Detalhes da ação

Versos que curam”: uma estratégia de promoção à saúde e bem estar através da arte e da literatura no ambiente educacional.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001341

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

12/08/2025

Data Fim

12/08/2026


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

alide altivo gomes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Artes integradas

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

zdfsdfzdfczxc

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

O projeto trabalhará os estados de bem estar por intermédio da arte, a poesia e a literatura, como recurso de promoção em saúde mental de estudantes e profissionais da Educação. A partir da escuta sensível e da expressão artística, construir espaços de acolhimento, reflexão e expressão, em que a palavra poética e artística atuará como instrumento de fala, escuta e ressignificação das percepções e vivências dos participantes


Palavras-chave

Literatura, poesia, saúde mental, arte-intervenção, educação


Introdução

Este projeto é uma estratégia de intervenção social por intermédio das expressões artísticas, literárias e culturais que tem como objetivo trabalhar a temática da promoção da saúde e do bem estar, com foco na saúde mental de uma forma lúdica, interativa e reflexiva. O “versos que curam” surgiu de observações realizadas por estudantes do curso de letras , participantes do Programa de Iniciação a Docência, em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Diamantina, que tinha como objetivo trabalhar, através de recursos lúdicos, de modo construtivo e didático,no período pós pandemia, as dificuldades apresentados pelos estudantes nos conteúdos de língua portuguesa. A partir das atividades realizadas no decorrer do programa, observou-se também que, além das dificuldades relacionadas à aprendizagem necessariamente do conteúdo, esses estudantes apresentavam dificuldades em lidar com conflitos, expressão das emoções, rompimento de vínculos, agressividade, comunicação entre pares e relações interpessoais. Neste sentido, foi proposto junto a escola e o grupo de trabalho uma oficina “ chamada versos que curam”, realizada no dia 7 de Maio de 2025 , que através de textos literários, versos, letras musicais e vídeos, oportunizou aos participantes a expressão de sentimentos, o desenvolvimento de interações de modo espontâneo e mesmo reflexões sobre a realidade social. Neste sentido, a presente proposta, pretende a consolidação e expansão deste modelo metodológico de intervenção social “ versos que curam” uma ação continuada em promoção à saúde para toda a comunidade educacional incluindo outros ambientes institucionais e mesmo os virtuais de alta abrangência como redes sociais .


Justificativa

Estudos recentes têm reforçado o papel da poesia como uma ferramenta eficaz para a promoção da saúde mental. Uma pesquisa publicada em 2024 pelo Journal of Poetry Therapy analisou o impacto do site Poetry and Covid Archive, que reuniu mais de mil poemas de autores de 128 países durante a pandemia. O estudo, com 400 participantes, revelou que 51% relataram que ler ou escrever poesia os ajudou a lidar com sentimentos de solidão ou isolamento, enquanto 50% afirmaram que a poesia contribuiu para enfrentar sintomas de ansiedade e depressão. Esses dados demonstram como a expressão poética pode atuar como um recurso terapêutico em tempos de crise. Complementando essa perspectiva, uma pesquisa publicada na revista BMC Medical Education no mesmo ano evidenciou que práticas de escrita emocional positiva, semelhantes à escrita poética, promoveram melhorias significativas nos níveis de depressão, ansiedade e bem-estar entre estudantes de medicina. Esses resultados sugerem que a escrita reflexiva - e, por extensão, a poesia - pode ser uma aliada importante no cuidado com a saúde mental, especialmente em contextos educacionais e terapêuticos. A poesia está presente nas diversas formas de expressões como na música, através dos raps, cordéis, na literatura, no teatro e em diversas manifestações artísticas. Através dela é possível despertar e sentir emoções desde as mais simples às mais complexas, porém, ainda é vista como um modelo padronizado, clássico com versos fechados, estrofes estruturadas e rimas, o que gerou uma afastamento social do uso da poesia como expressão artística popular. No entanto, tem se modificado. Neste sentido a poesia se tornou um método de escrita no qual é possível encontrar a liberdade gramatical e sentimental para expor indignações, sofrimentos e dores. Por meio de suas frases é possível gerar profundas reflexões sobre o mundo e sobre nós mesmos. O Centro de Valorização da Vida (CVV) destaca a importância de promover a saúde mental no ambiente escolar, ressaltando que tanto pais quanto escolas desempenham um papel fundamental na prevenção de problemas emocionais entre adolescentes. A instituição aponta que é essencial identificar e neutralizar fatores de risco, além de fortalecer fatores de proteção para garantir o bem-estar dos jovens. Para isso, o CVV oferece orientações e materiais educativos, incluindo uma série de vídeos desenvolvidos com apoio do UNICEF, que auxiliam educadores e familiares a reconhecer sinais de sofrimento e agir de forma preventiva, especialmente na prevenção do suicídio. Além disso, o CVV enfatiza a necessidade de criar espaços seguros para diálogo e escuta, tanto na escola quanto em casa, combatendo práticas como o bullying, que podem causar danos profundos à saúde mental dos estudantes. Essas ações colaboram para a construção de um ambiente acolhedor, onde jovens possam expressar suas dificuldades e receber apoio adequado (CVV, 2025). Estudos como o do pesquisador Lima et al. (2021), indicam que atividades artísticas no ambiente escolar têm impactos positivos na autoestima, na redução de estresse e na melhoria de relações interpessoais. Também, os próprios profissionais da escola se beneficiam das ações que oferecem escuta e acolhimento, reduzindo índices de adoecimento psíquico em educadores e outros envolvidos no ambiente educacional. Deste modo, a proposta dialoga tanto com as necessidades dos estudantes quanto dos profissionais, criando-se uma espécie de rede de cuidado mútua. Através da leitura, escrita e compartilhamento de poemas, os indivíduos encontram um meio de expressar emoções e receber apoio emocional, o que contribui para a melhoria do bem-estar mental e o fortalecimento da resiliência diante das dificuldades (Caleshu, Waterman & Kemp, 2023). O ambiente educacional, tradicionalmente carece de espaços que favoreçam a comunidade, oportunidades de fala e expressão de sentimentos, dificuldades e conflitos que refletem suas vivências. O projeto versos que curam justifica-se por sua proposta de unir arte e cuidado, utilizando-se de oficinas poéticas, atividades coletivas e espaços digitais para fomentar um diálogo aberto e mediado sobre sua realidade social e saúde mental.


Objetivos

Objetivo geral: Oferecer espaços de acolhimento, expressão e reflexão no ambiente escolar, que promovam saúde e bem estar através da poesia e da arte. Objetivos específicos: Realizar oficinas poéticas com estudantes e profissionais do ambiente educacional; Organizar acervo de materiais artísticos (murais, cadernos coletivos, exposições) produzidos nas oficinas; Oferecer palestras e/ou rodas de conversa em parceria com profissionais da área da saúde, principalmente da saúde mental; Avaliar o uso da metodologia de oficinas poéticas como recurso didático-pedagógico para trabalhar melhorias no bem estar, nas relações sociais dentro da escola e como mediação socioeducacional;


Metas

Realizar 2 oficinas (presencial e/ou on-line); Realizar uma exposição do material produzido nas oficinas e ao longo do projeto; Criar um espaço digital permanente no Instagram que servirá de acervo e de comunicação das atividades do projeto; Engajar pelo menos 50% dos estudantes e profissionais convidados nas atividades propostas e realizar uma avaliação de feedback com os envolvidos no final do projeto sobre suas percepções dos resultados e sobre mudanças e adaptações; Realizar um relatório final das atividades;


Metodologia

A metodologia do projeto Versos que Curam será organizada em etapas bem definidas, construídas para garantirem que cada momento tenha sentido e impacto para os participantes. Em um primeiro momento, será realizado o planejamento das oficinas, que envolverá a escolha de temas essenciais ao universo emocional dos estudantes e profissionais escolares, como sentimentos e emoções, esperança, superação, autoestima e pertencimento. Essa etapa também incluirá a preparação de atividades criativas e dinâmicas poéticas pensadas para despertar o interesse, estimular a expressão e, acima de tudo, criar um ambiente acolhedor, onde todos se sintam à vontade para compartilhar suas experiências. Na etapa seguinte, ocorrerá a execução das oficinas, nas quais os participantes serão convidados a colocar suas emoções no papel, por meio de produções poéticas individuais e coletivas. Além disso, serão incentivadas leituras em voz alta e rodas de conversa para que os textos sirvam como ponto de partida para reflexões sobre vivências pessoais, medos, sonhos e desafios. Essa fase não se limitará apenas à escrita, mas buscará criar laços, gerar acolhimento e fortalecer os vínculos entre os membros das atividades, promovendo um espaço de escuta e validação dos sentimentos e vivência. Depois, será realizada a etapa de produção artística. Aqui, os poemas produzidos durante as oficinas serão cuidadosamente selecionados para compor murais, exposições e cadernos coletivos, transformando os espaços da escola em verdadeiros mosaicos de sentimentos e histórias. Esse momento terá grande importância para valorizar as vozes dos participantes e reforçar a ideia de que cada palavra tem poder e merece ser compartilhada. Outro ponto central será o envolvimento de profissionais da saúde mental, por meio da realização de palestras e rodas de conversa conduzidas por psicólogos e especialistas. Nessas atividades, os temas abordados nas oficinas poderão ser aprofundados, proporcionando aos participantes não apenas o espaço artístico, mas também ferramentas práticas e conhecimentos sobre autocuidado, empatia, ansiedade, depressão e outras questões ligadas à saúde emocional. O projeto também contará com uma estratégia de comunicação e divulgação: será criada uma conta no Instagram para compartilhar as produções, depoimentos, relatos de experiência e materiais educativos. Esse espaço virtual ampliará o alcance das atividades, permitindo que familiares, amigos e outros membros da comunidade conheçam e participem, mesmo que à distância. Por fim, a avaliação será uma parte essencial do processo. Serão aplicados questionários, colhidos relatos espontâneos para entender os impactos do projeto no bem-estar, nas relações interpessoais e no ambiente escolar como um todo. Todo esse processo será conduzido com muito cuidado, garantindo respeito à privacidade dos participantes, ouvindo suas opiniões e assegurando que suas produções sejam usadas sempre com consentimento e de forma ética, com uso dos termos de consentimento para uso de imagem e fala.


Referências Bibliográficas

1. CALESHU, Anthony; WATERMAN, Rory; KEMP, Sam. Poetry and COVID-19: the benefit of poetry and the poetryandcovidarchive.com website to mental health and wellbeing. Journal of Poetry Therapy, Abingdon, v. 37, n. 1, p. 1–21, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08893675.2023.2250921. Acesso em: 3 jun. 2025. 2. LI, Y.; ZHANG, L.; WANG, Y.; LIU, X.; ZHANG, Y. Can positive emotional writing improve the emotional health level of international medical students? Evidence from a randomized controlled trial. BMC Medical Education, London, v. 24, art. 1168, 2024. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-024-06186-4. Acesso em: 3 jun. 2025. 3.CVV – Centro de Valorização da Vida. "A saúde mental sob novo paradigma." Disponível em: https://cvv.org.br/saude-mental-sob-novo-paradigma/. Acesso em: 3 jun. 2025. 4.CALESHU, A.; WATERMAN, R.; KEMP, S. Poetry and COVID-19: the benefit of poetry and the poetryandcovidarchive.com website to mental health and wellbeing. Journal of Poetry Therapy, v. 37, n. 3, p. 198–218, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08893675.2023.2250921. Acesso em: 3 jun. 2025. 5. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Projeto Político‑Pedagógico do Curso de Letras – Licenciatura em Português e suas Literaturas. Diamantina: UFVJM, 2018 (atualizado em 2022). Disponível em: https://site.ufvjm.edu.br/letras/files/2013/06/PPP‑Curso‑de‑Letras‑Português‑Inglês.pdf. Acesso em: 10 jun. 2025. 6. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Resolução 11/2019 – Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE): regulamenta o aproveitamento de horas de extensão como Atividades Complementares em cursos de graduação. Diamantina: UFVJM, 11 abr. 2019. Disponível em: https://media.ufvjm.edu.br/content/uploads/sites/12/2016/04/Resolução‑11.2019‑Regulamento‑dos‑cursos‑de‑graduação‑da‑UFVJM.pdf. Acesso em: 10 jun. 2025. 7. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – PRÓ‑REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA (PROEXC). Edital PROEXC 03‑2020‑22: Seleção de projetos Diamantina: UFVJM, 2020. Disponível em: https://ufvjm.edu.br/pró‑reitoria‑extensão‑cultura/editais‑proexc‑2020. Acesso em: 10 jun. 2025.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Letras da UFVJM, Licenciatura em Português e suas Literaturas (2018, atualizado em 2022), orienta que a formação do futuro educador deve desenvolver uma postura crítica e reflexiva. O objetivo é formar um profissional capaz de atuar como agente transformador na escola básica e como produtor de conhecimento. O documento também destaca a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão. Por isso, a prática extensionista deve estar presente nos componentes curriculares, junto aos estágios supervisionados, às disciplinas de didática e às atividades Complementares (LET 394). Nesse contexto, o projeto “Versos que Curam” propõe uma ação de promoção à saúde e ao bem-estar por meio da arte e da literatura. Ele será desenvolvido em 2025, com base no Edital PROEXC 03-2020-22, e contará com a participação de estudantes do PIBID. Esses estudantes atuarão no planejamento e na aplicação de oficinas poéticas voltadas à saúde mental, unindo teoria e prática em escolas públicas. Durante as atividades, a comunidade escolar terá contato direto com textos poéticos produzidos pelos próprios licenciandos e pelos próprios participantes. Esses textos serão compartilhados como forma de sensibilização e diálogo sobre sentimentos e vivências cotidianas. A poesia, nesse sentido, se torna uma ponte entre universidade e escola, permitindo a reflexão sobre si mesmos e expressão de suas experiências. A troca de vivências entre estudantes universitários e membros da comunidade educacional fortalece o vínculo entre a universidade e a sociedade. Por meio das oficinas e da mediação literária, os alunos da educação básica também são incentivados a criar seus próprios textos, contribuindo para um espaço, criatividade, escuta, acolhimento e construção coletiva do conhecimento. A ação será continuamente avaliada por meio de questionários, diários de campo e reuniões quinzenais, promovendo um processo de escuta ativa e aprendizado mútuo. O projeto reafirma a importância do diálogo entre os saberes acadêmicos e populares e da valorização das vozes que compõem a realidade escolar.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto “Versos que Curam” promove a integração de diferentes áreas do conhecimento. Ele envolve parcerias com o serviço de psicologia da UFVJM, promovendo uma atuação interprofissional entre Educação, Saúde, Psicologia e Letras. Essa articulação amplia o impacto social das ações e permite abordagens mais completas e humanas no ambiente educacional. Essa proposta está alinhada com os princípios das disciplinas Práticas de Ensino de Língua Portuguesa(LET-692) e Educação , Direitos Humanos(LET¨682) e Psicologia da Educação do Curso de Letras da UFVJM. Essas disciplinas reforçam a importância de uma educação comprometida com os direitos humanos, a inclusão e o respeito às diferenças. A presença de profissionais de outras áreas contribuirá para uma formação mais ampla dos estudantes e para ações mais eficazes nas escolas. As oficinas poéticas propostas pelo projeto são exemplos de práticas pedagógicas que vão além do conteúdo tradicional. Elas abordam vivências, sentimentos, escuta ativa e expressão pessoal, favorecendo o desenvolvimento de uma educação sensível, democrática e colaborativa. Ao vivenciar a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo entre diferentes campos do saber, os estudantes desenvolvem uma visão mais crítica e integrada da realidade, aproximando-se de práticas pedagógicas transformadoras e coerentes com as demandas sociais contemporâneas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Em todas as suas fases, desde a concepção a entrega de produtos finais como relatórios de atividades serão levadas em consideração a indissociabilidade do tripé educacional. O Planejamento pedagógico, didático e de metodologia dialógica permite ao estudante experimentar as vivências teórico-práticas prevista nos programas de ensino dos cursos, bem como o alcance da ação levando até a comunidade a possibilidade da troca de saberes e experiências entre universidade e sociedade. A pesquisa estará presente desde a revisão de literatura, elaboração de materiais de avaliação à resposta social que as atividades poderão proporcionar.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos graduandos no projeto “Versos que Curam” tem grande relevância para a formação docente. Por meio do planejamento, da aplicação e da avaliação das oficinas, os estudantes exercitam a prática pedagógica em situações reais. Eles desenvolvem habilidades de leitura, escrita, escuta e mediação de conflitos, além de aprenderem a trabalhar em equipe e com diferentes públicos. Essas vivências fortalecem a formação integral dos futuros professores, conforme os objetivos do PPP. O projeto também contribui para a curricularização da extensão, com o registro de até 210 horas em LET 394, mediante a apresentação de certificados e relatórios reflexivos. Durante o processo, os estudantes recebem orientações e devolutivas das coordenações do PIBID e do projeto. Isso permite um acompanhamento formativo e contínuo, com oportunidades de melhorar a prática e refletir sobre a própria trajetória. Além disso, o projeto incentiva a produção acadêmica e cultural. Os estudantes são convidados a escrever relatos de experiência, apresentar trabalhos em eventos e produzir conteúdos para mídias institucionais. Assim, o projeto une formação acadêmica, pesquisa e intervenção social. Em resumo, o “Versos que Curam” é uma ação que transforma tanto a escola quanto o próprio estudante de Letras. Ele promove uma formação mais humana, crítica e comprometida com a realidade social e emocional dos sujeitos envolvidos.


Impacto e Transformação Social

Espera-se com o projeto atingir de forma direta estudantes do ensino básico, profissionais da educação e estudantes universitários, em sua grande maioria em situação de vulnerabilidade social, formando um público médio de 300 pessoas. A Literatura e a arte, enquanto mediadora da expressão social e de reflexão, através da organização de oficinas (presenciais e on-line), serão os recursos pedagógicos e metodológicos necessários para o alcance dos objetivos do projeto. De maneira indireta, inclui-se os alcances sociais por meio das redes e mídias, se redimensionado esse público para além do limites regionais de Diamantina: suas produções disposta ao acesso livre da rede, amplia-se significativamente o alcance dimensional e de possibilidade de transformação social das ações do projeto, incluindo assim sociedade como um todo.


Divulgação

A divulgação se dará por meio de materiais de comunicação visual, físico ( panfleto e cartazes), divulgação nas redes( instagram, whatsapp, entre outros) e presencial nos ambientes de realização das oficinas, na intenção de sensibilização dos participantes.


Informações Complementares

Pretende-se criar parcerias com outro projetos que dialoguem como a temática desta prosta como por exemplo o projeto de Biblioterapia para ampliação das ações e trocas de experiência. Pretende-se também favorecer o acesso de estudantes de escolas publicas aos espaços da universidade bem como, realizar atividades que gerem interação entre os diversos públicos estudantis.


Propriedade(s) Intelectual

Relatório, apresentação em congressos,

Público-alvo

Descrição

Estudantes e servidores de instituições de educação da cidade de Diamantina

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 58 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

As reuniões de equipe acontecerão ao menos duas vezes ao mês no primeiro bimestre, tendo em vista o início das atividades como levantamento e revisão bibliográfica, elaboração do material de divulgação, bem como a definição de papéis e atribuições da equipe. Nos meses subsequentes as reuniões terão periodicidade mínima mensal para avaliação, planejamento e condução das atividades.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização da Oficina "Versos Que curam "

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização da oficina versos que curam em parceria com o projeto Biblioterapia na UFVJM

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de Painel com acervo de atividades, poesias, fotografia, versos, musicas, desenhos produzidos pelos participantes do projeto

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Compilação das atividades em formato de relatório