Visitante
Seus rins estão ok? Ações de Promoção da Saúde Renal na Semana Mundial do Rim
Sobre a Ação
202203001189
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
13/03/2025
15/03/2025
Dados do Coordenador
cíntia maria rodrigues
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Comunicação
Saúde e proteção no trabalho
Regional
Sim
Não
Sim
Fora do campus
Integral
Sim
Membros
Essa ação está vinculada ao projeto PROAE "Abordagem multidisciplinar no ensino, pesquisa e extensão sobre hesitação vacinal em pacientes com doença renal crônica em tratamento dialítico", registro 2024.002.D.034. E Projeto edital 005/2024 "HESITAÇÃO VACINAL ENTRE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA TERMINAL EM TRATAMENTO DIALÍTICO", protocolo 72025, ambos com bolsistas. Ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de março de 2025, na Hemodiálise e praça do Largo Dom João- Diamantina-MG.
Hesitação vacinal; Doença Renal Crônica Terminal; Hemodiálise; Programa Nacional de Imunizações; Imunização
O projeto, de ensino, e pesquisa está vinculado ao setor de hemodiálise, da santa casa de caridade (SCCD) de Diamantina-MG. O intuito dessa ação, é comemorar o mês da saúde renal, e o dia, que é 13 de março, como um marco para disseminar essa temática no Brasil. Tema atual e necessário, ao ratificar a busca por uma política de saúde inclusiva que garanta a equidade e permita o acesso a promoção da saúde dos rins, diagnóstico e tratamento. Ainda temos, no Brasil e no mundo, iniquidade na assistência à saúde renal, com regiões onde há barreiras no acesso ao diagnóstico e tratamento, especialmente à terapia renal substitutiva. Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente antes de ter acesso à diálise ou ao transplante. Diante disso, e da aceitabilidade dos pacientes em participar de diversas pesquisas, incluindo os projetos acima descritos, a ideia é dar uma devolutiva como forma de atenção, humanização para os pacientes da hemodiálise, ao passo que conscientizamos a população da cidade sobre a importância de cuidar dos rins, por meio de educação e promoção da saúde. Educação em saúde é definida como o grau em que pessoas e organizações têm - ou igualmente permitem que indivíduos tenham - a capacidade de encontrar, compreender e utilizar informações e serviços para informar decisões e ações relacionadas à saúde para si e para outros. Não apenas é cada vez mais reconhecido que a educação em saúde desempenha um papel crítico nos desfechos para indivíduos com doença renal e para a comunidade em geral, mas também é cada vez mais importante que os formuladores de políticas em todo o mundo estejam informados e cientes das oportunidades e dos desfechos reais mensuráveis que podem ser alcançados por meio de estratégias preventivas específicas para as doenças renais. O Dia Mundial do Rim ocorrerá no dia 13 de março de 2025 e várias ações estão programadas no Brasil todo, para abranger e alcançar o maior número de pessoas, desde governantes, legisladores, educadores, profissionais de saúde e, principalmente, a população em geral (LANGHAM et al., 2022).
A elevada carga da doença renal e as disparidades globais relacionadas ao cuidado dos rins, estão intimamente associadas a missão de defender a Saúde dos Rins para Todos, por isso a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), lançou em 2025 o tema do Dia Mundial do Rim (DMR). A maioria das pessoas não sabe para que servem seus rins ou mesmo onde estes estão localizados. Para aqueles afetados por uma doença e os efeitos subsequentes na saúde em geral, é necessária uma comunicação eficaz com o profissional de saúde para ajudá-los a entender o que fazer, como tomar decisões e agir. A educação sanitária envolve mais do que as habilidades funcionais de um indivíduo; envolve também as habilidades cognitivas e sociais necessárias para acessar, compreender e utilizar as informações para manejar as condições de saúde. Também é contextual, uma vez que à medida que as necessidades de saúde mudam, também muda o nível de compreensão e a capacidade de resolver problemas. A educação em saúde é, portanto, uma interação entre indivíduos, profissionais de saúde e formuladores de políticas em saúde. Sendo imperativa a necessidade de troca de saberes entre alunos de graduação, pós graduação, docentes, profissionais de saúde, a cerca do tema, debatendo junto a comunidade (Nguyen; Douglas; Bonner, 2019).
Disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Existem duas metas nessa ação: 1) Trabalhar a educação em saúde e cuidados em saúde com os pacientes que já estão com doença renal crônica terminal (DRCT), em diálise na Hemodiálise da SCCD. 2) Conscientizar a comunidade externa, população da cidade sobre a importância da saúde renal, por meio de ações de educação em saúde e promoção da saúde renal.
A metodologia da proposta será dividida por equipes nos projetos. Previamente ao processo, foi realizado cadastro na plataforma da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), assim como o registro aqui. Foi solicitado permisão para os responsáveis técnicos (Enfermeira e Médico) da hemodiálise, bem como da Prefeitura de Diamantina, via coordenação da atenção primária. Solicitados orçamentos e pedidos de lanches, folder, banner, adesivos auto colantes, que serão pagos com auxílio de projeto de pesquisa via CIPq- UFVJM Solicitado via ofício doação de água, pela copasa diamantina Um grupo ficará responsável por embalar os kits de lanches, entrega junto a hemodialise, com folder, adesivos, e orientações nos 3 turnos que a hemodialise funciona (manhã, tarde e noite, nos dias 13 e 14 de março de 2025; Outro grupo ficará responsável por realizar ações de promoção da saúde, orientações na tenda no largo dom joão, aferição de pressão arterial, entrega de copos de água (via copasa), aconselhamentos, entrega de folderes.
Langham, R.G. Saúde dos rins para todos: preenchendo a lacuna de educação e conhecimento sobre a saúde renal* Braz. J. Nephrol. (J. Bras. Nefrol.) 2022;44(2):134-142 Nguyen NT, Douglas C, Bonner A. Effectiveness of self-management programme in people with chronic kidney disease: a pragmatic randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2019 Mar;75(3):652-64. DOI: https://doi.org/10.1111/jan.13924. SBN. Sociedade Brasileira de Nefrologia. Mês dos rins, 2025.
Esta ação de extensão, vinculada ao projeto PROAE edital 001/2024, projeto de pesquisa de Doutorado registrado e-campus 7092021, visa atender às necessidades regionais de atendimento às populações da Macrorregião Jequitinhonha que são atendidas pela Hemodiálise da Santa Casa de Caridade de Diamantina (SCCD), bem como orientação de promoção da saúde da população diamantinense. Prevê orientações sobre a saúde renal, cuidados com medicações (antiinflamatórios não esteroides) que podem causar lesões renais, ingesta hidrica correta, contando com ajuda e doação de água da COPASA Diamantina, prevenção de doenças como hipertensão arterial e diabetes mellitus de forma precoce, como uma medida de prevenção da doença renal crônica. Realização de exames do perfil urinário por parte de doações de cotas de exames pelos laboratórios Thiago Hugo e Emílio Avelar, consulta de rastreamento com médico Nefrologista da Hemodiálise. Proporcionando a promoção de uma saúde holística, prevenção de doenças, encaminhamento para tratamento precoce e acompanhamento dos casos identificados. Uma comunicação entre alunos, docentes, pós graduandos e profissionais de saúde, de forma interdisciplinar e multiprofissional. Uma parceria entre a saúde coletiva, hemodiálise e atenção primária à sáude.
O projeto prevê a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, pós graduandos, alunos de graduação dos cursos da saúde, equipe da Hemodiálise de Diamantina, docentes do curso, técnicos de laboratório da UFVJM. Ademais, contou com a divulgação da reitoria UFVJM para maior adesão desta ação e visibilidade e a secretaria de saúde de Diamantina.
A presente ação de extensão deverá contar com a participação discente a fim de favorecer a aprendizagem quanto a formação do perfil do acadêmico da área de saúde e outras, assim como, promover a execução dos projetos de ensino (PROAE 001/2024em vigência) e de pesquisa (FAPEMIG e CICT 005/2024 em vigência) na região. União do tripé instituicional ensino, pesquisa e extensão, com foco da educação e promoção da saúde, associada ao processo de aprendizado da comunicação e ações em saúde.
Esta ação de extensão contará com a participação de estudantes para favorecer a aprendizagem e a formação do perfil acadêmico nas áreas da saúde e outras, além de promover a execução de projetos de pesquisa na região. A participação dessa ação para o discente extensionista representa um diferencial inovador, integrando extensão, ensino e pesquisa na saúde. Bolsistas, alunos de iniciação científica voluntários, e demais membros, aprendem sobre fatores determinantes e condicionantes em saúde, voltados a saúde renal da população. Compreendem as principais causas epidemiológicas que levam a doença renal crônica terminal (DRCT) nos pacientes do alto vale do jequitinhonha, que dialisam na Hemodialise SCCD. Assim desenvolverão as ações de orientação, educação e informação em saúde, que fazem parte do PCC do curso de graduação e das atitudes e habilidades do enfermeiro.
O impacto será para todos. Para o discente extensionista a participação em uma ação que até o presente momento não foi realizada na cidade, configura um acréscimo inovador em articulação das ações de saúde em extensão, ensino e pesquisa, apredizado clínico assistencial, junto a população usuária do SUS. Possíveis rastreios e diagnósticos de encaminhamentos de pacientes para consultas especializadas com nefrologia. Formação acadêmica de profissionais e discentes vinculados aos cursos de saúde da UFVJM nas orientações sobre fisiopatologia, farmacologia clínica, e entrevista e diálogo com pacientes. O impacto na vida das pessoas, que por vezes não consegue realizar exames laboratoriais básicos, tampouco consultas de rastreio direcionadas, com grande redução dos impactos e de pacientes que possam dar entrada na hemodiálise. Garantindo uma qualidade de saúde, devido a sua capilaridade junto a comunidade. Permitindo assim, uma saúde integral, universal e equânime, como preconiza a lei orgânica do SUS.
Via redes sociais, comunicados a população, secretaria de saúde e ufvjm.
Divulgação de resumos em eventos como relatos de experiências exitosas, e artigo científico.
Programação do Evento
Hemodiálise SCCD
13/03/2025
10:00
19:00
Ação de educação em saúde, distribuição dos kits lanche, e folderes informativos.
Hemodiálise SCCD
14/03/2025
07:00
13:00
Ação de educação em saúde, distribuição dos kits lanche, e folderes informativos, para pegar todos os turnos que dialisam, e os dias diferentes, tentando absover todo publico.
Largo Dom João
14/03/2025
08:00
13:00
Ação de educação em saúde, distribuição folderes informativos, adevisos auto colantes, copos de água e educação em saúde.
Público-alvo
Pacientes da Hemodiálise e Público geral
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A equipe de profissionais, responsáveis técnicos auxiliarão nas orientações, apresentação e orientações no setor.
Liberação do espaço público para realização da ação, e divulgação junto aos seus profissionais de saúde.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 36 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Orientações, lanches, informativos na hemodialise.
- Tarde;
- Noite;
Ação de orientação em saúde, sorteio de brindes, educação sobre medicações, informações de saúde realizadas na praça do largo dom joão, com colaboração das equipes mexa-se, equipe ecos corrida diamantina