Detalhes da ação

Atividades Integradoras de Lazer, Arte e Cultura

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001317

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

25/06/2025

Data Fim

15/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

jose rafael madureira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Resumo

Oferta e desenvolvimento de ações integradoras de lazer, arte e cultura vinculadas à matriz curricular do curso de graduação em Educação Física da UFVJM com o propósito de ampliar o processo de formação profissional dos estudantes e incentivar, assim, o diálogo com a comunidade.


Palavras-chave

Lazer; Arte; Cultura; Formação Acadêmica; Atividade Extensionista.


Introdução

No ano de 2025, o curso de graduação em Educação Física da UFVJM deu início a um novo projeto pedagógico cuja matriz curricular contempla plenamente as demandas da curricularização da extensão previstas no Art. 3º da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 (MEC/CNE/CES). Parte substancial desse processo de valorização das ações extensionistas e, consequentemente, da garantia de uma formação acadêmica mais dinâmica, interdisciplinar e transformadora da realidade, foi direcionado às unidades curriculares Atividades Integradoras. Entre elas, destacamos a unidade curricular (UC) EDF125 - Atividade Integradora: Lazer e Cultura, que será o foco deste projeto. Compreendemos que toda formação em nível superior em geral, e a formação em Educação Física em particular, deve levar em consideração não apenas aspectos técnico-científicos específicos, mas experiências interdisciplinares de lazer, fruição estética e enriquecimento cultural. Através da UC supracitada, buscaremos colocar essa premissa à prova, oferecendo aos estudantes e à comunidade externa vivências de lazer, arte e cultura que serão problematizadas e discutidas em contraponto aos desafios que serão enfrentados pelos futuros profissionais de Educação Física no mercado de trabalho.


Justificativa

A Atividade Integradora Lazer e Cultura desenvolverá ações de cunho extensionista a partir das interfaces entre lazer, cultura, arte e educação, no intuito de dar contribuições para a formação dos graduandos do Curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e dos demais participantes da comunidade externa, de modo especial no âmbito do Lazer e Cultura, elementos fundamentais da formação e convivência humana. Com efeito, mediante as ações previstas, os discentes e os demais envolvidos terão oportunidades relevantes para fruição de experiências qualitativas em espaços e equipamentos públicos e privados de lazer, arte e cultura, como praças, parques, teatro, escola de música, museus, cinema, entre outros. Desse modo, consideramos que tais experiências permitirão uma maior imersão no cenário da cidade, suscitando reflexões críticas sobre os papéis e significados desses elementos (lazer, arte e cultura) em suas vidas, seja ao nível profissional ou pessoal. Ademais, é importante destacar que a concretização da Atividade Integradora Lazer e Cultura também se justifica por ser uma ação que favorece a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; busca trazer impactos sociais para os sujeitos atendidos; contribui para a interação social entre a UFVJM e outros setores da sociedade; colabora efetivamente quanto a interdisciplinaridade no contexto da formação universitária. Por fim, mediante a fruição de experiências diversas, ressaltamos uma possível ampliação dos olhares e perspectivas dos discentes participantes, assim como para os participantes da comunidade externa à UFVJM, no sentido de permitir que olhem e vislumbrem as experiências de lazer e cultura como algo que pode transformar qualitativamente o cotidiano humano nas cidades.


Objetivos

1. Promover experiências de fruição artística, cultural e de lazer a partir do contato e interação com espaços e equipamentos presentes em Diamantina e região com o intuito de refletir sobre as relações que podem ser estabelecidas com os diversos campos de conhecimento e atuação profissional em Educação Física; 2. Compreender as atividades artísticas, culturais e de lazer como direito de todas as pessoas e como forma de linguagem que permite um diálogo crítico no e com o mundo.


Metas

1. Realizar visitas técncias a 5 espaços culturas da cidade de Diamantina (MG) 2. Apreciar 2 produções artístico-culturais (concerto musical, dança, teatro, cinema) 3. Assistir 1 palestra ou roda de conversa no campo do lazer e da cultura


Metodologia

Atividades serão conduzidas através de três frentes de trabalho: 1) atividades coletivas de leitura e apreciação audiovisual disponibilizadas no classroom da UC; 2) encontros presenciais programados nos quais serão desenvolvidas atividades práticas e visitas técnicas aos equipamentos de lazer, arte, educação e cultura da cidade de Diamantina (MG); 3) elaboração de trabalhos de campo e relatórios etnográficos audiovisuais realizados em grupo pelos estudantes (a serem apreciados e comentados individualmente pelos professores no classroom e coletivamente no encontro de encerramento do semestre letivo.


Referências Bibliográficas

BORELLI, Sandro. Arte e cultura, uma ruptura necessária. Revista Brasileira de Estudos em Dança, v. 3, n. 5, p. 436-457, 2024. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64811. Acesso em: 24 mar. 2025. EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. 2. ed. São Paulo, SP: UNESP, 2005. 2011. 204 p. ISBN 857139508X. GOMES, Christianne Luce (org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004. 238 p. ISBN 8575261444. MARCELLINO, Nelson Carvalho. Espaços e equipamentos de lazer em região metropolitana: o caso da RMC - Região Metropolitana de Campinas. Curitiba: Opus, 2007. 119 p. ISBN 9788561311025.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica entre a comunidade acadêmica com a sociedade será consideravelmente potente e estimulada no âmbito da Atividade Integradora Lazer e Cultura, visto que tratamos tais elementos como pontes que podem mediar inter-relações concretas e fluidas entre a UFVJM e a comunidade diamantinense, que se encontra extramuros universitários. Com efeito, as diversas ações e experiências a serem idealizadas, desenvolvidas e vivenciadas nas praças, museus, teatro, parques, escolas de música, casas de exposições artísticas, entre outros, se colocarão como "imãs", em torno dos quais os participantes se encontrarão, explorarão, estabelecerão diálogos e percepções críticas em torno dos objetivos traçados. É importante destacar que a escuta e a busca pela compreensão recíproca se colocam como aspectos relevantes entre as comunidades envolvidas (interna e externa à UFVJM), para que efetivamente tenhamos sujeitos interagindo e caminhando juntos, em um cenário de interdependência, complementariedade e horizontalidade, ou seja, a interação dialógica entre docentes, discentes e participantes da comunidade externa se efetivará e se sustentará mediante tais princípios, onde os sujeitos são interdependentes, as suas ações são complementares e os seus vínculos são horizontais.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade ocorre quando diferentes áreas do conhecimento se juntam para entender melhor um tema ou resolver um problema. Relativo a este projeto, docentes ligados a diversas áreas colaboram trocando ideias e conhecimentos. Isso ocorre objetivando uma visão mais ampla da Atividade Integradora Lazer e Cultura, evitando que cada área trabalhe de forma estanque. Já a interprofissionalidade estará presente quando esses docentes de diferentes áreas trabalham juntos, de forma colaborativa, para desenvolver os trabalhos dessa unidade curricular.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A ideia de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é fundamental na educação. Isso significa que esses três pilares devem estar integrados e trabalhando juntos, pois se complementam e fortalecem a formação dos estudantes, o avanço do conhecimento e a transformação da sociedade. Ao desenvolvermos a Atividade Integradora Lazer e Cultura, almejamos que o ensino dessa UC seja mais dinâmico, que as pesquisas sejam mais aplicadas as questões sociais e a extensão mais relevante para a comunidade. Sendo assim, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão será um princípio que orientará a atuação dos participantes dessa unidade curricular. Pois, ela estimula uma formação mais completa, contextualizada e socialmente relevante. Além disso, promove um entendimento mais democrático, inovador e sustentável da sociedade em que nos inserimos.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

No processo de formação de professores de Educação Física, seja para atuar na escola ou em outros espaços destinados às práticas corporais, é preciso que, durante o percurso acadêmico, estudantes tenham a oportunidade de vivenciar atividades de lazer, arte e cultura, em especial, as manifestações presentes na região em que a universidade está inserida. Entendidas como formas de expressão, tais vivências contribuem para um olhar mais sensível e crítico para a cultura corporal, ampliando e enriquecendo a compreensão sobre corpo e movimento, assim como seu potencial comunicativo. Por meio das ações relacionadas ao lazer, arte e cultura vivenciadas na cidade de Diamantina e região, pretende-se impactar os graduandos no que tange o estímulo à criatividade e a construção de novos significados sobre a cultura corporal. Nessa dinâmica, almeja-se a valorização da diversidade, das manifestações regionais e a constituição de vínculos comunitários.


Impacto e Transformação Social

O acesso e fruição das manifestações artísticas, culturais e de lazer regionais são importantes instrumentos de transformação social. O contato com expressões diversificadas pode alcançar pessoas com diferentes interesses, além de ampliar o repertório cultural dos sujeitos, o que leva a compreensão sobre a diversidade e contribui para o combate ao preconceito e desigualdades sociais. As atividades desenvolvidas serão mediadas por rodas de conversa com o intuito de promover o debate sobre as normas sociais estabelecidas, estimulando a reflexão sobre as problemáticas que envolvem o contexto artístico, cultural e de lazer da região. Com isso, espera-se ampliar os níveis de criticidade do coletivo em prol da construção de atitudes questionadoras movidas para uma ação transformadora em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva.


Divulgação

As informações do projeto serão divulgadas no site e no instagram oficial do curso de Educação Física


Público-alvo

Descrição

Estudantes do curso de Educação Física da UFVJM

Descrição

Comunidade de Diamantina e região

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 100 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontros de discussão, planejamento e eleboração dos estudos e intervenções vinculadas ao projeto

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Visitas acompanhadas aos equipamentos de Arte, Cultura e Lazer da cidade de Diamantina (MG)

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Encontros de avaliação das atividades realizadas.