Visitante
A QUESTÃO DA ESCALA NA PERCEPÇÃO CARTOGRÁFICA
Sobre a Ação
202203001305
032022 - Ações
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
02/06/2025
01/09/2025
Dados do Coordenador
lucio do carmo moura
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Comunicação
Alfabetização, leitura e escrita
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Tarde
Não
Membros
O presente trabalho trata-se da realização de oficinas individuais tendo como público alvo, pessoas da comunidade em que está inserido o discente extensionista com vistas a interpretar a percepção das pessoas quanto a variação de escala em documentos cartográficos.
geografia da percepção, cartografia, escala cartográfica
A cartografia foi definida por uma comissão reunida em Lake Success, em 1949, como “a ciência que se ocupa da elaboração de mapas de toda espécie. Abrange todas as fases dos trabalhos, desde os primeiros levantamentos até a impressão dos mapas”. (OLIVEIRA, 1988) Entre as fases de elaboração de um documento cartográfico ocorre a definição de escala do documento a ser produzido. Definida como sendo “a relação entre a distância de dois pontos quais quer do mapa com correspondente distância na superfície da terra. Traduzida, em geral, por uma fração, significa que essa fração representa a relação entre as distâncias lineares da carta e as mesmas distancias na natureza, ou melhor é uma fração em que o numerador (invariavelmente a unidade) representa uma distância no mapa, e o denominador a distância correspondente no terreno, tantas vezes maior, na realidade, quanto indica o valor representado no denominador”. (OLIVEIRA, 1988) Desta forma a variação de escala demonstra um maior ou menor número de informações, bem como, a resolução espacial do fenômeno representado cartograficamente. Por ter uma inversão de valores do denominador, quanto menor o valor do denominador maior será a escala, a interpretação dos mapeamentos é feita com menor ou maior riquezas de informações e o entendimento de pequena e grande escala torna-se necessário para a atividade interpretativa.
O trabalho se justifica a partir da necessidade de compreensão de quanto a variação de escala interfere no conjunto de informações traduzidos em um documento cartográfico, de forma a obtenção do conhecimento desejável pelo utilizador do documento cartográfico.
Esse trabalho objetiva identificar a percepção das pessoas quanto a variação de escala em um conjunto de documentos cartográficos, ensinando a lê-los possibilitando sua aplicação futura
Estima-se que o publico alvo será ensinado a realizar a leitura das informações de um documento cartográfico a partir do entendimento da influência da escala na sua produção
O trabalho será realizado com a apresentação pelo discente extensionista de uma coleção de cartas imagem, elaboradas em diversas escalas, a pessoas da comunidade em que está inserida, de forma a explicar as diversas escalas e informações contidas nas cartas, demonstrando como a variação de escala interfere no mapeamento e registrar a percepção que as pessoas têm ao final da apresentação.
OLIVEIRA. Cêurio. Curso de Cartografia Temática, Rio de Janeiro, IBGE, 1988.
Serão apresentadas, em folha impressa, diversas cartas imagem para que seja identificada a percepção das pessoas com a representação cartográfica
O projeto é uma atividade cartográfica e como tal tem ligação com o ensino e aprendizagem geográfica.
A questão da compreenção do uso da escala na confecção de mapas está associada ao registro de informações, elaboração cartográfica e comunicação social.
o Entendimento da questão da escala é fundamental para o ensino de Geografia. suya compreenção e intendimento da sua manipulação rebustesse a formação do discente
Amplia a compreensão da escala no mapeamento temático.
;A divulgação será feita em sala de aula por se tratar de projeto para creditação de horas de extensão dos discentes.
as atividades previstas no projeto serão realizadas pelos discentes matriculados no primeiro período de Geografia, 2025/1, sob a orientação do docente Lúcio do Carmo Moura
Caracterização do Curso ou Oficina
Iniciação
9
Elaboração de conteúdo cartográfico; Apresentação do contúedo cartográfico à pessoas da sociedade; Obtenção da percepção geográfica sobre as diversas escalas
interação com a comunidade e apresentação de produtos cartográficos
interpretação das anotações sobre a percepção geográfica de cada pessoa que foi apresentado o conjunto Cartográfico.
Elaboração de relatório quantitativo e qualitativo da intervenções realizadas
Público-alvo
Pessoas da comunidade com qualquer formação escolar
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 9 h
- Noite;
Elaboração de coleção cartográfica em diversas escalas
- Noite;
os discentes apresentarão a coleção cartográfica para as pessoas e registrarão as observações das mesma sobre a diferença da escalas.