Detalhes da ação

Curso de capacitação para implementação do protocolo de retorno das atividades presenciais de ensino no contexto da pandemia da COVID-19.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202105000010

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

05/08/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

mirtes ribeiro

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Endemias e epidemias

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Resumo

Trata-se de um projeto que compreende a união de uma ação de creditação vinculada a Unidade Curricular Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM de 2020 e uma ação da empresa Junior de Enfermagem Ejcuidare de Curso de Enfermagem da UFVJM.Tem como objetivo principal oferecer curso online à comunidade escolar para reabetura em tempos de pandemia.


Palavras-chave

capacitação, covid-19, escolas, educação, reabertura, pandemia, on line,


Introdução

A presente proposta foi elaborada considerando-se o contexto da pandemia da COVID-19 e a interrupção de todas as atividades presenciais de ensino no ano de 2020, inclusive referentes ao ensino superior. Pautou-se na importância da universidade como fomentadora da troca de saberes com a comunidade para a saúde saúde coletiva. Considerando a eminência de integração da saúde, ensino e educação, por meio da creditação em extensão da disciplina de Administração em Enfermagem e Serviços de Saúde I e parceira da Cuidare foi possível elaborar este curso que visa de forma on line oferecer capacitação para implementação do protocolo de retorno das atividades presenciais de ensino no contexto da pandemia da COVID-19, para profissionais das instituições de ensino público municipal e estadual básico (fundamental e médio).


Justificativa

Como medida importante de prevenção a transmissão do COVID-19, muitas atividades dentre elas a educação estão suspensos, desde de março de 2020, no município do Serro e no Estado de Minas Gerais. Mediante a retomada gradativamente das atividades laborais e de lazer, percebe-se a necessidade de capacitação do pessoal ligados ao ramo da educação para a implementação de medidas conscientes de ensino sanitariamente seguro. Está proposta está sendo construída de forma personalizada, no sentido de atender a demandas sociais e necessidades técnicas/operacionais, sanitariamente segura.


Objetivos

Objetivos Objetivos: Objetivo Geral: oferecer curso online à comunidade escolar. Objetivos específicos: 1. Desenvolver no aluno do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM a habilidade pertinentes a educação permanente e popular em saúde . 2. Oferecer informações sobre os cuidados a serem tomados para o retorno presencial das atividades escolares; 3. Orientar para as modificações necessárias para obter ambientes seguros no contexto da pandemia de COVID-19;


Metas

Direto: considerando o alto índice de abandono e desistência em cursos online, o grau de escolarização dos participantes e a qualidade da rede de internet regional, temos como meta que pelo menos 70% dos recursos humanos municipais ligados a rede de educação básica no município conclua o curso com sucesso para um retorno presencial de ensino consciente, responsável e seguro no contexto da pandemia da COVID-19. Apesar das limitações, não serão medidos esforços no sentido da inclusão social, construção e desenvolvimento transdisciplinar e transversal de habilidades relacionadas a formação profissional em saúde. Indireto: Desenvolvimento da capacidade crítica de auto-avaliação sanitária, geração de materiais e subsídios para instrumentalizar secretarias municipais de educação na reabertura das escolas e construção de protocolos COVID-19 municipais contendo as peculiaridades dos estabelecimentos locais. Promover a oportunidade de que todos os alunos matriculados na disciplina de Administração em Enfermagem em Serviços de Saúde I possam realizar atividades de educação em saúde. Subprodutos derivados do curso: Mobilização social para a prevenção do COVID-19, promoção de saúde e prevenção de doenças, fortalecimento da rede de educação municipal, fortalecimento do SUS, material de divulgação e publicação, protocolos.


Metodologia

Trata-se de um projeto integrado de extensão e ensino. Desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem da UFVJM a partir da disciplina de Administração em Enfermagem e Serviços de Saúde I com o apoio da Empresa Junior de Enfermagem (ejCuidare). Público Alvo: Comunidade de trabalhadores escolares de municípios, em especial os ligados a rede pública de ensino básico. Desenvolvido de forma online conforme descrito abaixo: - Diagnóstico: Demanda levantada pelas secretárias de educação municipal. - Divulgação do curso: e-mail institucional, rádio local, rede de whatsapp, carro de som, site da prefeitura municipal de Serro, site da UFVJM e redes sociais da UFVJM e prefeitura de Serro. - Inscrição: demanda induzida, com lista de e-mail dos candidatos enviadas pelas Secretarias Municipais de Educação. - Plataforma assíncrona do curso: google classroom. - Plataforma síncrona das webconferências: youtube - Público-alvo: cerca de 402 profissionais da rede municipal e estadual de educação básica. - Conteúdo do curso: Orientações sanitárias aos profissionais de instituições públicas de educação básica, com foco na prevenção do COVID-19. - Tópicos do curso: 1. Apresentação. 2. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR 3. Metragem para o fluxo de entrada nas escolas 4. Critérios mínimos para retomada das aulas presenciais A) Gestor e Funcionários B) Limpeza e desinfecção do ambiente escolar C) Espaços coletivos (entrada, secretarias, pátios, entre outros) D) Salas de aula E) Sanitários F) Refeitórios (disposição e limpeza) G) Higienização e preparo dos alimentos 5. Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais (GTI-M) do Programa Saúde nas Escolas (PSE) ou Comissão Interna de Saúde e Educação; 6. Orientações para os trabalhadores do ambiente escolar 7. Orientações para pais/responsáveis e alunos 8. Orientações para educação especial 9. Orientação para os alunos da educação escolar indígena, do campo, das comunidades, quilombolas, demais povos e comunidades tradicionais 10. Orientações para o transporte escolar 11. Orientações para situações de casos e surtos no ambiente escolar A) Recomendações a serem adotadas na identificação de caso suspeito no ambiente escolar B) Situações de alerta e ações para suspensão temporária das aulas presenciais C) Recomendações a serem adotadas na identificação de surto no ambiente escolar 12. Recomendações de inspeção sanitária para reabertura de escolas. - O material será disponibilizado de forma online na plataforma google classroom e será composto por vídeo aulas e material de leitura para cada tema. Haverá um momento síncrono na plataforma do yotubet, onde os cursistas poderão retirar as dúvidas e interagir com os alunos e professoras da UFVJM. As conferências ao vivo ficarão gravadas para consulta por 30 dias pelo cursista. - Período de realização do curso: O tempo de conclusão do curso é personalizado de acordo com cada aluno. O protagonismo e compromisso de cada participante é que definirá o tempo de conclusão do curso. Podendo variar de uma semana até no máximo um mês. O período sincrone será ofertado pelos alunos de graduação em enfermagem e os coordenadores nos dias xx/08/2021 e xx/08/2021. - Certificação: Para ser aprovado o cursista precisará realizar as atividades de avaliação correspondente ao tema abordado, que consistirão de perguntas e respostas e atingir uma pontuação mínima de 60%. O cursista aprovado receberá, no seu e-mail, um certificado de 20 horas de curso. - Registro e avaliação do curso: será realizada por feedback presencial (de acordo com as condições epidemiológicas) e online dos cursistas, fotos e relatos que serão apresentados à Secretaria Municipal de Educação.


Referências Bibliográficas

Minas Gerais. Secretaria de Estado da Saúde. PROTOCOLO SANITÁRIO DE RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. 2020. In: file:///C:/Users/MIRANT~1/AppData/Local/Temp/protocolo_sanitario_educacao.pdf BRASIL. Ministério da Saúde. ORIENTAÇÕES PARA REABERTURA DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19.2020 in:file:///C:/Users/MIRANT~1/AppData/Local/Temp/Reabertura-escolas.pdf Laura Di Domenico1, Giulia Pullano1,2, Chiara E. Sabbatini1,Modelling safe protocols for reopening schools during the COVID-19 pandemic in France NATURE COMMUNICATIONS | (2021) 12:1073 | https://doi.org/10.1038/s41467-021-21249-6 in: https://classroom.google.com/u/1/w/MTQ4MjQxNjkyOTEy/t/all


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Para a dialógica entre a comunidade acadêmica e o município, duas estratégias são necessárias: inicialmente o contato da Cuidare com os municípios elencados e a formalização da parceria. No segundo momento os docentes da disciplina continuará a organização da logística de execução juntamente com os discentes. A divulgação da ação na comunidade será realizada pelo município a partir de material previamente preparado por discentes.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As ações podem serão desenvolvidas por alunos do curso de graduação em Enfermagem de diferentes períodos para profissionais da educação básica de ensino infantil, fundamental I e II.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A proposta prevê estrita articulação entre ensino, extensão e pesquisa. Na parte de extensão apresenta a creditação da Unidade Curricular da disciplina de Administração em Enfermagem e Serviços de Saúde I. Na parte de ensino compreende a creditação em termos de carga horária, créditos para a integralização curricular dos discentes no PPC 2020 do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM. No que tange a pesquisa, espera-se que sejam gerados produtos de cunho acadêmico para apresentação em eventos e publicações.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Participar de ações com essa amplitude permite que o discente experiencie o processo de educação permanente e educação em saúde. Tais práticas consolidam parte do aprendizado teórico da disciplina e aproxima o futuro profissional do perfil esperado.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que a ação amplie a capacitação de liderança, trabalho em equipe e comunicação de discentes do curso de enfermagem e dissemine informações de saúde para promover ambientes escolares seguros em tempos de pandemia.


Divulgação

- Registro e avaliação do curso: será realizada por feedback presencial (de acordo com as condições epidemiológicas) e online dos cursistas, fotos e relatos que serão apresentados à Secretaria Municipal de Educação.


Público-alvo

Descrição

professores, gestores, supervisores, motoristas e ATB

Municípios Atendidos

Município

Rio Vermelho - MG

Município

Minas Novas - MG

Município

Datas - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Apoio, logística, organização, marketing, gestão financeira e operacional

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 52 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Na sala: https://meet.google.com/lookup/egsm2p2pio?authuser=1&hs=179 (objetivo: repasse pelos alunos da Cuidare sobre as orientações para o desenvolvimento da extensão).

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Webconferência ao vivo com os municípios sob a moderação dos professores George Sobrinho e Mirtes Ribeiro.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Webconferência ao vivo com os municípios sob a moderação dos professores Antônio Moacir e Mirtes Ribeiro.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Video aulas Assincrona

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Planejamento, organização e relatório final

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Confecção de textos e analise de avaliações