Detalhes da ação

Incentivo à prática esportiva e prevenção de lesões no exercício e no dia-a-dia em adolescentes de Teófilo Otoni - MG

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001291

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

19/05/2025

Data Fim

07/07/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

marcelo henley lins

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Infância e adolescência

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Resumo

Apesar dos benefícios da atividade física, muitos indivíduos continuam sedentários, especialmente adolescentes, expostos ao uso excessivo de tecnologias. O presente projeto busca incentivar a prática saudável de exercícios por meio de palestras em escolas de Teófilo Otoni-MG e com jovens da APAC, destacando a importância da atividade física regular e segura para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças e lesões.


Palavras-chave

Adolescentes; Atividade física; Prevenção de lesões; Educação para saúde; Teófilo Otoni.


Introdução

No século XXI, muito se fala sobre a prática adequada de exercícios físicos e sobre os benefícios trazidos por esses. No entanto, a maioria dos estudos e das ações relacionadas a uma prática saudável de atividades é voltada para adultos. Contudo, a chance de se tornar um adulto sedentário é maior se esse tiver sido uma criança ou um adolescente sedentário (LAZZOLLI et al., 1998). Desse modo, o estímulo à adoção de exercícios deve ser voltado principalmente para esse grupo social, no intuito de incentivar uma prática saudável, que se torne hábito e continue pelo decorrer da vida do indivíduo. Ainda, os jovens deste século estão expostos a algo que vai contra uma vida ativa: a tecnologia. Muitas pesquisas feitas com adolescentes apontaram que o tempo dedicado à prática de atividade física é inversamente proporcional ao tempo destinado ao uso de videogames e até mesmo da televisão (SILVA et al., 2009). Com isso, é possível associar o sedentarismo à presença da tecnologia no dia-a-dia dos jovens, sendo necessário interferir nessa relação para reduzir as consequências de uma vida sedentária. Ainda, vale notar que a prática inadequada de atividades, como não respeitar os limites do próprio corpo ou uma postura incorreta, leva a lesões físicas nos praticantes, que podem sofrer desde dores leves a rompimento de tendões. Nesse viés, a medicina esportiva alia-se à medicina preventiva para incentivar adolescentes a ter hábitos saudáveis e ativos, assim como para prevenir possíveis lesões devido a uma prática inadequada.


Justificativa

Considerando que hábitos formados na adolescência tendem a se perpetuar na vida adulta (GUEDES; GUEDES, 1995), torna-se urgente promover estratégias educativas que incentivem a prática regular e segura de exercícios físicos. Segundo Lazzolli et al. (1998), a probabilidade de um adulto ser sedentário aumenta significativamente se ele já tiver sido inativo durante a juventude. Junto a isso, a orientação sobre a prevenção de lesões se mostra extremamente útil como uma forma de educação esportiva utilizando-se de intervenções simples, como orientação postural, aquecimento e uso adequado de equipamentos com o intuito de reduzir o risco de traumas. Nesse contexto, o presente projeto, visa atender às necessidades específicas da população adolescentes da cidade de Teófilo Otoni-MG, promovendo o estímulo à atividade física, bem como ressaltar sua importância para uma melhor qualidade de vida presente e futura, como para a prevenção de lesões durante sua prática. A escola e a comunidade, nesse cenário, são espaços privilegiados de transformação e de construção de hábitos saudáveis que perdurarão por toda a vida.


Objetivos

Gerais: Incentivar a prática segura de esportes e de exercícios físicos em adolescentes, evitando acidentes e lesões durante as atividades. Específicos: a) Promover, por meio de palestras, o incentivo à prática de atividade física de forma adequada, respeitando os limites do corpo e o tempo de recuperação necessário no descanso. b) Conscientizar os adolescentes sobre a importância do exercício físico para saúde física e também para saúde mental. c) Estimular a adoção de uma postura adequada no dia-a-dia, seja durante as aulas, seja durante o lazer, como ao usar telefones e computadores.


Metas

● Realizar palestras educativas sobre a importância da prática regular e segura de atividades físicas em instituições públicas de Teófilo Otoni-MG. ● Promover oficinas práticas e dinâmicas de alongamento, aquecimento e ergonomia para adolescentes. ● Orientar não somente os alunos, como também os professores, capacitando-os, sobre como incentivar a prática segura e contínua em ambientes escolares.


Metodologia

As ações serão realizadas por meio da promoção de palestras e mesas redondas com os estudantes, ministradas pelos membros da LAORTES. Poderão ser realizadas também pequenas competições entre os alunos ao fim da palestra, com perguntas relacionadas ao tema, a fim de garantir que o tema tenha sido abordado de forma clara e didática.


Referências Bibliográficas

● LAZZOLI, J. K. et al.. Atividade física e saúde na infância e adolescência. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 4, n. 4, p. 107–109, jul. 1998. ● SILVA, S. M. et al.. Prevalência e fatores associados à prática de esportes individuais e coletivos em adolescentes pertencentes a uma coorte de nascimentos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 23, n. 3, p. 263–274, jul. 2009. ● GUEDES, D. P. et al.. Níveis de prática de atividade física habitual em adolescentes. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 7, n. 6, p. 187–199, nov. 2001. ● CALVETE, Suzete dos Anjos. A relação entre alteração postural e lesões esportivas em crianças e adolescentes obesos. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 10, n. 2, p. 57–62, 2004 ● BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE 2022. Brasília: IBGE, 2022 ● GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Atividade física, aptidão física e saúde na infância e na adolescência. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 1, n. 2, p. 7-16, 1995. ● SILVA, D. A. S. et al. Atividade física e tempo de tela em adolescentes: uma relação preocupante. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 15, n. 1, p. 22-30, 2012. ● LAZZOLLI, T. L. et al. Sedentarismo em adolescentes: fatores associados e implicações futuras. Revista Paulista de Pediatria, v. 16, n. 3, p. 102-108, 1998.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto de extensão tem como objetivo a interação social entre os acadêmicos e a sociedade. Para isso, serão realizadas parcerias com as escolas públicas de Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da cidade, e também com jovens assistidos pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Desse modo, as palestras irão abordar o tema previamente e depois será realizado um torneio com os alunos, com o intuito de fomentar a sedimentação do conhecimento e interação social entre eles e entre os membros da LAORTES, incentivando a prática regular de esportes e prevenção de lesões, além de fomentar a inclusão e o bem-estar.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto propõe a integração entre diferentes áreas do conhecimento, como a Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Psicologia. A abordagem interdisciplinar permitirá que os adolescentes compreendam a atividade física não apenas como prática esportiva, mas também como um componente essencial da promoção da saúde física, mental e social. A execução do projeto contará com a parceria entre profissionais de Educação Física e estudantes de medicina, buscando aliar teoria e prática em prol de levar uma dinâmica de qualidade para os adolescentes, garantindo uma abordagem integral e eficaz, respeitando as necessidades individuais e coletivas dos adolescentes participantes, fortalecendo a formação de hábitos saudáveis e a redução de riscos à saúde.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O tripé ensino, pesquisa e extensão, que é a base da faculdade, será devidamente preenchido por meio do projeto, isso porque os membros do projeto irão realizar estudos e capacitação individual e coletiva sobre a temática, por intermédio de reuniões, em que os discentes irão discutir como serão realizadas as palestras e os objetivos que devem ser alcançados. Nesse sentido, após a elaboração das atividades que irão ocorrer nas escolas, as informações organizadas em arquivos serão analisadas pelo coordenador e colaboradores do projeto, no intuito de corrigir possíveis falhas e orientar os acadêmicos. Posteriormente, os participantes do projeto irão às escolas difundir o conhecimento com os jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas da cidade, e também com jovens da APAC, sobre como praticar atividades físicas de forma segura e reduzir o risco de lesões, além de mostrar a importância da atividade física para o corpo, o coração e a saúde mental. O principal intuito do projeto é promover o ensino dos assuntos pertinentes a Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Exercício e do Esporte aos jovens da educação básica de Teófilo Otoni e os recuperandos da APAC, por meio de segmentos além da medicina, mas que envolve fisioterapia, educação física, além de proporcionar ao público a possibilidade de educação a essa parcela da sociedade de forma gratuita, sem distinções e com uma linguagem tangível à realidade de cada sujeito. Ademais, é importante destacar que os jovens poderão tirar dúvidas ao longo dos encontros por meio de um debate que acontecerá nas próprias escolas com a supervisão dos professores da escola, onde os jovens poderão questionar aos discentes que serão acompanhados pelo coordenador ou pelos colaboradores.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os acadêmicos de medicina serão responsáveis por irem às escolas públicas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da cidade e à APAC de Teófilo Otoni - MG. Esses cursam períodos do curso de medicina da FAMMUC, o que possibilita um conhecimento mínimo para realização de atividades de cunho educativo para o público supracitado. Cabe destacar, ainda, que além dos conhecimentos adquiridos na formação universitária, os acadêmicos de medicina passarão por uma preparação, por intermédio de estudos com embasamento científico para conseguirem ter mais conhecimento sobre os temas abordados nas palestras. Outrossim, todos os estudantes acadêmicos que participarem das palestras vão receber orientações de um docente do curso, para possibilitar retirada de dúvidas, discussões sobre como orientar de forma adequada a esse público de jovens da melhor forma.


Impacto e Transformação Social

A prática regular de atividade física é fundamental para o bem-estar físico e mental, posto que ela previne doenças como hipertensão e diabetes, além de melhorar a autoestima e o sono e reduzir sintomas da ansiedade e da depressão. Ademais, vale ressaltar que a competição que poderá ser realizada com os alunos favorece o desenvolvimento do senso de comunidade, da disciplina e da cooperação, o que faz que haja mais possibilidades dessas pessoas tornarem-se adultos mais saudáveis e engajados com meio coletivo.


Divulgação

A divulgação do projeto será realizada nas unidades escolares parceiras, por meio de avisos mediante aos professores nas respectivas salas de aula. Haverá o aviso com antecedência para uma maior adesão dos alunos.


Público-alvo

Descrição

Adolescentes que frequentem os ensino fundamental e médio nas escolas de Teófilo Otoni, MG e adolescentes assistidos pela APAC.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 96 h

Carga Horária 24 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aplicação da ação com tema "Incentivo à prática esportiva e prevenção de lesões no exercício e no dia-a-dia" em escola de Teófilo Otoni, MG.

Carga Horária 24 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aplicação da ação com tema "Incentivo à prática esportiva e prevenção de lesões no exercício e no dia-a-dia" em escola de Teófilo Otoni, MG.

Carga Horária 24 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aplicação da ação com tema "Incentivo à prática esportiva e prevenção de lesões no exercício e no dia-a-dia" em escola de Teófilo Otoni, MG.

Carga Horária 24 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aplicação da ação com tema "Incentivo à prática esportiva e prevenção de lesões no exercício e no dia-a-dia" em escola de Teófilo Otoni, MG.