Detalhes da ação

PIESC III – Construindo um Projeto de Intervenção

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001319

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

12/05/2025

Data Fim

12/09/2025


Programa Vínculado

202104000231 - PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

luciana fernandes amaro leite

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde da família

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 44 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 76 h
Resumo

Esse projeto já registrado na PROEXC como parte do Programa de Extensão “PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão” registrado com Nº 002.1.125-2015 faz parte da terceira etapa de execução deste programa. Ele terá duração de seis meses com o objetivo de construir um Projeto de Intervenção para melhoria das condições de saúde da comunidade baseado no Diagnóstico Situacional de Saúde realizado durante o ano anterior.


Palavras-chave

Medicina de Família e Comunidade; Atenção Primária à Saúde; Diagnóstico da Situação de Saúde; Projetos.


Introdução

O Programa Saúde da Família (PSF) foi instituído em 1.994 trazendo consigo mudanças na organização do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2006, a definição da Saúde da Família como estratégia que sistematiza a atenção primária no Brasil com base nos atributos da Atenção Primária a Saúde (APS) foi implantado na íntegra com o lançamento da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) (Duncan et al., 2013). As ações da Estratégia de Saúde da Família (ESF) têm caráter longitudinal permitindo assim a criação do vínculo entre equipe-comunidade, isso se inicia, a partir da definição da área de abrangência de cada equipe e seguindo com a adstrição das famílias (Duncan et al., 2013). Nesse novo modelo de assistência a saúde, desenhado com a instituição da Estratégia de Saúde da Família o foco das ações seguem centradas na família e na comunidade. Diante dessa marcante característica se faz necessário determinar o risco social e de saúde de cada núcleo familiar refletindo o potencial de adoecimento (Savassi; Lage; Coelho, 2012). Neste projeto pretende-se construir um Projeto de Intervenção para cada equipe da Estratégia de Saúde da Família nas quais houver a inserção dos acadêmicos do curso de medicina da Faculdade de Medicina – FAMED / UFVJM – Campus Diamantina. Vale ressaltar que estes projetos serão baseados nas necessidades de saúde levantadas nos dois projetos anteriores que compõem o Programa "PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão", refletindo a importância do diagnóstico de saúde da comunidade através da Territorialização e Estratificação do Risco Familiar. O Projeto de Intervenção (PI) é uma proposta de ação para resolução de um problema real observado em seu território de atuação, podendo ter um enfoque clínico ou na organização dos serviços, buscando a melhoria das condições de saúde da população, no contexto da atenção básica. Com a execução deste projeto, será possível obter melhorias na saúde das populações, onde houver a inserção dos estudantes da graduação em medicina. Sendo um grande passo para a integração do ensino, serviço e a comunidade. No terceiro semestre do Programa "PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão", no Projeto Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade III - PIESC III, o objetivo principal é construir Projetos de Intervenção que visem obter melhorias nas condições de vida e saúde de cada comunidade. Ressalta-se que esta ação será uma etapa que contribuíra para a realização do Projeto PIESC IV – Executando o Projeto de Intervenção. O projeto em questão é um de quatro projetos interligados submetidos/propostos em conjunto, com o objetivo de viabilizar a inserção curricular da extensão nos módulos MED134: PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE I (PIESC I), MED138: PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE II (PIESC II), MED140: PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE III (PIESC III) e MED022: PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE IV (PIESC IV) do Curso de Medicina/FAMED-UFVJM. O módulo PIESC III (MED140), conforme o PPC de Medicina de setembro de 2024, possui 44 horas de teórica, 4 horas de prática e 32 horas de extensão, totalizando uma carga horária de 80 horas.


Justificativa

De acordo com GUSSO e LOPES, o acesso ao serviço de saúde é um marcador para a determinação da saúde para as pessoas, estejam elas doentes ou não (Gusso et al., 2012). A atenção primária a saúde (APS) foi idealizada para melhorar a saúde da população e a minimizar as disparidades entre subgrupos populacionais, buscando sempre a prestação de serviços de saúde efetivos, eficientes e equitativos (Gusso et al., 2012). De acordo com a Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, o Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta alguns princípios doutrinários, dentre eles, temos a Equidade que é tratar os diferentes de forma diferente5. Buscando atender a este princípio do SUS é que se desenham todas as ações do Programa “PIESC – diálogos entre o ensino, a pesquisa e a extensão”. De acordo com Gusso a territorialização é necessária tanto na implantação de uma nova equipe de saúde da família, quanto como uma ferramenta de estratégia rápida para reconhecimento, identificação e responsabilização sanitária de uma determinada área. A área de abrangência é uma área delimitada geograficamente que determina a responsabilidade sanitária de uma equipe de saúde da família (Gusso et al., 2012). Com a Estratificação do Risco Familiar (ERF) objetiva-se conhecer as famílias da área de abrangência da equipe de saúde da família, identificar os fatores de risco presente em cada núcleo familiar e por fim classificar por grau de risco. Ao estratificar o risco familiar a equipe sabe as quais famílias devem dar maior ênfase na atenção. De acordo com Chorny 1998 planejar consiste, basicamente, em decidir com antecedência o que será feito para mudar condições insatisfatórias no presente ou evitar que condições adequadas venham a deteriorar-se no futuro (Chorny, 1998). No âmbito do Sistema de Planejamento do SUS, espera-se que todo o planejamento seja precedido por uma análise situacional das condições de vida daquela população (Brasil, 2009). Com o Programa ““PIESC – diálogos entre o ensino, a pesquisa e a extensão”, cada equipe de Saúde da Família terá seu diagnóstico da situação de saúde iniciado com a realização da territorialização, sendo melhorado com a Estratificação do Risco Familiar. Assim, espera-se ter o retrato mais fidedigno possível das necessidades e os problemas dessas comunidades, possibilitando o estabelecimento de ações mais apropriadas e resolutivas. Ao dar continuidade no trabalho em determinado sistema local de saúde objetiva-se cada vez mais realizar o diagnostico daquela realidade para que nossas intervenções sejam pertinentes e efetivas. A inserção na prática da Atenção Primária a Saúde e a educação baseada na comunidade permitem a construção de um ambiente rico para o desenvolvimento das ações de ensino-pesquisa-extensão para o melhoramento da comunidade (Casanova; Oliveira, 2009). Constitui-se como uma ação de extensão, uma vez que envolve acadêmicos e docentes da UFVJM e as famílias das áreas adscritas de todas as Estratégias de Saúde da Família nas quais haverá a inserção dos acadêmicos de medicina da FAMED/UFVJM. Articula-se com a Política de Extensão da UFVJM, uma vez que busca constantemente estimular os discentes a participarem das ações realizadas em prol da saúde das comunidades e fortalecimento da rede SUS. Vale ressaltar que as atividades feitas nos Projetos PIESC I e PIESC II devem ser atualizadas sempre que houver uma mudança significativa da situação ou ser feita anualmente, pois se sabe que o território é dinâmico e as famílias também. Assim, ficando a critério da Faculdade de Medicina quando retornar com uma turma para refazer um novo ciclo de atividades previstas neste Programa "PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão". No Projeto PIESC III espera-se através do diagnóstico situacional de saúde feito nos dois semestres anteriores, a construção de um Projeto de Intervenção que reflita positivamente na saúde das pessoas, pois foram seguidos os passos do Planejamento em Saúde do SUS objetivando realizar ações efetivas na melhoria das condições de saúde da população.


Objetivos

Objetivo Geral Construir um Projeto de Intervenção, a partir da união das informações geradas nos dois primeiros projetos ”PIESC I e PIESC II”, sendo possível realizar o planejamento das ações em saúde, de acordo com as necessidades levantadas, para atingir melhorias na saúde das comunidades onde estão inseridos, primando sempre a garantir o cumprimento dos princípios doutrinários do SUS: universalidade, integralidade e equidade (Gusso et al., 2012). Vale ressaltar que este projeto faz parte do Programa "PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão" e tem como característica principal um contínuo das ações e integração entre os diversos projetos para atingir seu objetivo primordial que é o melhoramento das condições de saúde de cada comunidade. Objetivos Específicos - Reunir os dados levantados através da Territorialização; - Reunir dados levantados através da Estratificação do Risco Familiar; - Reunir com a equipe da estratégia de saúde da família para a escolha do problema a ser abordado no Projeto de Intervenção; - Realizar “Triagem” aos pacientes que comparecem a Unidade Básica de Saúde; - Realizar Grupos Operativos com a comunidade de acordo com a demanda levantada pelas necessidades de saúde da população; - Realizar Visitas Domiciliares aos pacientes pertencentes aos núcleos familiares que foram estratificados de acordo com risco familiar de adoecimento; - Elaborar uma breve apresentação do Projeto de Intervenção para cada equipe de saúde da família. Essa apresentação acontecera no início do quarto semestre do Programa "PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão".


Metas

- Construir um Projeto de Intervenção para cada equipe da Estratégia de Saúde da Família, onde houver a inserção dos acadêmicos do curso de medicina da FAMED / UFVJM – Campus Diamantina. O que corresponde há três equipes distintas a cada semestre. - Realizar o máximo possível de visitas domiciliares as famílias identificadas como Alto Risco para adoecimento através da Estratificação do Risco Familiar, objetivando a realização das ações de educação em saúde para esses núcleos familiares. - Realizar o máximo possível de “Triagem” aos pacientes que comparecem a Unidade Básica de Saúde com o objetivo de identificar problemas de saúde que demandam com mais freqüência a utilização do serviço. - Realizar o maior número possível de Grupos Operativos focados nas condições patológicas mais prevalentes na Estratificação de Risco familiar. - Planejar a realização das ações de educação em saúde para os núcleos familiares que se encontram com alto risco de adoecimento, através de visitas domiciliares.


Metodologia

As disciplinas de Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade nos primeiros quatro períodos possuem uma carga horária semestral específica, na área de conhecimento em Medicina de Família e Comunidade. Os alunos são distribuídos em 6 grupos de prática, ficando com aproximadamente de 8 a 10 alunos cada grupo. A cada semestre os alunos são inseridos em três equipes de saúde da família, o que corresponde a dois grupos de alunos para cada equipe. Esses grupos permanecem na mesma unidade por dois anos consecutivos buscando atingir uma das características da Atenção Primária a Saúde que é a longitudinalidade. Para a construção do projeto de intervenção usamos como material de referência o documento em anexo. Os alunos têm as aulas teóricas sempre anteriormente à execução das práticas nas equipes de saúde da família para o apropriado embasamento teórico. Destacam-se alguns temas trabalhados em paralelo que vão servir de apoio para a execução de tarefas nos projetos apresentados no Programa "PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão" como: Planejamento em Saúde, Vigilância em Saúde, Pacto pela Saúde, Normas Operacionais Básicas - NOB, Normas Operacionais de Assistência à Saúde – NOAS, Políticas de Saúde Suplementar. Todas as atividades são supervisionadas por docentes da FAMED / UFVJM - Campus Diamantina. Destaca-se neste projeto o uso da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) onde desenvolve habilidades essenciais à sociedade contemporânea, na qual se destacam a habilidade na resolução de problemas, sentido de responsabilidade, trabalho em pares, pensamento crítico, autoconfiança, gerenciamento de tempo, transmissão de ideias e pensamentos por meio da comunicação com outras pessoas (Larmer; Mengendoller; Boss, 2015). A ABP é um método de ensino que estimula a aprendizagem dos conteúdos por meio do envolvimento dos discentes em situações reais e desafiadoras. Desse modo, os discentes podem gerar suas próprias ideias e hipóteses, aplicando-as e aprendem fazendo (Oliveira et al., 2020). Permite aos discentes aprender fazendo e aplicando suas ideias. Eles se envolvem em situações reais similares às que profissionais de uma determinada área de trabalho se envolvem (Krajcik; Blumenfeld, 2006). Acrescentam ainda que a ABP é baseada na teoria construtivista que relata um maior entendimento do assunto quando os discentes participam ativamente na construção e no uso de suas próprias ideias (Krajcik; Blumenfeld, 2006).


Referências Bibliográficas

1. DUNCAN, Bruce B. et al. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidencias. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 2. SAVASSI, L. C. M.; LAGE, J. L.; COELHO, F. L. G. Sistematização de instrumento de estratificação de risco familiar: a Escala de Risco Familiar de Coelho-Savassi. JMPHC, v. 3, n.2, p. 178-185,2012. Disponível em: http://www.jmphc.com/ojs/index.php/01/article/view/66 3. MINAS GERAIS. Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Implantação do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde. Oficina 2 e 3. Análise da Atenção Primária à Saúde e Diagnóstico Local. Guia do Participante. Belo Horizonte: ESPMG, 2009c. 4. GUSSO, Gustavo D. F., LOPES, Jose M. C. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre: ARTMED, 2012, volume 1. 5. BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Brasília, DF: [s.n], 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm>. Acesso em: 14 nov. 2015. 6. CHORNY, A. H. Planificación em salud: Viejas ideas em nuevos ropajes. Cuadernos Médico Sociales, Rosário, v. 73, p. 5-30, 1998. 7. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. Sistema de planejamento do SUS: uma construção coletiva: instrumentos básicos / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 8. CASANOVA, A.O; OLIVEIRA, C.M; Vigilância da saúde no espaço de práticas da atenção básica; Ciências &. Saúde Coletiva, v.14, n.3, Rio de Janeiro Maio/Jun., 2009. Anexo 3.1 – Roteiro para construção do Projeto de Intervenção 9. RAIMONDI, G. A. et al. Análise Crítica das DCN à luz das diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, v.44, n. suppl 1, p.1-8, 2020. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200361 10. LARMER, J.; MERGENDOLLER, J.; BOSS, S. Setting the standard for project based learning: a proven approach to rigorous classroom instruction. Alexandria: ASCD, 2015. 11. Oliveira, S. L. D. et al. (2020). Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 34, 764-785. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20 12. KRAJCIK, J. S.; BLUMENFELD, P. C. Project-Based Learning. In: SAWYER, R. K. (org.). The Cambridge handbook of the learning sciences. New York: Cambridge University Press, 2006. p. 317-334.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O Programa de Extensão “PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão” tem a capacidade de proporcionar e fortalecer a interação entre diferentes setores da sociedade, especialmente entre discentes/docentes da FAMED/UFVJM com a população diamantinense e trabalhadores da Prefeitura Municipal de Diamantina que atuam nas Estratégias de Saúde da Família. Especificamente neste Projeto de Extensão “PIESC III – Construindo um Projeto de Intervenção” a interação dialógica estará presente nas etapas de construção do Projeto de Intervenção, ou seja, a necessidade a ser atendida será uma escolha/prioridade definida em conjunto por todos os atores envolvidos. Indiretamente, espera-se contribuir para a melhoria dos serviços de saúde nos quais os estudantes envolvidos atuarão em suas práticas acadêmicas. A interação com a comunidade externa à UFVJM manterá seu caráter dialógico pois as ações realizadas serão construídas com a participação de diferentes olhares e opiniões, promovendo intercâmbio de saberes, favorecendo a formação de todos os envolvidos e o alcance de soluções construídas coletivamente para a melhoria da situação de saúde das comunidades, como parte da curricularização da extensão do curso de graduação em medicina.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As ações propostas articulam saberes de diferentes profissões da área da saúde, estimulando a interação e aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos. Espera-se que, além das profissões envolvidas inicialmente como medicina, enfermagem, odontologia, agente comunitário de saúde e técnico de enfermagem, o Projeto possa envolver cada vez mais profissionais de outras áreas do conhecimento.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As ações executadas no Projeto de Extensão “PIESC III – Construindo um Projeto de Intervenção” do Programa “PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão” articulam ensino porque estará presente em todas as capacitações e discussões clínicas que serão realizadas; a extensão estará claramente exibida em cada ação realizada junto com a comunidade, além do fato da curricularização da extensão. Já a pesquisa será um vasto campo de possibilidades diante das perguntas que ficarão em aberto e que necessitam de resposta por meio do método científico.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes envolvidos poderão aplicar na prática os conhecimentos e habilidades as quais estão em processo de aprendizagem durante a graduação de medicina, o que vai contribuir para a sua formação acadêmica, profissional e humana. Vale ressaltar que a metodologia proposta vai ao encontro do que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso (Brasil, 2014): formação de profissionais generalistas e humanistas, que trabalham em conjunto das comunidades sociais objetivando o desenvolvimento mútuo (Raimondi et al, 2020).


Impacto e Transformação Social

O Projeto de Extensão “PIESC III – Construindo um Projeto de Intervenção” como parte do Programa “PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão”, como indicado na justificativa, é uma iniciativa que busca atender as necessidades reais da população diamantinense de forma efetiva baseado no diagnóstico situacional de saúde. Isso demonstra o comprometimento com a transformação da realidade das populações do território da área de abrangência das ESF, onde os discentes estarão inseridos. Haverá uma grande diversidade de atuação em múltiplas frentes de intervenção, pois o Programa visa contribuir para a transformação dos cenários promovendo a melhoria da qualidade de vida das populações atendidas.


Divulgação

A divulgação ocorrerá nas comunidades locais através de cartazes e convites impressos e eletrônicos.


Público-alvo

Descrição

O Programa "PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão” através dos projetos de extensão tem como público-alvo toda a população diamantinense que se encontra cadastrada nas Estratégias de Saúde da Família.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 44 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A capacitação dos discentes sobre temas que são o embasamento teórico para realização das atividades na comunidade são fundamentais e ocorrem nos espaços da UFVJM, no Campus I ou Campus JK.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Os discentes estarão aptos a realizar atividades de educação em saúde no formato de grupos operativos com a participação da comunidade local. Destaca-se que os temas trabalhados são demandados pela própria população.

Carga Horária 32 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Ocorrerá a construção de três Projetos de Intervenção diferentes para cada uma das equipes da Estratégia de Saúde da Família nas quais houver a inserção dos acadêmicos do curso de medicina da Faculdade de Medicina – FAMED / UFVJM – Campus Diamantina. Estes projetos serão baseados nas necessidades de saúde de cada comunidade local levantadas nos dois projetos anteriores que compõem o Programa "PIESC - diálogos entre ensino, pesquisa e extensão", refletindo a importância do diagnóstico de saúde da comunidade através da Territorialização e Estratificação do Risco Familiar. Os discentes estarão aptos a realizar procedimentos clínicos de assistência à saúde individual como aferição da pressão arterial, do peso, da altura, da temperatura, análise do estado geral de saúde e da postura, participar da análise do estado vacinal e aplicação de vacinas. Além de realizar visitas domiciliares.