Detalhes da ação

A QUESTÃO DA ESCALA NA PERCEPÇÃO CARTOGRÁFICA

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001305

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

02/06/2025

Data Fim

01/09/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

lucio do carmo moura

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Alfabetização, leitura e escrita

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Resumo

O presente trabalho trata-se da realização de oficinas individuais tendo como público alvo, pessoas da comunidade em que está inserido o discente extensionista com vistas a interpretar a percepção das pessoas quanto a variação de escala em documentos cartográficos.


Palavras-chave

geografia da percepção, cartografia, escala cartográfica


Introdução

A cartografia foi definida por uma comissão reunida em Lake Success, em 1949, como “a ciência que se ocupa da elaboração de mapas de toda espécie. Abrange todas as fases dos trabalhos, desde os primeiros levantamentos até a impressão dos mapas”. (OLIVEIRA, 1988) Entre as fases de elaboração de um documento cartográfico ocorre a definição de escala do documento a ser produzido. Definida como sendo “a relação entre a distância de dois pontos quais quer do mapa com correspondente distância na superfície da terra. Traduzida, em geral, por uma fração, significa que essa fração representa a relação entre as distâncias lineares da carta e as mesmas distancias na natureza, ou melhor é uma fração em que o numerador (invariavelmente a unidade) representa uma distância no mapa, e o denominador a distância correspondente no terreno, tantas vezes maior, na realidade, quanto indica o valor representado no denominador”. (OLIVEIRA, 1988) Desta forma a variação de escala demonstra um maior ou menor número de informações, bem como, a resolução espacial do fenômeno representado cartograficamente. Por ter uma inversão de valores do denominador, quanto menor o valor do denominador maior será a escala, a interpretação dos mapeamentos é feita com menor ou maior riquezas de informações e o entendimento de pequena e grande escala torna-se necessário para a atividade interpretativa.


Justificativa

O trabalho se justifica a partir da necessidade de compreensão de quanto a variação de escala interfere no conjunto de informações traduzidos em um documento cartográfico, de forma a obtenção do conhecimento desejável pelo utilizador do documento cartográfico.


Objetivos

Esse trabalho objetiva identificar a percepção das pessoas quanto a variação de escala em um conjunto de documentos cartográficos, ensinando a lê-los possibilitando sua aplicação futura


Metas

Estima-se que o publico alvo será ensinado a realizar a leitura das informações de um documento cartográfico a partir do entendimento da influência da escala na sua produção


Metodologia

O trabalho será realizado com a apresentação pelo discente extensionista de uma coleção de cartas imagem, elaboradas em diversas escalas, a pessoas da comunidade em que está inserida, de forma a explicar as diversas escalas e informações contidas nas cartas, demonstrando como a variação de escala interfere no mapeamento e registrar a percepção que as pessoas têm ao final da apresentação.


Referências Bibliográficas

OLIVEIRA. Cêurio. Curso de Cartografia Temática, Rio de Janeiro, IBGE, 1988.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Serão apresentadas, em folha impressa, diversas cartas imagem para que seja identificada a percepção das pessoas com a representação cartográfica


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto é uma atividade cartográfica e como tal tem ligação com o ensino e aprendizagem geográfica.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A questão da compreenção do uso da escala na confecção de mapas está associada ao registro de informações, elaboração cartográfica e comunicação social.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

o Entendimento da questão da escala é fundamental para o ensino de Geografia. suya compreenção e intendimento da sua manipulação rebustesse a formação do discente


Impacto e Transformação Social

Amplia a compreensão da escala no mapeamento temático.


Divulgação

;A divulgação será feita em sala de aula por se tratar de projeto para creditação de horas de extensão dos discentes.


Informações Complementares

as atividades previstas no projeto serão realizadas pelos discentes matriculados no primeiro período de Geografia, 2025/1, sob a orientação do docente Lúcio do Carmo Moura


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

9

Conteúdo Programático

Elaboração de conteúdo cartográfico; Apresentação do contúedo cartográfico à pessoas da sociedade; Obtenção da percepção geográfica sobre as diversas escalas

Atividades Específicas

interação com a comunidade e apresentação de produtos cartográficos

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

interpretação das anotações sobre a percepção geográfica de cada pessoa que foi apresentado o conjunto Cartográfico.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Elaboração de relatório quantitativo e qualitativo da intervenções realizadas

Público-alvo

Descrição

Pessoas da comunidade com qualquer formação escolar

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 9 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de coleção cartográfica em diversas escalas

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

os discentes apresentarão a coleção cartográfica para as pessoas e registrarão as observações das mesma sobre a diferença da escalas.