Visitante
Projeto Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo: um legado que segue viagem
Sobre a Ação
202203001300
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
06/05/2025
06/05/2026
202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)
Dados do Coordenador
viviane pedrosa
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Comunicação
Alfabetização, leitura e escrita
Municipal
Não
Sim
Não
Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Membros
O Projeto Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo: um legado que segue viagem, será uma ação do Programa UFVJM&COMUNIDADES, que busca aproximar a universidade das comunidades por meio da extensão universitária. O objetivo da ação é levar livros literários (do servidor e escritor Sílvio Diogo, que se destacou por seu trabalho na extensão universitária) e atividades culturais para comunidades com pouco acesso a equipamentos educacionais e culturais, utilizando a estrutura móvel do programa.
Biblioteca itinerante; Leitura literária; Biblioteca universitária; Mediação literária
O Programa Universidade nas Comunidades (UFVJM&COMUNIDADES), desenvolvido pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), é uma iniciativa de extensão universitária coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), em colaboração com as demais pró-reitorias e a Central de Projetos. Seu propósito é fortalecer a relação entre a universidade e as comunidades, promovendo transformação e impacto social no território de atuação da UFVJM. A proposta busca tornar esse vínculo mais prático e participativo, incentivando a troca de saberes por meio da extensão universitária, em diálogo constante com o ensino e a pesquisa. A iniciativa visa refletir as demandas contemporâneas das comunidades urbanas e rurais, incluindo cidades, bairros, distritos e diversos coletivos, aproximando o conhecimento acadêmico das realidades e necessidades locais. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) já desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social e educacional das comunidades ao redor de seus campi, por meio de diversos projetos de extensão. A biblioteca universitária, como um centro de conhecimento e cultura, desempenha um papel crucial no apoio às atividades acadêmicas e à formação dos alunos. O projeto Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo: um legado que segue viagem visa ampliar o alcance da biblioteca universitária, levando livros literários diretamente para as comunidades onde a UFVJM já atua, utilizando a estrutura existente da carreta do Programa Universidade nas Comunidades.
A criação do projeto Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo no âmbito do Programa Universidade nas Comunidades (UFVJM&COMUNIDADES) surge da necessidade de ampliar o acesso à leitura, ao conhecimento e à formação cultural nos diversos territórios de abrangência da UFVJM, especialmente em comunidades com pouca oferta de equipamentos culturais e educacionais. A iniciativa visa fortalecer o compromisso social da universidade pública com a democratização do saber, a valorização da cultura e a promoção da cidadania. A proposta ganha ainda mais sentido ao homenagear o servidor, escritor e extensionista Sílvio Diogo, que atuou por nove anos na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), com dedicação exemplar ao desenvolvimento de ações voltadas para o envolvimento ativo da universidade com a sociedade. Após seu falecimento, em 2018, sua mãe realizou a doação de seu acervo pessoal de livros à Faculdade de Letras da UFVJM, gesto que inspira a construção de um projeto vivo e itinerante em memória de seu legado. Por meio da circulação desse acervo, o projeto Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo levará livros, encontros e atividades culturais às comunidades rurais e urbanas, promovendo o estímulo à leitura, à escrita e ao pensamento crítico. Além de valorizar a trajetória de um educador profundamente comprometido com a extensão universitária, o projeto dialoga com os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão, promovendo uma atuação transformadora da universidade junto à população. Assim, a biblioteca itinerante se apresenta como uma ação concreta de inclusão cultural, partilha de saberes e fortalecimento dos vínculos entre a universidade e a sociedade, contribuindo para o acesso democrático ao conhecimento e o desenvolvimento social e humano das comunidades atendidas.
Promover a circulação de livros literários nas comunidades atendidas pela UFVJM por meio do Programa Universidade nas Comunidades.
Incentivar a leitura e o hábito de pesquisa entre os moradores das comunidades atendidas. Promover eventos de incentivo à leitura, como rodas de leitura, clubes do livro e oficinas. Estabelecer uma relação contínua entre a biblioteca universitária e as comunidades.
A Biblioteca Itinerante Sílvio Diogo será desenvolvida a partir de uma metodologia participativa, interdisciplinar e dialógica, alinhada aos princípios da extensão universitária na UFVJM, com foco na valorização da leitura, da cultura e da interação entre saberes acadêmicos e populares. As etapas do projeto são organizadas da seguinte forma: 1. Levantamento e organização do acervo - Prazo: 1 mês (15 de maio até 15 de junho) O acervo pessoal do servidor Sílvio Diogo, doado à Faculdade de Letras da UFVJM, será catalogado, higienizado, classificado e preparado para o transporte itinerante. A curadoria será feita com apoio de docentes, bibliotecários e estudantes da UFVJM. 1.2 Adaptação e ambientação da carreta - Prazo: 1 mês (15 de maio até 15 de junho) Num primeiro momento, a carreta terá como função principal o transporte do acervo. As atividades de exposição dos livros, espaço de leitura, rodas de conversa e ações culturais acontecerão em tendas especialmente montadas nas comunidades visitadas, garantindo um ambiente acolhedor e adequado para a realização das ações. 1.3 Planejamento das ações itinerantes - Prazo: 1 mês (15 de maio até 15 de junho) 1.4 Execução das ações itinerantes - A biblioteca realizará visitas periódicas às comunidades, com cronograma definido de acordo com o Programa Universidade nas Comunidades. Prazo As ações incluirão: Leitura de livros no local; Oficinas de leitura e escrita criativa; Rodas de conversa e contação de histórias; Sessões de poesia e encontros com autores locais; Atividades lúdicas e interativas para o público infantil e juvenil. 1.4 Acompanhamento e avaliação Ao final de cada ciclo de visitação, será realizada uma avaliação participativa com a comunidade envolvida, com coleta de percepções, sugestões e relatos de impacto. Os resultados serão sistematizados para subsidiar o aperfeiçoamento contínuo do projeto. As comunidades também receberão devolutivas e poderão sugerir novos formatos e demandas para futuras edições.
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFVJM. Resolução Nº. 26 - CONSEPE, de 19 de outubro de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Programa Institucional Universidade nas Comunidades. 2025. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/proexc/programas/2890-programainstitucionaluniversidadenascomunidades.html. Acesso em: 11 abr. 2025.
O projeto busca aproximar o conhecimento acadêmico das diversas realidades locais, como cidades, bairros, distritos e coletivos, por meio de um modelo de extensão universitária que dialoga de forma constante com o ensino e a pesquisa. Esse ambiente de troca estimula a circulação de saberes e contribui para a construção conjunta de soluções que atendam às demandas contemporâneas das comunidades, tanto urbanas quanto rurais. Além disso, essa iniciativa amplia o alcance do Sistema de Bibliotecas da UFVJM ao levar livros literários diretamente para as comunidades, utilizando a estrutura existente da carreta do Programa Universidade nas Comunidades. Dessa forma, a UFVJM reafirma o compromisso com uma interação dialógica, permitindo que o conhecimento acadêmico se traduza em ações que fortalecem a cidadania e promovem a inclusão, conectando o universo acadêmico às necessidades e potencialidades da sociedade.
O projeto se fundamenta na interdisciplinaridade, promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento para abordar de forma abrangente os desafios e as demandas das comunidades. Paralelamente, o projeto valoriza a interprofissionalidade, que incentiva a colaboração entre profissionais com formações e experiências diversas. Essa cooperação amplia as perspectivas e fortalece o atendimento às múltiplas dimensões das necessidades locais, promovendo o diálogo entre a academia, o setor de serviços, a administração pública e a própria comunidade. Ao trabalhar de forma interprofissional, os envolvidos compartilham responsabilidades e experiências, possibilitando ações mais integradas e eficientes, capazes de resultar em práticas inovadoras e na construção de soluções coletivas. Em resumo, a conjugação da interdisciplinaridade com a interprofissionalidade enriquece o projeto, pois amplia a visão e o alcance do conhecimento aplicado às realidades locais, fortalece a cooperação entre as diversas áreas e setores da sociedade, fomenta a construção de soluções integradas que dialogam com as necessidades e potencialidades das comunidades, promove a troca contínua de saberes, contribuindo para a formação acadêmica e para o desenvolvimento social por meio de práticas de extensão transformadoras. Dessa forma, o projeto reafirma seu compromisso com uma ação social que é, ao mesmo tempo, abrangente e colaborativa, contribuindo para um impacto duradouro e significativo na construção de pontes entre a universidade e a sociedade.
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão se configura como um princípio fundamental e ativo na transformação do vínculo entre a universidade e as comunidades. Essa integração se expressa de forma orgânica em todas as ações e iniciativas do projeto, promovendo um ciclo virtuoso que beneficia tanto os acadêmicos quanto os cidadãos atendidos. Há uma interação dialógica que aproxima o universo acadêmico das realidades locais. Essa convergência possibilita que o conhecimento seja ensinado, pesquisado e aplicado de forma integrada, beneficiando tanto a comunidade quanto o ambiente acadêmico, e consolidando o compromisso da UFVJM com a transformação social e o desenvolvimento sustentável.
A participação dos graduandos assume um papel transformador em sua formação acadêmica e pessoal. Por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, os estudantes vivenciam experiências que vão além do ambiente tradicional de sala de aula, possibilitando o desenvolvimento de competências essenciais para sua carreira e para o exercício da cidadania. Além disso, a participação dos graduandos no projeto não só enriquece sua formação acadêmica, mas também os prepara para serem profissionais críticos, inovadores e socialmente engajados. Essa vivência prática e integrada entre ensino, pesquisa e extensão promove um desenvolvimento holístico dos estudantes, ampliando suas competências técnicas e humanas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Ao estreitar os laços entre o ambiente acadêmico e os territórios locais, o projeto gera mudanças profundas que reverberam em diversas esferas. O impacto e a transformação social se manifestam na ampliação do acesso ao conhecimento, no fortalecimento dos vínculos entre a universidade e a sociedade, no desenvolvimento de competências essenciais para os futuros profissionais e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Essa integração de saberes e práticas reafirma a importância da universidade como agente de mudança, comprometido com a construção de um futuro sustentável e equitativo para todos.
A divulgação ocorrerá nas redes sociais, site e murais.
Público-alvo
Pacientes atendidos nas Unidades em todos as fase do ciclo de vida
Estudantes do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas do município
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Janaúba - MG
Unaí - MG
Teófilo Otoni - MG
Gouveia - MG
Curvelo - MG
Couto de Magalhães de Minas - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 80 h
- Tarde;
O acervo pessoal do servidor Sílvio Diogo, doado à Faculdade de Letras da UFVJM, será catalogado, higienizado, classificado e preparado para o transporte itinerante. A curadoria será feita com apoio de docentes, bibliotecários e estudantes.
- Tarde;
Num primeiro momento, a carreta terá como função principal o transporte do acervo. As atividades de exposição dos livros, espaço de leitura, rodas de conversa e ações culturais acontecerão em tendas especialmente montadas nas comunidades visitadas, garantindo um ambiente acolhedor e adequado para a realização das ações.
- Tarde;
Definir as ações: Leitura de livros no local; Oficinas de leitura e escrita criativa; Rodas de conversa e contação de histórias; Sessões de poesia e encontros com autores locais; Atividades lúdicas e interativas para o público infantil e juvenil.
- Tarde;
Ao final de cada ciclo de visitação, será realizada uma avaliação participativa com a comunidade envolvida, com coleta de percepções, sugestões e relatos de impacto. Os resultados serão sistematizados para subsidiar o aperfeiçoamento contínuo do projeto. As comunidades também receberão devolutivas e poderão sugerir novos formatos e demandas para futuras edições