Detalhes da ação

Resgatando Memórias: ações Culturais, literárias e artesanais no Asilo de Idosos Casa Frederico Ozanam

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001143

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/04/2025

Data Fim

12/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

aline machado cruz

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Terceira Idade

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

bibliotecacampusjk
Outras Redes Sociais

https://www.youtube.com/@sistemadebibliotecasdaufvjm

Membros

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Resumo

O projeto objetiva promover o bem-estar e a integração social dos idosos residentes na instituição.Desenvolvido pela Biblioteca Central da UFVJM, pretende promover atividades culturais, literárias e artesanais que estimulem a criatividade, a memória e a troca de experiências. Além de beneficiar os residentes do asilo, o projeto também pretende fortalecer a interação entre gerações, aproximando alunos e servidores da UFVJM da realidade local e incentivando um compromisso social mais ativo.


Palavras-chave

Idosos; Qualidade de vida; Universidade e Comunidade; Responsabilidade Social; Cultura; Literatura; Arte.


Introdução

O projeto de extensão "Resgatando Memórias: Ações Culturais, Literárias e Artesanais no Asilo" visa promover a inclusão social e o bem-estar de idosos residentes em um asilo local, utilizando a literatura, a arte e o artesanato como ferramentas de estímulo à criatividade, ao resgate de memórias e à integração intergeracional. Por meio de atividades semanais realizadas pela Biblioteca Central da Universidade Federal, estudantes terão a oportunidade de desenvolver ações que envolvem leituras compartilhadas, rodas de conversa, contação de histórias e oficinas artesanais, proporcionando aos idosos momentos de lazer, socialização e expressão criativa. Além de beneficiar os participantes do asilo, o projeto também fortalecerá o vínculo entre a universidade e a comunidade, permitindo que os alunos vivenciem e compartilhem experiências enriquecedoras no ambiente social. Dessa forma, o projeto busca não apenas resgatar as memórias e histórias de vida dos idosos, mas também criar um espaço de aprendizado e troca de saberes entre as gerações, promovendo um impacto positivo tanto para os idosos quanto para os estudantes envolvidos.


Justificativa

A Universidade Federal, através de sua Biblioteca Central, tem o compromisso de promover o acesso à cultura e ao conhecimento a diferentes públicos. Pensando nisso, propõe-se este projeto de extensão que visa levar atividades culturais, artesanais e literárias ao Asilo de Idosos Casa Frederico Ozanam da comunidade local.A proposta busca oferecer aos idosos do asilo a oportunidade de participar de atividades que estimulem a criatividade, o bem-estar emocional e o fortalecimento das relações, além de estimular o resgate de memórias afetivas e proporcionar momentos de integração e socialização por meio da arte, cultura e da literatura.


Objetivos

a) Objetivo Geral: Proporcionar aos idosos do Asilo de Idosos Casa Frederico Ozanam ações culturais, literárias e artesanais que promovam o bem-estar, estimulem a criatividade e o resgate da memória, criando um espaço de troca, inclusão e integração. b) Objetivos Específicos: - Inserir a literatura no convívio dos idosos, através da leitura de contos, poesias e trechos de livros, abordando temas que resgatem memórias e vivências dos idosos. - Realizar oficinas de artesanato que permitam aos idosos expressar sua criatividade, estimulando habilidades manuais e cognitivas. - Organizar rodas de conversa para promover a troca de experiências e fortalecer o vínculo entre os idosos. - Estimular a memória e criatividade dos idosos, promovendo atividades como contação de histórias, escrita de relatos e sessões de filme seguidas de discussões. - Integrar alunos e servidores da Universidade em atividades práticas e sociais, estimulando o contato com a realidade dos idosos e a prática cultural.


Metas

a) Realizar encontros mensais: Organizar e realizar, ao longo de oito meses, encontros mensais com os idosos. b) Desenvolver oficinas de artesanato: Conduzir oficinas de arte e artesanato, como pintura, crochê, bordado e trabalhos manuais com materiais recicláveis, estimulando a criatividade e a expressão artística dos idosos. c) Promover a participação ativa dos idosos em rodas de conversa, leitura e contação de histórias: Organizar encontros de leitura, contação de histórias e discussão literária, com a participação ativa dos idosos, incentivando-os a compartilhar suas próprias histórias de vida e memórias. d) Criar um ambiente de integração intergeracional: Estabelecer uma convivência regular entre os estudantes e servidores da Universidade e os idosos, permitindo uma troca de saberes, experiências e aprendizados, por meio de atividades culturais e literárias. e) Elaborar uma exposição final das produções literárias e artesanais: Ao final do projeto, realizar uma exposição que apresente as produções literárias (relatos, histórias) e artesanais (obras de arte, peças de artesanato) dos idosos, promovendo o reconhecimento e valorização do trabalho realizado. f) Avaliar o impacto do projeto na qualidade de vida dos idosos: Realizar, ao final do projeto, uma avaliação qualitativa sobre o impacto das atividades na melhoria da autoestima, bem-estar e interação social dos idosos participantes. g) Fortalecer a relação da Universidade com a comunidade local: Estabelecer um vínculo mais estreito entre a Universidade e o asilo, fomentando uma maior integração entre a academia e a comunidade, promovendo o papel social da instituição.


Metodologia

O projeto será realizado por meio de atividades mensais, conduzidas por alunos voluntários e servidores da Universidade. A metodologia inclui a realização de três tipos de ações principais: atividades literárias, culturais e artesanais. a) Atividades Literárias: -Seleção de livros, contos, crônicas e poesias para leitura em grupo. -Leituras compartilhadas, onde os participantes possam interagir, debater e comentar as histórias. -Rodas de conversa sobre os temas abordados nas leituras, permitindo que os idosos compartilhem suas memórias, vivências e histórias de vida e reflitam sobre o conteúdo lido. -Sessões de contação de histórias, onde tanto os estudantes e servidores quanto os idosos podem narrar experiências e memórias. -Estímulo à escrita criativa de relatos de vida, permitindo que os idosos compartilhem suas histórias pessoais com os outros participantes. b) Oficinas Culturais e Artesanais: -Realização de oficinas de arte e artesanato, como pintura, tricô, crochê, bordado e trabalhos manuais. -Promover oficinas culturais, com arte, filmes, documentários e música, que complementem a experiência literária, possibilitando aos idosos uma expressão criativa -Estímulo à expressão artística individual e coletiva, proporcionando aos idosos a oportunidade de resgatar habilidades e desenvolver novas técnicas. -Encerramento com Exposição: Ao final do projeto, realizar uma exposição de produções dos idosos, como textos escritos por eles, relatos de suas histórias de vida ou obras de arte feitas nas oficinas culturais.


Referências Bibliográficas

Bourdieu, Pierre. "A Distinção: Crítica Social do Julgamento". Ed. Zahar, 2007. Silva, Lúcia. "Cultura e Sociedade: Reflexões sobre a relação entre a cultura e as práticas sociais". Ed. Vozes, 2010. Figueiredo, Lúcia L. A. "Educação e Envelhecimento: Possibilidades de Intervenção". Ed. Papirus, 2013. Soares, Rosangela Rodrigues. "Educação de Jovens e Adultos: O Envelhecimento e as Práticas de Ensino". Ed. Cortez, 2010. Kramer, Samuel. "Artesanato Terapêutico: Atividades e Técnicas para Envelhecer com Qualidade de Vida". Ed. Manole, 2015. Mendes, Denise P. "A Arte e o Artesanato como Terapia Ocupacional". Ed. Artmed, 2017. Dessen, Mário A. "Desenvolvimento e Educação: Teorias e Práticas de Ensino". Ed. Papirus, 2010. Lima, Maria de Fátima Barbosa. "A Prática Pedagógica Intergeracional: Reflexões sobre o Ensino para Todas as Idades". Ed. Vozes, 2015. Neugarten, Bernice L. "O Envelhecimento Humano: Aspectos Psicológicos e Sociais". Ed. McGraw-Hill, 2005. Almeida, Regina C. de. "Envelhecimento e Qualidade de Vida". Ed. Summus, 2012. Kischinhevsky, Mário & Bentes, Ricardo. "Extensão Universitária: Fundamentos e Práticas". Ed. Papirus, 2016. Gohn, Maria A. S. "Educação e Extensão: A Universidade na Sociedade". Ed. Cortez, 2010.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica ocorre de forma multidimensional. Em primeiro lugar, os servidores e acadêmicos envolvidos no projeto, oriundos de diversas áreas do conhecimento, têm a oportunidade de aplicar seus saberes teóricos em contextos reais, fortalecendo a formação cidadão e a sensibilização social. Por outro lado, os idosos compartilham suas vivências, histórias e conhecimentos tradicionais, proporcionando uma aprendizagem rica e humanizada. Por meio das atividades será possível estabelecer um espaço de construção conjunta do conhecimento, respeitando as singularidades e a diversidade de experiências.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade no projeto se manifesta pela convergência de diversas áreas do conhecimento, rompendo com visões fragmentadas e promovendo uma atuação holística. A interprofissionalidade se concretiza na articulação entre diferentes profissionais, cada um contribuindo com suas competências específicas para um objetivo comum.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto exemplifica a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao integrar atividades acadêmicas, investigações científicas e ações sociais. Essa abordagem possibilita que o conhecimento produzido na universidade seja aplicado na realidade social, promovendo benefícios concretos para a comunidade e enriquecendo a formação dos acadêmicos. No âmbito do ensino, o projeto permite que os estudantes desenvolvam competências práticas e reflexivas, associando a teoria aprendida em sala de aula à vivência com os idosos. A pesquisa se manifesta por meio da avaliação dos impactos das atividades culturais, literárias e artesanais na qualidade de vida dos idosos, contribuindo para o avanço do conhecimento na área do envelhecimento, cultura e bem-estar. A extensão, por sua vez, é o elo que conecta a universidade à sociedade, garantindo que o saber acadêmico seja acessível e aplicável à comunidade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A interação direta com os idosos e com profissionais de diferentes áreas permite que os acadêmicos ampliem sua visão interdisciplinar e compreendam a importância de abordagens humanizadas no cuidado e na valorização da memória coletiva. Além disso, a participação ativa nas atividades do projeto estimula habilidades como comunicação, empatia, trabalho em equipe e resolução de problemas em contextos reais. Outro aspecto relevante é o fortalecimento da responsabilidade social dos estudantes. Ao vivenciarem a realidade dos idosos em instituições de acolhimento, os graduandos são sensibilizados para as questões do envelhecimento, inclusão social e preservação da cultura. Essa experiência contribui para a formação de profissionais mais éticos, críticos e engajados com as demandas da sociedade.


Impacto e Transformação Social

As atividades culturais, literárias e artesanais desenvolvidas no projeto visam auxliar no bem-estar dos Idosos, proporcionando momentos de lazer e descontração de forma a melhorar a qualidade de vida dos idosos e sua saúde mental. Além disso, a promoção de Inclusão Social ao facilitar o acesso dos idosos à cultura, utilizando a arte, cultura e literatura como uma ferramenta para o resgate da autoestima e do sentimento de pertencimento. Além do desenvolvimento de habilidades cognitivas e manuais, ao estimular a memória, a criatividade, a cognição e as habilidades motoras dos idosos por meio da leitura e das atividades artesanais.Sendo assim, por meio da troca de saberes e da construção coletiva de conhecimento, "o prjeto visa reafirmar o papel da universidade como agente de mudança social.


Divulgação

Redes sociais


Informações Complementares

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Público-alvo

Descrição

Idosos que moram no Asilo de Idosos Casa Frederico Ozanam na cidade de Diamantina - MG

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 130 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento e organização das atividades. Contato com o asilo e formação da equipe de voluntários.

Carga Horária 80 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento e execução das atividades: Rodas de conversa sobre memórias afetivas e a história de vida dos idosos; Biblioterapia: Leitura de textos e debate sobre temas cotidianos; Oficinas de arte e artesanato; Oficina de escrita criativa: incentivo à produção de textos pessoais. Evento de confraternização e exposição das produções dos idosos.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação contínua das atividades e escrita de relatório.