Detalhes da ação

PIESC I – Territorialização

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001309

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

12/05/2025

Data Fim

12/09/2025


Programa Vínculado

202104000231 - PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

luciana fernandes amaro leite

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde da família

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 72 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 28 h
Resumo

Esse projeto já registrado na PROEXC como parte do Programa de Extensão “PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão” registrado com Nº 002.1.125-2015 faz parte da primeira etapa de execução deste programa. Ele terá duração de seis meses com o objetivo de executar a Territorialização na Atenção Primária à Saúde, sendo o primeiro passo para realização do Diagnóstico Situacional de Saúde das comunidades.


Palavras-chave

Medicina de Família e Comunidade; Atenção Primária à Saúde; Diagnóstico da Situação de Saúde; Territorialização da Atenção Primária.


Introdução

O Programa Saúde da Família (PSF) foi instituído em 1.994 trazendo consigo mudanças na organização do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2006, a definição da Saúde da Família como estratégia que sistematiza a atenção primária no Brasil com base nos atributos da Atenção Primária a Saúde (APS) foi implantado na íntegra com o lançamento da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)(DUNCAN et al., 2013). As características operacionais, ou seja, os atributos da atenção primária são peculiares e únicos. Iniciando com o primeiro contato, sendo a porta de entrada ao sistema de saúde buscando atingir a longitudinalidade do cuidado e estabelecimento de vínculo entre a equipe e a comunidade assistida. Outro objetivo é fornecer a população uma atenção integral na assistência à saúde coordenando a informação, a comunicação e a articulação dos diversos níveis de atenção (DUNCAN et al., 2013). A Estratégia de Saúde da Família (ESF) deve realizar alguns passos para a sua organização. O primeiro passo é a definição e descrição do território de abrangência. Nessa fase define-se um território em urbano, rural, com limites geográficos bem estabelecidos e população definida pelo qual tem co-responsabilidade. Neste projeto pretende-se realizar o processo de territorialização das equipes de saúde da família nas quais houver a inserção dos acadêmicos do curso de medicina da Faculdade de Medicina – FAMED / UFVJM – Campus Diamantina. Portanto, pretendem-se fazer o levantamento dos diversos aspectos do território como localidades de maior densidade populacional, existência de microáreas de risco, meios de transporte e estradas que facilitem o acesso da população e presença de barreiras físicas que possam dificultá-lo dentre outros aspectos (DUNCAN et al., 2013). No primeiro semestre do Programa "PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão", no Projeto Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade I - PIESC I, o objetivo principal é realizar a territorialização da área de abrangência da Equipe de Saúde da Família em que estiver inserido, buscando mapear a área geográfica e identificar os determinantes sociais de saúde (DSS) daquela região. Inicia-se então, o diagnóstico de saúde daquela comunidade. Ressalta-se que esta ação será uma etapa que contribuíra para a realização do Projeto PIESC IV – Executando o Projeto de Intervenção. O projeto em questão é um de quatro projetos interligados submetidos/propostos em conjunto, com o objetivo de viabilizar a inserção curricular da extensão nos módulos MED134: PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE I (PIESC I), MED138: PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE II (PIESC II), MED140: PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE III (PIESC III) e MED022: PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE IV (PIESC IV) do Curso de Medicina/FAMED-UFVJM. O módulo PIESC I (MED134), conforme o PPC de Medicina de setembro de 2024, possui 52 horas de teórica, 16 horas de prática e 12 horas de extensão, totalizando uma carga horária de 80 horas.


Justificativa

No Brasil, a territorialização é um pressuposto básico da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Essa veio como uma proposta de modelo de assistência a saúde baseado na prevenção e promoção da saúde com as atenções voltadas para a família que passa a ser uma fonte de informação. Cada equipe de Saúde da Família tem um espaço delimitado com características naturais ou elaborado pelo homem que definem o ambiente e influenciam no processo saúde-doença da população. De acordo com Gusso a territorialização é necessária tanto na implantação de uma nova equipe de saúde da família, quanto como uma ferramenta de estratégia rápida para reconhecimento, identificação e responsabilização sanitária de uma determinada área. A área de abrangência é uma área delimitada geograficamente que determina a responsabilidade sanitária de uma equipe de saúde da família (GUSSO et al., 2012). O território deve ser considerado enquanto um espaço geográfico, mas também social e político, que se encontra em permanente transformação, onde vivem grupos sociais definidos, em que se integram e interagem as condições de trabalho, de renda, de habitação, de educação, o meio ambiente, a cultura e as concepções acerca da saúde e da doença. Parte-se assim do pressuposto que o processo de territorialização pode ser um meio operacional para o desenvolvimento de vínculo entre os serviços de saúde e a população, permitindo aproximação para o entendimento dos problemas e necessidades de saúde (CASANOVA; OL|IVEIRA, 2009). Com a realização da territorialização é possível definir as necessidades e os problemas dos grupos, possibilitando o estabelecimento de ações mais apropriadas e resolutivas. O reconhecimento desse território é um passo básico para a caracterização da população e de seus problemas de saúde, bem como para avaliação do impacto dos serviços sobre os níveis de saúde dessa população (GONDIN et al., 2001). Ao iniciar um trabalho em determinado sistema local de saúde é indicado o conhecimento do território e sua dinâmica, identificando as relações humanas, as necessidades e os problemas de saúde2 (GUSSO et al., 2012). Com a Territorialização se compreende os contextos do uso do território em todos os níveis das atividades humanas (econômico, social e cultural), gerando dados mais fidedignos que reproduzam a realidade social. A inserção na prática da Atenção Primária a Saúde e a educação baseada na comunidade permitem a construção de um ambiente rico para o desenvolvimento das ações de ensino-pesquisa-extensão para o melhoramento da comunidade (CASANOVA; OLIVEIRA, 2009). Constitui-se como uma ação de extensão, uma vez que envolve acadêmicos e docentes da UFVJM e as comunidades das áreas adscritas de todas as Estratégias de Saúde da Família nas quais haverá a inserção dos acadêmicos de medicina da FAMED/UFVJM, ou seja, fazendo parte da curricularização da extensão. . Articula-se com a Política de Extensão da UFVJM, uma vez que busca constantemente estimular os discentes a participarem das ações realizadas em prol da saúde das comunidades e fortalecimento da rede SUS.


Objetivos

Objetivo Geral Promover de maneira efetiva o diagnóstico da situação de saúde das comunidades com a realização do processo de territorialização, a partir disso, será possível realizar o planejamento das ações em saúde, de acordo com as necessidades levantadas, para atingir melhorias na saúde das comunidades onde estão inseridos, primando sempre a garantir o cumprimento dos princípios doutrinários do SUS: universalidade, integralidade e equidade (GON|DIN et al., 2001). Vale ressaltar que este projeto faz parte do Programa "PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão" e tem como característica principal um contínuo das ações e integração entre os diversos projetos para atingir seu objetivo primordial que é o melhoramento das condições de saúde de cada comunidade. Objetivos Específicos - Realizar a territorialização da área de abrangência das Estratégias de Saúde da Família, onde houver inserção dos alunos do curso de medicina da FAMED / UFVJM – Campus Diamantina; - Identificar os determinantes sociais de saúde de cada Estratégia de Saúde da Família, onde houver inserção dos alunos do curso de medicina da FAMED / UFVJM – Campus Diamantina; - Delimitar a área de atuação de cada Estratégia de Saúde da Família, onde houver inserção dos alunos do curso de medicina da FAMED / UFVJM – Campus Diamantina; - Analisar o ambiente, a população e a dinâmica social da área de atuação de cada Estratégia de Saúde da Família, onde houver inserção dos alunos do curso de medicina da FAMED / UFVJM – Campus Diamantina; - Elaborar um mapa para descrição do território, destacando seus limites e o que for relevante naquele momento, ou seja, podendo realizar a territorialização temática focada em determinado aspecto daquela comunidade.


Metas

- Realizar 100% da Territorialização das Estratégias de Saúde da Família, onde houver a inserção dos acadêmicos do curso de medicina da FAMED / UFVJM – Campus Diamantina. O que corresponde há três territórios distintos a cada semestre. - Realizar a identificação do máximo possível dos determinantes sociais em saúde de cada equipe de saúde da família, onde houver a inserção dos acadêmicos do curso de medicina da FAMED / UFVJM – Campus Diamantina. - Iniciar o diagnóstico situacional de saúde de cada equipe de saúde da família através do processo de territorialização. - Realizar ação de educação em saúde, convidando toda a comunidade da área adscrita de cada equipe de saúde da família para apresentar os determinantes sociais de saúde identificados no processo de territorialização.


Metodologia

As disciplinas de Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade nos primeiros quatro períodos possuem uma carga horária semestral em horas, na área de conhecimento em Medicina de Família e Comunidade, onde haverá a inserção da curricularização da extensão. Os alunos são distribuídos em 6 equipes de prática, ficando com aproximadamente de 5 a 7 alunos cada grupo. A cada semestre os alunos são inseridos em três equipes de saúde da família, o que corresponde a dois grupos de alunos para cada equipe. Esses grupos permanecem na mesma unidade por dois anos consecutivos buscando atingir uma das características da Atenção Primária a Saúde que é a longitudinalidade. Para a execução da maior parte dos trabalhos propostos, usamos como referência o Tratado de Medicina de Família e Comunidade. Nessa fonte bibliográfica, a Territorialização é descrita como uma ferramenta de estratégia rápida para reconhecimento e identificação de uma determinada área2. Os alunos terão aulas teóricas antes de iniciar as atividades práticas e de extensão nas equipes de saúde da família. Essas aulas buscam capacitar os alunos recém ingressados na vida universitária (primeiro período) aos aspectos fundamentais para iniciar as atividades na prática. Destacam-se alguns temas trabalhados anteriormente: trabalho em equipe, postura nos cenários de prática, a realidade da saúde brasileira, a estratégia de saúde da família dentre outras que vão sendo conduzidas em paralelo. Todas as atividades são supervisionadas por docentes da FAMED / UFVJM - Campus Diamantina. Para o reconhecimento do território, é necessário percorrê-lo, se possível caminhando, acompanhados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas suas respectivas microáreas. Nesse momento os alunos fazem anotações pertinentes e registram também através de imagens fotográficas os determinantes sociais de saúde identificados ao longo do percurso pela área de responsabilidade sanitária daquela equipe de saúde da família. De acordo com a ênfase dada no processo de territorialização, podem ser necessárias as entrevistas com Informantes Chaves (pessoas que moram no território em longa data que saberá relatar a história daquela comunidade), responsáveis pelas Instituições de Ensino e Instituições Religiosas que representam importante apoio social em qualquer comunidade. Pode-se lançar mão também dos dados presentes na fichas do Sistema E-SUS.


Referências Bibliográficas

1. DUNCAN, Bruce B. et al. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidencias. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 2. GUSSO, Gustavo D. F., LOPES, Jose M. C. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre: ARTMED, 2012, volume 1. 3. CASANOVA, A.O; OLIVEIRA, C.M; Vigilância da saúde no espaço de práticas da atenção básica; Ciências &. Saúde Coletiva, v.14, n.3, Rio de Janeiro Maio/Jun., 2009. 4. GONDIM,.M.M.;MONKEN M;ROJAS L.J;BARCELOS C;PETTER P;NAVARRO M;GRACIE R;2001.O território de saúde e territorialização.Cadernos de Saúde Pública,Maio/Jun 2001


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O Programa de Extensão “PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão” tem a capacidade de proporcionar e fortalecer a interação entre diferentes setores da sociedade, especialmente entre discentes/docentes da FAMED/UFVJM com a população diamantinense e trabalhadores da Prefeitura Municipal de Diamantina que atuam nas Estratégias de Saúde da Família. Especificamente neste Projeto de Extensão “PIESC I – Territorialização” a interação dialógica estará presente em todas as etapas da territorialização, ou seja, durante as caminhadas pelo território e nas conversas/entrevistas com a membros da comunidade e trabalhadores daquele local. Indiretamente, espera-se contribuir para a melhoria dos serviços de saúde nos quais os estudantes envolvidos atuarão em suas práticas acadêmicas. A interação com a comunidade externa à UFVJM manterá seu caráter dialógico pois as ações realizadas serão construídas com a participação de diferentes olhares e opiniões, promovendo intercâmbio de saberes, favorecendo a formação de todos os envolvidos e o alcance de soluções construídas coletivamente para a melhoria da situação de saúde das comunidades, como parte da curricularização da extensão do curso de graduação em medicina.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As ações propostas articulam saberes de diferentes profissões da área da saúde, estimulando a interação e aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos. Espera-se que, além das profissões envolvidas inicialmente como medicina, enfermagem, odontologia, agente comunitário de saúde e técnico de enfermagem, o Projeto possa envolver cada vez mais profissionais de outras áreas do conhecimento.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As ações executadas no Projeto de Extensão “PIESC I – Territorialização” do Programa “PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão” articulam ensino porque estará presente em todas as capacitações e discussões clínicas que serão realizadas; a extensão estará claramente exibida em cada ação realizada junto com a comunidade, além do fato da curricularização da extensão. Já a pesquisa será um vasto campo de possibilidades diante das perguntas que ficarão em aberto e que necessitam de resposta por meio do método científico.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes envolvidos poderão aplicar na prática os conhecimentos e habilidades as quais estão em processo de aprendizagem durante a graduação de medicina, o que vai contribuir para a sua formação acadêmica, profissional e humana. Vale ressaltar que a metodologia proposta vai ao encontro do que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso (BRASIL, 2014): formação de profissionais generalistas e humanistas, que trabalham em conjunto das comunidades sociais objetivando o desenvolvimento mútuo (RAIMONDI et al, 2020).


Impacto e Transformação Social

O Projeto de Extensão “PIESC I – Territorialização” como parte do Programa “PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão”, como indicado na justificativa, é uma iniciativa que busca atender as necessidades reais da população diamantinense de forma efetiva baseado no diagnóstico situacional de saúde. Isso demonstra o comprometimento com a transformação da realidade das populações do território da área de abrangência das ESF, onde os discentes estarão inseridos. Haverá uma grande diversidade de atuação em múltiplas frentes de intervenção, pois o Programa visa contribuir para a transformação dos cenários promovendo a melhoria da qualidade de vida das populações atendidas.


Divulgação

A divulgação ocorrerá na comunidade através de cartazes e convites impressos e eletrônicos.


Público-alvo

Descrição

O Programa "PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão” através dos projetos de extensão tem como público-alvo toda a população diamantinense que se encontra cadastrada nas Estratégias de Saúde da Família.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 12 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A Territorialização será através das atividades de campo nas áreas das Estratégias de Saúde da Família pré-determinadas pela coordenação do curso de graduação em medicina. As atividades englobam conhecimento do território por meio de caminhadas nas áreas adscritas com registros fotográficos dos determinantes sociais de saúde. Além das conversas e entrevistas com informantes chaves do território. Essa atividade vai se desenvolver com intervalo semanal em todas as microáreas da ESF e com rodízio dos discentes para que todos possam conhecer de forma global o território.

Carga Horária 52 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A capacitação dos discentes sobre temas que são o embasamento teórico para realização das atividades na comunidade são fundamentais e ocorrem nos espaços da UFVJM, no Campus I ou Campus JK.

Carga Horária 16 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Os discentes serão levados aos diversos pontos de atenção à saúde da população diamantinense. As visitas serão previamente agendadas pelos docentes com os responsáveis pelos respectivos serviços de saúde. Desta forma, os principais serviços que compõem a Rede de Atenção do Sistema Único de Saúde em Diamantina será visitado pelos alunos e professores, seja na atenção secundária e terciária.