Visitante
Cine ICET
Sobre a Ação
202203001267
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
28/04/2025
11/07/2025
Dados do Coordenador
andrey lopes de souza
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Cultura
Educação
Espaços de ciência
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Não
Membros
Este projeto tem como objetivo promover exibições de filmes e debates sobre os temas em questão, junto às comunidades interna e externa à UFVJM, em Teófilo Otoni e adjacências. O projeto conta com uma parceria: o Projeto Dedo de PRosa (Com) Ciência. O parceiro contribuirá na seleção de filmes a serem apresentados ao longo do projeto, além do suporte técnico (disponibilização de tela de projeção e equipamentos de som e vídeo) e participação durante as exibições e debates vinculados a tais filmes
Cinema, ciência e ICET
O Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) tem como proposta pedagógica central, ofertar uma formação flexível e capaz de inovar no mercado de trabalho, devido a sua interdisciplinaridade na sua matriz curricular. Assim, fica a critério do discente após a conclusão do BC&T optar por um novo título em qualquer uma das engenharias dispostas nos três campi de oferta do BC&T, Campus do Mucuri, Campus JK e Campus de Janaúba. Atualmente, a UFVJM oferta a Engenharia de Alimentos, Geológica, Mecânica e Química no campus JK em Diamantina, Engenharia Civil, Hídrica e de Produção no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni e Engenharia Física, Minas e Materiais em Janaúba (BC&T,2014). Diante da vasta gama de opções, cabe ao candidato se orientar ao tipo de atuação que cada engenharia irá lhe permitir atuar de acordo com o que almeja. Ressalta-se que a diversidade disciplinar que contempla a proposta do pedagógica dos BC&Ts permite que os discentes explorem a pesquisa e a extensão como possibilidades de apresentar soluções criativas aos desafios e problemas contemporâneos. Sob a perspectiva da formação interdisciplinar e integral, o desenvolvimento da arte e a valorização da cultura na instituição, segundo a Diretoria de Cultura da UFVJM, é imprescindível , uma vez que aprimora diferentes formas de comunicação e fomenta diversas formas de expressão (Diretoria de Cultura da UFVJM, 2017), em diálogo com a realidade na qual se insere a universidade e os universitários. Nesse sentido, com o intuito de promover exibições de filmes e documentários - com ênfase na abordagem científica e sobre temas importantes para o desenvolvimento da humanidade - , além da divulgação da Universidade e a integração das comunidades acadêmica e externa à UFVJM, e, instigar a curiosidade e o debate, a reflexão crítica, sobre temas diversos - tendo como principal mediação o cinema -, propõe-se a manutenção do Projeto Cine ICet no ano/exercício 2025.
O Projeto Cine ICET constitui-se como instrumento de contribuição na interação e socialização da comunidade interna e externa à UFVJM, bem como no fomento e difusão cultural da sétima arte, o Cinema, na cidade de Teófilo Otoni e adjacências. Nesse sentido, ao tomar como referência o PDI da UFVJM, as metas do Plano Nacional de Cultura, a Política Cultural da UFVJM e o embasamento teórico supracitado, o presente projeto contribui para cumprimir o objetivo primeiro de realizar ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil. O CINE ICET constitui espaço de diálogo, reflexão e contato com a produção audiovisual que oportuniza aos estudantes da UFVJM e público externo (estudantes educação básica e outros), discutir temas importantes e relevantes da realidade social a partir de obras regionais, nacionais e internacionais. O cinema, como dimensão da arte, fornece ferramentas de construção de conhecimento estético, filosófico e crítico, além de apresentar inúmeras possibilidades instrutivas. Conforme Turner (1997), que menciona “a teoria do cinema torna-se parte de um campo mais amplo de disciplinas e abordagens chamado estudos culturais” Desse modo, torna-se oportuno enfatizar que o cinema desperta e estimula a expressão e a comunicação pessoal; reforça as relações dos indivíduos, seja com a subjetividade de seu mundo interior ou exterior. Proporcionando, uma compreensão sobre a diversidade de valores que guiam os modos de pensar, agir da sociedade como também, o entendimento da amplitude e multiplicidade da imaginação humana. Por conseguinte, a reprodução dos filmes proporciona uma mudança de realidade, haja vista que o cenário de ensino superior é distinto do ensino médio e através da realização das sessões de cinema, favorece na interação com outros discentes de outros tipos de ensinos como para auxiliar nos debates que acontece após a exibição do filme. De certo, esse momento fica reservado para um bate papo relacionado com as temáticas decorridas no filme, envolvendo a participação de todos. O Cine Icet encontra-se em desenvolvimento, sob o registro 2023102202337372. Até o momento foram realizadas 08 Sessões de exibição e debate, alcançando um público de 175 pessoas. Filmes Apresentados: Estrelas Além do Tempo; Radioactive; Steve Jobs; O ódio que você semeia, Menino 23, Narradores de Javé, Ilha das flores.
O Projeto Cine ICET tem como objetivo promover exibições de filmes e debates sobre os temas em questão, junto às comunidades interna e externa à UFVJM, em Teófilo Otoni e adjacências. Objetivos específicos: - Promover a integração entre comunidade interna e externa à UFVJM, sobretudo entre discentes dos ensinosmédio e superior; Refletir sobre os temas atuais relacionados aos cursos do ICET; - Promover fruição, formação de público e momentos de lazer com a aproximação dos participantes da linguagem audiovisual, bem como despertar interesse sobre os cursos do ICET nos estudantes do ensino médio.
O Projeto Cine ICET apresenta as seguintes metas : Promover momentos de interação e lazer entre os discentes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Através da linguagem audiovisual; Incentivar reflexões e debates sobre temas do cotidiano, a partir dos assuntos levantados nos filmes, abordando temáticas para além dos cursos ofertados no ICET; Desenvolver a formação crítica e artística dos espectadores/debatedores; Ampliar o horizonte de referências audiovisuais do público, com incentivo a cultura, e com isso aproximar os alunos do meio artístico, proporcionados pelo cinema; Realizar a exibição de, no mínimo, 06 filmes por semestre.
O projeto Cine ICET busca se estabelecer como um espaço de cultura, lazer e estudo, aliando entretenimento e reflexão por meio da exibição de filmes para a comunidade interna e externa à UFVJM. Através deste projeto procura-se também ampliar a visão cinematográfica dos envolvidos e disponibilizar um espaço apropriado para o debate em torno do filme e das temáticas abordadas; propiciar um local em que todos possam expor suas opiniões, integrando, assim, alunos e servidores do Instituto de Ciência, Tecnologia e Engenharia; integrar os alunos e servidores nas discussões culturais, éticas, ideológicas e políticas que seus campos de atuação proporcionam a partir de filmes. O tempo total da proposta (exibição e debate) não deverá exceder o tempo de 180 minutos (3h) devendo este tempo ser distribuído de forma a contemplar um momento iniciador (lançamento das ideias a serem debatidas e que será anterior à exibição do filme), a exibição do filme e um momento de finalização/discussão do tema proposto para debate. Também podem fazer parte deste tempo os trailers das próximas atrações do Cine ICET e um vídeo institucional sobre o Instituto, produzidos pela coordenação do projeto, que juntos não devem ultrapassar 10 minutos de duração. Os filmes deverão estar relacionados em algum dos seguintes temas : Documentário; Cinema Nacional; Baseado em Livros; Engenharia, principalmente as do campus do Mucuri, Ciência e Tecnologia; Matemática. O acompanhamento será realizado pelo Coordenador do Projeto e equipe, através da análise dos relatórios mensais de satisfação e de inscritos. Os resultados serão utilizados para acompanhar o andamento do projeto e traçar medidas que venham melhorar a cada período o andamento do mesmo. Os filmes que porventura não obtiverem boa avaliação ao final do seu debate serão analisados pela equipe juntamente com a coordenação do projeto.
BC&T. Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Diamantina-MG. Disponível em:<http://www.ufvj.edu.br/cursos/bct.html>. Acesso em: 04 abr. 2021. TURNER, Graeme. Cinema como Prática Social. São Paulo: Summus, 1997. CARVALHO. Importância da inserção de filmes e vídeos na prática docente no ensino fundamental I. Juiz de Fora. Disponível em: <https://www.ufjf.br/pedagogia/files/2017/12/Importância-da-Inserção-de-filmes-e-vídeos-napráticadocenteno-Ensino-Findamental-I.pdf>. Acesso em: 14 set. 2021.
O Cine ICET vai ser ofertado para estudantes de escola pública de Teófilo Otoni, sendo que as sessões ocorrerão ou nas escolas, ou na UFVJM. Os filmes serão escolhidos pelos graduandos do curso de Ciência e Tecnologia da UFVJM, que conduzirão roda de conversa após a exibição.
Os temas abordados nos filmes são transversais, vinculados a diversidade cultural, saúde, meio ambiente, trabalho. Temas vinculados a racismo, preconceito, sustentabilidade, patriarcalismo, capacitismo, efeitos da globalização, dentre outros que serão precedidos de rodas de conversa.
A partir dos conteúdos abordados em sala de aulas, graduandos do curso de CiÊncia e Tecnologia das disciplinas Ser humano como indivíduo e em grupos e Relações Internacionais e Globalização elegeram filmes, aprofundaram a partir de pesquisa na produção fílmica e organizarão a apresentação.
OS graduandos aprofundaram em temas vinculados a pluralidade cultural, raça, racismo, preconceito, patriarcalismo, sustentabilidade, ciência, desinformação e outros. O contato com estudantes de escola pública permitirá aplicar de forma prática os conhecimentos debatidos no âmbito da disciplina, visto que elas possuem parte da carga horária com creditação dfa extensão. OS graduandos desenvolverão habilidades orais nas rodas de conversa que eles conduzirão.
O projeto irá estimular o debate sobre temas importantes e atuais na sociedade como globalização, racismo, preconceito, sustentabilidade, ciência e desinformação, dentre outros, o que contribuirá para aprofundar em discussão de forma (com) ciência.
Divulgação no instag
Público-alvo
Estudantes do ensino médio de Teófilo Otoni
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 60 h
- Tarde;
PEsquisar filmes interessantes para atender perspectiva alunos ensino médio.
- Manhã;
Sessões de filmes com rodas de conversa
- Tarde;
Relatório final