Detalhes da ação

Se liga 60+: Rotulagem de alimentos

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202105000015

Tipo da Ação

Cursos Online

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

05/08/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

tatiana nunes amaral

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Segurança alimentar e nutricional

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Resumo

O curso virtual é uma proposta para disseminação de conhecimento técnico em linguagem acessível sobre o significado de todas as informações presentes nos rótulos de alimentos, além da explanação sobre a atualização da legislação brasileira. Esse curso é voltado para idosos com o objetivo de adquirir conhecimento sobre as informações dos rótulos de alimentos, evitando enganos nas compras e guiando sobre as informações mais importantes caso tenham restrições alimentares.


Palavras-chave

Extensão, Idosos, Informação nutricional, Engenharia de Alimentos, Saúde


Introdução

As rotulagens nutricionais podem ser vistas como ferramentas que nos permitem selecionar o alimento de acordo a nossas necessidades. Mesmo com este objetivo, as informações são específicas e trazem termos técnicos que podem não ser de conhecimento comum à população. A exposição das informações de rotulagem nos alimentos embalados pode garantir também o entendimento a pessoas com restrições alimentares, como comumente ocorre em idosos (GONÇALVES, 2015). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BRASIL, 2020) aprovou uma nova regra sobre a rotulagem nutricional de alimentos embalados. O objetivo é possibilitar a compreensão dos consumidores em relação a estas informações. Foram realizadas as mudanças na rotulagem nutricional frontal, tabela nutricional e as alegações nutricionais (BRASIL, 2020). Segundo Nascimento et al. (2013) de acordo com pesquisas realizadas foi verificada a necessidade de promover ações educativas para o entendimento das informações de forma a contribuir na escolha do alimento. Tendo em vista essas dificuldades apresentadas por idosos e o novo modelo de rotulagem, se faz necessário promover ações educativas que auxiliem o entendimento da rotulagem nutricional. A proposta do curso online “Se liga 60+: Rotulagem de alimentos” pretende instruir o idoso a escolher o alimento que atenda às suas necessidades através da rotulagem. Durante o curso serão abordados os temas: Introdução ao processamento de alimentos; Informações presentes nos rótulos de alimentos e seus significados; Relação entre os rótulos de alimentos e restrições alimentares comuns entre idosos; entendimento de produtos de mercado.


Justificativa

A rotulagem dos alimentos tem como principal finalidade fornecer dados nutricionais e outras informações pertinentes sobre os produtos alimentares de forma com que o consumidor escolha com discernimento. Mas a maioria dos consumidores não realiza a leitura e esse fato está associado à falta de tempo, tamanho da fonte que a informação apresenta no rótulo e a incompreensão dos termos (CORDEIRO et al., 2010). Neste sentido, o entendimento do assunto traz possibilidades de apoio à saúde pública da comunidade, em especial idosos.


Objetivos

O objetivo geral do projeto é o repasse de conhecimento sobre rotulagem de produtos alimentícios a idosos através de curso virtual. Os objetivos específicos são aplicar curso virtual abordando: explanação sobre as tecnologias aplicadas a alimentos, entendimento dos componentes da rotulagem de alimentos, apresentação das novas diretrizes legais, abordagem sobre restrições alimentares e a importância do entendimento da rotulagem, além de levantamento de perfil do público-alvo.


Metas

Meta 1: Levantamento bibliográfico acerca de rotulagem de alimentos. Meta 2: Elaboração de roteiro do curso. Meta 3: treinamento nas ferramentas digitais. Meta 4: Elaboração de material digital. Meta 5: Aplicação do curso online. Meta 6: Levantamento do perfil do público-alvo.


Metodologia

Meta 1: Pesquisa bibliográfica sobre a legislação brasileira relacionada à rotulagem de alimentos e sobre temas técnicos através de artigos científicos. Meta 2: Elaboração do roteiro do curso baseando no estudo realizado na Meta 1 atentando à linguagem adequada ao público-alvo. Meta 3: Escolha e treinamento nas ferramentas digitais pertinentes à atividade como por exemplo Pacote GSuits. Meta 4: Elaboração do material digital na ferramenta selecionada. Meta 5: Aplicação do curso virtual. Meta 6: Levantamento do perfil do público-alvo através de aplicação de questionário socioeconômico e sobre o nível de conhecimento sobre rotulagem de alimentos. O questionário será apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa


Referências Bibliográficas

BRASIL. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução da Diretoria Colegiada- RDC nº 429/2020, de 07 de julho de 2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/aprovada-norma-sobre-rotulagem-nutricional CORDEIRO, Tânia; SILVA, Cláudia; BENTO, Alexandra. Rotulagem nutricional: sua importância. 2010. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3158/3/109-121.pdf GONÇALVES, N. A.. Rotulagem de alimentos e consumidor. Nutrição Brasil, v. 14, n. 4, 2015. Disponível em: https://convergenceseditorial.com.br/index.php/nutricaobrasil/article/view/49/65 NASCIMENTO, C. et al. Conhecimento de consumidores idosos sobre rotulagem de alimentos. 2013. Disponível em: http://www.ppgcardiologia.com.br/wp-content/uploads/2014/05/Conhecimento-de-consumidores-idosos-sobre-rotulagem-de-alimentos.pdf


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto apresentará característica dialógica pela busca por passar o conhecimento sobre rotulagem de alimentos em uma linguagem adequada ao correto e bom entendimento do público-alvo, desenvolvendo relações sociais entre a UFVJM e a comunidade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O tema a ser abordado no curso, rotulagem de alimentos, traz uma base de conhecimentos acadêmicos interdisciplinar. Os fundamentos de conhecimento sobre embalagens, tecnologias de alimentos, legislações e qualidade de alimentos serão importantes para a elaboração do curso. O repasse destes conhecimentos também se encaixa como interprofissional por tanger atividades de diversas profissões como engenheiros de alimentos e nutricionistas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto é fundamentalmente indissociável em Ensino - Pesquisa - Extensão. O caráter de Ensino está presente tanto nos estudos teóricos acerca do tema do curso quanto na didática a ser aplicada na execução do curso. A pesquisa será aplicada na análise dos resultados dos levantamentos do perfil do público-alvo e também com os resultados do curso. Extensão estará caracterizada pelo fundamento de interação com a comunidade através da aplicação do curso.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes terão a possibilidade de absorção de conhecimento teórico interdisciplinar, além da interação com realidades distintas de cunho social, vivendo as realidades da comunidade de idosos. Este contato trará maior experiência na forma de comunicação, conteúdo e diálogo com idosos.


Impacto e Transformação Social

O curso trará conhecimento imprescindível para o bom entendimento da rotulagem de alimentos, permitindo o consumo de alimentos com maior consciência pelos idosos além de colaborar com a segurança alimentar do público-alvo.


Divulgação

Os meios de divulgação serão criados durante a execução da atividade, antes do início da execução dos cursos.


Público-alvo

Descrição

Pessoas com 60 anos completos ou mais, interessados no entendimento das informações presentes nos rótulos de alimentos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Montes Claros - MG

Município

Belo Horizonte - MG

Município

Janaúba - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 400 h

Carga Horária 176 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Levantamento de informação técnica para montagem do conteúdo do curso.

Carga Horária 24 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Entendimento e familiarização nas ferramentas digitais para a montagem do curso.

Carga Horária 48 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração dos conteúdos do curso na plataforma digital escolhida.

Carga Horária 72 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aplicação do curso.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final da atividade. Entendimento das possibilidades de publicações científicas a partir dos dados coletados.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa

Carga Horária 48 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aplicação dos questionários de levantamento de perfil e conhecimentos sobre o assunto a ser abordado.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Análise de dados