Detalhes da ação

II Jornada de Mentoria entre Pares da Famed

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000124

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

26/07/2021

Data Fim

29/07/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

roberta vasconcelos leite

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@jomepufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Resumo

A educação médica enfrenta desafios no contexto do ensino remoto em virtude da pandemia de COVID-19. O evento objetiva divulgar contribuições de encontros virtuais de mentoria entre pares e discutir contribuições dessa estratégia para a aprendizagem de habilidades de comunicação médica. Aberta ao público em geral, a II Jornada acontecerá na semana de 26 a 29/07/21, na plataforma virtual Google Meet.


Palavras-chave

educação médica; mentoria entre pares; ensino remoto


Introdução

A COVID-19 foi declarada emergência global pela Organização Mundial de Saúde em janeiro de 2020 (SOHRABI, 2020). Desde então, apesar das rigorosas medidas de contenção global, incluindo quarentena, testes e distanciamento social, a incidência mundial de COVID-19 aumentou rapidamente, culminando na declaração de pandemia em 11 de março de 2020 (WILCHA, 2020). Dentre essas medidas de contenção, a restrição social resulta ser a mais difundida pelas autoridades globais, e a mais efetiva para evitar a disseminação da doença e achatar a curva de transmissão do coronavírus. Geralmente, a repercussão clínica e comportamental dessa obrigação implica mudanças no estilo de vida e pode afetar a saúde física e mental dos cidadãos (MALTA, et al, 2020). Revisões de pesquisas voltadas à investigação dos efeitos do novo coronavírus sobre a saúde mental também têm indicado o aumento de quadros como depressão, ansiedade, estresse, transtorno do pânico, insônia, medo e raiva em diferentes países (FARO,2020). Os efeitos da pandemia sobre os indivíduos também são ocasionados pelas mudanças repentinas das formas de trabalho e educação devido ao emprego da restrição social e suas consequências para a saúde mental. Como efeito dessa necessidade de isolamento, no contexto brasileiro a educação superior foi particularmente afetada, sendo necessária a suspensão das aulas presenciais e posteriormente a adoção do ensino remoto, a partir da publicação da portaria Portaria nº 343/2020 e da Medida Provisória Nº 934/2020. Sobretudo no ensino médico, a pandemia trouxe inúmeros desafios às escolas que buscam oferecer com qualidade o ensino de forma virtual (HOFMANN, 2020 apud WILCHA, 2020). Uma das particularidades deste curso é o ensino de habilidades médicas, dentre as quais destacamos as habilidades de comunicação, necessárias para o aprendizado da condução de anamneses e entrevistas e para a construção de relação médico-paciente (GOMES, 2020). Sabendo-se da importância destas habilidades para a formação do profissional, no cenário atual de ensino remoto o emprego de tecnologias de informação e comunicação, embora benéfico no que tange ao favorecimento da autonomia do discente e acesso facilitado a conteúdos (GOUDOURIS 2013), possui como entrave a dificuldade de interação entre os estudantes e entre estes e os professores. Face às dificuldades para o ensino das habilidades de comunicação médica de forma remota, mostra-se necessário, portanto, a adoção de metodologias e estratégias que atenuem esse obstáculo. A mentoria entre pares emerge como uma dessas estratégias que pode ser aplicada, sendo definida como um tipo de relação entre estudantes na qual aquele mais avançado e com maior domínio da área em questão auxilia o iniciante no seu desenvolvimento (KRAM 1983, apud SOUZA; REATO; BELLODI, 2020). Na educação médica, programas de mentoria de pares têm ganhado maior atenção, em especial aqueles em que alunos que recentemente passaram por determinadas experiências ajudam nos problemas cotidianos enfrentados por colegas menos experientes (FREI, 2010). Somados aos efeitos da pandemia, é sabido que a transição para a vida universitária acarreta em uma alta carga de estresse para o estudante, e o uso da mentoria parece ser útil, também, na redução deste estresse (AKINLA 2018). De fato, existe entre o jovem recém iniciado na atividade uma dúvida quanto a seu papel no meio que o cerca e sobre qual seria o melhor modo de proceder. Tal sentimento o leva a uma maior propensão a buscar relações de mentoria da qual parecem se beneficiar (AKINLA 2018). Os benefícios da mentoria para construção de relacionamentos entre os estudantes e estudantes-professores podem ser entendidos a partir do entendimento da sua complexidade e tornam-se mais claros a partir da descrição: A mentoria é um processo perspicaz em que a sabedoria do mentor é adquirida e modificada conforme necessário, bem como um processo de apoio e muitas vezes de proteção. A relação mentor-pupilo bem-sucedida, portanto, requer a participação ativa de ambas partes. A relação de mentoria pode ser estruturada ou frouxa. Pode ser um processo relativamente curto ou contínuo. Pode haver rupturas na relação, com o seu restabelecimento em algum momento futuro. A relação de mentoria é dinâmica, evoluindo ao longo do tempo, durante o qual ambas as partes continuamente definem e redefinem seus papéis. Deve ser considerado um processo, não um resultado final, e o relacionamento deve permanecer não competitivo. (GARMEL, 2004, p. 2). Considerando o contexto de pandemia da COVID-19 e os desafios usuais dos novos alunos do ensino médico, a mentoria entre pares seria uma forma de otimizar a aprendizagem dos estudantes em períodos iniciais e uma maneira de retomar e reforçar o aprendizado dos alunos em semestres mais avançados, que seriam os mentores.


Justificativa

O ensino remoto, dada a necessidade criada pela pandemia, ainda desencadeia muitas dúvidas e desafios quanto ao seu funcionamento e eficácia (BEM JUNIOR; CAMPOS; RAMOS, 2020). Para se somar a essa dificuldade, Sousa et al. (2021) verificou que o curso de medicina altera significativamente a qualidade de vida de seus estudantes, por meio da pressão exercida pela vida acadêmica, fazendo com que os estudantes fiquem altamente susceptíveis a transtornos emocionais. Outros estudos também traçaram essa preferência dos estudantes de medicina em interagirem, mostrando suas necessidades emocionais entre seus pares (DE VRIES-ERICH et al., 2016). Dessa forma, de acordo com Souza, Reato e Bellodi (2020), um ambiente como o proposto na mentoria entre pares tem o potencial de ser um fator protetor da saúde mental promovendo uma experiência de suporte social, emocional e acadêmico. Ainda segundo Souza, Reato e Bellodi (2020), a mentoria entre pares também é importante para os veteranos que atuam como mentores. Visto que eles aprimoram habilidades como ensino, autorreflexão, liderança, comunicação e habilidades afetivas, como autoconfiança e paciência. Além dessas habilidades, o estudo citado também mostra benefícios emocionais fruto da amizade construída com os mentorados. Realizando eventos científicos visando a difundir essa metodologia que vem sendo implementada na FAMED UFVJM esperamos contribuir para a difusão de saberes e trocas com outras instituições de ensino e comunidade em geral.


Objetivos

- Promover intercâmbio de saberes com a comunidade externa por meio de encontros virtuais de mentoria entre pares abertos a graduandos em medicina e outros cursos da área da saúde vinculados instituições públicas e privadas e residentes vinculados instituições públicas e privadas. - Discutir com a comunidade externa contribuições dessa estratégia para a aprendizagem de habilidades de comunicação médica podendo assim encontrar novas soluções para dificuldades existentes na interação dos graduandos em medicina e outros cursos da área da saúde (vinculados instituições públicas e privadas) com os pacientes atendidos durante sua formação.


Metas

- Público participante: 40 pessoas. Espera-se participação de graduandos em medicina e outros cursos da área da saúde vinculados instituições públicas e privadas e residentes vinculados instituições públicas e privadas. - Grupos de trabalho ao longo do evento: 3 encontros em cada um dos 4 GTs. - Palestras e Mesas Redondas no encerramento do evento: 3. - Registro das avaliações dos participantes para posterior investigação da efetividade da mentoria entre pares como estratégia de desenvolvimento de habilidades de comunicação e troca de saberes com a comunidade externa.


Metodologia

Aberta ao público em geral, a "II Jornada de Mentoria entre pares da FAMED" acontecerá na semana de 26 a 29/7, na plataforma virtual google meet. Serão realizados grupos de trabalho, palestras e mesas redondas sobre a metodologia da mentoria entre pares, com apresentação de seu histórico na educação médica e pesquisas recentes sobre sua efetividade. Espera-se participação efetiva de graduandos em medicina e outros cursos da área da saúde vinculados instituições públicas e privadas e residentes vinculados instituições públicas e privadas que irão tanto proferir e/ou assistir às palestras quanto participar dos fóruns de discussão. Serão formados pequenos grupos de trabalho em que profissionais residentes e/ou estudantes de períodos mais avançados poderão conduzir atividades voltadas para o aprendizado médico dos alunos dos períodos iniciais, buscando compartilhar experiências do cenário acadêmico-profissional entre pares, fornecer orientação para estudantes mentorados, promover suporte para otimizar o desenvolvimento destes estudantes e criar um ambiente seguro e acolhedor para que os pares dividam experiências, sentimentos, expectativas. As ações serão acompanhadas por meio questionários em que os participantes responderão sobre suas percpeções sobre a efetividade da mentoria e indicarão suas sugestões para melhoria da metodologia, bem como por meio de autoavaliação constante da equipe de organização. A avaliação da ação terá como indicadores: alcance das metas; respostas dos participantes nos questionários; auto-avaliação da equipe de organização sobre pontos positivos e negativos; possibilidade de continuidade das jornadas de mentoria entre pares.


Referências Bibliográficas

AKILA, O.; HAGAN, P.; ATIOMO, W. A systematic review of the literature describing the outcomes of near-peer mentoring programs for first year medical students. BMC medical education, v. 18, n.1, p. 98, 2018. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1195-1 BEM JUNIOR, L. S.; CAMPOS, D. A. A.; RAMOS, S. M. A. Ensino remoto e metodologias ativas na formação médica. Jornal Memorial da Medicina, v. 2, n. 1, p. 44–47, 2020. BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus -COVID-19. Diário Oficial da União. Atos do Poder Executivo, Brasília, DF, 18 mar. 2020a. BRASIL. Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União. Atos do Poder Executivo, Brasília, DF, 1 abr. 2020b. DE VRIES-ERICH, J. M. et al. Dealing with emotions: medical undergraduates’ preferences in sharing their experiences. Medical Education, v. 50, n. 8, p. 817–828, ago. 2016. FARO, A. et al . COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estud. psicol. (Campinas), v. 37, e200074, 2020. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074. FREI, E.; SAMM, M.; BUDDEBERG-FISCHER, B. Mentoring programs for medical students--a review of the PubMed literature 2000-2008. BMC Med Educ, v. 10, p. 32, 2010. doi:10.1186/1472-6920-10-32 GARMEL, G. M. Mentoring medical students in academic emergency medicine. Acad Emerg Med, v. 11, n. 12, p. 1351-1357, 2004. doi: 10.1197/j.aem.2004.06.013. GOMES, V. T. S. et al . A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Rev. bras. educ. med., v. 44, n. 4, e114, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200258 GOUDOURIS, E. S.; GIANNELLA, T. R.; STRUCHINER, M. Tecnologias de informação e comunicação e ensino semipresencial na educação médica. Rev. bras. educ. med., v. 37, n. 3, p. 396-407, 2013 . https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300012. KOSOJO-LASAKI, O.; SONNINO, R. E.; VOYTKO, M. L. Mentoring for women and underrepresented minority faculty and students: experience at two institutions of higher education. Journal of the National Medical Association, v. 98, n. 9, p. 1449–1459, 2006. MALTA, D. C. et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online]. v. 29, n. 4 [Acessado 28 Fevereiro 2021], e2020407. https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400026. OLIVEIRA, S. B. S. DE. Metodologias ativas no ensino superior: perfil e percepções dos estudantes do curso de Medicina. Dissertação (Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2020. SOHRABI, C. et al. Corrigendum to "World Health Organization declares Global Emergency: A review of the 2019 Novel Coronavirus (COVID-19)". International Journal of Surgery, v. 77, p. 71-77, 2020. doi: 10.1016/j.ijsu.2020.03.036. SOUSA, M. n. a. et al. Transtornos emocionais em estudantes de medicina. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 1, p. 2894–2905, 2021. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-233 SOUZA, M. G; REATO, L. F. N.; BELLODI, P. L. Ressignificando a relação entre calouros e veteranos: mentoria de pares na visão de alunos mentores. Rev. Bras. de Educação Médica, v. 44, n. 4, e174, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200113 TORRES, V.; SAMPAIO, C. A. CALDEIRA, A. P. Ingressantes de cursos médicos e a percepção sobre a transição para uma aprendizagem ativa. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online], v. 23, e1700471, 2019. https://doi.org/10.1590/Interface.170471. UFVJM. Projeto Pedagógico de Graduação do Curso de Medicina. Diamantina: 2017. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/famed/files/2014/07/PPC-FINAL-DAP-adequado-MEDICINA- DIAMANTINA-2017_2.pdf WILCHA, R. J. Effectiveness of Virtual Medical Teaching During the COVID-19 Crisis: Systematic Review. JMIR Med Educ, v. 6, n. 2, e20963, 2020. doi:10.2196/20963


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A proposta da ação nasce de um desafio vivido na educação médica em tempos de ensino remoto, colhe contribuições de diversos programas de mentoria entre pares existentes em outras universidades e pretende contribuir a um só tempo para a formação dos estudantes envolvidos (vinculados a instituições públicas e privadas) e a consolidação deste campo de atuação. Espera-se que o evento possa envolver diferentes setores da sociedade e, indiretamente, contribuir para a melhoria dos serviços de atendimento à saúde nos quais os estudantes envolvidos atuarão em suas práticas acadêmicas e profissionais. A interação com a comunidade externa à UFVJM será dialógica no sentido de que se espera que o evento seja ocasião para que estudantes de outras instituições tragam seus olhares e contribuições, promovendo intercâmbio de saberes e favorecendo a formação de todos e o alcance de soluções construídas coletivamente para a melhoria da comunicação médica.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A ação articula saberes das ciências da saúde e ciências humanas, estimulando a aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos. Espera-se que, além das profissões envolvidas inicialmente - quais sejam, a medicina e a psicologia - a ação possa trazer contribuições para todas as profissões da área da saúde.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A ação articula ensino e extensão ao propor um intercâmbio com a comunidade externa sobre estratégias de enfrentamento dos desafios da educação médica em tempos de ensino remoto. Estudantes do curso de graduação em medicina da Famed /UFVJM serão convidados a participar do evento, compondo os grupos de trabalho e trocando experiências com os demais participantes do evento. Resultados de pesquisas nacionais e internacionais serão discutidos no evento. Espera-se que as avaliações dos participantes possam ser documentadas de modo a fomentar futuras pesquisas sobre contribuições da mentoria entre pares para o desenvolvimento acadêmico e pessoal, a partir da percepção dos estudantes participantes.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Graduandos do curso de medicina da Famed/UFVJM participarão como membros da equipe da comissão organizadora, podendo desenvolver competências relacionadas à organização de eventos. Demais graduandos que participarem da ação como público do evento poderão desenvolver habilidades como mentores ou mentorados, numa troca de experiências que se espera seja frutífera para todos os envolvidos.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que o evento possa envolver diferentes setores da sociedade e, indiretamente, contribuir para a melhoria dos serviços de atendimento à saúde nos quais os estudantes envolvidos atuarão em suas práticas acadêmicas e profissionais.


Divulgação

Será criada uma logo do evento e sua divulgação acontecerá nas redes sociais: - Perfil do Instagram dedicado ao Projeto de Mentoria entre pares da FAMED: @jomepufvjm - Divulgação em grupos de whatsapp que contam com participação de graduandos em medicina e outros cursos da área da saúde vinculados instituições públicas e privadas e residentes vinculados instituições públicas e privadas. - Divulgação por e-mail.


Programação do Evento

Local

On line

Data

26/07/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

21:00


Descrição

1o encontro dos Grupos de trabalho

Local

On line

Data

27/07/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

21:00


Descrição

2o encontro dos Grupos de Trabalho

Local

On line

Data

28/07/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

21:00


Descrição

3o encontro dos Grupos de Trabalho

Local

On line

Data

29/07/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

21:00


Descrição

Palestras e Mesas Redondas, com participação do público via chat.

Público-alvo

Descrição

Estudantes de medicina e de outros cursos da área da saúde Médicos e outros profissionais da área da saúde Professores de cursos de graduação em medicina e outros cursos da área da saúde.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Belo Horizonte - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 12 h

Carga Horária 9 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontros dos Grupos de Trabalho

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Palestras inaugurais

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Mesas redondas