Detalhes da ação

Alimentação Saudável em Época de COVID-19

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000127

Tipo da Ação

Projeto

Situação

CANCELADA

Data Inicio

15/07/2021

Data Fim

20/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

flaviana tavares vieira teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Resumo

Este projeto visa esclarecer a importância da alimentação saudável, segura e nutricionalmente balanceada garantindo o estado nutricional adequado e o fortalecimento do sistema imunológico para o enfrentamento da COVID-19, através da divulgação de um ebook cujo conteúdo abordado será informações claras e objetivas a respeito dessa temática.


Palavras-chave

Alimentação; nutrição; sistema imunológico


Introdução

Com o aparecimento do novo Coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19 (Corona Vírus Disease), que vem acometendo a população global e ameaçando a saúde desses indivíduos, foram implementadas algumas medidas de segurança para evitar a propagação do vírus, tais como: interrupção das atividades diárias da população e distanciamento social de acordo com o aconselhamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) como medida de reduzir a disseminação da doença (OLIVEIRA; ABRANCHES; LANA, 2020). O isolamento social acabou afetando a sociedade em todos aspectos das relações humanas, foi então que passaram a realizar reflexões acerca da alimentação com objetivo de manutenção da saúde e como consequência o fortalecimento do sistema imunológico (BRASIL, 2020). Na década de 70 foram realizados alguns testes imunológicos como forma de avaliar componentes do estado nutricional, que buscavam entender a relação entre a imunidade e a nutrição (KATONA et.al., 2008). A boa nutrição segundo (DUTRA; CARVALHO, 2013; OPAS, 2019) é aquela que determina o estado de saúde e longevidade, e isso envolve o entendimento e a compreensão a respeito de uma alimentação adequada e equilibrada. Ou seja, a alimentação saudável vai além das exigências nutricionais do corpo humano, ela envolve aspectos culturais, sociais, afetivos e sensoriais. Além disso deve ser equilibrada, suficiente, acessível, colorida e segura, sendo uma fonte de prazer e identidade cultural e familiar, podendo prevenir o aparecimento de doenças, sendo essencial para promover e manter a saúde. De acordo com CALDER PC, (2013), o bom funcionamento do sistema imunológico é de suma importância para fornecer uma boa defesa contra organismos patogênicos e tolerar organismos não ameaçadores. Larbi, Cexus, Bosco (2018) complementam ao dizer que a deficiência ou inadequação do estado nutricional compromete o funcionamento do sistema imune, contribuindo assim para o aumento da morbidade e mortalidade por infecções, assim como sua boa atuação favorece as defesas na prevenção e/ou recuperação de infecções.


Justificativa

O presente projeto se justifica na importância de se manter uma alimentação e nutrição adequada, principalmente em tempos de pandemia, visto que ambas questões são requisitos básicos para a promoção e proteção da saúde, estando relacionadas com crescimento e desenvolvimento humano e com o bem-estar das pessoas. Vários são os componentes da alimentação que têm ação direta nas células do sistema imune e podem modificar a reatividade imunológica. As vitaminas e os minerais são essenciais na digestão, na circulação sanguínea e no funcionamento intestinal, além de fortalecerem o sistema imunológico (BRASIL,2013). Acerca disso, a ideia é criar e divulgar um ebook que contenha informações sobre uma alimentação adequada e equilibrada como forma de fortalecer a imunidade dos indivíduos e consequentemente preparar o organismo adequadamente para uma boa resposta imunológica.


Objetivos

Objetivos gerais: Utilizar o ebook como ferramenta de informação a respeito da imunidade em época de Covid-19. Objetivos específicos: ● Mostrar por meio do ebook a importância da alimentação para se manter uma boa imunidade; ● Disponibilizar esse material para alunos do ensino médio das escolas públicas de Diamantina-MG; ● Estimular o conhecimento a respeito de uma alimentação saudável e seus benefícios.


Metas

Contribuir na disseminação de informações relevantes e seguras de como a alimentação pode vir a contribuir para uma boa imunidade e como esta é fundamental em tempos de pandemia, através da divulgação do ebook. Mensurar o desenvolvimento do projeto por meio de reuniões periódicas com a equipe e o público-alvo.


Metodologia

O percurso metodológico a ser adotado nesse projeto perpassará pelas seguintes etapas: 1) Será elaborado um ebook contendo informações relevantes e seguras, sobre a alimentação e imunidade em tempos de pandemia. E como esse cuidado com o que e como nos nutrimos pode impactar na relação com os efeitos desta doença. 2) A divulgação para a comunidade externa será feita através de contato por telefone com as escolas públicas do município informando a finalidade do projeto e perguntando se tem interesse em participar. 3) Serão enviados links contendo o material para cada escola que aceitou participar do projeto. 4) Os alunos que se interessarem pelo conteúdo do ebook poderão ter acesso através do link disponibilizado a escola, no qual o aluno precisará apenas baixar o conteúdo. 5) Finalizadas as etapas acima, será feita a avaliação do projeto, por meio de questionários enviados aos alunos, bem como pelo número de acessos ao link disponibilizado.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Guia para uma alimentação saudável em tempos de Covid-19. 2020. Disponível em: https://www.asbran.org.br/storage/downloads/files/2020/03/guia-alimentar-covid-19.pdf Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Mo692 Alimentação e nutrição no Brasil / Eliane Said Dutra; Kênia Mara Baiocchi de Carvalho. 4.ed. atualizada e revisada – Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso / Rede eTec Brasil, 2013. Calder PC. Feeding the immune system. Proc Nutr Soc. 2013 Aug;72(3):299-309. doi: 10.1017/S0029665113001286. DE SOUSA, Lailson Oliveira et al. Importância dos alimentos no fortalecimento da imunidade frente à COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 29842-29852, 2021. DUTRA, S.E.; CARVALHO, B.M.K. Alimentação saudável e sustentável. Universidade Federal de Mato Grosso. 4 ed. Cuiabá: Rede e-Tec, 2013. KATONA, Peter; KATONA-APTE, Judit. A interação entre nutrição e infecção. Clinical Infectious Diseases , v. 46, n. 10, pág. 1582-1588, 2008. LARBI, Anis; CEXUS, Olivier; BOSCO, Nabil. Nutrição como ferramenta para reverter a imunossenescência ?. In: Immunity and Inflammation in Health and Disease . Academic Press, 2018. p. 319-337. MASSAROLLO, Ana Clara Daros et al. RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO E IMUNIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19. Acta Elit Salutis, v. 4, n. 1, p. 1-14, 2021. OLIVEIRA, Tatiana Coura; ABRANCHES, Monise Viana; LANA, Raquel Martins. Food (in) security in Brazil in the context of the SARS-CoV-2 pandemic. Cadernos de saude publica, v. 36, p. e00055220, 2020. OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Folha Informativa Alimentação Saudável. Jun. 2019. Disponível em:https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5964:fo lha-informativa-alimentacao-saudavel&Itemid=839.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A situação atual em que o mundo se encontra não possibilita que as informações sejam passadas para a comunidade de forma presencial devido ao risco que esse contato apresenta no momento. Dessa forma, o projeto visa garantir uma interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade através da elaboração de um material educativo, cuja divulgação acontecerá através do compartilhamento do link contendo o material, de acesso gratuito, para o público alvo do projeto.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A temática abordada e a forma como foi elaborada permite que, para o cumprimento das etapas descritas, a interprofissionalidade esteja muito presente uma vez que aborda diversas áreas da saúde e do entendimento do corpo humano. Dessa forma, devido as ações que serão realizadas, contar-se-a com universitários voluntários do curso de diferentes cursos e, a partir dessa interdisciplinaridade, conceber um trabalho que alcance o público alvo almejado.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A partir da revisão bibliográfica trabalhar-se-a a pesquisa. Com o envolvimento dos membros da equipe na produção de um e-book, bem como sua disponibilização no formato de acesso gratuito ao link do material para escolas públicas de ensino médio de Diamantina-MG, bem como via mídias sociais do PET-Estratégias para demais interessados, trabalhar-se-a um pouco da extensão e do ensino (via remota em virtude das limitações que foram impostas pela pandemia)


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O presente projeto busca uma integração e troca de conhecimentos por parte de todos os envolvidos durante a execução do mesmo. Durante o período de trabalho será realizada algumas tarefas como por exemplo levantamento bibliográfico, revisão de literatura e elaboração de fichamentos acerca do tema abordado. Durante todo o processo de execução das atividades, eles serão acompanhados e orientados a fim de alcançar os objetivos. Dessa forma, o projeto é uma excelente oportunidade de envolver e desenvolver em todos os membros conhecimentos distintos e práticas vinculadas a vida acadêmica e ao meio de pesquisa, do ensino e da extensão, preparando-os para um reconhecimento perante ao meio acadêmico através de seus trabalhos. Além do mais o trabalho em equipe é de suma importância para preparar os envolvidos para um mercado de trabalho que exige esse envolvimento e uma comunicação clara e objetiva. Ao longo do projeto será possível desenvolver e aprimorar habilidades que são exigidas de um profissional bem informado, como por exemplo: desenvolver uma boa escrita e apresentar uma boa dicção durante a fala, aprender a delegar tarefas e a coordena-las, saber apresentar ideias e inseri-las no momento certo aos outros envolvidos no trabalho, além de saber reconhecer um trabalho bem realizado por outro membro da equipe bem como oferecer ajuda se necessário for.


Impacto e Transformação Social

É inevitável não olhar para os impactos causados pelo enfrentamento da COVID-19. Este projeto, então, busca olhar para a questão da alimentação saudável e mostrar como simples gestos praticados no dia-a-dia podem impactar na relação com a saúde, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico de todos.


Divulgação

Redes sociais do PET Estratégias e email a ser enviado às escolas.


Público-alvo

Descrição

Estudantes do ensino médio, matriculados em escolas públicas de Diamantina-MG

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 70 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Revisão bibliográfica de temas relacionados ao projeto

Carga Horária 12 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reunião de orientação para desenvolvimento do projeto

Carga Horária 12 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Triagem do material a ser utilizado na elaboração do e-book

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Desenvolvimento do e-book

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Contato com as escolas públicas do ensino médio de Diamantina via email e redes sociais

Carga Horária 1 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Divulgação do link contendo o e-book produzido

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Escrita do relatório final

Carga Horária 8 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produção de artigo científico a partir dos resultados da pesquisa