Visitante
Oficinas de introdução à língua inglesa para crianças e jovens da FUMBEM
Sobre a Ação
202203001294
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
02/05/2025
02/12/2025
Dados do Coordenador
simone de paula dos santos
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Educação
Educação
Línguas Estrangeiras
Local
Não
Não
Não
Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Membros
O presente projeto visa engajar estagiários do curso de Letras Inglês da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em ações de ensino e de aprendizagem de língua inglesa, de forma lúdica e dinâmica, voltadas a crianças e jovens que participam de atividades na Fundação Municipal do Bem Estar do Menor (FUMBEM), em Diamantina.
Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa; Espaço de Socialização; Extensão.
A Fundação Municipal do Bem Estar do Menor (FUMBEM) é parte integrante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Diamantina e desenvolve atividades no contraturno escolar, para crianças e jovens de Diamantina. A fundação conta hoje com uma equipe de profissionais que atua em diversas áreas para atender ao público-alvo, ofertando oficinas de artesanato, informática, teatro, salão de beleza, canto coral, educação física, reforço escolar e inglês básico. Em 2024, as coordenações dos Estágios Obrigatórios Supervisionados do Curso de Letras da UFVJM firmaram parceria com a instituição, disponibilizando estagiários para atuarem com reforço escolar de língua portuguesa e oficinas de introdução à língua inglesa para crianças e jovens entre 6 e 16 anos. A parceria rendeu bons resultados e, para 2025, pretendemos manter as oficinas de língua inglesa, porém, em caráter extensionista, em função do fato de a FUMBEM ser um espaço de socialização e não um espaço de escolarização.
A língua inglesa, embora seja conteúdo obrigatório na educação básica, só começa a ser ofertada, nas escolas públicas, a partir do 6o. ano, de modo que antecipar o contato com o idioma pode se tornar uma ferramenta a mais para ampliação dos interesses da criança e mesmo já prepará-la para o trabalho sistemático com o idioma na escola regular. Além disso, o fato de o público-alvo da fundação estar majoritariamente ligado a pessoas de baixa renda, fortalece a necessidade desse tipo de oferta, visto que poucos podem ter acesso aos cursos pagos de idiomas disponíveis na cidade. Soma-se a isso, o fato de Diamantina ser uma cidade turística que recebe pessoas do mundo inteiro as quais utilizam a língua inglesa como forma de comunicação, isso reforça o fato de que o aprendizado do idioma passa a ser pré-requisito para quem atua na hotelaria e no comércio local. A FUMBEM, como espaço que apoia também o projeto “Jovem Aprendiz”, tem interesse direto em contribuir para uma boa formação do jovem que irá ingressar no mercado de trabalho e, diante do êxito das oficinas ofertadas em 2024, a Direção da Fundação procurou dar continuidade a essas ações, atestando seu impacto na vida dos participantes. Nesse sentido, faz-se necessário garantir a oferta das oficinas, de forma supervisionada, agora por meio da extensão universitária, compreendendo, sobretudo, a implicação social desse tipo de ação.
Ampliar e aprofundar as relações da UFVJM com espaços de socialização da prefeitura de Diamantina, voltadas a crianças e jovens, por meio da oferta de oficinas de língua inglesa, objetivando contribuir com alternativas de transformação da realidade social, no sentido da melhoria das condições de vida e do fortalecimento da cidadania. Objetivos específicos: 1. Possibilitar aos estagiários a oportunidade de observar a prática de um contexto de ensino; 2. Incentivar a criação e elaboração de materiais dinâmicos e lúdicos para o ensino de inglês; 3. Oferecer às crianças e aos jovens que frequentam espaços de socialização de Diamantina o contato com uma língua estrangeira, mesmo antes de sua oferta na educação regular e; 4. Promover ações conjuntas entre universidade e escolas.
Promover o contato inicial com a língua inglesa de forma acessível e lúdica para crianças de 7 a 16 anos, respeitando as diferentes faixas etárias e ritmos de aprendizagem. Ensinar vocabulário básico relacionado a cores, números, saudações e palavras-chave do cotidiano, priorizando a comunicação oral e a compreensão auditiva. Estimular o uso espontâneo do inglês no dia a dia, incentivando as crianças a aplicarem as expressões e palavras aprendidas em situações práticas. Desenvolver atividades que integrem ludicidade e aprendizado, utilizando jogos, filmes, músicas e materiais impressos de apoio, como colorir, recortar e montar. Fomentar a confiança e o interesse pela língua inglesa, criando um ambiente acolhedor, descontraído e inclusivo, especialmente para crianças que não possuem material escolar ou acesso a recursos tradicionais de ensino. Garantir que, ao final do ano, os alunos sejam capazes de se comunicar em inglês de forma básica, compreendendo e utilizando expressões simples relacionadas a apresentações pessoais, cores, números e ações cotidianas.
Aulas dinâmicas focadas na oralidade, evitando métodos tradicionais baseados na escrita formal, considerando a realidade socioeconômica dos alunos. Atividades práticas como jogos de memória, brincadeiras de associação de imagens e palavras, dramatizações curtas, músicas e danças, com foco na fixação natural do vocabulário. Exibição de trechos de filmes e vídeos educativos em inglês, com explicações e repetições guiadas, para desenvolver a escuta e a pronúncia de forma contextualizada. Oficinas de arte em que os alunos poderão colorir, recortar e montar materiais, sempre com instruções e vocabulário em inglês, estimulando a associação entre imagem, ação e palavra. Inserção progressiva do inglês no cotidiano das crianças, com práticas diárias de expressões básicas (ex.: cumprimentar, perguntar nomes, identificar cores e números) durante as atividades. Avaliação formativa contínua, observando o desempenho oral e a participação dos alunos nas atividades, sem aplicação de provas escritas, focando na evolução individual e coletiva da comunicação básica.
RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S. Approaches and Methods in Language Teaching. 3. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. HARMER, Jeremy. The Practice of English Language Teaching. ELT Journal, Oxford, v. 54, n. 4, p. 383-389, out. 2000. BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles. In: HEWINGS, Martin (Org.). English Language Teaching Materials: Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. p. 210-228. LEE, James F.; BENNION, Amy. Teaching English as a Second or Foreign Language. 5. ed. Boston: Cengage Learning, 2009. NUNAN, David. Language Teaching Methodology. In: RICHARDS, Jack C.; RENANDYA, Willy A. Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 158-176. GEA, Maria. Strategies for Teaching English Grammar. Disponível em: http://www.example.com/teaching-strategies. Acesso em: 15 ago. 2023.
Por se tratar de ações extensionistas que ocorrerão em um espaço de socialização da prefeitura, voltado para crianças e adolescentes, o aspecto “interação social” é inerente e se dará por meio da interação entre os discentes e o público-alvo, por meio de oficinas de língua inglesa.
Por se tratar de um espaço de socialização e não de escolarização, a FUMBEM proporciona aos envolvidos o diálogo constante com uma equipe multidisciplinar, composto por psicólogos e assistentes sociais, além dos oficineiros com formações diversas. Essa característica propicia o diálogo interdisciplinar constante entre todos esses sujeitos em diversos momentos dentro da instituição, posto que a equipe é alinhada com todas as ações desenvolvidas e costumam trabalhar de forma integrada às demandas do público-alvo.
A relação entre teoria e prática, ensino e pesquisa se dará por meio da inserção de discentes na elaboração de oficinas práticas voltadas ao ensino de língua inglesa para crianças e jovens da FUMBEM, em turno matutino e vespertino. Para a adequação das oficinas à realidade do público-alvo, buscaremos metodologias ativas e inovadoras capazes de romper com o ensino tradicional, comumente aplicado na educação regular, a fim de introduzir os participantes no universo da língua estrangeira.
Estudantes de Letras, com habilitação Inglês e Português, poderão participar do projeto, ministrando oficinas para o público-alvo. Haverá supervisão de um profissional da FUMBEM designado para tal finalidade e também supervisão e formação específica oferecida pelos professores da UFVM, colaboradores do projeto. Por se tratar de um campo de atuação profissional em potencial, a FUMBEM se mostra como locus adequado à formação do estudante, futuro professor de língua inglesa.
A Fundação Municipal do Bem Estar do Menor é um órgão da Prefeitura de Diamantina, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, que recebe, hoje, em torno de 100 crianças, entre 6 e 16 anos, nos turnos matutino e vespertino. Em geral, o público-alvo são crianças de baixa renda, encaminhados pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Diamantina. Contudo, há crianças vindas não só do CRAS, mas de inscrição direta realizada pelos pais e/ou responsáveis. A FUMBEM desenvolve oficinas com auxílio de profissionais advindos de várias áreas de atuação, o que tem possibilitado um repertório ampliado de oferta de atividades para as crianças e os jovens. Desde 2024, por meio da inserção de estagiários regulares do curso de Letras da UFVJM, a FUMBEM vem ofertando oficinas de inglês e também reforço escolar de língua portuguesa e, êxito das atividades ofertadas, fez com que a Direção da Fundação procurasse reofertar essas ações, atestando o impacto da oferta na vida dos participantes. Nesse sentido, faz-se necessário garantir a reoferta das oficinas, de forma supervisionada, agora por meio da extensão universitária, compreendendo, sobretudo, a implicação social desse tipo de ação.
Instagram da FUMBEM (@fumbem) e Instagram do curso de Letras (@letras_UFVJM)
Público-alvo
Crianças entre 6 e 16 anos, atendidas pela FUMBEM/Diamantina, no período matutino e verspertino.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A instituição irá acolher as ações de extensão descritas no projeto, oferecendo supervisão interna e espaço físico para a realização das oficinas de língua inglesa.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 278 h
- Manhã;
- Tarde;
Oficinas de Língua Inglesa
- Manhã;
Encontros de orientação com a coordenação e vice-coordenação do projeto para formação, planejamento e avaliação das atividades realizadas nas oficinas.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Elaboração de relatório parcial das atividades realizadas.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Elaboração de relatório final das ações realizadas.