Visitante
Diálogos Ampliados com a Diversidade: acesso, permanência e emancipação
Sobre a Ação
202203001144
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
05/05/2025
12/12/2025
202104000143 - Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales Jequitinhonha e Mucuri- ODMulheresVales
Dados do Coordenador
lucineide nunes soares
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Direitos Humanos e Justiça
Direitos individuais e coletivos
Regional
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
Membros
O Proposta de extensão: Diálogos Ampliados com a Diversidade: acesso, permanência e emancipação tem como objetivo geral, desenvolver ações que contribuam para a construção de uma cultura dialógica e de valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e das pessoas com deficiência numa perspectiva de democratização dos ambientes de ensino-aprendizagem. E, nessa direção, realizar ações com a participação ativa dos estudantes do ensino médio em diálogos com os universitários.
Diversidade, acesso, permanência, direitos humanos, direitos sociais
Esta proposta nasce, especialmente compreendendo que toda relação social que estabelecemos na vida são marcadas pela dimensão étnico- racial, relações que para alguns grupos são permeadas por tensões/ conflitos e hierarquizações “em razão do tipo de cabelo, da cor da pele, das formas do corpo, do modo de falar ou de aspectos cognitivos relacionados a capacidades e talentos” (CORREA e JESUS, 2021). E, além disso, da compreensão de que os/as negros/as bem como mulheres, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+, este último grupo embora ainda não estejam contemplado nas Lei de Cotas, também clamam pela garantia dessas politicas de acesso. Para o desenvolvimento desta proposta de extensão, acreditamos que a abertura de espaços e tempos com objetivo de dialogar e debater sobre e com a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e das pessoas com deficiência potencializa as interlocuções entre os conhecimentos produzidos na academia e os saberes, cultura da população, que para este projeto, se trata de estabelecer conexões com os saberes/pensamentos, cultura das juventudes em transição pra o ensino superior, e, que ao nosso ver, implica nos interrogarmos em quais condições os/as jovens estudantes de diferentes tipos de escolas competem para o acesso ao Ensino Superior.
Para (ZAGO, 2006), uma efetiva democratização da educação requer certamente políticas para a ampliação do acesso e fortalecimento do ensino público, em todos os seus níveis, mas requer também políticas voltadas para a permanência dos estudantes no sistema educacional de ensino. Permanência que pode ser potencializada na medida que as relações/acompanhamentos e diálogos bem como políticas educacionais que favoreçam a implementação de estratégias/práticas educativas voltadas para a formação humana que para Dayrell (2021) requer a compreensão de que o centro do processo educativo não está nos conteúdos, mas sim nos/as jovens com quem atuamos, entendidos como sujeitos. E, além disso, se refere à intenção pedagógica de contribuir para o desenvolvimento pleno do/a jovem, especialmente no que tange às identidades positivas. Nesse sentido, defender uma educação que parta de uma perspectiva antropológica a qual enfatiza que o sujeito não nasce pronto, mas nasce como um ser humano em potencial. Falar em ser humano é falar em um ser em construção, “inacabado” como defendido por Paulo Freire. É neste contexto reflexivo que este projeto mantem suas ações para este ano de 2025, reorganizando suas estratégias e metas tendo em vista somente ter sido possível realizar o pleito voluntário, o que nos obriga a desenvolver ações mais tímidas porém importantes e estratégicas para a manutenção dos diálogos e cumprimentos dos objetivos e metas pretendidas.
GERAL: Desenvolver ações que contribuam para a construção de uma cultura dialógica e de valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e das pessoas com deficiência numa perspectiva de democratização dos ambientes de ensino-aprendizagem;
Na realização desse projeto a meta central é que consigamos manter os diálogos iniciados com a diversidade de jovens do Vale do Mucuri numa perspectiva de compreendê-los como um grupo social, heterogêneo e, portanto, que se constituem por diferentes marcadores identitários: racial, gênero, orientação sexual e culturais, entre outros. O que implicará a também compreender o que esses sujeitos "em transição" vem pensando sobre suas trajetórias de estudos e/ou acadêmica, os desafios e possibilidades encontradas para permanecer estudando.
É importante ressaltar que a estratégia metodológica central dessa proposta é construir ações articuladas com os diferentes sujeitos participantes, instituições/organizações parceiras, grupos artístico- culturais, outros projetos de extensão desenvolvidos na UFVJM e que possuem objetivos que interseccionam com os desta proposta, o que permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas com o intuito de promover a colaboração mútua na realização das ações, coordenadas por técnicos e docentes da UFVJM com a perspectiva de não perder de vista a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. ________. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2005. __________. Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 003, de 10 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, de 19 de maio de 2004. __________. Presidência da República/Casa Civil. Lei n.12711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, de 30 de agosto de 2012. CORREA, Maria Licinia, JESUS, Rodrigo Ednilson. Juventudes e Relações étnico-raciais - Ebook - Belo Horizonte : Fino Traço Editora, 2021. DAYRELL, Juarez Tarcísio; NONATO, Symaira Poliana. Por uma Pedagogia das Juventudes: educação e a pesquisa como princípio educativo. Ebook - Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2021. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Documento elaborado pelo Fórum Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, maio de 2012. UFVJM. Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX. _______. Anexo da Resolução nº01-CONSEPE de 29 setembro de 2007, alterado pela Resolução nº24-CONSEPE de 17 de outubro de 2008.
O projeto foi e continuará a ser realizado na perspectiva dialógica e interativa por meio de múltiplas ações e espaços-tempos onde estudantes universitários, técnicos e docentes da UFVJM e estudantes e professores do ensino médio e outras sujeitos externos.
Estas duas diretrizes estão presentes visto que o projeto é desenvolvido com a participação de estudantes, docentes e técnicos das três unidades acadêmicas, portanto, contamos com diferentes áreas de conhecimento (educação, artes, psicologia, pedagogia, medicina, assistência social ,,,) e ainda com os movimentos sociais (Casa dos movimentos populares o que contribuem ricamente para o fortalecimento das ações.
As ações do projeto são fundamentadas nas ações de ensino, pesquisa e extensão estiveram e permanecerão indissociáveis visto que para realização das ações como já sinalizado no relatório da primeira versão executada no ano de 2024. Para este ano de 2025, manteremos os levantamentos, estudos e pesquisas para melhor planejamento e desenvolvimento das ações. Ressalta-se que implementaremos uma ação articulada com um dos módulo eletivo do curso de medicina que trata da "Musicoterapia", onde serão desenvolvidos estudos, produções artísticos culturais, promoção a saúde mental dos estudantes universitários e do ensino médio e jovens privados de liberdade que estão sendo atendidos em unidades de saúde de Teófilo Otoni. Ações que culminarão na realização do II Palco com a Diversidade em Cena. Outra ação articulada será a co-participação para o #VEMpraUFVJM.
Consideramos que as ações realizadas/mantidas e as que serão acrescentadas impactarão positivamente a formação dos estudantes envolvidos visto que vivenciarão diversos momentos de estudos e compartilhamentos de conhecimentos/saberes com estudantes do ensino médio na perspectiva da mentoria entre pares, mediados por profissionais mais experientes, além disso terão oportunidades de vivenciar estas práticas e demais ações do projeto com diferentes sujeitos e espaços formativos conforme estabelece a proposta de cronograma e metodologia para o desenvolvimento das atividades.
A partir das ações realizadas em 2024 e feedbacks recebidos foi possível inferir que houve impacto positivos na transformação social que se evidenciou nas reflexões e práticas dos estudantes universitários envolvidos nas ações como os do ensino médio. Além desse reconhecimento pelos professores e diretores das escolas participantes. Lembra-se que umas das metas centrais das ações foram, o estabelecimento de diálogos com a diversidade de jovens e adultos do Vale do Mucuri numa perspectiva de compreendê-los como um grupo social, heterogêneo e, portanto, que se constituem por diferentes marcadores identitários e compreender o que esses sujeitos "em transição" vem pensando sobre suas trajetórias de estudos e/ou acadêmica, os desafios e possibilidades encontradas para permanecer estudando. Portanto, foi possível conhecer mais de perto este sujeitos, que em encontros organizados para acolhê-los de modo respeitoso e de valorização de protagonismos, recebemos retornos como: "agradeço por está nas ações desse projeto e poder refletir sobre minha identidade e demais jovens/colegas/brasileiros" , "Oi Tia me aguarda que eu vou entrar nessa universidade"; "Eu vou tentar o ENEM este ano para o curso de medicina da UFVJM", entre outros tantos… Nessa direção, a proposta é a cada ano consegui avançar nessa diretriz, pois acreditamos deve ser perseguida pelos projetos de extensão.
O Projeto será divulgado na página da Universidade, instagram do projeto, da Fammuc..., cartazes ....
Público-alvo
Serão os estudantes universitários representantes das três unidades acadêmicas da UFVJM: Fammuc, Facsae e ICET. Estes estarão em diálogo entre pares com os demais estudantes envolvidos. Dos estudantes da Faculdade de Medicina do Mucuri, contaremos, especialmente, com a representação de membros do Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado de Medicina (GEDAAM/UFVJM), atualmente registrado como projeto de ensino, na Prograd, bem como os matriculados no módulo eletivo "Musicoterapia".
Estudantes do 1º a o 3º ano do ensino médio da escola parceira e bem como de outras escolas convidadas para as ações ampliadas.
Jovens Privados de Liberdade que frequentam as unidades de atenção básica de saúde do município onde o curso de medicina da Fammuc atua.
Professores que atuam na escolas públicas parceiras e convidadas para ações, especialmente os que atuam no ensino médio.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Novo Cruzeiro - MG
Ouro Verde de Minas - MG
Poté - MG
Ladainha - MG
Malacacheta - MG
Parcerias
Esta instituição se mantém como uma importante parceira no planejamento e execuções das ações bem como nas mobilizações junto as escolas, entidades e órgãos que atuam nas dimensões que são focadas nesta proposta.
Se manterá como a instituição piloto em que o projeto continuará contando com a co-participação no planejamento e execução das ações bem como na mobilização de seus estudantes do ensino médio para a participação ativa destas.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 93 h
- Manhã;
- Tarde;
A Roda de conversa e sessão de cinema serão realizados em articulação com a programação do #VEMpraUFVJM - Mucuri 2025, que ocorrerá no dia 23 de maio conforme previsto no calendário acadêmico.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Reuniões com a equipe de colaboradores para estudos, discussão, planejamento e avaliação das ações a serem desenvolvidas no ano de 2025 e avaliação das mesmas.
- Manhã;
Realização de Roda de conversa e sessão de cinema em parceria com o Projeto Popcorn: a Sétima Arte.
- Tarde;
Roda de Conversa em parceria com o projeto de ensino GEDAAM - Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado em Medicina por meio do seu Grupo de Estudos: Pilares e Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Fammuc.
- Tarde;
- Noite;
Realização do II Palco com a Diversidade em cena em parceria com a ABTO, módulo Musicoterapia e demais instituições, setores e projetos parceiros.
- Noite;
Realização de Roda de Conversa e sessão de cinema sobre acessibilidade, inclusão e diversidade em parceria com a DACI, Observatório dos Direitos das Mulheres, Coletivo LGBTudo, entre outros.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Participação na articulação planejamento e execução de ações da III Agenda Unificada do Projeto Existir para resistir do Mês da Consciência Negra.