Detalhes da ação

Ser mãe na universidade: onde estamos e para onde vamos?

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001356

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

16/06/2025

Data Fim

16/06/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

laira assuncao braga

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Sem linha de avaliacao

Área Temática Principal

Direitos Humanos e Justiça

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Direitos individuais e coletivos

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Resumo

Este evento tem como objetivo promover um espaço de diálogo, escuta e proposição de caminhos sobre os desafios e as possibilidades vivenciadas por mulheres que conciliam a maternidade com suas atividades universitárias, sejam elas discentes, trabalhadoras terceirizadas, docentes ou técnicas administrativas. O momento é visto como uma oportunidade de visibilizar as experiências dessas mulheres, bem como do trabalho que vem sendo realizado pela Comissão Permanente de Apoio à Parentalidade na UFVJM


Palavras-chave

Maternidade; Universidade; Visibilidade; Políticas Institucionais.


Introdução

A maternidade enquanto experiência social, política e emocional, envolve múltiplos aspectos, com contornos específicos em diferentes contextos. No espaço universitário, como em outros ambientes, essa condição impõe desafios às mulheres que desempenham funções docentes, técnicas, administrativas, terceirizadas ou que são discentes, dado o conflito entre as exigências acadêmicas, laborais e as responsabilidades maternas. Nesse ambiente, muitas vezes idealizado como um espaço de produção de conhecimento e inovação, ainda se observa a invisibilidade das demandas relacionadas à maternidade, refletida na escassez de discussões sobre políticas institucionais eficazes de acolhimento, flexibilização e suporte para esse público específico. Em pesquisa realizada com servidoras de uma Universidade Federal, Paz e Silva (2024) destacam a constante necessidade de equilíbrio que as mães servidoras precisam estabelecer para manter suas atividades profissionais e atender às necessidades de seus filhos. Oliveira, Saraiva, Bartolomeu e Pereira (2021) investigam os desafios enfrentados pelas trabalhadoras terceirizadas para conciliar trabalho e vida familiar. Nesse estudo, os autores evidenciam, entre outros aspectos, o cansaço gerado pelo trabalho como um fator impactante na rotina dessas mulheres. Mães universitárias — sejam estudantes, terceirizadas ou servidoras — estão vulneráveis ao enfrentamento de obstáculos como a falta de infraestrutura adequada, a exemplo de espaços de amamentação; jornadas inflexíveis; preconceito e dificuldades na progressão acadêmica e profissional. A maternidade no contexto universitário, portanto, precisa ser abordada sob uma perspectiva ampliada, que considere as diversas dimensões e desigualdades que afetam as mulheres em diferentes funções dentro da instituição. Promover um evento sobre os desafios e perspectivas da maternidade na universidade é, assim, um passo essencial para reconhecer essas realidades, incentivar a construção de políticas inclusivas e contribuir para uma universidade mais justa e acolhedora.


Justificativa

A realização deste evento se justifica pela necessidade de espaços de diálogo sobre as experiências de mães que também assumem alguma função no cenário acadêmico e se veem diante do desafio de conciliação entre esse contexto e a parentalidade. O debate amplo é uma oportunidade de fomentar a configuração de redes de apoio, sensibilizar a comunidade acadêmica e propor transformações que tornem o espaço universitário mais inclusivo e acolhedor. Partindo desse entendimento, a Divisão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), em parceria com a Comissão Permanente de Apoio à Parentalidade (COMPAP), propõe essa essa ação de mobilização de toda a comunidade acadêmica para a troca de informações sobre o tema e sobre o próprio trabalho da comissão, que vem se apresentando como uma linha de frente fundamental para visibilidade das questões da parentalidade na universidade.


Objetivos

Objetivo Geral: Promover um espaço de escuta, debate e construção coletiva sobre a vivência da maternidade no contexto universitário, sob diferentes perspectivas e papéis ocupados por mulheres na instituição. Objetivos Específicos: 1.Dar visibilidade às experiências de mães universitárias de diferentes segmentos institucionais. 2.Refletir sobre as limitações e potencialidades das políticas institucionais de apoio à maternidade. 3. Promover o reconhecimento da COMPAP como coletivo de mobilização e articulação nas temáticas de parentalidade da UFVJM


Metas

1. Promoção do debate sobre a parentalidade na Universidade 2. Divulgação do trabalho da COMPAP 3. Viabilização de um espaço de escuta e reconhecimento de representatividade


Metodologia

Para atingir os objetivos propostos, o evento contará com uma palestra ministrada por membros da COMPAP e abertura para interação com os participantes. Visando ao alcance de toda a comunidade acadêmica, o evento ocorrerá na modalidade remota, transmitido através de plataforma de telecomunicação que possibilite condições adequadas de vídeo, áudio e texto para todos participantes.


Referências Bibliográficas

1. FERREIRA, Karoline da Rocha; FURTADO, Maria Aparecida Silva. Vivência de mães universitárias do ISB/UFAME. Constr. psicopedag., São Paulo , v. 32, n. 33, p. 59-76, 2022 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542022000200006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 04 jun. 2025. https://doi.org/10.37388/CP2022/v32n33a07. 2. OLIVEIRA, Suélem Silva; SARAIVA, Charlista Schinaider; BARTOLOMEU, Tereza Angélica; PEREIRA, Rita de Cassia Bhering Ramos. Relação entre trabalho e vida familiar: um estudo de caso das mulheres terceirizadas do setor de limpeza da Universidade Federal de Viçosa/MG. Oikos: Família e Sociedade em Debate, v. 32, n. 1, p.165-190, 2021. 3. PAZ, Lidia Ferreira Mariano da; SILVA, Gustavo Melo. Percepção de técnicas administrativas sobre a conciliação entre o trabalho e o acompanhamento escolar dos filhos. Revista GUAL, Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 221-239, set.-dez. 2024. Disponível em: https://orcid.org/0000-0002-6816-1893. Acesso em: 04 jun. 2025. 4. PROTETTI, F. H.; SOUZA, A. N. de. Na universidade brasileira, maternidade rima com produtividade científica?. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. especial, p. 1–16, 2023. DOI: 10.21713/rbpg.v18iespecial.1892. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1892. Acesso em: 4 jun. 2025.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O evento é uma forma de debater o espaço da maternidade na Universidade, construindo pontes de acesso e permanência entre esse segmento da sociedade e a vivência universitária.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O evento é interdisciplinar e interprofissional dado o caráter abrangente do próprio tema, compreendendo que a maternidade pode acompanhar pessoas em diversas áreas e profissões.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento pode ser reconhecido como um contribuinte para uma formação que esteja atenta à demandas da realidade em que se insere.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A ação poderá contribuir para a formação crítica dos estudantes envolvidos.


Impacto e Transformação Social

Acredita-se que a mobilização e articulação coletiva podem reunir esforços de enfrentamento e transformação de realidades no contexto universitário. Sendo assim, o evento tem como um de seus objetivos a divulgação dos trabalhos da Comissão Permanente de Apoio à Parentalidade.


Divulgação

O evento será divulgado através das redes sociais, visando ao alcance de um grande número de pessoas.


Programação do Evento

Local

Diamantina

Data

16/06/2025

Horário de Início

14:00

Horário de Término

16:00


Descrição

Evento ocorrerá na modalidade remota e estará disponível aos quatro campi.

Público-alvo

Descrição

Poderão participar pessoas da comunidade acadêmica e público externo que acessem o canal de transmissão do evento.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Unaí - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 3 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Este evento tem como objetivo promover um espaço de diálogo, escuta e proposição de caminhos sobre os desafios e as possibilidades vivenciadas por mulheres que conciliam a maternidade com suas atividades universitárias, sejam elas discentes, trabalhadoras terceirizadas, docentes ou técnicas administrativas. O momento é visto como uma oportunidade de visibilizar as experiências dessas mulheres, bem como do trabalho que vem sendo realizado pela Comissão Permanente de Apoio à Parentalidade na UFVJM