Visitante
Canal Hop Musical
Sobre a Ação
202103000002
032021 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
15/01/2021
31/12/2021
Dados do Coordenador
jose rafael madureira
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Cultura
Educação
Artes integradas
Nacional
Não
Não
Não
Fora do campus
Noite
Não
Membros
Produção de conteúdos audiovisuais (conferências, lives, entrevistas, vídeos, podcasts) relacionados à arte, à cultura e à educação e veiculação ao canal Hop Musical (YouTube)
Canal Hop Musical, Arte, Cultura, Educação, Filosofia, Ciência
Entre 2010 e 2018, nosso grupo de trabalho desenvolveu diversos projetos extensionistas contemplados pelos editais Procarte e Pibex, a saber: Coral Cênico UFVJM (2015-2018), Processo Criativo em Dança (2015-2018), Rítmica Dalcroze e a Formação de Crianças Musicistas (2011-2015) e Fazendo Arte na Vila Educacional de Meninas (2010-2011). Os resultados desses trabalhos foram publicados nas seguintes revistas: ELO - Diálogos em Extensão/UFV (MADUREIRA e SANTOS, 2017; MADUREIRA e MOURA, 2016), Revista da Extensão/UFRGS (MADUREIRA et al., 2017), Revista Extramuros/UNIVASF (MADUREIRA, 2013) e Vozes dos Vales/UFVJM (MADUREIRA, 2012). Todas essas ações extensionistas levaram em consideração aspectos do fazer artístico – do ensino à produção cultural – de linguagens essencialmente performativas, seja o teatro, a dança ou a música. Diante da suspensão das atividades presenciais na UFVJM, iniciada em 16/03/2020, nos vimos diante de um grande desafio: como executar projetos extensionistas vinculados à processos pedagógicos de criação artística que exigem a presença de todas as pessoas envolvidas, seja a coordenação, os bolsistas, os integrantes fixos do projeto como também o público? Ao longo de 2020, buscamos novas formas de encontro e desenvolvemos algumas ações piloto em formato online: 1) dois ciclos de conversas filosóficas sobre Arte, Cultura e Educação*, desenvolvidas em uma sala de videoconferência com a participação de pessoas e instituições de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Tocantins, Pará, Pernambuco e Santa Catarina; 2) bate-papo transmitido ao vivo pelo Youtube* com a participação de pesquisadores da Unicamp, UFVJM, UFAL, UFRJ e USP. Com base nessas novas demandas, iniciamos a construção de um canal Youtube de conteúdo cultural, artístico e educacional que apresentamos agora como projeto de extensão universitária. *Os flyers de divulgação desses eventos assim como as fotos dos participantes dos dois ciclos foram anexados na plataforma de cadastro/SIEXC (anexos-outros)
Como anunciamos na introdução, o advento da pandemia (corona vírus) e, consequentemente, a suspensão das atividades presenciais, nos obrigou a buscar formas de produção e divulgação dos nossos trabalhos com a comunidade externa. Nesse sentido, a criação de um canal de conteúdo cultural no Youtube, além de instigar a continuidade de nossas ações extensionistas também possibilita o acesso de um número muito maior de pessoas de todo país. Ao contrário de uma apresentação promovida pelo Processo Criativo em Dança ou mesmo pelo Coral Cênico UFVJM, cujo quantitativo de pessoas limita-se ao público presente naquele horário determinado, uma produção divulgada na plataforma Youtube pode ser acessada por pessoas de todos os cantos do Brasil em qualquer dia ou horário durante todo o tempo em que os conteúdos forem publicamente disponibilizados.
1. Fomentar a produção de material audiovisual sobre arte, cultura e educação no formato de transmissões ao vivo (webinars/lives), entrevistas, documentários e podcasts articulando as atividades do ensino de Graduação em Educação Física (disciplinas: EDF067, EDF062, EDF086 e EDF059) e as atividades pesquisa do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq) 2. Divulgar o material audiovisual produzido no Canal Hop Musical contribuindo com a formação cultural de estudantes e profissionais de Artes, Educação Física, Ciências Humanas e Filosofia, entre outras, e demais interessados na temática do canal
1. Produzir diversos eventos sobre a temática da Arte, Cultura e Educação, a saber: Insights sobre Arte e Educação (entrevistas/vários autores), Ser artista, ensinar arte (depoimentos/vários autores), Dalcroze Plural (podcast), Ópera e Mitologia (entrevista com Odilon José Roble/UNICAMP), Uma visão dionisíaca de saúde (webinar com Odilon José Roble/UNICAMP), Rítmica musical e formação de atores (entrevista com Carla Fonseca/UNA), Arte e ciência, tecnologia e educação (webinar com Jônatas Manzolli/UNICAMP), Ecologia, arte e a educação para a vida (webinar com André Freitas/UNICAMP), Teatro, Dramaturgia e Educação (entrevista com Otávio Cabral/UFAL), III Ciclo de Conversas filosóficas sobre Arte, Cultura e Educação (webinar com Agueda Bittencourt/ UNICAMP), Rudolf Bode, música e ginástica (documentário), A tradição do Yoga em Diamantina (documentário) 2. Atingir, ao final de 2021, um número total de visualizações no canal superior a 3 mil
A criação e divulgação de conteúdo para o Canal Hop Musical leva em consideração 3 etapas de produção: 1) Pré-produção – momento em que é preciso contatar individualmente os colaboradores, apresentar as demandas dos subprojetos (metas) e discutir o cronograma de execução (lives ou gravações) 2) Produção – momento em que toda equipe se organiza para efetivar a execução dos eventos com transmissão ao vivo e suas divulgação (arte, cartazes, mídias sociais, portais institucionais, mala direta). Obs.: no caso das outras produções (playlists, podcasts, entrevistas, documentários), esta é a etapa de organizar e gravar o material bruto (sem prévia edição) 3) Pós-produção – momento em que todo material gravado é editado (criação de miniaturas, vinhetas, textos, legendas, créditos de produção) e disponibilizado manualmente no canal Hop Musical, observando-se todas as exigências de upload previstas pela plataforma Youtube para vídeos públicos *A avaliação da ação será realizada neste item (pós-produção) através de reuniões com os integrantes do projeto e formulário a ser encaminhado para os inscritos na mala direta do Hop Musical
ALMEIDA, M. J. Imagens e sons: a nova cultura oral. 2. São Paulo: Cortez, Ed. 1994. MADUREIRA, J. R. Extensão universitária e formação acadêmica: alguns apontamentos sobre os 5 anos de vigência do Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte da UFVJM. Revista ELO – Diálogos em Extensão, v. 8, n. 2, 2019, p. 29-41. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/7317>. MADUREIRA, J. R.; SANTOS, J. A. Coral Cênico UFVJM: um espaço de arte e formação acadêmica. Revista ELO – Diálogos em Extensão (UFV), v. 6, n. 3, 2017, p. 45-50. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1224>. MADUREIRA, J. R.; SOUSA, M. F. L.; PEREIRA, D. G.; MURTA, F. Mais dança na escola: apreciação estética e formação. Revista da Extensão (UFRGS), n. 15, 2017, p. 44-49. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/revext/article/view/92609>. MADUREIRA, J. R.; MOURA, P. C. de. O ensino de música em debate: uma síntese dos 5 anos de atividades do projeto Rítmica Dalcroze e a Formação de Crianças Musicistas. Revista ELO – Diálogos em Extensão (UFV), v. 5, n. 1, p. 19-28, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1071. MADUREIRA, J. R. A dança e a formação da criança: algumas reflexões sobre a experiência na Vila Educacional de Meninas. Extramuros (UNIVASF), v. 1, n. 2, p. 77-84, 2013. Disponível em: <http://www.periodicos2.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/311/145>. MADUREIRA, J. R. Rítmica Dalcroze e a formação de crianças musicistas: uma experiência no Conservatório Lobo de Mesquita. Revista Vozes dos Vales (UFVJM), ano 1, n. 2, p. 1-12, 2012. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/volume-ii/>. SAVIANI, D.; MARTINS, M. F.; CARDOSO, M. M. R. Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani (entrevista). Crítica Educativa, Sorocaba/SP, vol. 1 (n. 1), jan./jun. 2015, p. 163-217. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/7317/3784>.
O fundamento do projeto é a troca de saberes e experiências entre os colaboradores, pesquisadores, artistas, escritores e professores de várias instituições ou autônomos (coletivos artísticos, ONGs etc.) uma rede que fomenta um rico diálogo com pessoas e setores sociais de vários estados do Brasil. Essa troca de saberes realizar-se-á através da interação dos participantes presentes nos eventos realizados ao vivo e também através da possibilidade de diálogo posterior entre o público e os convidados, lembrando que os contatos e redes sociais dos convidados serão disponibilizados nas descrições dos vídeos/podcasts. Também será divulgado o contato de e-mail do Canal Hop Musical (hopmusical@gmail.com), que permanecerá ativo no horário comercial durante o período de execução do projeto, ou seja, todas os comentários, sugestões e críticas serão respondidas num prazo máximo de 5 dias úteis.
Ciência, arte e filosofia são 3 grandes e indissociáveis campos do conhecimento sobre os quais todas as disciplinas acadêmicas se organizam (SAVIANI; MARTINS; CARDOSO, 2015). Não é possível fazer arte ou pensar sobre a arte sem os pressupostos estético-filosóficos, assim como não é possível realizar uma produção cultural de impacto que não esteja atrelada a diversas ciências. O projeto Canal Hop Musical visa estabelecer relações com diversas áreas, a saber: filosofia, arte, psicologia, ciência e tecnologia. Todas essas áreas, no entanto, se encontram para responder aos desafios da educação e da cultura. O programa Insights sobre Arte e Educação, por exemplo, que coloca em debate a visão de 7 profissionais de diversas áreas e instituições sobre esses dois grandes e complexos temas, quais sejam a arte e a educação, é um bom exemplo de nossa busca em fomentar o diálogo entre diversas disciplinas na tentativa de ampliar a visão sobre essas temáticas, entre outras a serem tratadas pelas produções do canal.
Todas as ações vinculadas ao projeto Canal Hop Musical possuem uma relação orgânica com as atividades do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq/UFVJM) e com as atividades de ensino das unidades curriculares EDF059/Rítmica, EDF062/Jogos e EDF067/Dança, entre outras, vinculadas à estrutura curricular do curso de graduação em Educação Física da UFVJM. Essa dinâmica já foi aplicada em todos os projetos indicados na introdução desta proposta, ou seja, a pesquisa traz elementos que são colocados à prova no ensino de graduação (materiais didáticos, traduções de manuais e artigos técnicos, elaboração de teorias e conceitos estéticos) e, em seguida, aplicadas nas ações de extensão. O movimento contrário também se observa, ou seja, os resultados obtidos nas ações de extensão são revistos durante o ensino e posteriormente analisados pelo grupo de pesquisa, o que impulsiona a produção de trabalhos científicos (artigos, comunicações, resumos, posters). Dois exemplos: 1) No projeto Coral Cênico UFVJM, pesquisamos diversas metodologias de ensino de canto coral que foram aplicadas no ensino da Rítmica – uma unidade curricular vinculada à prática musical e vocal (percepção e leitura rítmica) – e que possibilitou a criação de diversos materiais didáticos que foram amplamente utilizados no processo pedagógico dos integrantes do Coral Cênico UFVJM; 2) No projeto Processo Criativo em Dança fizemos o mesmo caminho, ou seja, da pesquisa ao ensino e do ensino à extensão, o que possibilitou o levantamento de dados e o reinício do ciclo. No projeto Canal Hop Musical, pretendemos seguir com essa dinâmica, cujos conceitos teóricos nascem na pesquisa e são experimentados no ensino (público interno) e na extensão (público externo).
Como já foi discutido em Madureira (2019), a extensão universitária é um campo que potencializa ao estudante uma formação acadêmica de excelência. A participação do estudante em um projeto de extensão, mesmo que ele não esteja diretamente ligado à sua área de formação acadêmica, revela-se como oportunidade singular para a conquista de um novo ponto de vista da realidade, o que poderá ampliar sua percepção em relação à dinâmicas socioculturais que muitas vezes podem estar ausentes da sala de aula ou dos laboratórios de pesquisa científica. Essa experiência poderá servir como uma preciosa ferramenta para impulsionar pensamentos mais críticos, encorajando o futuro profissional agir com mais confiança e precisão diante dos desafios encontrados no mercado de trabalho que, a propósito, funciona dentro de uma lógica de relações sociais. Muitos estudantes, ao contrário do que poderíamos imaginar, não tem conhecimento nem habilidade para lidar com as exigências da construção de um canal de conteúdo. A produção de um vídeo mais elaborado, por exemplo, leva em considerações aspectos técnicos sofisticados e complexos da linguagem audiovisual que não são ensinados na universidade, excetuando-se os cursos de comunicação e jornalismo. Nesse sentido, a oportunidade de participar ativamente da construção dos conteúdos do Canal Hop Musical, o que envolve protocolos de produção muito bem definidos – desde a escolha da temática e do convidado, o agendamento da entrevista até a escolha da trilha sonora, das fontes gráficas a serem escolhidas para os títulos e legendas – poderá possibilitar ao estudante uma compreensão mais elaborada sobre como lidar com a “nova cultura oral” (ALMEIDA, 1994) que se apresenta como imprescindível para a conquista de um lugar no mercado profissional. Neste projeto, os estudantes envolvidos participarão ativamente de todas as etapas previstas (pré-produção, produção e pós-produção), observando-se que todas as atividades serão realizadas online, através de reuniões virtuais de trabalho e comunicações por e-mail e/ou WhatsApp.
Os conteúdos a serem produzidos e disponibilizados no Canal Hop Musical serão muitas vezes mais longos do que o tempo médio de visualização dos internautas (3 minutos). Isso irá requerer do público-alvo um considerável envolvimento que, por outro lado, irá ampliar o impacto da ação sob o aspecto da formação cultural e, consequentemente, sobre a transformação social. Cada indivíduo ou coletivo que puder apreciar algum conteúdo produzido para o Canal Hop Musical poderá compartilhar esse material com grande facilidade em seu círculo pessoal (mídias sociais), promovendo um movimento de onda e reverberação que poderá atingir um número incalculável de pessoas. O programa Insights sobre Arte e Educação, por exemplo, irá oferecer à comunidade um panorama atual sobre os problemas da cultura, da arte e da educação no Brasil, fomentando a reflexão filosófica e problematizando questões sociais que são urgentes e necessárias para a emancipação dos sujeitos. A instituição, seja na figura de seus servidores, técnicos, professores e estudantes, se atualiza e se desdobra para dar conta de um novo cenário imposto pela pandemia, no qual é preciso recorrer à novas mídias e tecnologias (digitais) para criar e divulgar um material audiovisual que tenha conteúdo crítico, mas também uma forma leve e de fácil circulação, o que parece ser um paradoxo, mas é justamente o nosso grande desafio.
A divulgação das produções do Canal Hop Musical será feita através de notificação, para os inscritos, mala direta pelo e-mail hopmusical@gmail.com (atualmente com 400 contatos de vários estados do Brasil), Portal da UFVJM, redes sociais oficiais da UFVJM (DICOM) e redes sociais dos colaboradores e apoiadores externos
Público-alvo
Estudantes, professores e técnicos e outras instituições de ensino superior
Estudantes, professores e técnicos dos 4 campi da UFVJM
Professores de Artes, Educação Física e Humanidades da rede pública e privada de ensino básico
Municípios Atendidos
Palmas - TO
Maceió - AL
Campinas - SP
Belo Horizonte - MG
Arapiraca - AL
Santos - SP
Uberlândia - MG
Diamantina - MG
Florianópolis - SC
Montes Claros - MG
Rio de Janeiro - RJ
Recife - PE
São Luís - MA
Ituiutaba - MG
Marechal Deodoro - AL
Goiânia - GO
Salvador - BA
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 480 h
- Manhã;
Contato com os palestrantes e convidados e agendamento de conversa sobre as propostas (telefone e/ou e-mail), realização de conversa por videoconferência para apresentar a proposta (temas, datas, formato), elaboração da arte de divulgação (cartazes e teasers)
- Manhã;
- Noite;
Divulgação dos eventos, gravação de entrevistas e programas, produção dos eventos com transmissão ao vivo
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Organização e edição de todo material gravado, criação de miniaturas para os vídeos e podcasts, upload do material na plataforma Youtube, elaboração dos textos a serem disponibilizados na descrição dos vídeos e publicação no canal (status público)