Detalhes da ação

Diálogos Ampliados com a Diversidade: acesso, permanência e emancipação

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001144

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

05/05/2025

Data Fim

12/12/2025


Programa Vínculado

202104000143 - Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales Jequitinhonha e Mucuri- ODMulheresVales


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

lucineide nunes soares

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Direitos individuais e coletivos

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

dad_ufvjm , fammuc.ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

O Proposta de extensão: Diálogos Ampliados com a Diversidade: acesso, permanência e emancipação tem como objetivo geral, desenvolver ações que contribuam para a construção de uma cultura dialógica e de valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e das pessoas com deficiência numa perspectiva de democratização dos ambientes de ensino-aprendizagem. E, nessa direção, realizar ações com a participação ativa dos estudantes do ensino médio em diálogos com os universitários.


Palavras-chave

Diversidade, acesso, permanência, direitos humanos, direitos sociais


Introdução

Esta proposta nasce, especialmente compreendendo que toda relação social que estabelecemos na vida são marcadas pela dimensão étnico- racial, relações que para alguns grupos são permeadas por tensões/ conflitos e hierarquizações “em razão do tipo de cabelo, da cor da pele, das formas do corpo, do modo de falar ou de aspectos cognitivos relacionados a capacidades e talentos” (CORREA e JESUS, 2021). E, além disso, da compreensão de que os/as negros/as bem como mulheres, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+, este último grupo embora ainda não estejam contemplado nas Lei de Cotas, também clamam pela garantia dessas politicas de acesso. Para o desenvolvimento desta proposta de extensão, acreditamos que a abertura de espaços e tempos com objetivo de dialogar e debater sobre e com a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e das pessoas com deficiência potencializa as interlocuções entre os conhecimentos produzidos na academia e os saberes, cultura da população, que para este projeto, se trata de estabelecer conexões com os saberes/pensamentos, cultura das juventudes em transição pra o ensino superior, e, que ao nosso ver, implica nos interrogarmos em quais condições os/as jovens estudantes de diferentes tipos de escolas competem para o acesso ao Ensino Superior.


Justificativa

Para (ZAGO, 2006), uma efetiva democratização da educação requer certamente políticas para a ampliação do acesso e fortalecimento do ensino público, em todos os seus níveis, mas requer também políticas voltadas para a permanência dos estudantes no sistema educacional de ensino. Permanência que pode ser potencializada na medida que as relações/acompanhamentos e diálogos bem como políticas educacionais que favoreçam a implementação de estratégias/práticas educativas voltadas para a formação humana que para Dayrell (2021) requer a compreensão de que o centro do processo educativo não está nos conteúdos, mas sim nos/as jovens com quem atuamos, entendidos como sujeitos. E, além disso, se refere à intenção pedagógica de contribuir para o desenvolvimento pleno do/a jovem, especialmente no que tange às identidades positivas. Nesse sentido, defender uma educação que parta de uma perspectiva antropológica a qual enfatiza que o sujeito não nasce pronto, mas nasce como um ser humano em potencial. Falar em ser humano é falar em um ser em construção, “inacabado” como defendido por Paulo Freire. É neste contexto reflexivo que este projeto mantem suas ações para este ano de 2025, reorganizando suas estratégias e metas tendo em vista somente ter sido possível realizar o pleito voluntário, o que nos obriga a desenvolver ações mais tímidas porém importantes e estratégicas para a manutenção dos diálogos e cumprimentos dos objetivos e metas pretendidas.


Objetivos

GERAL: Desenvolver ações que contribuam para a construção de uma cultura dialógica e de valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e das pessoas com deficiência numa perspectiva de democratização dos ambientes de ensino-aprendizagem;


Metas

Na realização desse projeto a meta central é que consigamos manter os diálogos iniciados com a diversidade de jovens do Vale do Mucuri numa perspectiva de compreendê-los como um grupo social, heterogêneo e, portanto, que se constituem por diferentes marcadores identitários: racial, gênero, orientação sexual e culturais, entre outros. O que implicará a também compreender o que esses sujeitos "em transição" vem pensando sobre suas trajetórias de estudos e/ou acadêmica, os desafios e possibilidades encontradas para permanecer estudando.


Metodologia

É importante ressaltar que a estratégia metodológica central dessa proposta é construir ações articuladas com os diferentes sujeitos participantes, instituições/organizações parceiras, grupos artístico- culturais, outros projetos de extensão desenvolvidos na UFVJM e que possuem objetivos que interseccionam com os desta proposta, o que permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas com o intuito de promover a colaboração mútua na realização das ações, coordenadas por técnicos e docentes da UFVJM com a perspectiva de não perder de vista a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. ________. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2005. __________. Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 003, de 10 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, de 19 de maio de 2004. __________. Presidência da República/Casa Civil. Lei n.12711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, de 30 de agosto de 2012. CORREA, Maria Licinia, JESUS, Rodrigo Ednilson. Juventudes e Relações étnico-raciais - Ebook - Belo Horizonte : Fino Traço Editora, 2021. DAYRELL, Juarez Tarcísio; NONATO, Symaira Poliana. Por uma Pedagogia das Juventudes: educação e a pesquisa como princípio educativo. Ebook - Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2021. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Documento elaborado pelo Fórum Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, maio de 2012. UFVJM. Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX. _______. Anexo da Resolução nº01-CONSEPE de 29 setembro de 2007, alterado pela Resolução nº24-CONSEPE de 17 de outubro de 2008.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto foi e continuará a ser realizado na perspectiva dialógica e interativa por meio de múltiplas ações e espaços-tempos onde estudantes universitários, técnicos e docentes da UFVJM e estudantes e professores do ensino médio e outras sujeitos externos.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Estas duas diretrizes estão presentes visto que o projeto é desenvolvido com a participação de estudantes, docentes e técnicos das três unidades acadêmicas, portanto, contamos com diferentes áreas de conhecimento (educação, artes, psicologia, pedagogia, medicina, assistência social ,,,) e ainda com os movimentos sociais (Casa dos movimentos populares o que contribuem ricamente para o fortalecimento das ações.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As ações do projeto são fundamentadas nas ações de ensino, pesquisa e extensão estiveram e permanecerão indissociáveis visto que para realização das ações como já sinalizado no relatório da primeira versão executada no ano de 2024. Para este ano de 2025, manteremos os levantamentos, estudos e pesquisas para melhor planejamento e desenvolvimento das ações. Ressalta-se que implementaremos uma ação articulada com um dos módulo eletivo do curso de medicina que trata da "Musicoterapia", onde serão desenvolvidos estudos, produções artísticos culturais, promoção a saúde mental dos estudantes universitários e do ensino médio e jovens privados de liberdade que estão sendo atendidos em unidades de saúde de Teófilo Otoni. Ações que culminarão na realização do II Palco com a Diversidade em Cena. Outra ação articulada será a co-participação para o #VEMpraUFVJM.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Consideramos que as ações realizadas/mantidas e as que serão acrescentadas impactarão positivamente a formação dos estudantes envolvidos visto que vivenciarão diversos momentos de estudos e compartilhamentos de conhecimentos/saberes com estudantes do ensino médio na perspectiva da mentoria entre pares, mediados por profissionais mais experientes, além disso terão oportunidades de vivenciar estas práticas e demais ações do projeto com diferentes sujeitos e espaços formativos conforme estabelece a proposta de cronograma e metodologia para o desenvolvimento das atividades.


Impacto e Transformação Social

A partir das ações realizadas em 2024 e feedbacks recebidos foi possível inferir que houve impacto positivos na transformação social que se evidenciou nas reflexões e práticas dos estudantes universitários envolvidos nas ações como os do ensino médio. Além desse reconhecimento pelos professores e diretores das escolas participantes. Lembra-se que umas das metas centrais das ações foram, o estabelecimento de diálogos com a diversidade de jovens e adultos do Vale do Mucuri numa perspectiva de compreendê-los como um grupo social, heterogêneo e, portanto, que se constituem por diferentes marcadores identitários e compreender o que esses sujeitos "em transição" vem pensando sobre suas trajetórias de estudos e/ou acadêmica, os desafios e possibilidades encontradas para permanecer estudando. Portanto, foi possível conhecer mais de perto este sujeitos, que em encontros organizados para acolhê-los de modo respeitoso e de valorização de protagonismos, recebemos retornos como: "agradeço por está nas ações desse projeto e poder refletir sobre minha identidade e demais jovens/colegas/brasileiros" , "Oi Tia me aguarda que eu vou entrar nessa universidade"; "Eu vou tentar o ENEM este ano para o curso de medicina da UFVJM", entre outros tantos… Nessa direção, a proposta é a cada ano consegui avançar nessa diretriz, pois acreditamos deve ser perseguida pelos projetos de extensão.


Divulgação

O Projeto será divulgado na página da Universidade, instagram do projeto, da Fammuc..., cartazes ....


Público-alvo

Descrição

Serão os estudantes universitários representantes das três unidades acadêmicas da UFVJM: Fammuc, Facsae e ICET. Estes estarão em diálogo entre pares com os demais estudantes envolvidos. Dos estudantes da Faculdade de Medicina do Mucuri, contaremos, especialmente, com a representação de membros do Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado de Medicina (GEDAAM/UFVJM), atualmente registrado como projeto de ensino, na Prograd, bem como os matriculados no módulo eletivo "Musicoterapia".

Descrição

Estudantes do 1º a o 3º ano do ensino médio da escola parceira e bem como de outras escolas convidadas para as ações ampliadas.

Descrição

Jovens Privados de Liberdade que frequentam as unidades de atenção básica de saúde do município onde o curso de medicina da Fammuc atua.

Descrição

Professores que atuam na escolas públicas parceiras e convidadas para ações, especialmente os que atuam no ensino médio.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Novo Cruzeiro - MG

Município

Ouro Verde de Minas - MG

Município

Poté - MG

Município

Ladainha - MG

Município

Malacacheta - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Esta instituição se mantém como uma importante parceira no planejamento e execuções das ações bem como nas mobilizações junto as escolas, entidades e órgãos que atuam nas dimensões que são focadas nesta proposta.

Participação da Instituição Parceira

Se manterá como a instituição piloto em que o projeto continuará contando com a co-participação no planejamento e execução das ações bem como na mobilização de seus estudantes do ensino médio para a participação ativa destas.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 93 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A Roda de conversa e sessão de cinema serão realizados em articulação com a programação do #VEMpraUFVJM - Mucuri 2025, que ocorrerá no dia 23 de maio conforme previsto no calendário acadêmico.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reuniões com a equipe de colaboradores para estudos, discussão, planejamento e avaliação das ações a serem desenvolvidas no ano de 2025 e avaliação das mesmas.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Realização de Roda de conversa e sessão de cinema em parceria com o Projeto Popcorn: a Sétima Arte.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Roda de Conversa em parceria com o projeto de ensino GEDAAM - Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado em Medicina por meio do seu Grupo de Estudos: Pilares e Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Fammuc.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização do II Palco com a Diversidade em cena em parceria com a ABTO, módulo Musicoterapia e demais instituições, setores e projetos parceiros.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização de Roda de Conversa e sessão de cinema sobre acessibilidade, inclusão e diversidade em parceria com a DACI, Observatório dos Direitos das Mulheres, Coletivo LGBTudo, entre outros.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Participação na articulação planejamento e execução de ações da III Agenda Unificada do Projeto Existir para resistir do Mês da Consciência Negra.