PIBID, Acervo didático, etc, beneficiando professores e outros profissionais interessados em reaplicar tais práticas. Registros de atividades exitosas também serão postados em redes sociais, para socialização e disseminação das ações pedagógicas.

Carga Horária 225 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento de ações pedagógicas inovadoras, no âmbito do PET, PIBID e UC de Práticas como componente curricular que façam uso de materiais e recursos didáticos do Acervo didático de Ciências Biológicas.

Carga Horária 80 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Acompanhamento e avaliação do desempenho dos licenciandos na realização das atividades planejadas com o uso de materiais do Acervo didático de Ciências Biológicas. Pesquisa informal de satisfação dos estudantes da educação básica sobre as visitas ao Prédio do DCBio