Detalhes da ação

Projeto Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo: um legado que segue viagem

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001300

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

06/05/2025

Data Fim

06/05/2026


Programa Vínculado

202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

viviane pedrosa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Alfabetização, leitura e escrita

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

bibliotecacampusjk
bibliotecasufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

O Projeto Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo: um legado que segue viagem, será uma ação do Programa UFVJM&COMUNIDADES, que busca aproximar a universidade das comunidades por meio da extensão universitária. O objetivo da ação é levar livros literários (do servidor e escritor Sílvio Diogo, que se destacou por seu trabalho na extensão universitária) e atividades culturais para comunidades com pouco acesso a equipamentos educacionais e culturais, utilizando a estrutura móvel do programa.


Palavras-chave

Biblioteca itinerante; Leitura literária; Biblioteca universitária; Mediação literária


Introdução

O Programa Universidade nas Comunidades (UFVJM&COMUNIDADES), desenvolvido pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), é uma iniciativa de extensão universitária coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), em colaboração com as demais pró-reitorias e a Central de Projetos. Seu propósito é fortalecer a relação entre a universidade e as comunidades, promovendo transformação e impacto social no território de atuação da UFVJM. A proposta busca tornar esse vínculo mais prático e participativo, incentivando a troca de saberes por meio da extensão universitária, em diálogo constante com o ensino e a pesquisa. A iniciativa visa refletir as demandas contemporâneas das comunidades urbanas e rurais, incluindo cidades, bairros, distritos e diversos coletivos, aproximando o conhecimento acadêmico das realidades e necessidades locais. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) já desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social e educacional das comunidades ao redor de seus campi, por meio de diversos projetos de extensão. A biblioteca universitária, como um centro de conhecimento e cultura, desempenha um papel crucial no apoio às atividades acadêmicas e à formação dos alunos. O projeto Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo: um legado que segue viagem visa ampliar o alcance da biblioteca universitária, levando livros literários diretamente para as comunidades onde a UFVJM já atua, utilizando a estrutura existente da carreta do Programa Universidade nas Comunidades.


Justificativa

A criação do projeto Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo no âmbito do Programa Universidade nas Comunidades (UFVJM&COMUNIDADES) surge da necessidade de ampliar o acesso à leitura, ao conhecimento e à formação cultural nos diversos territórios de abrangência da UFVJM, especialmente em comunidades com pouca oferta de equipamentos culturais e educacionais. A iniciativa visa fortalecer o compromisso social da universidade pública com a democratização do saber, a valorização da cultura e a promoção da cidadania. A proposta ganha ainda mais sentido ao homenagear o servidor, escritor e extensionista Sílvio Diogo, que atuou por nove anos na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), com dedicação exemplar ao desenvolvimento de ações voltadas para o envolvimento ativo da universidade com a sociedade. Após seu falecimento, em 2018, sua mãe realizou a doação de seu acervo pessoal de livros à Faculdade de Letras da UFVJM, gesto que inspira a construção de um projeto vivo e itinerante em memória de seu legado. Por meio da circulação desse acervo, o projeto Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo levará livros, encontros e atividades culturais às comunidades rurais e urbanas, promovendo o estímulo à leitura, à escrita e ao pensamento crítico. Além de valorizar a trajetória de um educador profundamente comprometido com a extensão universitária, o projeto dialoga com os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão, promovendo uma atuação transformadora da universidade junto à população. Assim, a biblioteca itinerante se apresenta como uma ação concreta de inclusão cultural, partilha de saberes e fortalecimento dos vínculos entre a universidade e a sociedade, contribuindo para o acesso democrático ao conhecimento e o desenvolvimento social e humano das comunidades atendidas.


Objetivos

Promover a circulação de livros literários nas comunidades atendidas pela UFVJM por meio do Programa Universidade nas Comunidades.


Metas

Incentivar a leitura e o hábito de pesquisa entre os moradores das comunidades atendidas. Promover eventos de incentivo à leitura, como rodas de leitura, clubes do livro e oficinas. Estabelecer uma relação contínua entre a biblioteca universitária e as comunidades.


Metodologia

A Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo será desenvolvida a partir de uma metodologia participativa, interdisciplinar e dialógica, alinhada aos princípios da extensão universitária na UFVJM, com foco na valorização da leitura, da cultura e da interação entre saberes acadêmicos e populares. As etapas do projeto são organizadas da seguinte forma: 1. Levantamento e organização do acervo - Prazo: 1 mês (15 de maio até 15 de junho) O acervo pessoal do servidor Sílvio Diogo, doado à Faculdade de Letras da UFVJM, será catalogado, higienizado, classificado e preparado para o transporte itinerante. A curadoria será feita com apoio de docentes, bibliotecários e estudantes da UFVJM. 1.2 Adaptação e ambientação da carreta - Prazo: 1 mês (15 de maio até 15 de junho) Num primeiro momento, a carreta terá como função principal o transporte do acervo. As atividades de exposição dos livros, espaço de leitura, rodas de conversa e ações culturais acontecerão em tendas especialmente montadas nas comunidades visitadas, garantindo um ambiente acolhedor e adequado para a realização das ações. 1.3 Planejamento das ações itinerantes - Prazo: 1 mês (15 de maio até 15 de junho) 1.4 Execução das ações itinerantes - A biblioteca realizará visitas periódicas às comunidades, com cronograma definido de acordo com o Programa Universidade nas Comunidades. Prazo As ações incluirão: Leitura de livros no local; Oficinas de leitura e escrita criativa; Rodas de conversa e contação de histórias; Sessões de poesia e encontros com autores locais; Atividades lúdicas e interativas para o público infantil e juvenil. 1.4 Acompanhamento e avaliação Ao final de cada ciclo de visitação, será realizada uma avaliação participativa com a comunidade envolvida, com coleta de percepções, sugestões e relatos de impacto. Os resultados serão sistematizados para subsidiar o aperfeiçoamento contínuo do projeto. As comunidades também receberão devolutivas e poderão sugerir novos formatos e demandas para futuras edições.


Referências Bibliográficas

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFVJM. Resolução Nº. 26 - CONSEPE, de 19 de outubro de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Programa Institucional Universidade nas Comunidades. 2025. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/proexc/programas/2890-programainstitucionaluniversidadenascomunidades.html. Acesso em: 11 abr. 2025.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto busca aproximar o conhecimento acadêmico das diversas realidades locais, como cidades, bairros, distritos e coletivos, por meio de um modelo de extensão universitária que dialoga de forma constante com o ensino e a pesquisa. Esse ambiente de troca estimula a circulação de saberes e contribui para a construção conjunta de soluções que atendam às demandas contemporâneas das comunidades, tanto urbanas quanto rurais. Além disso, essa iniciativa amplia o alcance do Sistema de Bibliotecas da UFVJM ao levar livros literários diretamente para as comunidades, utilizando a estrutura existente da carreta do Programa Universidade nas Comunidades. Dessa forma, a UFVJM reafirma o compromisso com uma interação dialógica, permitindo que o conhecimento acadêmico se traduza em ações que fortalecem a cidadania e promovem a inclusão, conectando o universo acadêmico às necessidades e potencialidades da sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto se fundamenta na interdisciplinaridade, promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento para abordar de forma abrangente os desafios e as demandas das comunidades. Paralelamente, o projeto valoriza a interprofissionalidade, que incentiva a colaboração entre profissionais com formações e experiências diversas. Essa cooperação amplia as perspectivas e fortalece o atendimento às múltiplas dimensões das necessidades locais, promovendo o diálogo entre a academia, o setor de serviços, a administração pública e a própria comunidade. Ao trabalhar de forma interprofissional, os envolvidos compartilham responsabilidades e experiências, possibilitando ações mais integradas e eficientes, capazes de resultar em práticas inovadoras e na construção de soluções coletivas. Em resumo, a conjugação da interdisciplinaridade com a interprofissionalidade enriquece o projeto, pois amplia a visão e o alcance do conhecimento aplicado às realidades locais, fortalece a cooperação entre as diversas áreas e setores da sociedade, fomenta a construção de soluções integradas que dialogam com as necessidades e potencialidades das comunidades, promove a troca contínua de saberes, contribuindo para a formação acadêmica e para o desenvolvimento social por meio de práticas de extensão transformadoras. Dessa forma, o projeto reafirma seu compromisso com uma ação social que é, ao mesmo tempo, abrangente e colaborativa, contribuindo para um impacto duradouro e significativo na construção de pontes entre a universidade e a sociedade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão se configura como um princípio fundamental e ativo na transformação do vínculo entre a universidade e as comunidades. Essa integração se expressa de forma orgânica em todas as ações e iniciativas do projeto, promovendo um ciclo virtuoso que beneficia tanto os acadêmicos quanto os cidadãos atendidos. Há uma interação dialógica que aproxima o universo acadêmico das realidades locais. Essa convergência possibilita que o conhecimento seja ensinado, pesquisado e aplicado de forma integrada, beneficiando tanto a comunidade quanto o ambiente acadêmico, e consolidando o compromisso da UFVJM com a transformação social e o desenvolvimento sustentável.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos graduandos assume um papel transformador em sua formação acadêmica e pessoal. Por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, os estudantes vivenciam experiências que vão além do ambiente tradicional de sala de aula, possibilitando o desenvolvimento de competências essenciais para sua carreira e para o exercício da cidadania. Além disso, a participação dos graduandos no projeto não só enriquece sua formação acadêmica, mas também os prepara para serem profissionais críticos, inovadores e socialmente engajados. Essa vivência prática e integrada entre ensino, pesquisa e extensão promove um desenvolvimento holístico dos estudantes, ampliando suas competências técnicas e humanas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.


Impacto e Transformação Social

Ao estreitar os laços entre o ambiente acadêmico e os territórios locais, o projeto gera mudanças profundas que reverberam em diversas esferas. O impacto e a transformação social se manifestam na ampliação do acesso ao conhecimento, no fortalecimento dos vínculos entre a universidade e a sociedade, no desenvolvimento de competências essenciais para os futuros profissionais e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Essa integração de saberes e práticas reafirma a importância da universidade como agente de mudança, comprometido com a construção de um futuro sustentável e equitativo para todos.


Divulgação

A divulgação ocorrerá nas redes sociais, site e murais.


Público-alvo

Descrição

Pacientes atendidos nas Unidades em todos as fase do ciclo de vida

Descrição

Estudantes do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas do município

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Unaí - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Curvelo - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O acervo pessoal do servidor Sílvio Diogo, doado à Faculdade de Letras da UFVJM, será catalogado, higienizado, classificado e preparado para o transporte itinerante. A curadoria será feita com apoio de docentes, bibliotecários e estudantes.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Num primeiro momento, a carreta terá como função principal o transporte do acervo. As atividades de exposição dos livros, espaço de leitura, rodas de conversa e ações culturais acontecerão em tendas especialmente montadas nas comunidades visitadas, garantindo um ambiente acolhedor e adequado para a realização das ações.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Definir as ações: Leitura de livros no local; Oficinas de leitura e escrita criativa; Rodas de conversa e contação de histórias; Sessões de poesia e encontros com autores locais; Atividades lúdicas e interativas para o público infantil e juvenil.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Ao final de cada ciclo de visitação, será realizada uma avaliação participativa com a comunidade envolvida, com coleta de percepções, sugestões e relatos de impacto. Os resultados serão sistematizados para subsidiar o aperfeiçoamento contínuo do projeto. As comunidades também receberão devolutivas e poderão sugerir novos formatos e demandas para futuras edições