Visitante
Educação Ambiental nas Escolas da Rede Pública de Diamantina
Sobre a Ação
202203001285
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
10/05/2025
10/05/2027
Dados do Coordenador
josé maria leal
Caracterização da Ação
Ciências Exatas e da Terra
Meio Ambiente
Educação
Questões ambientais
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
Membros
O projeto visa a implementação de ações de educação ambiental em escolas primarias da rede publica e privada de Diamantina, com o objetivo de introduzir os alunos do ensino primario ao conceito conscientização ambiental e à importância da conservação do meio ambiente. Os primeiros passos para a preservação do ambiente em que vivemos incluem a prática de reciclagem seletiva dos resíduos domésticos e a compreensão de sua relevância na conservação do planeta terra. Este projeto busca oferecer uma p
reciclagem, resíduo domestico, seletividade, educação ambiental
A educação ambiental voltada para alunos da rede primaria de ensino de Diamantina representa os primeiros passos na formação de crianças, enter 7 e 10 anos, quanto aos conceitos de preservação do do ambiente em que vivem. É fundamental despertar, desde cedo, a consciência sobre a necessidade de conservar o nosso planeta. Nesse processo educativo, serão abordados temas como as geo diversidade, a biodiversidade, e os elementos naturais - o ar, a água, aterra e o fogo - , ressaltando sua importância para a vida e a saúde humana. A educação ambiental tem a finalidade de sensibilizar e formar cidadãos comprometidos com a preservação, influenciando as atitudes desde a infância (Ministério do Meio Ambiente, 2013). As atitudes individuais e coletivas desempenham um papel essencial na preservação ambiental. A questão do resíduo domestico e seu descarte adequado sera discutida, destacando a importância da reciclagem seletiva e do reaproveitamento de materiais. Também sera trabalhado o ciclo de vida dos materiais e a conservação dos recursos naturais primários, promovendo uma reflexão sobre o consumo consciente e a sustenbilidade.
A educação ambiental ainda e um tema pouco explorado nas escolas brasileiras. Da Educação Infantil ao Ensino Superior, observa-se uma lacuna significativa no debate e na prática sistemática da educação voltada para a educação ambiental. Esse projeto de extensão a ser desenvolvido por acadêmicos da engenharia geológica, tem como objetivo promover uma interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade, disseminando conceitos e práticas de conscientização sobre a importância da preservação e conservação do ambiente em que vivemos. Por meio de uma linguagem acessível e interativa, serão abordados temas como geo diversidade e biodiversidade, de forma que sua compreensão seja assimilada espontaneamente pelas crianças. As práticas de reciclagem, além de ensinadas, serão, serão experimentadas de maneira lúdica e prazerosa, promovendo o engajamento dos alunos nas ações ambientais propostas. Quando se fala em preservar o planeta para um futuro melhor, é fundamental iniciar esse processo agora. A educação ambiental voltada para crianças do ensino primário, com idades enter 7 e 10 anos, é o campo ideal para esse plantio, pois, se desejamos um futuro sustentável, devemos semear as atitudes conscientes no presente. O presente é, sem dúvida, a chave do futuro. Diante do aumento das catástrofes naturais que têm impactado o meio ambiente, a vida das pessoas e dos animais, causando prejuízos severos a sociedade, torna-se urgente refletir sobre o papel das ações humanas nesse cena´rio. Muitas dessas tragedias são agravadas por atividades antrópicas, como o descarte inadequado de resíduos domésticos. É de conhecimento público, por meio sa idia, que as enchentes, por exemplo, são intensificadas quando resíduos são jogados nas ruas, entupindo bueiros e comprometendo o escoamento das águas pluviais. As crianças de hoje serão os adultos de amanha. Portanto, a educação ambiental constitui-se como uma das formas mais eficazes de promover a conscientização e estimular, desde a infância, o engajamento na separação e destinação correta dos resíduos domésticos, de maneira natural e espontânea. (sêmen est verbum dei). Essa proposta também se alinha aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com enfase no ODS 4: Assegurar uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todos, até 2030.
Este projeto a serem alcançadas com a execução desde projeto são: - Promover a educação ambiental por meio de práticas de reciclagem de resíduos domésticos, voltadas para alunos do ensino primário das escolas publicas e privadas de Diamantina; - Estimular a interação entre os acadêmicos do curso de engenharia geológica e a comunidade escolar, fortalezando o papel da universidade na formação cidadã e no compromisso com as questões socioambientais.
As metas a serem alcançadas com a execução deste projeto são: - Proporcionar aos acadêmicos do curso de engenharia geológica a vivencia da extensão universitária, articulando teoria e prática; - Desenvolver ações de educação ambiental para crianças do ensino primário de Diamantina; - Incentivar a pratica da reciclagem de resíduos domésticos nas escolas; - Promover o envolvimento ativo dos participantes nas atividades educacionais propostas; - Semear a consciência ecológica e despertar, desde a infância, o senso de responsabilidade pela preservação do meio ambiente.
A metodologia adotada visa estimular o envolvimento dos participantes por meio de atividades educacionais, artisticas e culturais, organizadas em quatro etapas, que seguem uma sequencia lúdica e didática. Primaria etapa: OS alunos irão reciclar papel descartado pela universidade e pela escola dissolvendo as folhas em água, em seguida irão modelar molduras quadros onde serão uasdos na etapa seguinte, Segunda Etapa
BRASIL; MInisterio do Meio Ambiente. (2013). Politica de Educação Ambiental. Disponivel em: http://www.mma.gov.br
O projeto traz à tona a transverssalidade da tematica ambiental, ao abortdar os alementos fogo, ar, terra e água e como, quando não manejados com responsabilidade, impactam diretamente nossas vidas. A complexidade dos desafios ambientais exige a ação conjunta de diferentes áreas do saber, reforçando o carater interproffissional da iniciativa.
A interdisciplinaridade e interprofissionalidade desse projeto de extensão mostra a transversalidade do tema da educação ambiental em que os elementos fogo, ar, terra e água senão controlados como impactam nossas vidas e a necessidade de variadas profissões atuarem conjuntamente para prevenir e mitigar catástrofes naturais no nosso cotidiano.
Este projeto traduz, na prática, a integração entre ensino, pesquisa e extensão, princípios norteadores da UFVJM.
A educação aqui é apresentada como instrumento transformador, a pesquisa como meio de compreender e propor soluções, e a extensão como ponte entre a universidade, promovendo ações concretas de conscientização e transformação.
O impacto social esperado com este projeto é estimular mudanças reais de comportamento, por meio da conscientização ambiental desde a infância. O habito da reciclagem domestica, aliado ao conhecimento dos seus benefícios sociais, ambientais e econômicos, poderá gerar prosperidade, bem-estar coletivo e contribuir significativamente para um futuro mais sustentável.
Sites da Universidade, e da prefeitura
Programação do Evento
Parque municipal de Diamantina
30/06/2025
08:00
12:00
Passeio Educativo ao Parque Municipal: Explorando o Meio Ambiente Trilha Sensorial e Observação Ambiental Atividade guiada por educadores ambientais. Durante a trilha, as crianças irão: Observar espécies de árvores, flores, folhas e animais do parque. Coletar pequenas folhas e materiais naturais caídos para uma atividade posterior (quadro natural). Conversar sobre o que é natural e o que é lixo — e onde cada coisa deve ir. Identificar lixeiras de coleta seletiva no parque e como usá-las corretamente.
Escola Estadual Julia Kubischek
25/06/2025
14:00
17:00
Aprendendo a reciclar As crianças irão reciclar folhas de papel A4 dissolvendo as folhas em agua, a seguir ira acrescentar cola branca e irao fazer uma massa. Depois da massa feita serão confeccionados porta retratos que serão utilizados nas atividades de campo que será no parque municipal de diamantina
Escola Estadual Julia Kubischek
15/06/2025
14:00
17:00
Educação ambiental visa estimular o envolvimento dos participantes por meio de atividades educacionais, artísticas e culturais, organizadas em quatro atos, que seguem uma sequência lúdica e didática:
Público-alvo
Crianças com idade entre 7 e 10 anos do ensino primario da rede publica e privada de Diamantina
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Parceira na execução do projeto
Parceira na execução do projeto
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 6 h
- Tarde;
A atividade consiste em pegar folhas A4 descartadas pelas pessoas dissolve-las em água e fazer uma pasta, adicionar cola branca e fazer uma massa que sera utilizada pelas crianças em molduras tipo porta retrato para serem utilizadas nas atividades de campo quando forem ao parque municipal da cidade e com os elementos encontrados na natureza as crianças montarão um quadro
- Tarde;
Acolhimento das turmas no parque, com a entrega de crachás e ecobags personalizadas. Roda de conversa rápida: “O que é cuidar do meio ambiente?” Apresentação da missão do dia: observar, cuidar, aprender e fazer uma obra de arte com elementos da natureza (folhas, flores, terra e pedrinhas que estão no chão do parque) Observar espécies de árvores, flores, folhas e animais do parque. Coletar pequenas folhas e materiais naturais caídos para uma atividade posterior (quadro natural). Conversar sobre o que é natural e o que é lixo — e onde cada coisa deve ir. Identificar lixeiras de coleta seletiva no parque e como usá-las corretamente.
- Tarde;
A metodologia a ser aplicada para provocar o envolvimento dos participantes nas praticas educacionais, artísticas e culturais será dividido em quatro atos- O balão, os desenhos a sua colagem e a conclusão.