Detalhes da ação

InformaSaúde: ações educativas para a comunidade

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000129

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

23/07/2021

Data Fim

23/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

náthale rodrigues pinheiro

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@ladip.fammuc
Outras Redes Sociais

@lacm.ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 86 h
Resumo

O projeto “Informa Saúde: ações educativas para a comunidade”, será promovido pelas ligas acadêmicas da Fammuc: LADIP e LACM. Tem como objetivo levar conhecimento acerca de temas da área da saúde de forma simples, clara e objetiva para a população que não possui domínio e nem proximidade com tais assuntos e para acadêmicos da área da saúde. Com isso, o projeto visa atingir o maior número de pessoas possíveis da cidade de Teófilo Otoni através de redes sociais como Instagram, Facebook, WhatsApp.


Palavras-chave

Informação, Saúde, Interdisciplinaridade


Introdução

A percepção de que há dificuldade de se encontrar meios eficientes para disseminar informações científicas para a comunidade, estimularam os idealizadores desse projeto a criar um veículo de informações em saúde, utilizando-se da estratégia de tradução do discurso científico para uma linguagem simples, em um meio acessível, como a leitura informativa e objetivas sobre educação para mitigar os agravos em saúde, promovendo ao usuário um fortalecimento emocional e de confiança, além de causar experiências positivas. O Conselho Nacional de Saúde, através da Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde, vem imprimindo ações na perspectiva de discutir o Pacto pela Democratização e Qualidade da Comunicação e Informação em Saúde. Para tanto, a comunicação vem assumindo importância crescente na sociedade contemporânea. A face mais visível desse processo talvez seja o acelerado desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação observado nas últimas décadas. Tal fato, traz alguns desafios para o exercício da promoção e educação em saúde, sustentado pelo diálogo e a troca de experiência, na perspectiva de superar a visão instrumental da comunicação; práticas biologicistas e os eventos de unicausalidade no que tange a saúde-bem estar; fomentando o paradigma de que a saúde é produzida socialmente, tal paradigma de suma importância em regiões desassistidas. O município de Teófilo Otoni é considerado centro macrorregional e encontra-se situado no Nordeste do Estado de Minas Gerais, no Vale do Mucuri, região composta por 31 municípios. Esse território apresenta condições socioeconômicas historicamente entendidas como desvantajosas. Segundo os dados do IBGE, Teófilo Otoni, em 2010, ocupava a 9ª posição no Ranking estadual de municípios com população analfabeta, assim como, o Vale do Mucuri é a região com municípios de menor IDH do estado de Minas Gerais (IBGE, 2010) e apenas 0,9% das famílias rurais na região do Vale do Mucuri possuem banheiro com rede de esgoto e tratamento (GEPAF, 2010). Diante desses índices, receber informações de saúde por meio do rádio, sem exigência de alfabetização, é um fato que adequa esse meio ao perfil do público-alvo. De acordo com esses mesmos dados, pode-se inferir que as circunstâncias econômicas e sociais dessa população influenciam decisivamente nas condições de saúde das pessoas. De acordo com Carvalho (2013), a maior parte da carga das doenças - assim como as iniquidades em saúde - acontece por conta das condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem. Esse conjunto é denominado “determinantes sociais da saúde”. Alguns desses fatores geram estratificação social, mostrando que no contexto de saúde se apresentam como uma barreira a ser rompida, frente a relação entre o acesso à informação e ao desenvolvimento do autocuidado Sendo assim, faz-se necessárias ações de intervenção nesses cenários desassistidos a fim de levar educação em saúde, compatível com a realidade, no que tange tanto acessibilidade quanto a compreensão, para que se informem acerca de conjuntos de ações que procuram limitar a incidência de doenças na prevenção primária, minimizando os determinantes de saúde.


Justificativa

Diante do atual cenário de crise sanitária, devido à pandemia da covid-19, foram necessárias a imposição de medidas de distanciamento como uma ferramenta preventiva à doença. Nesse contexto, o esgarçamento das estruturas da saúde pública devido aos grandes impactos da pandemia, afetou diretamente diversos componentes, delineando a necessidade emergencial de construção de estratégias acessíveis de promoção à saúde para a sociedade. Nesse sentido, fortalece-se o traçado e a execução de atividades readaptadas para a modalidade remota, através da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tais como as redes sociais, considerando o seu caráter abrangente. É inegável o papel influenciador das mídias sociais em variados aspectos do cotidiano do corpo social. Logo, a propagação de fake news trouxe à tona uma crescente onda de desinformação que, dentre outras consequências, contribui para a potencialização de fatores relacionados ao desenvolvimento de doenças e depleção da qualidade de vida das comunidades. Dessa forma, torna-se emergencial a popularização de informações embasadas cientificamente por meio de ferramentas de comunicação de caráter acessível, tendo como escopo a prevenção de doenças e agravos, bem como a promoção de saúde. O projeto em questão surge como uma proposta de confecção e de disseminação de informações para o público da plataforma Instagram, no intuito de colaborar no processo de educação em saúde dos indivíduos, tendo como alvos a prevenção de doenças e agravos e o aprimoramento da qualidade de vida através de hábitos de vida mais salutares, tudo isso a partir de um conteúdo assertivo a adaptado para esse público.


Objetivos

Objetivo geral: Promover e consolidar o empoderamento dos sujeitos no âmbito da construção individual e coletiva da saúde por meio de estratégias de educação em saúde. Objetivos secundários: 1) Elucidar temas no escopo da área da saúde para a população leiga 2) Consolidar noções de higiene básica 3) Trabalhar temáticas relevantes sobre a saúde no dia-a-dia das pessoas e explica-las de forma simples 4) Aproximar a população acadêmica da linguagem coloquial nos assuntos médicos. 5) Apresentar para acadêmicos e profissionais da área da saúde, mecanismos e estratégias efetivas e aplicáveis da educação em saúde para as comunidades dentro da prática profissional 6) Fomentar a inserção de hábitos e práticas rotineiras que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e para a prevenção de doenças infecciosas comuns.


Metas

Ao abordar temas em saúde que são relevantes e de fundamental importância para a população, a Liga Acadêmica de Clínica Médica e a Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias, pretendem elaborar, compartilhar e divulgar conteúdos educativos e informativos sobre as doenças mais prevalentes na região de Teófilo Otoni e conteúdos afins da área da saúde. Assim este projeto pretende: Contribuir para a promoção e prevenção em saúde, através de 10 postagens de cunho informativo sobre temas de relevância na área da saúde para a comunidade geral, dessa forma, realizar apanhado bibliográfico e construir roteiros para subsidiar a elaboração dessas 10 publicações, em diferentes formatos (podcasts, tutoriais, e-postêres e vídeos) para veiculação final em listas de transmissão do WhatsApp, publicações de Facebook e de Instagram; Auxiliar a equipe da atenção básica no que tange às intervenções de promoção e cuidado em saúde realizando levantamento frequente de demandas quanto a temas a serem abordados; dessa forma, disponibilizando 5 entregas de material educativo, de forma remota, para as equipes da atenção básica de forma que esse material seja compartilhado entre os integrantes da equipe da unidade de saúde, de maneira que estes realizem o repasse para a comunidade geral, atendendo as especificidades em saúde dessas comunidades. Dentre os materiais educativos incluem-se: cartilhas, folders, fluxogramas, organogramas, podcasts e vídeos; Fornecer à acadêmicos e profissionais da área da saúde estratégias de construção de ferramentas de comunicação que possam ser incorporadas nos cenários de prática, através de 5 tutoriais de capacitação veiculados na redes sociais WhatssApp, Facebook e Instagram.


Metodologia

A construção das publicações e materiais que o projeto se propõe a executar se dará a partir da seguinte sequência: Primeiramente, será realizado uma parceria entre o projeto InformaSaúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, destacando que a comunicação com a Secretaria será realizada de forma remota, no intuito de elencar quais são as demandas e as necessidades relacionadas com o âmbito da saúde das seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): PSF Matinha; PSF Taquara; PSF Joaquim Pedrosa; PSF Vila São João; PSF Novo Horizonte; PSF Jardim das Acácias; PSF Vila Verônica; PSF Altino Barbosa. Partindo-se dos resultados obtidos, será realizado um apanhado bibliográfico (feito por meio da pesquisa em bases de dados, periódicos e de plataformas de órgãos da saúde com reconhecimento científico) para elaborar esboços em diferentes formatos, incluindo cartilhas, folders, fluxogramas, organogramas, podcasts, vídeos curtos e tutoriais, construídos de forma a realizar a condensação, filtragem e transposição dessas informações para uma linguagem mais acessível e palatável para o público-alvo. Em seguida, será realizada a revisão final do material construído. Cada confecção e entrega de material ou postagem ficará resguardada sob a responsabilidade de uma subdivisão da equipe em duplas que atuarão com base numa escala contida no cronograma de ações. A etapa seguinte será a publicação e/ou repasse desse material para o público, de forma que haja a difusão das informações. No que tange a propagação das publicações, as mesmas serão veiculadas quatro vezes ao mês, com frequência semanal, nas redes sociais Instagram, Facebook e Whatsapp (via lista de transmissão com os membros das equipes das unidades de saúde supracitadas), sendo no total disponibilizadas 20 publicações ao longo de 5 meses. Será solicitado às equipes das UBS que transmitam as informações aos usuários do sistema, através das redes sociais. Ademais, para fins de uma maior interação dialógica com a comunidade, será confeccionado e disponibilizado, semanalmente, pelos membros do projeto, um formulário de feedback acerca dos materiais postados, contendo perguntas sobre a percepção dos leitores acerca do conteúdo das postagens e uma opção para que os mesmos possam discorrer sobre ideias, sugestões e/ou críticas do material vinculado e analisado. A análise das respostas deste formulário será feita nas reuniões quinzenais propostas pelo projeto. Por fim, a equipe do projeto estará em constante contato com as equipes das UBS a fim de garantir uma melhor interação e comunicação sobre as atividades desenvolvidas pelo InformaSaúde.


Referências Bibliográficas

ARANHA, Ana Lucia Batista. Et al. Revisão integrativa: importância da orientação de técnicas de primeiros socorros para leigos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 05, Vol. 06, pp. 218-242 Maio de 2019. ISSN: 2448-0959. BRANDÃO, Andréa A. et al. Conceituação, epidemiologia e prevenção primária. Brazilian Journal of Nephrology [online]. 2010, v. 32, suppl 1 [Acessado 22 Junho 2021], pp. 1-4. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-28002010000500003>. Epub 16 Jan 2012. ISSN 2175-8239. https://doi.org/10.1590/S0101-28002010000500003. BRASIL, 2019. Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Boletim Epidemiológico da Doenças Transmitidas pelo Aedes: Dengue, Chikungunya e Zika. Nº 159, Semana Epidemiológica 51. Data da atualização: 16/12/2019. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/images/documentos/Boletim_Aedes_18.12.2019.pdf. Acesso em 21 de maio de 2021. BRASIL, 2020. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico - Monitoramento dos casos de arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika). Nº 51, Semanas Epidemiológicas 1 a 38. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/media/pdf/2020/outubro/23/boletim_epidemiologico_svs_41.pdf. Acesso em: 21 de maio de 2021. BRASIL, 2021. Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Boletim Epidemiológico das Arboviroses Urbanas: Dengue, Chikungunya e Zika. Nº 216, Semana Epidemiológica 24. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/images/noticias_e_eventos/000_2021/Boletim_Arboviroses%20N%C2%BA%20216%20-%2015-06-2021.pdf. Acesso em: 21 de maio de 2021. BRASIL, 2021. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico de Hanseníase. 1ª edição. Janeiro de 2021. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2021/boletim-epidemiologico-hanseniase-2021. Acesso em 21 de maio de 2021. PAZ, Milene; PERES, Marine. Prevalência do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no Município de Xanxere – SC: Benefícios da Reabilitação Cardiovascular na Fase 1 - Hospitalar. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2020. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019. 364 p. : il. Gross, Jorge L. et al. Diabetes Melito: Diagnóstico, Classificação e Avaliação do Controle Glicêmico. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia [online]. 2002, v. 46, n. 1 [Acessado 29 Junho 2021] , pp. 16-26. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0004-27302002000100004>. Epub 13 Dez 2006. ISSN 1677-9487. https://doi.org/10.1590/S0004-27302002000100004.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Através das ações propostas tem-se como objetivo ampliar os horizontes de atuação do curso de medicina, realizando a abordagem de temas de interesse para a saúde individual e coletiva da população. Promove-se assim, uma interação com a comunidade por meio do vínculo estabelecido a partir da colaboração das equipes das unidades, em especial as agentes comunitárias de saúde (profissionais que atuam diretamente com os usuários da serviços de saúde da atenção básica) obtendo- se assim um panorama claro das iniquidades e especificidades em saúde desses grupos. Alcança-se ainda, uma comunicação robusta com as comunidades, através dos canais de interação proporcionados pelas redes sociais utilizadas, comunicação essa que, indubitavelmente, potencializará e servirá como guia para a escolha e abordagem das temáticas em saúde cujo trabalho proporcionará impacto significativo e desejável na coletividade. Salienta-se que este intercâmbio entre discentes membros deste projeto e comunidade se dará especificamente por meio de formulários de feedbacks que serão disponibilizados semanalmente em conjunto com os posts e materiais produzidos. Esses formulários terão ainda, um espaço destinado às demandas de saúde da comunidade, em que a própria população possa sugerir temas a serem elucidados por parte da comunidade acadêmica e/ou críticas, sugestões. Dessa forma, há uma participação ativa da comunidade atendida, em que ocorre uma autor regulagem de seu aprendizado, já que o que é produzido se pauta nas demandas por eles mesmos apresentadas.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O compartilhamento de saberes e práticas entre diferentes profissionais, torna-se um terreno fértil para a construção de ações eficazes com intervenções ofertando alto grau de satisfação e perpetuação entre os usuários. A interprofissionalidade é atingida por meio da abordagem de os aspectos gerais de importantes problemas de saúde pública, que oneram o sistema de saúde e mobilizam diversos grupos de profissionais, desde pesquisadores, epidemiologistas, gestores e demais profissionais atuantes na linha de frente de execução das medidas públicas de promoção e prevenção de saúde. Dessa forma, o projeto se propõe a oferecer capacitação profissional para diferentes atores do cenário da saúde, potencializando as habilidade e estratégias de comunicação em saúde, por meio da utilização de frentes disciplinares multifacetadas, tais como aparatos de ramos do conhecimento da psicologia, marketing, design, produção áudio visual e comunicação aplicada. Além disso, a abordagem das temáticas de saúde em benefício da população congregarão a intercessão de conteúdos de disciplinas distintas no âmbito da área da saúde, da área socioeconômica e da administração pública. Contaremos com abordagens multidisciplinares, tais como tópicos em infectologia, cardiologia, endocrinologia, obstetrícia e ginecologia, interpretação textual, comunicação em saúde, produção de vídeos e várias disciplinas necessárias para uma abordagem completa na atenção básica à saúde. Dessa forma, o projeto se fará completo com o domínio das várias áreas de assistência à saúde e apoio no melhor entendimento da população acerca de tais temáticas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

De acordo com o Projeto Pedagógico do curso de medicina, os discentes envolvidos na construção deste projeto irão desenvolver um dos objetivos do curso de medicina da FAMMUC, que é a prestação de cuidado em saúde através da articulação entre ensino, extensão e pesquisa. Essa articulação se dará através do conhecimento adquirido durante as aulas e estudo próprio dos discentes e aplicação desse conhecimento no processo de saúde-doença da população, no intuito de contribuir para modificações positivas nesse processo, como o desenvolvimento de ações de prevenção e promoção em saúde. Assim, ao passo que o discente terá a oportunidade de conhecer e se interagir das necessidades sociais da região de Teófilo Otoni, a construção de material educativo e informativo irá contribuir para educação em saúde. Educação esta que deve acontecer ao longo de toda a execução do projeto proposto, através da busca por conhecimento acerca das doenças mais prevalentes na comunidade e seus impactos; as condições biológicas, sociais e culturais que influenciam no desenvolvimento de uma determinada patologia; quais ações e atitudes que podem ser tomadas para minimizar o impacto dessas doenças; e na constante busca por informações científicas que comprovem e auxiliam na disseminação de informações legítimas. Além disso, essa articulação do tripé da UFVJM ensino-pesquisa-extensão irá contribuir também para a formação generalista, crítica, reflexiva, ética e humanista desses discentes, pois estes atuarão em vistas às necessidades sociais e culturais locais; serão agentes transformadores e produtores de conhecimento; articulação com a comunidade e unidades de saúde; e desenvolvimento de atividades integradas e cooperativas. Diante disso, a construção desse material será pautada em evidências científicas, sempre levando em conta princípios éticos da formação acadêmica, desenvolvendo uma construção do conhecimento conjunta, articulada com os serviços da rede de saúde, educação e comunidade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O estudante irá adquirir habilidades de comunicação da linguagem médica transformada em um entendimento facilitado para a população externa. Além de compreender que no contato com pacientes é necessário possuir o hábito de falar de forma que seja facilmente compreendido. Além disso, esse futuro profissional poderá atuar de uma maneira eficiente no planejamento e execução de políticas públicas inseridas no serviço de saúde.


Impacto e Transformação Social

O projeto em questão, ao ter por objetivo a disseminação de informações relevantes à saúde da população, apresenta um alto potencial de impacto e transformação social. Isso porque, a partir de textos informativos de linguagem e conteúdo acessíveis, a população será capaz de identificar e administrar melhor o processo de saúde-doença, que muitas vezes podem ser endêmicos.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio das redes sociais Instagram, Facebook e WhatsApp, nos perfis das ligas acadêmicas (LACM e LADIP).


Informações Complementares

Será utilizada também as redes de transmissão de conteúdo proporcionadas pela rede social WhatsApp, que serão elaboradas através dos contatos fornecidos pelas agentes comunitárias de saúde das unidades básicas de atuação.


Público-alvo

Descrição

Trata-se dos usuários dos serviços de saúde da atenção básica do munícipio de Teófilo Otoni, cadastrados nas micro áreas de atuação das Unidades Básicas de Saúde que estão sendo contempladas pelo projeto. O alcance desses usuários se dá através de contato direto com as agentes de saúde, via lista de transmissão, que atuam como replicadoras do material produzido.

Descrição

Tratam-se dos profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde contempladas pelas ações do projeto (agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem) que recebem, através da replicação de conteúdo que é repassada a um agente comunitário de saúde contato, materiais instrutivos e de capacitação no escopo do aperfeiçoamento da oferta de cuidado integral por meio da qualificação da comunicação efetiva em saúde

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni realizará o direcionamento para as unidades de saúde que atuarão junto ao projeto e viabilizará o contato com as equipes atuantes nesses locais.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 86 h

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Na realização desse projeto, os participantes serão divididos em duplas. Cada dupla irá confeccionar um material para divulgação acerca de determinado tema para o conhecimento popular. Esses materiais, após o processo de pesquisa para a elaboração, serão confeccionados e divulgados a cada semana nas redes sociais Instagram e WhatsApp, para acadêmicos da área da saúde, para os Agente Comunitários de Saúde das unidades básicas de saúde (UBS) e para o maior número de pacientes possíveis que são atendidos pela UBS.

Carga Horária 26 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização de reuniões semanais com a presença de todos os membros do projeto, para planejamento de postagens, bem como planejamento de referências utilizadas. Também para atribuição dos membros responsáveis por cada postagem. Além disso serão feitos os repasses das demandas coletados por meio do diálogo e interação com as equipes das unidades de saúde e membros das comunidades. Nesses momentos também será realizada a verificação do andamento do projeto.