Detalhes da ação

Ginasticando com a comunidade

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001253

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

23/05/2025

Data Fim

31/12/2030


Programa Vínculado

202104000053 - Teias Gímnicas: Programa de Ginástica da UFVJM


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

priscila regina lopes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Artes integradas

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Resumo

Organização e realização de evento, com periodicidade semestral, com o objetivo de promover vivências corporais, formação e troca de experiências no campo das ginásticas, em especial, da Ginástica para Todos. O público alvo da ação será composto por escolares de diferentes níveis de ensino, praticantes de faixas etárias diversas, estudantes de graduação e professores de Educação Física, sendo definido previamente a partir do levantamento de demandas com a comunidade de Diamantina/MG e região.


Palavras-chave

Ginástica para Todos; Educação Física; Formação.


Introdução

A Ginástica para Todos (GPT) é uma prática corporal não competitiva, com base nos movimentos das diferentes ginásticas, que são realizados de forma livre e criativa, pois não há regras pré-estabelecidas que determinem a prática. O diálogo com outras manifestações culturais (da cultura corporal, artística e popular) é possível e desejável, favorecendo a construção de gestos expressivos que ampliam o modelo codificado evidente nas ginásticas esportivizadas (Toledo; Tsukamoto; Carbinatto, 2024). Nessa dinâmica, privilegia-se a participação irrestrita, o divertimento, o prazer pela prática e a formação humanizadora, fatores que ressaltam seu caráter inclusivo e potencializa seu desenvolvimento na educação básica, destacando-se como a ginástica da escola (Ayoub, 2003). Para além de um conteúdo gímnico que deve ser tratado na escola, estudos apontam a GPT também como estratégia de ensino das ginásticas por possuir condições de se adequar às demandas de diferentes contextos, seja na educação formal ou informal (Oliveira; Barbosa-Rinaldi; Pizani, 2020; Santos et al., 2018). Compreendendo a influência das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) na cidade de Diamantina/MG, a presente ação propõe o desenvolvimento de eventos, com periodicidade semestral, com o objetivo de promover vivências corporais, formação e troca de experiências no campo das ginásticas, em especial, da GPT. O público alvo da ação será composto por escolares de diferentes níveis de ensino, praticantes de faixas etárias diversas, estudantes de graduação e professores de Educação Física, sendo definido previamente a partir do levantamento de demandas com a comunidade de Diamantina/MG e região. Espera-se que a ação contribua para favorecer o diálogo entre universidade e comunidade, propiciando o reconhecimento das ginásticas como práticas corporais pertencentes a cultura da região. A ação faz parte do “Teias Gímnicas: Programa de Ginástica da UFVJM” e será desenvolvida no âmbito do Estágio Supervisionado e das unidades curriculares “Fundamentos das Ginásticas”, “Ensino das Ginásticas” e “Aprofundamento em Ginásticas” (e outros componentes curriculares a partir das demandas em cada semestre) dos cursos de licenciatura e bacharelado, como atividade de curricularização da extensão universitária no Departamento de Educação Física.


Justificativa

De maneira geral, a ginástica enquanto conteúdo da educação física escolar, quando não é inexistente (Ayoub, 2003; Schiavon; Nista-Piccolo, 2007; Seron et al., 2007), se apresenta como coadjuvante no desenvolvimento de outras práticas corporais, resumindo-se à meros movimentos de aquecimento e alongamento antes ou depois do trabalho com os esportes (Costa et al., 2016; Pereira, 2012; Pereira; Cesário, 2011). Sublinhamos ainda, outras questões que dificultam o desenvolvimento da ginástica na realidade escolar, como adaptações de espaços, equipamentos e materiais, conteúdos por faixas etárias, impasses sobre gênero, níveis de habilidade; conteúdos que sejam relevantes para a formação humana do sujeito etc. (Ayoub, 2003; Costa et al., 2016; Marcassa, 2004; Pereira; Cesário, 2011; Schiavon; Nista-Piccolo, 2007; Seron et al., 2007; Souza, 1997). Ademais, pesquisas apontam que ingressantes de cursos de graduação em Educação Física chegam à formação inicial com conhecimentos restritos referentes às práticas gímnicas (Carbinatto et al., 2017; Lopes; Maldonado; Prodócimo, 2023; Lopes; Niquini, 2014), o que prejudica o desenvolvimento da manifestação dentro e fora da escola. Isso posto, a presente ação de extensão visa disseminar a GPT por meio de eventos em Diamantina/MG no sentido de compartilhar saberes com a comunidade e contribuir para sua viabilização na região. Acreditamos que a experiência pode ampliar os conhecimentos dos envolvidos fomentando a conscientização sobre a relevância deste conteúdo da cultura corporal e, consequentemente, motivar o estudo e desenvolvimento das ginásticas na educação formal e informal.


Objetivos

Organizar e desenvolver eventos de GPT na cidade de Diamantina/MG.


Metas

Estudar, planejar, organizar e desenvolver atividades gímnicas; Realizar dois eventos de GPT por ano (um por semestre letivo da UFVJM); Atender 50 escolares de diferentes níveis de ensino, praticantes de faixas etárias diversas, estudantes de graduação e/ou professores de Educação Física por semestre; Compartilhar saberes científicos e populares entre a comunidade acadêmica e externa à UFVJM; Produzir material bibliográfico sobre o evento.


Metodologia

O planejamento e realização do evento ocorrerá da seguinte maneira: 1. Organização entre docentes e estudantes do Departamento de Educação Física da UFVJM sobre qual nível de estágio supervisionado e quais unidades curriculares serão responsáveis pela elaboração e realização do evento no semestre letivo; 2. Levantamento das demandas da comunidade para construção da proposta e seus objetivos; 3. Definição, em conjunto com a comunidade, sobre o público alvo (escolares, praticantes, estudantes de graduação e/ou professores de Educação Física); 4. Definição, em conjunto com a comunidade, sobre data e local para realização do evento; 5. Planejamento das ações (estudo sobre a GPT e demais manifestações envolvidas no evento, elaboração de atividades, organização dos materiais etc.); 6. Realização do evento; 7. Avaliação realizada pela comunidade, estudantes e docentes da UFVJM; 8. Produção de relatórios e pesquisas sobre as ações desenvolvidas no evento.


Referências Bibliográficas

AYOUB, E. Ginástica geral e Educação Física escolar. Campinas: Editora Unicamp, 2003. CARBINATTO, M.V. et al. Conhecimentos de Acadêmicos de Educação Física sobre a Ginástica a partir da Percepção de Docentes do Ensino Superior. Revista de Graduação USP, v. 2, n. 3, p. 55–61, 2017. COSTA, A. R. et al. Ginástica na escola: por onde ela anda professor? Conexões, Campinas, v. 14, n. 4, p. 76-96, 2016. LOPES, P.; MALDONADO, D. T.; PRODÓCIMO, E. Ginástica na educação física escolar: reflexões sobre o desenvolvimento de uma unidade curricular universitária na perspectiva da pedagogia freiriana. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e23036, 2023. LOPES, P.; NIQUINI, C. M. O conteúdo da ginástica durante a educação física escolar: uma análise a partir de ingressantes do curso de licenciatura em educação física. In: FÓRUM INTERNCAIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 7., 2014. Campinas. Anais... Campinas, 2014, p. 221-229. MARCASSA, L. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática, v. 7, n. 2, p. 171-186, 2004. OLIVEIRA, L. M. de; BARBOSA-RINALDI, I. P.; PIZANI, J. Produção de conhecimento sobre ginástica na escola: uma análise de artigos, teses e dissertações. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26017, 2020.  PEREIRA, A. M.; CESÁRIO, M. A ginástica nas aulas de educação física: o “aquecimento corporal” em questão. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 22, n. 4, p. 637-649, 2011. PEREIRA, F. M. A favor da ginástica no cotidiano da educação física no ensino médio. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 11, n. 2, p. 47-58, 2012. SANTOS, T. T. S. S. et al. A ginástica para todos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Conexões, Campinas, v. 16, n. 4, p. 450-467, 2018. SCHIAVON, Laurita; NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. A ginástica vai à escola. Movimento, Porto Alegre v. 13, n. 3, p. 131-150, 2007. SERON, T. D. et al. A ginástica na Educação Física escolar e o ensino aberto. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 18, n. 2, p.115-125, 2007. SOUZA, E. P. M. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. 1979. 163f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997. TOLEDO, E.; TSUKAMOTO, M. H. C.; CARBINATTO, M. V. Fundamentos da ginástica para todos. In: NUNOMURA, M. (org.). Fundamentos das ginásticas. 3. ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2024. p. 34–136.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto almeja o desenvolvimento de relações entre Universidade e Sociedade, estimulando a troca de saberes e a aliança com setores e organizações sociais distintos, na intenção de produzir, em interação com a sociedade, um evento educativo plural, diverso e sensível.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A GPT, ao mesmo tempo que pode englobar os elementos de todas as modalidades gímnicas, se caracteriza pelo diálogo com outras manifestações expressivas, como a dança, os jogos, o teatro, as atividades rítmicas entre outras, se tornando um espaço único para a interação de conhecimentos e o diálogo interdisciplinar. A interprofissionalidade se dará a partir das relações colaborativas e aprendizagens conjuntas entre pessoas que se encontram em diferentes etapas da formação e atuação profissional no campo da Educação Física, neste caso: professores do ensino superior, acadêmicos, professores da educação básica e profissionais da saúde, esporte e lazer.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O estudante da UFVJM estará inserido no desenvolvimento do evento atuando como organizador da proposta e (co)responsável pelas atividades que serão realizadas. As ações serão orientadas da seguinte forma: No âmbito da extensão, o estudante participará obrigatoriamente no planejamento de todas as atividades e atuando como mediador no dia do evento. Na pesquisa, serão realizados estudos e pesquisas para que o estudante tenha condições de planejar e desenvolver as atividades, assim como para produzir os trabalhos científicos sobre a ação (resumo e vídeo); No ensino, serão requisitados os conhecimentos aprendidos pelos estudantes em unidades curriculares que abordam didática da Educação Física, desenvolvimento humano, aprendizagem motora, GPT e demais manifestações da cultura corporal que serão incorporadas nas atividades.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

No processo de formação de professores, seja para atuar na escola ou em outros espaços destinados às práticas corporais, é preciso que, durante o percurso, estudantes tenham a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos específicos, didáticos e pedagógicos do curso. Nesse sentido, as experiências com as ações de extensão podem ser mais um espaço para o exercício da atuação docente em Educação Física. Ao envolver o pesquisar, planejar, executar e avaliar em situações reais de ensino, competência pedagógica, técnica e criativa são obtidas, extrapolando o domínio das teorias adquiridas, colaborando com uma formação mais ampla, que reconhece a indissociabilidade entre teoria e prática.


Impacto e Transformação Social

A proposta visa ampliar os saberes sobre a GPT e demais campos de conhecimento envolvidos a partir da compreensão sobre as possibilidades de prática com diferentes tipos de público, com o intuito de promover a conscientização sobre a relevância deste conteúdo da cultura corporal e, consequentemente, motivar o estudo e desenvolvimento das ginásticas na região em que o futuro profissional irá atuar.


Divulgação

O formato da divulgação do evento será construído em conjunto com a comunidade a partir das definições estabelecidas na primeira etapa da ação extensionista.


Programação do Evento

Local

Campus JK

Data

23/05/2025

Horário de Início

07:00

Horário de Término

17:00


Descrição

A programação do evento será construída em conjunto com a comunidade a partir das definições estabelecidas na primeira etapa da ação extensionista.

Público-alvo

Descrição

O perfil e quantidade do público-alvo será determinado de acordo com o evento planejado no semestre em conjunto com a comunidade. Pretendemos atender aproximadamente 50 escolares de diferentes níveis de ensino, praticantes de faixas etárias diversas, estudantes de graduação e/ou professores de Educação Física por semestre.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontro entre docentes para definição do nível de estágio supervisionado e unidades curriculares que serão responsáveis pela elaboração e realização do evento no semestre letivo; encontro com os estudantes para discussão da proposta. Observação: Esta atividade ocorrerá uma vez no semestre com data de início e término a definir com o coletivo no início do período letivo da UFVJM.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontro com a comunidade para levantamento das demandas e construção da proposta e seus objetivos; definição sobre público alvo, data e local para realização do evento. Observação: Esta atividade ocorrerá uma vez no semestre com data de início e término a definir com o coletivo no início do período letivo da UFVJM.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Definição dos temas, objetivos, atividades, materiais, procedimentos metodológicos etc., estudo sobre a GPT e demais manifestações envolvidas no evento. Observação: Esta atividade ocorrerá uma vez no semestre com data de início e término a definir com o coletivo no início do período letivo da UFVJM.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Organização do espaço e do público envolvido, realização das atividades propostas; registros ao longo de toda a experiência, diário de campo, fotos, vídeos. Observação: Esta atividade ocorrerá uma vez no semestre com data de início e término a definir com o coletivo no início do período letivo da UFVJM.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Avaliação realizada pela comunidade por meio de formulários etc., encontro entre estudantes e docentes da UFVJM para avaliação geral do evento. Observação: Esta atividade ocorrerá uma vez no semestre com data de início e término a definir com o coletivo no início do período letivo da UFVJM.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Escrita de relatórios, produção de estudos científicos, vídeos de divulgação etc.