Detalhes da ação

Aldeia indígena Cinta Vermelha, Rio Jequitinhonha: vivências e saberes

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001330

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

30/05/2025

Data Fim

31/05/2025


Programa Vínculado

202104000010 - Campo, Saberes e Conexões


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

edneila rodrigues chaves

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Desenvolvimento rural e questão agrária

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Resumo

Ação de extensão na Aldeia indígena Cinta Vermelha e na foz do Rio Araçuaí/Jequitinhonha, Araçuaí-MG, com público alvo estudantes do Quarto Ano do Ensino Fundamental, Escola Waldorf Querubim, Diamantina-MG. A ação é fomentada pela Viagem Interdisciplinar Da nascente à foz do Rio Jequitinhonha: Tecendo sabedorias entre ataques e resistências (PPGER/UFVJM, Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Veredas Sol & Lares, 2024, que incluiu visita à Aldeia, feira de Araçuaí e à foz do Rio Araçuaí.


Palavras-chave

Aldeia indígena - Feira - Rio Jequitinhonha - Território


Introdução

Trata-se de ação de extensão, no formato de evento, na Aldeia indígena Cinta Vermelha e na foz do Rio Araçuaí/Jequitinhonha, Araçuaí-MG, com público alvo estudantes do Quarto Ano do Ensino Fundamental, Escola Waldorf Querubim, Diamantina-MG. A ação é fomentada pela Viagem Interdisciplinar Da nascente à foz do Rio Jequitinhonha: Tecendo sabedorias entre ataques e resistências (PPGER/UFVJM, Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Veredas Sol & Lares, 2024, que incluiu visita à Aldeia, feira de Araçuaí e à foz do Rio Araçuaí. Tem-se como objetivos: promover diálogo entre ação de extensão na Pós-Graduação e no ensino fundamental, proporcionar a estudantes do ensino fundamental convergências entre vivências e saberes, em diálogo com conteúdos de História e Geografia e possibilitar a membros da Aldeia indígena Cinta Vermelha diálogos de seus saberes e vivências com estudantes do ensino fundamental. As atividades do evento serão realizadas no município de Araçuaí, nos dias 30 e 31 de maio de 2025, conforme programação do evento.


Justificativa

O rio Jequitinhonha é um curso de água que percorre os estados de Minas Gerais e da Bahia, no Brasil. Ele demarca a importância das comunidades indígenas nos territórios que conformam a região chamada de Vale do Jequitinhonha. A bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha se constitui de diversidade de povos, saberes e fazeres que expressam a riqueza material e imaterial das comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha. A história e cultura indígenas são temas relevantes para a educação básica, bem como os fazeres, no caso de comunidades rurais, o que justifica a ação de proporcionar a estudantes do ensino fundamental vivências significativas em aldeia indígena, em feira e no território do Rio Jequitinhonha, para convergirem na apreensão de saberes, em diálogo com os conteúdos de História e Geografia, do respectivo ano.


Objetivos

-Promover diálogo entre ação de extensão na Pós-Graduação e no ensino fundamental - Proporcionar a estudantes e a professores da pós-graduação diálogos entre conteúdos acadêmicos e conteúdos do ensino fundamental - Proporcionar a estudantes do ensino fundamental convergências entre vivências e saberes, em diálogo com conteúdos de História e Geografia - Assim: - Proporcionar convergências entre vivências e saberes, de matrizes indígenas - Propiciar a verificação de fazeres de comunidades rurais, consoante produtos vendidos na feira de Araçuaí - Favorecer a vivências no Rio Jequitinhonha e no seu território - Possibilitar a membros da Aldeia indígena Cinta Vermelha diálogos de seus saberes e vivências com estudantes do ensino fundamental


Metas

- Promover o evento Aldeia indígena Cinta Vermelha, Rio Jequitinhonha: vivências e saberes - Visita a Aldeia indígena Cinta Vermelha, com fins de oferecer a estudantes do ensino fundamental diálogos entre vivências e saberes de matrizes indígenas e conteúdos de História e Geografia - Visita à feira de Araçuaí, com fins de propiciar a estudantes do ensino fundamental verificação de fazeres de comunidades rurais, consoante produtos vendidos nessa feira e em diálogos com conteúdos de História e Geografia - Visita ao Rio Jequitinhonha, na foz do Rio Araçuaí, com fins de oferecer a estudantes do ensino fundamental vivências no Rio Jequitinhonha e no seu território, em diálogo com conteúdos de História e Geografia


Metodologia

A proposta da ação é elaborada com bases na Viagem Interdisciplinar “Da nascente à foz do Rio Jequitinhonha: Tecendo sabedorias entre ataques e resistências” (PPGER/UFVJM, Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Veredas Sol & Lares, 2024), que incluiu visita à Aldeia indígena Cinta Vermelha, à feira de Araçuaí e ao Rio Jequitinhonha/foz do Rio Araçuaí. A atividade será realizada nos dias 30 e 31 de maio de 2025. Em 30 de maio, de manhã, os estudantes farão o deslocamento da cidade de Diamantina até a cidade de Araçuaí e de lá serão dirigidos para a Aldeia indígena Cinta Vermelha, no distrito de Itira. Na aldeia, terão atividades tarde e noite. O pernoite será em Araçuaí. Em 31 de maio, pela manhã, eles farão visita à feira de Araçuaí e, posteriormente, ao Rio Jequitinhonha, na foz do Rio Araçuaí. Na parte da tarde, eles farão o retorno para a cidade de Diamantina.


Referências Bibliográficas

LIBERATO, Rita Simone Barbosa. Comunicação, saberes e sabores: estratégias de sobrevivência e práticas de bem viver na aldeia Cinta Vermelha-Jundiba. 2018. 332 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. DOS SANTOS, Fabio Luis Barbosa. Pedagogia da viagem: Peru e Bolívia. São Paulo: Memorial da América Latina, 2018. ESCOLA Waldorf Querubim. MAtriz curricular do Quarto Ano. Diamantina-MG.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O Evento será ofertado para estudantes do ensino fundamental, com base em ação de ensino, pesquisa e extensão da Pós-Graduação, em interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O Evento aborda aspectos históricos, geográficos, culturais, com perspetiva interdisciplinar e não tem abragência para a interprofissionalidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é uma premissa da universidade. A ação proposta se fundamenta no processo de integração entre a univesidade e a sociedade (aldeia indígena, escola), em prol do compromisso social da UFVJM.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação de discentes da pós-graduação (PPGER), na comissão organizadora do Evento, com base na sua participação na atividade de ensino, pesquisa e extensão Viagem Interdisciplinar “Da nascente à foz do Rio Jequitinhonha: Tecendo sabedorias entre ataques e resistências”, favorece sua formação acadêmica, na interação entre ensino, pesquisa e extensão, presentes na atividade da Viagem e a colaboração na elaboração de ação de extensão, direcionada para o ensino fundamental.


Impacto e Transformação Social

O Evento ancora em resultados de pesquisas, realizadas em âmbito do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Veredas Sol & Lares e em práticas interdisciplinares de viagens de campo, fomentadas pelo PPGER. Isso favorece ao Evento promover transformação social, referenciada em ensino a partir de vivências sociais e de conhecimento acadêmico.


Divulgação

- Redes sociais do PPGER - Redes sociais da Escola Waldorf Querubim


Programação do Evento

Local

Diamantina-MG

Data

30/05/2025

Horário de Início

07:30

Horário de Término

11:30


Descrição

- Deslocamento de estudantes da cidade de Diamantina até o município de Araçuaí, Aldeia indígena Cinta Vermelha, distrito de Itira

Local

Aldeia Indígena Cinta Vermelha, Itira

Data

30/05/2025

Horário de Início

12:00

Horário de Término

14:00


Descrição

- Almoço na Aldeia Indígena Cinta Vermelha - Reconhecimento dos espaços da Aldeia

Local

Aldeia Indígena Cinta Vermelha, Itira

Data

30/05/2025

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

- Vivências: brincadeiras, danças, pinturas, artesanatos (sementes, penas) indígenas, escola indígena - visitação a cultivos permanentes (pés de frutas, pé de urucum) - visitação a cultivos agrícolas: roças de milho, de mandioca, de batata-doce

Local

Aldeia Indígena Cinta Vermelha, Itira

Data

30/05/2025

Horário de Início

18:30

Horário de Término

19:30


Descrição

- Jantar

Local

Aldeia Indígena Cinta Vermelha, Itira

Data

30/05/2025

Horário de Início

19:30

Horário de Término

21:00


Descrição

- Contação de histórias indígenas em volta de fogueira

Local

Araçuaí

Data

31/05/2025

Horário de Início

08:00

Horário de Término

09:30


Descrição

- Visitação à feira de Araçuaí

Local

Araçuaí

Data

31/05/2025

Horário de Início

10:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Vivências no Rio Jequitinhonha/Foz do Rio Araçuaí

Local

Araçuaí

Data

31/05/2025

Horário de Início

15:00

Horário de Término

19:00


Descrição

Retorno para Diamantina-MG

Público-alvo

Descrição

estudantes do quarto ano do ensino fundamental da Escola Waldorf Querubim, Diamantina-MG

Municípios Atendidos

Município

Araçuaí - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Promoção do Evento

Participação da Instituição Parceira

Promoção do Evento

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 26 h

Carga Horária 26 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A descrição das atividades estão equivalente à Programação do Evento. Ver programação do evento