Detalhes da ação

IV Semana de Engenharia Química da UFVJM

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000130

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

06/08/2021

Data Fim

01/10/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

anamaria de oliveira cardoso

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

epeq.ufvjm
@epeq.ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Resumo

A Semana de Engenharia Química da UFVJM ( SEMEQ) é um evento de cunho científico e tecnológico realizado pela Escola Piloto de Engenharia Química/ICT. A SEMEQ é um evento que tem como principal finalidade valorizar a atitude científica e a inovação gerando, dessa forma, conhecimento que transforma, comprometido com o desenvolvimento científico e tecnológico do país e da região, para atender as demandas da sociedade e alimentar o potencial de seus alunos para pesquisa, valorizando o ensino.


Palavras-chave

ensino, engenharia química, evento, minicursos, palestras


Introdução

A Semana de Engenharia Química da UFVJM ( SEMEQ) é um evento de cunho científico e tecnológico idealizado por um grupo de professores vinculados ao curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da referida Universidade, diante da necessidade de possibilitar aos nossos alunos uma oportunidade de vivenciar os diversos campos de atuação do Engenheiro Químico. Atualmente, o Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM, localizado em Diamantina -MG, mantém os cursos de graduação em Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Geológica além do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. A IV Semana de Engenharia Química está programada para que as palestras temáticas e os minicursos ocorram de forma interligada com apresentação de trabalhos científicos e tecnológicos desenvolvidos por discentes da graduação e pós-graduação da comunidade acadêmica e por professores e pesquisadores da UFVJM e de outras Instituições do Brasil. Esta forma de organização, possibilita que participantes assistam às palestras e minicursos além da apresentação de trabalhos o que permite promover debates e conhecimentos na área de Engenharia Química, fortalecendo o ensino/aprendizagem dos profissionais desta área. A primeira edição do evento ocorreu no ano de 2015, com financiamento da FAPEMIG, e em 2020, em virtude da pandemia, o evento foi realizado em sua íntegra na forma remota, contanto com cerca de 25 palestrantes e 450 participantes de todo o país. Na quarta edição, realizada de 27 de setembro a 01 de outubro também de forma remota e online, a temática "Engenharia química e os desafios dos novos tempos" será abordada de modo a possibilitar a troca de experiências entre os profissionais de diversas área, enfatizando os desafios e impactos da pandemia e da nova organização mundial no profissional de Engenharia Química.


Justificativa

A UFVJM é identificada pelo seu potencial para a pesquisa a partir de um histórico de projetos apresentados em seus eventos científicos e tecnológicos e, a cada ano, busca aprimorar essas práticas incentivadoras e promotoras da iniciação científica. Diamantina está localizada no Vale Jequitinhonha, mesorregião de vários matizes culturais, mas que anseia por desenvolvimento sócio-econômico-ambiental. A criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Exatas trouxe novas perspectivas para essa localidade. A SEMEQ da UFVJM é um evento que tem como principal finalidade valorizar a atitude científica e a inovação gerando, dessa forma, conhecimento que transforma, comprometido com o desenvolvimento científico e tecnológico do país e da região do Vale do Jequitinhonha, para atender as demandas da sociedade e alimentar o potencial de seus alunos para pesquisa, valorizando o ensino. A partir de solicitações dos próprios alunos, identificou-se a necessidade de um evento específico do curso de Engenharia Química que, em virtude da localização geográfica do campus de Diamantina, possuem pouco contato com a prática industrial. Dessa forma, sensível a necessidade de unir o conhecimento teórico a prática profissional, o ICT vem se empenhando na busca de soluções para a valorização da Engenharia, criando alternativas através da participação da comunidade externa para a integração dos acadêmicos com representantes da indústria, órgãos públicos e instituições de pesquisa e ensino, além de profissionais da área, que possibilitem a identificação de demanda locais e nacionais por tecnologia e desenvolvimento para formação de profissionais atualizados e engajados com as necessidades do mercado. Sabe-se que eventos científicos tem papel de extrema importância na formação estudantil, reunindo profissionais e estudantes para a troca de ideia e transmissão de informações (Lacerda et al., 2008). Tachibana, Pavani e Bariani (2004) destacam a importância das atividade e experiências vividas fora de sala de aula, desenvolvendo nos participantes não apenas o conhecimento técnico mas também segurança, autoestima e valores altruístas. Neste contexto surge a Semana de Engenharia Química da UFVJM que novamente neste ano será realizado de forma remota e online proporcionando o alcance do evento de modo nacional, divulgando o nome da Universidade em todo o país, além de possibilitar a redução dos custos em torno do evento, que em sua 3ª edição pode contar participantes de diversas partes do país.


Objetivos

- Integrar os discentes do Curso de Engenharia Química da UFVJM, através das atividades como palestras e curso melhorando a formação do egresso em Engenharia Química; - Promover a interlocução entre graduandos, pós-graduandos, docentes e pesquisadores da UFVJM e demais participantes do evento; - Apresentar um panorama atualizado do mercado de trabalho e cenário científico. - Promover o aperfeiçoamento prático, intelectual e ético de seus participantes. - Apresentar as demandas do setor Acadêmico e Industrial em termos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e o papel que o futuro engenheiro deverá desempenhar; - Difundir e constituir o Vale do Jequitinhonha como atrativo ao desenvolvimento científico e tecnológico do país.


Metas

- 250 inscritos no evento - Promoção de 8 minicursos temáticos - Promoção de 15 palestras temáticas - Promoção de 1 mesa redonda temática


Metodologia

O evento será organizado de modo a contemplar os diversos participantes, com atividades distribuídas na manhã, tarde e noite dos dias 27/09 a 01/10/2021. Os palestrantes serão selecionados de acordo com a temática do evento " Engenharia química e os desafios dos novos tempos" e as palestras e minicursos realizadas de modo remoto, através da plataforma Youtube e do Google Meet, com transmissão ao vivo. As listas de presença serão disponibilizadas durante a atividade para controle e emissão dos certificados;


Referências Bibliográficas

Lacerda, A. L.; Weber, C., Porto, M.P.; Silva, R.A. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.130-144, jan./jun., 2008 TACHIBANA, Miriam; PAVANI, Renatha; BARIANI, Isabel Cristina Dib. Participação em eventos científicos e formação do universitário. PSICO, Porto Alegre: v. 35, n. 1, p. 89-96, jan./jun., 2004.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica na ação em questão é caracterizada pela troca de saberes entre participantes e palestrantes, principalmente durante os minicursos que serão ministrados para um número menor de participantes, sendo que a construção do saber é feita de forma conjunta, através do diálogo e discussão de atividades que contemplam de forma prática o conhecimento teórico, como estudos de casos, nas quais o palestrante apenas orienta o processo a partir do seu conhecimento na área, possibilitando aos participantes a contribuição na articulação do processo de compreensão e discussão de tópicos relevantes.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O evento conta com participantes de todo o país e diversas áreas, incluindo relações humanas e gestão, o que contribui de forma ativa para a interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os convidados atuam não apenas na Engenharia Química mas em outras profissões que dialogam com esta, seja no desenvolvimento técnico ou de competências e habilidades necessárias ao egresso do curso.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento coloca o estudante como protagonista de sua formação técnica, através da troca com profissionais renomados, e de sua formação pessoal, na qual pode perceber a importância de sua atuação na comunidade a qual está inserida e o impacto social de seu direcionamento profissional, o que associa a extensão, ensino e pesquisa de forma ativa e clara. Aqui é possível estender os conceitos obtidos em sala de aula para a atuação prática e social, tendo a possibilidade de investigação e tomada de decisões a partir dos problemas apresentados em cada uma das atividades do evento. O caráter multidisciplinar do evento permite que se compreenda que ensinar está além da transmissão de conhecimentos e que a atuação profissional é baseada na instigação de a investigação, associando este conhecimento à prática, que pode sim surgir de uma curiosidade intelectual mas que realmente tem relevância quando não se restringe ao âmbito pessoal. O evento científico é um espaço que articula de forma eficiente realidade, vida, conhecimento e saber acadêmico.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os eventos acadêmico-científicos tem grande impacto na formação discente sendo possibilidades de integração desses no mundo profissional, a difusão de conhecimento científico, o trabalho de incentivo nos futuros profissionais, a busca por melhores formas de tratamento usando o embasamento científico e todo e qualquer estimulo ao ensino, à extensão e à pesquisa. Tais eventos são oportunidades únicas de desenvolvimento de network além das chamadas soft e hard skills, imprescindíveis para o desenvolvimento profissional e pessoal e definições de estratégias de carreira além de possibilitarem ao estudante conhecer diversas áreas de atuação do profissional.


Impacto e Transformação Social

Os eventos acadêmico-científicos tem grande relevância na transformação social, uma vez que permite a interação entre pesquisadores, profissionais e estudantes, sendo fonte de produção de novos conhecimentos e atualização constante dos participantes envolvidos, o que estimula o avanço tecnológico e científico do país.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio das redes sociais da Escola Piloto de Engenharia Química da UFVJM


Programação do Evento

Local

Online

Data

28/09/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Minicurso: Simulação de plantas inteiras com o simulador de processos COCO. - Professor Adilson Parte 1 :14h as 18h

Local

Online

Data

29/09/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Minicurso: Simulação de plantas inteiras com o simulador de processos COCO. - Professor Adilson Parte 2 :14h as 18h

Local

Online-

Data

27/09/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Minicurso a definir

Local

Online(Youtube)

Data

27/09/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

19:30


Descrição

Palestra: tema a definir Palestrante: Kaique Santos Teixeira

Local

Online (Google Meet)

Data

28/09/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

16:00


Descrição

Biocombustíveis: produções e aplicações no cenário atual 14 as 16h Palestrante: Andreza de Faria

Local

Online (Google Meet)

Data

29/09/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

16:00


Descrição

Biocombustíveis: produções e aplicações no cenário atual 14 as 16h Palestrante: Andreza de Faria

Local

Online (Youtube)

Data

28/08/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

19:30


Descrição

Tema: Gestão da Qualidade Palestrante: Neiton Carlos da Silva

Local

Online (Youtube)

Data

28/09/2021

Horário de Início

20:00

Horário de Término

21:30


Descrição

Palestra a definir

Local

Online (Youtube)

Data

29/09/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

19:30


Descrição

Tema a definir Palestrante Marco Aurélio Cremasco

Local

Online (Youtube)

Data

29/09/2021

Horário de Início

20:00

Horário de Término

21:30


Descrição

Palestra a definir

Local

Online (Meet)

Data

30/09/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Minicurso a definir

Local

Online (Meet)

Data

01/10/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Minicurso a definir

Local

Online (Youtube)

Data

30/09/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

19:30


Descrição

Palestrante a definir

Local

Online(youtube)

Data

30/09/2021

Horário de Início

20:00

Horário de Término

21:30


Descrição

Palestrante a definir

Local

Online (Youtube)

Data

01/10/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

19:30


Descrição

Tema: Planejamento estratégico de carreira Palestrante: Laís Vilaverde Becker

Local

Online (youtube)

Data

01/10/2021

Horário de Início

20:00

Horário de Término

21:30


Descrição

Tema: Sustentabilidade na Indústria Petroquímica Palestrante: Luiz Carlos Assumpção

Público-alvo

Descrição

Participantes de todo o país de Engenharia Química ou áreas correlatas

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 420 h

Carga Horária 200 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Criação de materiais de divulgação do evento em redes sociais

Carga Horária 80 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Definição de cronogramas e convite aos palestrantes

Carga Horária 80 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reuniões semanais da comissão organizadora para tomadas de decisão

Carga Horária 60 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Transmissão e acompanhamento das atividades do evento