Detalhes da ação

Devolutivas à comunidade: IV Economia e Sociedade em Debate

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001286

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

10/03/2025

Data Fim

31/07/2025


Programa Vínculado

202104000066 - Vale de ideias: As Ciências Econômicas em Ação


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

andre moulin dardengo

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 6 h
Resumo

Trata-se de evento de curricularização da extensão relacionado à unidade curricular obrigatória ECO086 (Trabalho de Conclusão de Curso II) em que os discentes devem apresentar os resultados finais dos trabalhos de conclusão de curso em caráter extensionista à comunidade durante o semestre 2025/1. A ação contempla as devolutivas do que fora inicialmente desenvolvido e proposto nas ações de extensão no âmbito da unidade curricular ECO085 (Trabalho de Conclusão de Curso I), em 2024/2.


Palavras-chave

Economia e Sociedade; Tripé Ensino-Pesquisa-Extensão; Relação UFVJM-Campus Mucuri e Comunidade Externa


Introdução

A organização do evento de extensão “Devolutivas à comunidade: III Economia e Sociedade em Debate” se dá no âmbito da unidade curricular obrigatória ECO086 Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) - que possui carga horária total de 120h, das quais 20h são dedicadas à extensão. A unidade curricular, conforme projeto pedagógico vigente, direciona-se ao atendimento do item 12.7 da meta 12 da Lei no13.005, de 25/06/2014 (Plano Nacional de Educação), que determina que seja assegurado, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em ações de extensão universitária, sendo tal meta regulamentada na UFVJM pela Resolução no 2 do Consepe, de 18/01/2021. Conforme consta no Anexo 6 - Quadro Descrição da Natureza de Extensão do Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Econômicas, a unidade curricular obrigatória ECO086 Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) se insere num conjunto de unidades curriculares do eixo teórico-prático, as quais visam o aprendizado gradual dos estudantes sobre a prática da pesquisa científica e a apreensão das ferramentas necessárias para a elaboração de suas monografias. Prevista para o décimo período da grade, TCC II tem como pré-requisito a unidade curricular obrigatória TCC I, ofertada no nono período. Essa unidades curriculares são antecedidas por Técnicas de Pesquisa em Economia, ofertada no sétimo período, momento em que os estudantes escolhem um tema de pesquisa, elaboram um projeto e formalizam a relação de orientação da monografia, em acordo mútuo com um docente-orientador, e Pesquisa e Extensão em Economia (PEE), ofertada no oitavo período. Em PEE os estudantes participem ativamente da concepção, organização, divulgação, desenvolvimento e balanços parciais e final das ações de extensão que discutam questões de pesquisa e/ou temas afins de grande relevância social, articulando conhecimentos acadêmicos com saberes e experiências de atores sociais de referência em seus diversos campos de atuação. A disciplina de PEE é pré-requisito da unidade curricular obrigatória TCC I, prevista para o nono período do curso, quando os estudantes devem avançar em suas pesquisas e desenvolver um capítulo ou o equivalente a 1/3 de suas monografias. Espera-se que a imersão dos estudantes em discussões acadêmicas em articulação e diálogo com a comunidade externa no decorrer de PEE provoque uma reflexão sobre suas pesquisas, potencialmente influenciando em seus rumos, em acordo com seus orientadores. A maior parte da carga horária de TCC II é dedicada ao avanço na redação da monografia e a reuniões com o docente-orientador. As vinte horas (20h) dedicadas à extensão se referem à apresentação e discussão com a comunidade externa de: (i) resultado final da pesquisa realizada como trabalho de conclusão de curso. Esse compartilhamento com a comunidade externa dos resultados finais da pesquisa de graduação dos estudantes poderá se dar na forma de eventos, rodas de conversa, oficinas ou cursos, permitindo, assim, a continuidade da interação dialógica iniciada em PEE e TCC I. Neste semestre, foram articuladas as parcerias com Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG - Campus Teófilo Otoni), mais especificamente com o curso de Tecnólogo em Gestão Empreendedora, e com a Associação de Bairros de Teófilo Otoni (ABTO). As parcerias se estendem a todas as atividades de extensão no âmbito da unidade curricular TCC II, desde a concepção até sua realização e finalização, que prevê balanços de avaliação das atividades.


Justificativa

A extensão universitária, conforme aponta De Paula (2013), “[...] é o que permanente e sistematicamente convoca a universidade para o aprofundamento de seu papel como instituição comprometida com a transformação social, que aproxima a produção e a transmissão de conhecimento de seus efetivos destinatários, cuidando de corrigir, nesse processo, as interdições e bloqueios, que fazem com que seja assimétrica e desigual a apropriação social do conhecimento, das ciências, das tecnologias”. Nesse sentido, a extensão universitária no campo das Ciências Econômicas é fundamental, uma vez que a construção deste campo científico é pautada por modelos teóricos e linguagem técnica que, na maior parte das vezes, bloqueia a compreensão do conhecimento por quem não é dessa área específica do conhecimento. Há um amplo leque de temas tradicionalmente estudados e discutidos pelo campo das Ciências Econômicas e Ciências Sociais Aplicadas que é, por um lado, tido como estritamente técnico ou descolado do cotidiano da maior parte da população, mas, por outro, está intimamente lastreado nos principais dilemas da complexa realidade social, seja em nível global, continental, nacional, regional ou local. A título de ilustração, mencionam-se temas como: desemprego; inflação; taxa de juros; endividamento; políticas e investimentos públicos em educação, saúde, habitação, previdência, meio ambiente e cultura; impactos políticos, econômicos e ambientais de transformações tecnológicas de produção, transporte, informação e comunicação; crises econômicas; tributação; desigualdade socioeconômica, racial e de gênero; globalização; relações internacionais e geopolítica etc. Portanto, a realização de um evento extensionista junto à comunidade externa da UFVJM é uma oportunidade ímpar de levar conhecimento para além dos muros da universidade. Ao passo que a comunidade externa à universidade se beneficia ao se apropriar e se inserir ativamente em discussões qualificadas sobre temáticas de extrema relevância social, os estudantes se beneficiam pelo diálogo com a comunidade externa sobre os problemas sociais e desafios vividos pela população, o que os estimula à reflexão a partir de variados prismas e diferentes saberes durante o processo de desenvolvimento de suas pesquisas de monografia. Espera-se que, numa era de desinformação e fake news, essa interação contribua para o processo de conscientização de classe e fomente o acesso da comunidade externa às pesquisas de qualidade, para potencialmente fundamentar as demandas políticas de movimentos sociais e populares ou as proposições da sociedade em termos de políticas institucionais, auxiliando na transformação social, sobretudo na esfera local. Entende-se que dessa forma a ação de extensão produz impacto social e configura-se como uma ação transformadora, desinterditando o acesso ao conhecimento crítico no campo das ciências econômicas. Contudo essa transformação social não pode ser mensurada em termos da metodologia positivista já que é no processo dialético entre os sujeitos envolvidos que mudanças subjetivas podem ocorrer promovendo mudanças de comportamento e de formas de ver, interpretar e agir na sociedade. Assim, as ações do evento de extensão “Devolutivas à comunidade: III Economia e Sociedade em Debate”, vinculado à unidade curricular de Trabalho de Conclusão de Curso II, buscarão levar à comunidade os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos discentes em suas respectivas monografias, dialogando com o público discente do curso de Gestão Empreendedora do IFNMG (Campus Teófilo Otoni) e da Associação de Bairros de Teófilo Otoni (ABTO) num processo de troca de saberes.


Objetivos

O objetivo geral do evento é viabilizar a troca de saberes entre os membros da comunidade interna e externa à UFVJM ao promover atividades de reflexão e discussão coletiva sobre os problemas sociais e econômicos atuais do capitalismo, do país e da comunidade local, construindo coletivamente o conhecimento e democratizando-o para embasar ações individuais ou coletivas dos participantes com vistas à transformação social. Objetivos Específicos a) Definir, em conjunto com parceiros externos, a dinâmica do evento de extensão bem como a forma de apresentação das pesquisas de conclusão de curso; b) Realizar reuniões entre o docente coordenador da ação e os discentes para organização a ação de extensão; c) Apresentar, por parte de discentes matriculados na disciplina ECO086 Trabalho de Conclusão de Curso II, a monografia final em evento de extensão; d) Divulgar as defesas de trabalho de conclusão de curso que são abertas à comunidade externa; e) promover a desinterdição do acesso ao conhecimento crítico no campo das ciências econômicas permitindo embasamento para ações individuais e coletivas do público externo envolvido com vistas à transformação social; f) Garantir aos(às) discentes uma oportunidade de exposição pública dos resultados das suas respectivas pesquisas, possibilitando obter retornos através da troca de saberes junto a profissionais de outras áreas (assistentes sociais, administradores, psicólogos, discentes de gestão empreendedora, etc.) g) Elaborar relatório final contendo as informações pertinentes ao evento.


Metas

Realização de quatro encontros preparatórios do docente coordenador da ação com os estudantes matriculados em ECO086 a fim de que desenvolvam uma apresentação dos resultados de suas pesquisas com linguagem acessível à comunidade e membros das entidades parceiras; - Realização de uma reunião preparatório entre docente coordenador, discentes da disciplina TCC II e representantes das entidades parceiras demandantes da ação - Promover um evento de divulgação extensionista dos resultados finais das pesquisas dos discentes matriculados em ECO086 em um evento junto às instituições parceiras e demais interessados possibilitando a troca de saberes entre os discentes de economia e discentes e profissionais de outras áreas a fim de embasar ações individuais ou coletivas dos participantes com vistas à transformação social. - Organizar as defesas públicas dos trabalhos de conclusão de curso dos discentes matriculados em ECO086 com divulgação para a comunidade externa e toda a comunidade acadêmica. A quantidade será definida pelo número de discentes que efetivamente concluam a disciplina. Impacto direto: desobstruir o acesso ao conhecimento técnico no campo das ciências econômicas para o público externo à universidade. Impactos indiretos: na medida em a atividade extensionista pode produzir mudanças subjetivas nos sujeitos, as quais não podem ser mensuradas, possíveis impactos indiretos seriam a mudança de atitude frente aos problemas econômicas e sociais do dia a dia, a possibilidade de intervir de forma mais crítica e contundente na realidade social, a possibilidade de reivindicar mudanças e/ou novas políticas públicas, etc.


Metodologia

O princípio metodológico que norteia a organização do evento “Devolutivas à comunidade: III Economia e Sociedade em Debate” é a articulação entre Ensino-Pesquisa-Extensão no campo das Ciências Econômicas. No que se refere ao Ensino, é importante destacar que, além do evento ser parte constitutiva de uma unidade curricular obrigatória, os discentes nestas etapas da grade curricular já cumpriram quase todos os créditos, o que lhes permite elaborar suas visões críticas a partir de diversos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula. Quanto à Pesquisa, os discentes matriculados em TCC II, já passaram pelas unidades curriculares Técnicas de Pesquisa em Economia, Pesquisa e Extensão em Economia e Trabalho de Conclusão de Curso I e devem finalizar a elaboração de suas monografias, sob acompanhamento de seus respectivos orientadores. A sólida formação dos estudantes nas atividades de ensino e pesquisa enriquece a interação com os conhecimentos e saberes da comunidade externa durante as atividades de Extensão da unidade curricular TCC II. É o momento de realização da devolutiva com os resultados das pesquisas, de forma que a atividade acadêmico-extensionista não apenas contribui para a divulgação das atividades de transmissão e produção de conhecimento acadêmico na área das Ciências Econômicas, mas fundamentalmente avança em sua democratização, já que possibilita o diálogo sobre temas econômicos de grande relevância social. A estratégia, portanto, para garantir a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, conforme aprovado pelo PPC do curso de Ciências Econômicas, é a realização de eventos extensionistas para o público externo à universidade. Este processo não pode, todavia, ser realizado de forma descontextualizada da realidade concreta em que se encontra o público demandante da ação de extensão, no nosso caso, discentes do curso de gestão empreendedora do IFNMG e profissionais e representantes da Casa dos Movimentos Populares. Por isso, pretende-se adotar as práticas da Educação Popular, preconizadas por Paulo Freire, as quais levam em conta os anseios, demandas, cultura e conhecimentos tradicionais já existentes nos educandos (demandantes da ação). A execução do projeto de extensão segue os princípios e fundamentos da educação popular que, especificamente no referencial de Paulo Freire, é “um método da cultura popular: [que] conscientiza e politiza” (Fiori, 2014, p. 29) e se pauta pela defesa da educação libertadora, ou seja, “A educação como prática de liberdade, ao contrário daquela que é prática da dominação, implica a negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim como também a negação do mundo como uma realidade ausente de homens” (FREIRE, 2014, p. 98). Os discentes da UFVJM, portanto, protagonizam um papel de estabelecer as mediações dialógicas entre a expectativa e a demanda do público externo e o resultado de suas respectivas pesquisas, confirmando na ação de extensão a justificativa política e social de escolha dos seus objetos de estudo. De outro lado, a comunidade externa ao acessar o conhecimento científico produzido na universidade auxilia na democratização do conhecimento, contribuindo assim, por meio das trocas, na produção e difusão dos saberes. O planejamento e a execução das atividades de extensão são realizados preferencialmente no(s) dia(s) e horário(s) das aulas de TCC II (terça-feira em período noturno no semestre 2024/2), com o intuito de viabilizar a participação efetiva dos discentes em todas as etapas de planejamento, desenvolvimento e finalização das ações, respeitando as especificidades de cada disciplina. A princípio, conta-se primordialmente com a infraestrutura do Campus do Mucuri (salas de aula e de reuniões, miniauditórios, auditórios, projetores, computadores, internet, impressora, etc.) para a realização das ações, mas é possível que atividades sejam desenvolvidas em instalações fora do campus, a depender da natureza de cada ação, de diálogos com potenciais parceiros e suas capacidades infraestruturais. A avaliação da ação será realizada por meio de aplicação de formulário google enviado aos participantes a fim de receber um retorno e eventuais sugestões e críticas. No semestre letivo vigente, foram necessárias reuniões preparatórias com as organizações parceiras e com os discentes, que ocorreram na UFVJM e nas instalações da Casa dos Movimentos Populares. Destarte, foram definidos o público-alvo - integrantes da equipe do IFNMG e da Associação de Bairros de Teófilo Otoni (ABTO) - bem como formato das atividades para o evento.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei no13.005, de 25/06/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 25/03/2023. DE PAULA, João Antônio (2013) “A Extensão Universitária: história, conceitos e propostas”. Interfaces-Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013. FIORI, E. M. Educação e Política: Textos escolhidos – volume 2; coordenação: Otília Beatriz Fiori Arantes. - 2. ed. Porto Alegre, UFRGS Editora, 2014. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014. MEDEIROS, João Leonardo (2013) A Economia diante do horror econômico. Editora UFF. OSÓRIO, Lígia M. (2023) "Capital e Desigualdades". Palestra proferida no Painel I do XXVIII Encontro Nacional de Economia Política. Canal no YouTube da SEP TV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bFWkO1InUW4. Acesso em: 20/09/2023. Resolução CNE/CP no 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 25/03/2023. RIBEIRO, D. A universidade necessária. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. UFVJM. Resolução Consepe 06/2009. Aprova política de Extensão da UFVJM. Disponível em: http://ufvjm.edu.br/formularios/cat_view/430-/479-/487-/158- .html?limit=10 & order=hits & dir=DESCe lang=pt_BR.utf8%2C+ pt_BR.UT & start=35. Acesso em 25/03/2023. UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Econômicas. Disponível em: http://ufvjm.edu.br/prograd/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4378&Itemid=15. Acesso em: 25/03/2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O evento visa fomentar o aprendizado de mão-dupla proveniente da interação entre o conhecimento, experiências e saberes populares da comunidade externa e o conhecimento acadêmico, impulsionando a construção coletiva do conhecimento. A comunidade externa à universidade se beneficia das ações de Extensão ao se apropriar e se inserir ativamente em discussões qualificadas sobre temáticas de extrema relevância social, contribuindo, dessa forma, para a produção do conhecimento ao compartilhar saberes construídos em sua prática cotidiana, profissional ou vivência comunitária. A comunidade acadêmica (docentes/ técnicos/ discentes) contribui para a divulgação de conhecimentos científicos e se beneficia pelo diálogo com a comunidade externa sobre a complexidade das questões, desafios e anseios sociais contemporâneos, estimulando o conjunto da comunidade acadêmica à reflexão sobre as potenciais formas de colaboração em sua atuação profissional e social. Espera-se, nesse sentido, que as ações extensionistas constituam uma contribuição relevante no desenvolvimento cultural, educativo, político e científico da sociedade. A comunidade externa, representada pelas entidades demandantes da atividade de extensão, participa do processo de construção da atividade em uma reunião de planejamento para definição do cronograma e dos temas a serem tratados. A solução proposta pela ação de extensão é a desinterdição do acesso ao conhecimento científico e técnico no campo das ciências econômicas, dessa forma, a comunidade externa, via entidades parceiras, colabora ao manifestar o desejo pelo evento extensionista e ceder um tempo para sua realização. No processo de interação dialógica a comunidade, através das entidades parceiras, contribui com o acúmulo de conhecimento nas suas atividades profissionais e de outro lado absorve contribuições da produção científica da universidade. Como foi expressando por uma assistente social do Centro de Referência em Direitos Humanos, em uma edição anterior do evento, “Nós que somos gratas pelo compartilhamento de saberes, parceria enriquecedora para nossa atuação nos vales”, ou seja, os conhecimentos transmitidos na atividade de extensão contribuem com as entidades parceiras. Como impacto indireto, na medida em que a atividade extensionista pode produzir mudanças subjetivas nos sujeitos, as quais não podem ser mensuradas, podem ocorrer mudanças de atitude frente aos problemas econômicas e sociais do dia a dia, a possibilidade de intervir de forma mais crítica e contundente na realidade social, a possibilidade de reivindicar mudanças e/ou novas políticas públicas, etc.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade é uma característica fundamental das Ciências Econômicas, em particular, e das Ciências Sociais Aplicadas, em geral. Tal característica reflete a própria complexidade da realidade social, que requer a mobilização de diferentes áreas do conhecimento para a sua apreensão, como a história, matemática, sociologia, política, estatística, geografia, etc. A interdisciplinaridade é um traço, portanto, da grade curricular das Ciências Econômicas, que abarca diversas e divergentes vertentes teóricas. O evento extensionista, por ser calcado em discussões de temáticas de grande relevância social, em sua interface com seus aspectos econômicos, requer a articulação com profissionais, acadêmicos e organizações sociais e populares atuantes em diferentes setores. As trocas de saberes através das interações dialógicas entre a universidade e a comunidade externa propostas neste evento da disciplina são, nesse sentido, atravessadas pela interdisciplinaridade e interprofissionalidade, contribuindo assim para a formação multidimensional dos discentes. Cabe ressaltar que a equipe das instituições parceiras, que constituem o público-alvo, é formada por assistente sociais e psicólogos além de discentes e docentes do Curso de Gestão Empreendedora do IFNMG, garantindo a interprofissionalidade. A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade será, portanta, promovida por meio do encontro durante o evento com apresentações teóricas seguidas de debates em que cada participante da comunidade externa contribuirá com os conhecimentos de suas respectivas áreas de estudos e/ou profissional. A transformações esperada na formação discente é o aprimoramento da capacidade de expressão oral e realização de mediações em debates com um público de formação heterogênea. Nessa edição, o prof. Luciano Fuscaldi do IFNMG atuará junto ao coordenador da ação e os discentes de ciências econômicas na comissão organizadora. Os discentes de ciências econômicas serão também os palestrantes.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A unidade curricular Trabalho de Conclusão de Curso II, obrigatória da grade curricular do Curso de Ciências Econômicas, envolve uma integração orgânica entre os três elementos do tripé universitário – Ensino Pesquisa-Extensão. A referida unidade curricular está inserida em uma cadeia de disciplinas (Ensino) que visa o aprendizado gradual dos estudantes sobre a prática da pesquisa científica e a apreensão das ferramentas necessárias para a elaboração de suas monografias (Pesquisa). A incorporação de atividades extensionistas nestas disciplinas por meio da realização de um evento com parcerias externas busca, por sua vez, fortalecer a troca de saberes nesse ciclo formativo entre os estudantes e a comunidade externa à UFVJM, contribuindo para construção coletiva e dialógica do conhecimento (Extensão). Observa-se ainda que tanto o desenvolvimento das pesquisas de monografia dos estudantes, como as temáticas a serem tratadas nas ações de Extensão dialogam com os conteúdos teóricos ministrados dentro da sala de aula (ensino). Os estudantes assumem, assim, um papel protagonista na identificação da complementaridade e articulação dos diversos conhecimentos apreendidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão em seu processo de formação. Os estudantes, nas reuniões preparatórias a ação, poderão ter mais clareza sobre a ação de extensão em si, a necessidade de desinterdição do conhecimento sobre as ciências econômicas para o público externo, as metodologias para alcançar tal fim e os possíveis impactos sociais indiretos dessa ação.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A interação com a sociedade permitirá ao estudante aprimorar sua pesquisa, conhecer melhor a complexidade de seu objeto de estudo, entender os anseios e preocupações da sociedade em relação ao seu papel como cientista social e economista, tendo em vista a interação da comunidade externa no processo de desenvolvimento de sua pesquisa. Além disso, o estudante terá a oportunidade de apreender melhor a pluralidade das Ciências Econômicas, de ter acesso a opiniões distintas e melhorar suas habilidades de relação interpessoal e de comunicação oral e escrita. Vale mencionar que entre as diversas áreas de atuação dos economistas estão várias atividades que envolvem elaboração de relatórios e análises econômicas das mais diversas, que demandam uma boa expressão escrita e oral. O discente, conforme determina do PPC do curso de Ciências Econômicas, já passa por uma capacitação em métodos e processos de Extensão Universitária desde as disciplinas Pesquisa e Extensão em Economia (120h de extensão) e Trabalho de Conclusão de Curso I (40 h de extensão). No TCC II as 20h de extensão são destinadas ao planejamento do Evento “Devolutivas à comunidade: III Economia e Sociedade em Debate”. Os discentes de ciências econômicas têm formação teórica e prática que favorecem sua participação no evento expondo temas do campo da economia a fim de torna-los mais acessíveis ao público em geral. Os discentes atuam na definição do público a ser atendido, nas reuniões com os parceiros, no planejamento e execução do evento de extensão. Por fim, também são os palestrantes no evento o que tem impacto marcante em suas formações. Os discentes serão avaliados pelo comprometimento e assiduidade nas atividades relativas à disciplina ECO086 e receberão 10% de sua nota pela execução da ação de extensão. Cabe ressaltar que, devido à curricularização da extensão, a participação dos(as) estudantes é obrigatória para que eles tenham direito a concluir o curso de graduação.


Impacto e Transformação Social

A troca de saberes entre a comunidade externa à UFVJM e os membros internos da UFVJM aprofunda o conhecimento coletivo sobre temas importantes das Ciências Sociais Aplicadas, como pobreza, fome, desigualdade social, racial e de gênero, entre outros temas desenvolvidos nas monografias, além de difundir junto a diferentes segmentos sociais conhecimentos sobre questões econômicas mais específicas, como inflação, taxa de juros, política fiscal, política monetária, entre outros, que impactam de sobremaneira nas condições gerais de vida de toda a população. Numa era de desinformação e fake news, essa interação contribuirá para o processo de conscientização de classe e fomentará o acesso da comunidade externa a pesquisas de qualidade para potencialmente fundamentar as demandas políticas de movimentos sociais e populares ou as proposições da sociedade em termos de políticas institucionais, auxiliando na transformação social, sobretudo na esfera local. A ação de extensão pretende promover a formação de cidadãos mais críticos e participativos na vida em sociedade e estabelecer a inter-relação da própria Instituição de Ensino com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e as necessidades da maioria da população. Na medida em a atividade extensionista pode produzir mudanças subjetivas nos sujeitos, as quais não podem ser mensuradas, possíveis impactos indiretos seriam a mudança de atitude frente aos problemas econômicas e sociais do dia a dia, a possibilidade de intervir de forma mais crítica e contundente na realidade social, a possibilidade de reivindicar mudanças e/ou novas políticas públicas, etc.


Divulgação

A divulgação se dará pelo site do curso e pelo instagram do Centro Acadêmico Celso Furtado. As entidades parceiras também irão fazer a divulgação.


Programação do Evento

Local

Casa do Movimentos Populares

Data

02/07/2025

Horário de Início

19:00

Horário de Término

22:20


Descrição

Devolutivas à Comunidade: IV Economia e Sociedade em Debate. Inicialmente será feita uma dinâmica de acolhimento pelo Prof. Coordenador da ação de extensão e pela Representando da ABTO, anfitriã da atividade. O Evento contará com 7 apresentações teóricas de 15 minutos em dois blocos seguidas de 20 minutos para debate e considerações, perguntas, críticas e/ou sugestões dos participantes. Será utilizado Datashow para projetar apresentações de power point produzidas pelos discentes. A avaliação será via formulário googleforms enviado aos participantes após a atividade. Cronograma: 19:00h-19:10h – Acolhimento e apresentação da Ação de extensão (Prof. André Moulin Dardengo e Representante da ABTO; 19:10h-20:10h – Apresentações 1, 2, 3 e 4. 20:10h-20:30h – Debate; 20:30h-20:40h - Intervalo (lanche); 20:40h-21:40h – Apresentações 5, 6, e 7; 21:40h-22:00h – Debate; 22:00h-22:20 – Encerramento (Prof. André Moulin Dardengo).

Local

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Teófilo Otoni

Data

25/06/2025

Horário de Início

19:00

Horário de Término

22:20


Descrição

Devolutivas à Comunidade: IV Economia e Sociedade em Debate. Inicialmente será feita uma dinâmica de acolhimento pelo Prof. Coordenador da ação de extensão e pelo Prof. do IFNMG, anfitrião da atividade. O Evento contará com 8 apresentações teóricas de 15 minutos em dois blocos seguidas de 20 minutos para debate e considerações, perguntas, críticas e/ou sugestões dos participantes. Será utilizado Datashow para projetar apresentações de power point produzidas pelos discentes. A avaliação será via formulário googleforms enviado aos participantes após a atividade. Cronograma: 19:00h-19:10h – Acolhimento e apresentação da Ação de extensão (Prof. André Moulin Dardengo e Prof. Luciano Fuscaldi); 19:10h-20:10h – Apresentações 1, 2, 3 e 4. 20:10h-20:30h – Debate; 20:30h-20:40h - Intervalo (lanche); 20:40h-21:40h – Apresentações 5, 6, 7, e 8; 21:40h-22:00h – Debate; 22:00h-22:20 – Encerramento (Prof. André Moulin Dardengo).

Público-alvo

Descrição

Comunidade interna e externa da UFVJM.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Liberação da infraestrutura para o evento. Construção e divulgação das atividades junto aos discentes do curso de gestão empreendedora do campus do IFNMG em Teófilo Otoni.

Participação da Instituição Parceira

Liberação de infraestrutura para o evento. Divulgação e participação no evento.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento e preparação da ação

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Defesa pública do TCC junto a banca de docentes.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Evento Devolutivas à Comunidade: IV Economia e Sociedade em Debate no IFNMG e na ABTO.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reunião de alinhamento com entidades parceiras.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reunião de Avaliação